Como Adicionar o Sistema de Comentários Disqus no WordPress (Método Fácil)

Gerenciar comentários pode se tornar uma grande dor de cabeça à medida que seu site WordPress cresce. O sistema de comentários padrão do WordPress funciona, mas muitas vezes faltam as ferramentas necessárias para lidar com spam e incentivar o engajamento real.

Como consequência, muitos proprietários de sites acabam passando horas toda semana apenas limpando seções de comentários. 🧹

Nós já passamos por isso! É por isso que fizemos uma análise aprofundada e depois recorremos ao Disqus. Na época, isso transformou completamente a forma como lidávamos com os comentários.

Esta plataforma popular oferecia recursos que o sistema padrão não tinha: discussões encadeadas, logins sociais, notificações em tempo real e filtragem poderosa de spam. Nós o usamos por cerca de um ano e achamos que era uma boa solução.

Neste guia, mostraremos a maneira mais fácil de adicionar o sistema de comentários Disqus no WordPress. Você obterá um sistema de comentários elegante e profissional que seus visitantes realmente usarão – e você gastará muito menos tempo lidando com spam.

Como Adicionar o Sistema de Comentários Disqus no WordPress

Você deve usar o Disqus com o WordPress?

O Disqus é um dos sistemas de comentários de terceiros mais populares disponíveis para usuários do WordPress. Além de sua facilidade de uso e opções de personalização, ele também oferece uma plataforma de hospedagem de terceiros para armazenar e gerenciar comentários.

Como o Disqus lida com comentários em um servidor separado do seu hospedagem WordPress, usá-lo pode ajudar no desempenho geral do seu site. É por isso que muitos usuários do WordPress o utilizam como uma alternativa ao sistema de comentários padrão do WordPress.

Dito isso, o Disqus não é o melhor sistema de comentários que já experimentamos. Embora tenha ajudado no desempenho do nosso site, não éramos fãs de suas capacidades de moderação e ele adicionou links de afiliados ao nosso conteúdo sem nossa permissão.

Após desativar o Disqus, vimos nossa taxa de engajamento de comentários aumentar significativamente. Você pode ler mais sobre nossa experiência em nossa análise completa do Disqus.

Claro, se você opta por usar o Disqus ou outras plataformas, a decisão é sua. Mas se você está procurando alternativas ao Disqus, então temos algumas recomendações.

Qual Sistema de Comentários WordPress Você Deve Usar em Vez do Disqus?

Após experimentar diferentes plugins de comentários, descobrimos que o Thrive Comments é a melhor alternativa ao Disqus.

O Thrive Comments é um plugin de comentários tudo-em-um com uma interface fácil de usar, perfeito para iniciantes e especialistas em blogs. Para mais detalhes, você pode ver nossa extensa análise da suíte Thrive Themes, que tem uma seção especificamente sobre o Thrive Comments.

Página inicial do Thrive Comments

Além dos recursos de gerenciamento e moderação de comentários, você pode usar o Thrive Comments para aumentar o engajamento do usuário com ações pós-comentário. Após o usuário deixar um comentário, você pode redirecioná-lo para posts relacionados ou para uma mensagem de agradecimento personalizada com um brinde.

Além disso, você pode adicionar curtidas e descurtidas, bem como votos positivos e negativos para incentivar a interação do público na sua seção de comentários.

Além disso, você pode enviar notificações aos comentaristas quando seus comentários receberem respostas.

Se o Thrive Comments não atender às suas necessidades, você também pode conferir nossa lista completa dos melhores plugins do WordPress para melhorar comentários.

Se você ainda estiver interessado em usar o Disqus, não se preocupe. Nós o guiaremos sobre como adicionar o plugin do sistema de comentários Disqus. Você pode usar os links rápidos para pular para diferentes seções:

Vamos começar!

Passo 1: Crie uma Conta Disqus

O primeiro passo para instalar os comentários do Disqus no WordPress é criar uma conta no Disqus. Para fazer isso, você precisa acessar o site do Disqus (disqus.com) e se inscrever.

Depois de fazer isso, você deverá ver a página abaixo. Basta clicar em ‘Quero instalar o Disqus no meu site.’

