Como Verificar Conflitos de Plugins do WordPress (2 Métodos)

Assim como muitos de vocês, já enfrentamos nossa cota de conflitos de plugins no WordPress. De layouts quebrados a mensagens de erro misteriosas, já vimos de tudo.

Recentemente, uma de nossas amigas compartilhou uma história que nos tocou de perto. O novo plugin de popup de newsletter dela funcionou perfeitamente no início, mas após uma atualização de rotina, todo o site dela ficou descontrolado.

A parte frustrante? Poderia ter sido evitado com o conhecimento certo.

Depois de ajudar muitos usuários diferentes de WordPress através do WPBeginner, aprendemos que conflitos de plugins não precisam ser assustadores – se você tiver uma maneira confiável de identificá-los.

Neste guia, vamos mostrar dois métodos comprovados para verificar conflitos de plugins do WordPress. Estes são os mesmos passos que ajudaram milhares de nossos leitores a manter seus sites funcionando sem problemas. 🙌

Como verificar conflito de plugins do WordPress

O que é um Conflito de Plugin do WordPress?

Um conflito de plugin ocorre quando um ou mais plugins interferem uns nos outros, no tema do seu site ou nos arquivos do core do WordPress.

Isso pode acontecer por vários motivos, como plugins desatualizados, software incompatível, más práticas de codificação ou competição de recursos quando dois plugins tentam realizar a mesma tarefa.

Quando um conflito de plugin ocorre, seu site WordPress mostrará sinais disso. Alguns sinais comuns são uma tela branca em branco, layouts desorganizados, mensagens de erro, um site instável em geral e muito mais.

Dito isso, vamos analisar diferentes maneiras de verificar conflitos de plugins do WordPress em seu site. Você pode verificar manualmente os conflitos desativando-os ou usar um plugin para ativar o modo de solução de problemas.

Cobriremos ambos os métodos e compartilharemos dicas para evitar conflitos no futuro, então basta clicar nos links abaixo para pular para qualquer seção.

🧑‍💻 Dica Profissional: Antes de tentar resolver conflitos de plugins, é melhor criar um backup do seu site. Dessa forma, você pode restaurar facilmente seu conteúdo e configurações se algo der errado.

Vamos começar.

Método 1: Desativar Todos os Plugins & Ativá-los Manualmente

A maneira mais fácil de ver se há um conflito de plugin é desativar todos os plugins do seu site e, em seguida, ativá-los um por um.

Desativar plugins ajudará você a verificar se o erro do WordPress que você está enfrentando está relacionado a plugins ou não. Se estiver, reativar cada plugin um de cada vez deve ajudar a identificar qual plugin está causando o problema.

Para começar a desativar plugins, você precisará ir para Plugins » Plugins Instalados no seu painel do WordPress. Depois disso, basta clicar na opção ‘Desativar’ sob o nome do plugin.

O botão Desativar sob o nome de um plugin

Alternativamente, você também pode desativar plugins em massa no seu site.

Basta clicar na caixa de seleção no topo para selecionar todos os plugins.

Selecionar todos os plugins instalados do WordPress

Em seguida, você pode clicar no menu suspenso ‘Ações em massa’ no topo.

A partir daqui, selecione a opção ‘Desativar’. Em seguida, prossiga e clique no botão ‘Aplicar’ para desativar todos os plugins.

Desativar todos os plugins do WordPress

Você também pode querer ver nosso guia sobre como desativar plugins quando não é possível acessar o wp-admin.

Agora que você desativou todos os plugins, você vai querer verificar se o erro do site ainda está ocorrendo.

Se o erro foi resolvido, então você pode começar a reativar manualmente cada plugin em seu site. Dessa forma, você poderá ver qual plugin pode estar causando o conflito.

Caso contrário, se o erro não desapareceu, é uma boa ideia verificar se o seu tema está causando o problema. Você precisará desativar seu tema atual e ativar um dos temas padrão do WordPress, como o Twenty Twenty-Four, para ver se isso resolve o problema.

Para obter detalhes sobre como fazer isso, você pode ver nosso tutorial sobre como alterar temas do WordPress.

Método 2: Usar um Plugin para Verificar Conflitos

Outra maneira de verificar conflitos de plugins no WordPress é usando um plugin como Health Check & Troubleshooting.

É um plugin gratuito do WordPress que ajuda a solucionar erros com um tema padrão e todos os seus plugins desativados. Você pode usá-lo para verificar conflitos de plugins e corrigir quaisquer problemas sem afetar o tráfego em seu site ativo.

Primeiro, você precisará instalar e ativar o plugin Health Check & Troubleshooting. Se precisar de ajuda, consulte nosso guia sobre como instalar um plugin do WordPress.

Após a ativação, você pode ir para Ferramentas » Saúde do Site no painel do WordPress. A partir daqui, você pode mudar para a aba ‘Solução de Problemas’.

Ir para o modo de solução de problemas

Em seguida, você pode clicar no botão ‘Ativar Modo de Solução de Problemas’.

Isso desativará todos os plugins do seu site e mudará para um tema padrão. Agora, você pode verificar conflitos de plugins que podem estar causando diferentes erros e problemas.

Como Corrigir Conflitos de Plugins do WordPress

Uma vez que você identificou o plugin problemático, você precisará corrigir o problema. Aqui estão algumas dicas para fazer o trabalho.

1. Atualize os Plugins do Seu Site

As atualizações de plugins geralmente fornecem correções de bugs e outras melhorias que podem resolver conflitos de plugins. Portanto, simplesmente atualizar o plugin certo pode resolver seu problema.

Para verificar se um plugin tem uma atualização disponível, você pode ir para Plugins » Plugins Instalados e ver se há um link ‘atualizar agora’ abaixo dele:

Atualizar plugins

Ou, você pode ir para Painel » Atualizações para ver suas atualizações disponíveis.

Para instruções mais detalhadas, você pode conferir nosso guia sobre como atualizar plugins do WordPress corretamente.

2. Verifique as Versões do Plugin e do WordPress

Às vezes, suas versões do WordPress e do plugin podem não corresponder, o que pode causar conflitos.

Sempre que instalar um novo plugin, certifique-se de que ele é compatível com sua versão atual do WordPress. Você pode verificar isso na parte inferior da descrição do plugin:

Verificar compatibilidade de plugins

Se tanto o plugin quanto o seu site estiverem atualizados, você verá uma mensagem dizendo: ‘Compatível com sua versão do WordPress.’

Caso contrário, você verá ‘Não testado com sua versão do WordPress’ aqui. Nesse caso, talvez seja necessário executar uma atualização ou considerar o uso de um plugin diferente.

3. Atualize ou Troque seu Tema do WordPress

Como mencionamos anteriormente, às vezes, o problema pode estar entre um plugin e seu tema do WordPress.

Uma vez que você saiba que o tema é o problema, você pode reativá-lo. Em seguida, desative os plugins do seu site um por um até que o problema seja resolvido. Isso ajudará você a identificar qual plugin está em conflito com o tema do seu site.

Para corrigir o problema, você pode primeiro atualizar o tema do WordPress para a versão mais recente. Isso deve ajudar a corrigir bugs ou problemas de compatibilidade que possam estar interferindo com um plugin.

Atualizar um tema WordPress

Em um caso extremo, onde o problema não desaparece, pode ser uma boa ideia trocar o tema do seu site.

Para mais detalhes, consulte nosso guia sobre como alterar um tema do WordPress corretamente.

4. Contate os Desenvolvedores do Plugin

Se a atualização não resolver um problema com o plugin, é uma boa ideia entrar em contato com os desenvolvedores da ferramenta.

Você pode procurar opções de suporte ou informações de contato acessando a página do plugin no WordPress.org ou o site do desenvolvedor.

O fórum de suporte do WordPress

Ao descrever o problema em um fórum ou para a equipe de suporte do plugin, é melhor fornecer informações detalhadas. Isso pode incluir as mensagens de erro que você viu, sua versão do WordPress e quaisquer etapas para reproduzir o problema.

Dessa forma, os desenvolvedores do plugin podem entender melhor o problema e, esperançosamente, ajudá-lo a encontrar uma solução rapidamente.

Para mais informações, consulte nosso guia sobre como pedir suporte para WordPress e obtê-lo corretamente.

5. Encontre Plugins Alternativos

Se você ainda não conseguir resolver o conflito de plugins após tentar todos os métodos acima, talvez precise substituir o plugin problemático por um compatível.

Você pode usar o repositório de plugins do WordPress para encontrar plugins com funcionalidades semelhantes. Ao encontrar uma boa alternativa, certifique-se de verificar as avaliações, classificações, número de instalações, se foi testado com as versões mais recentes do WordPress e a capacidade de resposta do suporte antes de trocar.

Por exemplo, digamos que você esteja procurando uma alternativa de plugin de formulário para WordPress. Simplesmente visite o site WordPress.org e vá para a seção de plugins.

Alternativas de plugins

A partir daqui, pesquise por 'formulários' na barra de pesquisa e você terá muitas opções.

Você também pode conferir nosso WPBeginner Solution Center. Lá, você encontrará recomendações de plugins de especialistas da nossa equipe, juntamente com avaliações de clientes do mundo real.

Prevenindo Conflitos Futuros de Plugins do WordPress

Conflitos de plugins podem causar muitos problemas em seu site e podem ser muito difíceis de detectar. Portanto, você também deve procurar maneiras de evitá-los.