Clicando no botão Quero instalar o Disqus no meu site

Na próxima página, você terá que adicionar os detalhes do seu novo site no Disqus, que é onde você gerenciará todos os seus comentários do Disqus. Isso inclui Proprietário do Site, Nome do Site e Categoria.

No campo ‘Nome do Site’, você pode inserir o subdomínio desejado para o seu site no Disqus. Depois disso, basta clicar em ‘Criar Site.’

Criando um novo site Disqus

Agora você chegará ao painel do site do Disqus.

Neste ponto, você precisará escolher um dos planos do Disqus para poder configurar o sistema de comentários no WordPress. Se você ainda não tem certeza de qual usar, pode começar com o plano gratuito Básico.

Escolhendo um plano Disqus

Agora você será solicitado a escolher uma plataforma.

Basta selecionar ‘WordPress’ para continuar.

Escolhendo WordPress no site Disqus

Agora você verá a página de instalação do WordPress.

Aqui, você vai querer anotar o campo ‘Token de Instalação’, que será útil para a configuração mais tarde.

O campo de token de instalação vazio do Disqus para WordPress

Você pode deixar esta aba aberta enquanto continua com os próximos passos.

Passo 2: Instale o Plugin do Sistema de Comentários Disqus

Agora, você pode abrir seu painel do WordPress para instalar o plugin Disqus Comment System. Para instruções passo a passo, você vai querer conferir nosso guia sobre como instalar um plugin do WordPress.

Depois disso, vamos ao menu do Disqus no seu painel do WordPress. Em seguida, em 'Você tem uma conta Disqus?', simplesmente clique em 'Sim'.

Dizendo Sim à pergunta Você tem uma conta Disqus no WordPress

Agora você verá a pergunta: 'Você tem um site registrado no Disqus que deseja usar?'

Vá em frente e selecione 'Sim'.

Dizendo Eu tenho um site registrado no Disqus no WordPress

Neste ponto, você verá algumas instruções de instalação do WordPress e um token de sincronização para copiar.

Vá em frente e clique no botão 'Copiar' aqui.

Copiando o token de instalação do Disqus no WordPress

Vamos agora retornar ao site do Disqus.

Aqui, você precisará colar o token que acabou de copiar da área de administração do WordPress no campo apropriado.

Em seguida, você pode clicar no botão 'Instalar [nome do site Disqus] no seu site' e clicar em 'Configurar' na parte inferior.

Colando o token de instalação do WordPress no Disqus

E é isso!

Se você atualizar o menu do Disqus no seu painel do WordPress, agora deverá ver uma interface semelhante a esta:

A página do plugin Disqus para WordPress

Agora, vamos ver se o Disqus foi habilitado com sucesso na sua seção de comentários.

Simplesmente abra uma postagem de blog do WordPress no front-end e role para baixo até os comentários. Veja como deve ficar se a instalação foi feita corretamente:

Exemplo da seção de comentários Disqus em um site WordPress

Passo 3: Importe e Exporte Comentários Antigos do WordPress para o Disqus

Assim que você instalar o sistema de comentários Disqus, ele substituirá os comentários nativos do WordPress em seu site. Em outras palavras, os comentários existentes armazenados em seu site WordPress não serão visíveis para os usuários.

Para corrigir isso, você precisará importar quaisquer comentários existentes para o sistema de comentários Disqus. Na área de administração do WordPress, vá para a página de configurações do plugin Disqus, role para baixo e navegue até a aba ‘Syncing’.

Navegando para a aba Sincronização no plugin Disqus para WordPress

Em seguida, vamos rolar para baixo e selecionar ‘Import Comments.’

Você verá quais de seus comentários foram importados com sucesso na tabela na parte inferior.

Importando comentários no Disqus

Uma coisa a notar é que, se você tiver tipos de postagem personalizados, poderá notar que seus comentários mais antigos não estão aparecendo após a troca para o Disqus. Para resolver isso, você precisará desativar o Disqus em tipos de postagem personalizados.

Para orientação prática, você pode conferir nosso artigo sobre como desativar o Disqus em tipos de postagem personalizados.

Como Moderar e Configurar Comentários do Disqus

Se você quiser moderar comentários usando o Disqus, você pode clicar no botão ‘Moderar’ na página do plugin Disqus.

Clicando no botão Moderar na página do plugin Disqus para WordPress

Isso o levará para a página de moderação no site do Disqus.

Se você está familiarizado com a página de comentários do WordPress, navegar pela do Disqus não será um problema. Aqui, você pode aprovar, excluir ou marcar comentários como spam.

A página de moderação de comentários do Disqus

Para dicas e truques sobre moderação de comentários no WordPress, você pode conferir os seguintes artigos:

Como Solucionar Problemas de Exibição de Comentários do Disqus

Em alguns temas do WordPress, a área de comentários do Disqus pode parecer mais larga que o restante da área de postagem. Para corrigir isso, você precisará adicionar um CSS personalizado à folha de estilo do seu tema ou tema filho.

Embora você possa adicionar CSS personalizado através do editor de arquivos do tema, não recomendamos. O rastreamento de alterações se torna complicado, tornando pouco claro qual código é do tema e qual é personalizado.

Em vez disso, sugerimos usar WPCode, que é o plugin de snippets de código mais fácil. Ele permite que você adicione e gerencie códigos personalizados com segurança em seu site WordPress. Se o código não funcionar, você poderá remover facilmente o snippet dentro do plugin.

Então, vamos instalar e ativar o plugin. Para instruções passo a passo, você pode consultar nosso guia sobre como instalar um plugin do WordPress.

📝 Observação: Você pode usar a versão gratuita do WPCode, mas fazer o upgrade para o WPCode Pro desbloqueará muito mais recursos. Por exemplo, você terá acesso ao histórico completo do código e também poderá agendar seu código, entre outras coisas!

Nossos sites parceiros realmente usam o WPCode para adicionar e gerenciar seus trechos de código personalizados. Veja nossa análise completa do WPCode para detalhes sobre o plugin.

Após a ativação, você pode ir para Trechos de Código » + Adicionar Trecho na sua área de administração.

Em seguida, você pode passar o mouse sobre a caixa ‘Adicionar Seu Código Personalizado (Novo Trecho)’ e clicar em ‘+ Adicionar Trecho Personalizado’.

Como mostrar trechos de posts usando código

Na próxima tela, o WPCode pedirá que você selecione o tipo de código personalizado.

Vamos selecionar ‘Trecho de CSS’.

Selecione o Snippet de CSS como o tipo de código

Isso abrirá o editor do WPCode.

Você pode prosseguir e dar um nome ao seu trecho de código personalizado. Isso é apenas para sua referência, mas recomendamos usar algo que seja fácil de reconhecer. Por exemplo, o nosso é ‘Largura do Comentário Disqus’.

Em seguida, para a caixa ‘Pré-visualização do Código’, aqui está o código que você precisará adicionar:

#disqus_thread {
	margin: 0 auto;
	max-width: 650px;
}

Este CSS define a largura máxima da área de comentários para 650px e a centraliza na tela. Seu tema pode ter uma largura diferente, então você precisará ajustá-la para atender às suas necessidades.

Veja como deve ficar no WPCode:

Adicionando CSS personalizado para ajustar a largura da seção de comentários do Disqus no WordPress

Assim mesmo!

Não se esqueça de mudar o interruptor para 'Ativo' e clicar no botão 'Salvar Trecho'. Para um tutorial passo a passo, você pode ler nosso guia sobre como adicionar facilmente CSS personalizado ao seu site WordPress.

Recursos Bônus: Mais Maneiras de Gerenciar Seus Comentários do WordPress

Usar o Disqus é apenas uma maneira de gerenciar seus comentários do WordPress. Aqui estão mais guias que você pode conferir para melhorar o engajamento dos seus comentários:

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a aprender como adicionar o sistema de comentários Disqus no WordPress. Você também pode querer conferir nosso guia sobre como destacar ou ocultar comentários no WordPress e nossas escolhas de especialistas para os melhores plugins para melhorar comentários do WordPress.