Aqui estão algumas práticas recomendadas para minimizar o risco de conflitos de plugins:

  • Execute Atualizações Regulares – Mantenha seus plugins, temas e o núcleo do WordPress atualizados para não ter problemas de compatibilidade ou bugs que possam causar conflitos.
  • Use Apenas Plugins Necessários – Use apenas plugins do WordPress essenciais que você realmente precisa em seu site para reduzir as possibilidades de conflito. Quanto mais plugins você tiver, maior a chance de conflitos de plugins.
  • Selecione Plugins Bem Codificados – Escolha plugins de desenvolvedores confiáveis com boas avaliações. Ou experimente um plugin em um site de staging para ver se ele atende às suas necessidades antes de ativá-lo em um site ativo.

Links Bônus 🔗: Guias de Gerenciamento e Manutenção do WordPress

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a aprender como verificar conflitos de plugins do WordPress. Você também pode querer ver nossos guias sobre:

Se você gostou deste artigo, por favor, inscreva-se em nosso Canal do YouTube para tutoriais em vídeo do WordPress. Você também pode nos encontrar no Twitter e no Facebook.

Aviso: Nosso conteúdo é apoiado pelos leitores. Isso significa que, se você clicar em alguns de nossos links, poderemos ganhar uma comissão. Veja como o WPBeginner é financiado, por que isso importa e como você pode nos apoiar. Aqui está nosso processo editorial.

O Kit de Ferramentas Definitivo para WordPress

Obtenha acesso GRATUITO ao nosso kit de ferramentas - uma coleção de produtos e recursos relacionados ao WordPress que todo profissional deve ter!

Interações do Leitor

6 CommentsLeave a Reply

  1. Às vezes, quando um plugin não está funcionando e vejo que o desenvolvedor fez uma atualização recentemente, vou ao repositório de plugins e tento a versão anterior à atual. Eu não recomendaria isso como uma solução final, pois é melhor manter os plugins atualizados, mas muitas vezes resolvi problemas dessa forma simplesmente tentando uma versão anterior à última atualização, e o plugin funcionou. Depois disso, é uma boa ideia entrar em contato com o desenvolvedor e procurar uma solução melhor, como esperar por uma nova atualização ou identificar o problema (como um problema de versão do PHP, conflito com outro plugin, etc.).

  2. Como sempre lidei com conflitos de plugins manualmente, geralmente desativando-os um por um e depois procurando por uma solução e um estado funcional, o plugin **Health Check & Troubleshooting** é uma nova ferramenta bastante interessante para mim. Com certeza darei uma olhada mais de perto nele, pois conflitos ocasionais entre plugins, com o tema ou com o núcleo do WordPress são tão comuns que você quase não quer admitir. Obrigado pelo ótimo artigo e por apresentar novos métodos para resolver conflitos sem apenas desativar plugins e fazer um trabalho literal de detetive.

  3. Estes são os passos exatos que tenho seguido nos últimos anos.
    Primeiro, desativando todos os plugins e depois ativando manualmente um por um para verificar se o conflito ainda existe.
    Isso resolve o problema na maioria das vezes.
    Não usei o plugin check health e troubleshooting, mas parece uma ótima opção para tentar.
    Ele ajudará a verificar se algum plugin está com problemas e pode causar os problemas.

  4. Este é um problema típico que os usuários do WordPress encontram, particularmente aqueles que têm dificuldade em gerenciar corretamente seus plugins e/ou temas. Para evitar conflitos e talvez se proteger de hackers ou outras ameaças, posso sugerir que indivíduos que trabalham com plugins e temas do WordPress se atenham aos plugins e temas mais populares e confiáveis, pesquisando-os online e lendo avaliações de usuários antes de instalar quaisquer plugins, principalmente os incomuns.

    • It would depend on the user’s needs as not all plugins for every need have a large audience but for most use cases this is a good idea :)

      Admin

    • Pessoalmente, também acho que é uma ótima solução usar um plugin de staging para criar uma cópia do seu site onde você pode testar as alterações durante um determinado período. Se tudo funcionar como esperado, você poderá aplicar as alterações do site de staging para o site principal. Este método também é adequado para iniciantes, pois eles podem testar tudo em uma cópia do site que não é pública. Dessa forma, eles podem experimentar com segurança plugins que não são tão populares ou bem estabelecidos, especialmente quando precisam de um recurso específico que apenas um plugin menos conhecido oferece.

Deixe um comentário

Obrigado por escolher deixar um comentário. Por favor, tenha em mente que todos os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários, e seu endereço de e-mail NÃO será publicado. Por favor, NÃO use palavras-chave no campo do nome. Vamos ter uma conversa pessoal e significativa.