Se você gostou deste artigo, por favor, inscreva-se em nosso Canal do YouTube para tutoriais em vídeo do WordPress. Você também pode nos encontrar no Twitter e no Facebook.

Aviso: Nosso conteúdo é apoiado pelos leitores. Isso significa que, se você clicar em alguns de nossos links, poderemos ganhar uma comissão. Veja como o WPBeginner é financiado, por que isso importa e como você pode nos apoiar. Aqui está nosso processo editorial.

O Kit de Ferramentas Definitivo para WordPress

Obtenha acesso GRATUITO ao nosso kit de ferramentas - uma coleção de produtos e recursos relacionados ao WordPress que todo profissional deve ter!

Interações do Leitor

93 CommentsLeave a Reply

  1. Olá,
    Estou recebendo muito spam no meu site com o sistema de comentários padrão, embora eu tenha o Akismet instalado. Pensei em usar o Disqus, mas vejo que o Disqus não é mais usado pelo wpbeginner. Você pode compartilhar por que você se afastou do Disqus?

    Obrigado, Aaron.

  2. Muito obrigado por este post. Decidi começar a usar o Disqus por algumas das mesmas razões que você mencionou aqui. Isso foi útil!

  3. Ok. Eu sei que o Disqus é bom, mas tenho uma pergunta. Existe uma maneira de remover hiperlinks dos nomes de perfil das pessoas que comentam nas minhas postagens do blog? Aqui está o link para o meu blog

  4. Olá... Tentei por alguns dias ativar o Disqus no meu site. NÃO CONSIGO, devido a um problema no banco de dados.... Instalo o Disqus (plugin) => comentários => Disqus => me diz para atualizar meu BANCO DE DADOS!! Clico em ATUALIZAR, mas nada acontece, meu site diz que esta página não pode ser encontrada.. Então, acho que o script não pode ser executado

    aqui eu não consigo chegar: http://cdn2.wpbeginner.com/wp-content/uploads/2014/04/disqus-signin.png

  5. Tenho o Disqus no meu blog há alguns meses, desde então só recebi muito spam e o Disqus não funciona. Vejo o Disqus em outros blogs WordPress e parece funcionar muito bem. Não sei o que fazer com o meu. Sempre volto para moderar e tentar ativá-lo, mas não funciona, ainda. Você tem alguma sugestão?

  6. MUITO feliz em ter todos vocês como um recurso! Transitei para um site WordPress auto-hospedado e visito seu site diariamente para obter dicas! Obrigado pela sua ajuda e paciência... as instruções passo a passo são incríveis!! Muito grato!

  7. Edite a postagem e certifique-se de que os comentários estejam ativados para essa postagem. Vá também em Configurações > Discussão e certifique-se de que a caixa ao lado de 'Fechar automaticamente os comentários em artigos com mais de __ dias' esteja desmarcada.

  8. Obrigado por este tutorial. Eu já me registrei no Disqus, instalei e ativei o plugin, mas meu problema agora é que, no rodapé da minha postagem de blog após o Disqus, tenho um relatório dizendo 'comentários fechados', e outro problema é que o Disqus não sincroniza com meus usuários logados. O que devo fazer sobre isso?

  9. Minha experiência tentando colocar o Disqus no meu site não se parece em nada com o que você escreveu acima. Já se passou uma hora e nada está acontecendo...

    • Eu me solidarizo porque é o mesmo para mim. Não há um link de “plugins” na minha página de administrador, nem há nenhuma opção para adicionar o Disqus (ou qualquer outra coisa) sob o link Comentários. Talvez seja porque eu só tenho um site WP gratuito, mas eu não tive tantos problemas para instalar o Disqus no meu site Blogger. Há dias que eu realmente odeio o WordPress.

      I hope you got it figured out since you posted 2 weeks ago. :)

  10. Eu pessoalmente usei os comentários do Jetpack para comentar no site para lidar com spam. A maioria das pessoas que notei geralmente não está familiarizada com os conceitos do Disqus e não gosta do processo de inscrição, pouquíssimas notam a opção 'convidado'. Mas estou considerando usar comentários Vanilla integrando fóruns Vanilla ao meu site WordPress e manter as ações de comentários completamente sob meu controle, simplesmente como uma boa opção para mim até agora pelos testes.

  11. Eu não tenho meu próprio blog, mas regularmente posto comentários em blogs que usam o Disqus. Francamente, há tanta coisa que eu não gosto no Disqus que eu nunca o usaria, sem grandes melhorias futuras, em um blog que eu tivesse qualquer controle sobre.

    1) Os comentários não aparecem nas buscas do Google por frases dentro deles, ou aparecem como parte da página dos comentários do Disqus do comentarista em particular, em vez de como parte da página em que comentaram.

    2) Se eu salvo uma página da web que tem comentários do Disqus, os comentários não são salvos com a página, e a capacidade de recuperar os comentários depende da manutenção futura de tais tópicos de comentários pelo Disqus.

    3) Eu posso salvar uma página com comentários como um PDF, mas então a informação sobre a data e hora exatas de um comentário não pode mais ser vista nem mesmo com o mouse (nem olhando o código fonte inexistente), então tudo o que se vê é quantos dias, semanas, meses ou anos antes do momento em que a página foi salva o comentário foi postado. Isso torna impossível seguir a cronologia de uma discussão.

    4) Em um caso, um blogueiro perdeu seu nome de domínio e teve que adquirir um novo e diferente. Desde então, as páginas antigas podem ser acessadas com o novo nome de domínio, mas os comentários antigos não aparecem. Existe uma maneira de chegar à thread de comentários original, mas ela não é acessível ao usuário casual.

    Existem outras irritações menos sérias que, por enquanto, me escaparam da mente.

    Se eu estiver errado sobre algum dos itens que listei como problemas acima, gostaria de saber.

    • Será que o tráfego do Google é menor do que seria se os comentários não aparecessem no Google? E, claro, os comentários seriam os mesmos com o Disqus, mas não aumentariam com o tempo à medida que mais pessoas descobrissem este blog? Mas se novos usuários não conseguirem descobrir este blog porque os comentários não são pesquisáveis no Google...

  12. Instalei recentemente o plugin "Disqus Comment System" para WordPress, ele é exibido corretamente e aceita comentários. Quando respondo pelo Painel, eles não aparecem na thread. As respostas devem ser tratadas diretamente na thread do Disqus?

    • Mesmo com o Disqus, os comentários são totalmente indexados junto com a página. Faça um "Exibir código fonte" desta página para ver por si mesmo.

      • Isso não é necessariamente verdade. É possível que o Google indexe seus comentários, mas eu vi muitos mais que não são indexados em oposição aos que são.

  13. Obrigado por este artigo útil. Mas há uma pergunta que me incomoda. O Disqus afeta o tempo de carregamento das postagens? Porque ele usa iframe para carregar os comentários. Você notou alguma diferença?

  14. Olá Syed. O que você acha deste plugin? – WordPress Comments Evolved – que permite exibir comentários do G+, comentários do FB, WordPress e Disqus. Não consigo encontrar nenhuma avaliação útil na pesquisa do Google, obrigado

  15. Tenho dois problemas sobre o Disqus (que já uso):

    Primeiro, ele não me permite converter meus comentaristas em assinantes adicionando uma caixa de seleção na parte inferior da caixa de comentários. Normalmente, eu usava o plugin Mailchimp Comment Optin para isso. Além disso, ele não funciona com o plugin “Comment Redirect by Yoast”...

    Segundo problema é que o botão de Assinar é difícil de notar para comentaristas inexperientes. Na caixa de comentários do WordPress, a simples caixa de seleção para assinar as respostas era muito fácil de notar. Além disso, os comentaristas convidados são, por padrão, inscritos em todos os comentários. E eles não têm a opção de assinar “apenas as respostas”. Por último, mas não menos importante, a palavra “assinar” é muito ambígua. O que é? Assinar meu site, assinar minha newsletter ou assinar os comentários?...

    Terceira questão é o suporte de idioma. Meu site é em turco e posso selecionar a interface do Disqus para ser em turco. Mas, quando meu visitante que não fala inglês clica em “Assinar”, ele recebe um e-mail de confirmação em inglês. Ou quando ele quer editar suas preferências de assinatura, novamente ele é redirecionado para uma página totalmente em inglês.

    Agradeço suas opiniões sobre essas questões…
    Obrigado

    • é verdade, mas existem algumas páginas do WP que afirmam ter que desativar o disqus porque os visitantes não gostaram. Eu pessoalmente uso o Disqus no meu site e não tive nenhuma experiência ruim até agora, mas é algo que temos que prestar atenção

  16. Você poderia dar mais detalhes sobre tipos de postagem personalizados? Estava procurando uma solução para importar comentários feitos anteriormente em um CPT para o Disqus, mas não tive sorte e li em outro post que você também encontrou o mesmo problema. Muito obrigado!

    • Obrigado pelo artigo.

      Tenho mais de 75.000 (75k) comentários e não consigo importá-los para o Disqus do meu site WordPress. Seria ótimo se você pudesse explicar como um grande número de comentários pode ser importado e integrado perfeitamente entre o WordPress e o Disqus.

      Muito obrigado.

  17. O Disqus foi importante para o Wp-Beginner escalar. Eu não consegui implementar corretamente o recurso de SSO (Single Sign-On) do Disqus. Primeiro, solicitei ao Disqus que ativasse o SSO para o meu site, depois criei um aplicativo, copiei as chaves de API para o meu plugin Disqus. Adicionei os logotipos. Agora, quando um usuário tenta usar o SSO nos comentários do Disqus, uma janela de login abre e, se ele for um novo usuário, ele se registra e depois faz o login. Aqui surge o problema, após o login, a janela deve fechar automaticamente e o usuário deve ser redirecionado para a página de onde saiu, infelizmente a janela de login não desaparece, em vez disso, faz login no painel do WordPress, o que é um comportamento muito indesejável. Eles (Disqus) recomendam usar o JavaScript window.close(), mas não consegui descobrir como usar e onde. Veja se você poderia ajudar. Esta solução ajudará muitos usuários do WordPress que usam o Disqus.

  18. Olá senhor, gostaria de saber se o Disqus afeta o SEO e quando um usuário se registra, posso obter as informações dele, como ID de e-mail e nome, etc.?

  19. Sim, eu uso o Disqus em qualquer site que tenha uma comunidade ativa. A falta de controle visual é um pouco frustrante, mas como o iOS, o layout uniforme é uma vantagem à medida que mais sites o adotam.

  20. Uma pergunta, "Sincronizar Disqus com WordPress" devo ativar esta opção
    ou não?

    Faço essa pergunta por causa de SEO, se eu ativar essa opção os comentários aparecem no código fonte da página, se eu não ativar os comentários não aparecem no código fonte.

    Como isso interfere na otimização para mecanismos de busca? E qual é a melhor opção?

    Atenciosamente

  21. Eu amo o Disqus. Uma grande vantagem para os usuários finais é que eles são atualizados automaticamente sempre que alguém responde a um comentário, de forma discreta. É como um centro digital para comentários.

  22. Eu também comecei a usar o Disqus no final do ano passado por causa do spam de comentários (recebo cerca de 50 a 100 por dia, mesmo com GASP e commentluv), e a mudança para o Disqus realmente ajudou. Notei então que até o Pat Flynn começou a usá-lo no SPI (também por causa do spam de comentários), e agora o WPBeginner. Isso me faz sentir que fiz a escolha certa.

    Mais uma vantagem com o Disqus é que os usuários registrados podem voltar e editar seus comentários em caso de erro de ortografia/gramática, etc.

    A propósito, obrigado pela dica de como impedir que o Disqus substitua a contagem de comentários. Eu não sabia que havia uma maneira de fazer isso até agora, e mal posso esperar para experimentá-la. Obrigado por compartilhar!

Deixar uma resposta

Obrigado por escolher deixar um comentário. Por favor, tenha em mente que todos os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários, e seu endereço de e-mail NÃO será publicado. Por favor, NÃO use palavras-chave no campo do nome. Vamos ter uma conversa pessoal e significativa.