Cloud privada ou cloud pública

Cloud privada ou cloud pública

Os serviços cloud permitem às empresas de todas as dimensões e de todos os setores implementar recursos a pedido. Desta forma, ficam isentas das limitações técnicas ligadas à gestão da infraestrutura. O cloud computing oferece capacidades de armazenamento flexíveis e eficientes graças à sua disponibilidade e à sua segurança otimizadas. Alojamento de plataformas, websites ou aplicações, espaço de armazenamento ou utilização de serviços de rede: as suas utilizações são variadas. Existem três tipos de arquitetura: cloud pública, cloud privada e cloud híbrida. Cada uma responde a critérios precisos em função das suas necessidades em recursos, do seu orçamento e das suas implicações em matéria de proteção de dados. Enquanto líder europeu da cloud, a OVHcloud ajuda-o a compreender que solução escolher para os seus dados e aplicações.

Uma solução indispensável para a extensão do datacenter e a cloud híbrida

Cloud pública ou cloud privada: visão geral

A cloud reúne e partilha recursos de cálculo numa infraestrutura que sincroniza servidores remotos. Quando esta infraestrutura é dedicada a um cliente com autorizações limitadas, trata-se de um ambiente de cloud privada. Quando os recursos de infraestrutura são partilhados, trata-se de uma cloud pública. Enquanto fornecedor cloud, a OVHcloud garante a segurança dos seus dados, tanto na cloud privada como na cloud pública.

Comparação das vantagens e especificidades: cloud privada e cloud pública

Cloud pública

Cloud privada

Uma cloud para diferentes clientes

Os utilizadores partilham os recursos de uma mesma infraestrutura cloud.

Uma cloud privada própria de uma organização

Um servidor cloud é dedicado a uma empresa ou organização. O administrador atribui os acessos aos utilizadores. No caso da nossa solução Hosted Private Cloud, poderá configurar a sua infraestrutura cloud a partir da sua interface.

Partilha do serviço cloud

Os dados dos utilizadores são armazenados individualmente. Assim, cada um dispõe de um espaço de armazenamento dedicado ao qual os outros clientes cloud não têm acesso.

No entanto, em caso de aumento de carga, poderá usufruir da largura de banda da infraestrutura no seu conjunto para conservar um desempenho elevado.

Gestão da cloud dedicada

A cloud privada permite uma personalização avançada do serviço cloud.

Para a sua administração, duas opções são possíveis:

  • cloud privada interna ou pessoal, gerida e mantida internamente pelo cliente;
  • cloud privada alojada, administrada por um fornecedor de serviços cloud externo de confiança.

Economias

O pagamento é feito conforme o consumo, evitando assim o aprovisionamento e os custos ocultos. Além disso, não terá de dedicar orçamento nem para a manutenção da infraestrutura nem para pessoal técnico.

 

Flexibilidade e acessibilidade

A cloud pública está acessível em todo o lado e a pedido, com um simples acesso à Internet.

Ambiente seguro e conformidade com as regras de governança empresarial

A arquitetura de cloud privada permite conservar um grande controlo sobre as equipas informáticas. Os utilizadores das soluções cloud têm um acesso privilegiado às suas aplicações alojadas.

Desta forma, poderá garantir uma segurança reforçada dos seus dados.

Definição de cloud pública

A cloud pública é uma solução gerida e mantida por um fornecedor de serviços cloud. Este tipo de infraestrutura permite oferecer recursos a pedido, bem como componentes de aplicações. Para as empresas, escolher uma cloud pública representa uma vantagem real para acelerar a atividade e ganhar em flexibilidade. Oferecemos-lhe diferentes soluções Public Cloud. Descubra as instâncias que se concentram nos recursos e no desempenho, na rede, no armazenamento, na conteinerização ou ainda nas bases de dados.

Estes são os três principais modelos de cloud computing público.

1. Infrastructure as a Service (IaaS)

O IaaS oferece recursos de infraestrutura altamente escaláveis (instâncias, espaço de armazenamento, serviços de rede, etc.).
Trata-se de um modelo a pedido que se adapta às necessidades de infraestrutura da sua organização.
Com este modelo, poderá gerir a configuração, a atualização dos sistemas operativos, os midlewares e as aplicações.

Funções desempenhadas pelo utilizador:

  • Aplicações 
  • Dados
  • Execução
  • Middleware
  • Sistema operativo

Funções desempenhadas pelo prestador de serviços:

  • Virtualização 
  • Servidores
  • Armazenamento
  • Rede

 

2. Platform as a Service (PaaS)

 

Uma plataforma automatizada permite que as equipas se concentrem no desenvolvimento das suas aplicações.

Com este modelo, pode concentrar-se no seu negócio usufruindo de um ambiente de trabalho sem os constrangimentos de rede, de armazenamento, de backup ou de sistema operativo.

Funções desempenhadas pelo utilizador:

  • Aplicações 
  • Dados

Funções desempenhadas pelo prestador de serviços:

  • Execução
  • Middleware
  • Sistema operativo
  • Virtualização 
  • Servidores
  • Armazenamento
  • Rede

 

3. Software as a Service (SaaS)

Os utilizadores podem aceder às aplicações em todo o lado, a qualquer momento, diretamente na cloud, sem limites de número de utilizadores. O fornecedor cloud gere as atualizações, bem como a manutenção das aplicações e da infraestrutura.

Este modelo torna vários programas empresariais acessíveis de forma flexível e económica.

Funções desempenhadas pelo prestador de serviços:

  • Aplicações
  • Dados
  • Execução
  • Middleware
  • Sistema operativo
  • Virtualização 
  • Servidores
  • Armazenamento
  • Rede

Vantagens da cloud pública

  • Flexibilidade: a cloud pública adapta-se às necessidades de recursos informáticos da empresa a qualquer momento.
  • Económica: graças ao pay-as-you-go, paga apenas o que utiliza e pode alugar os softwares em vez de comprar licenças.
  • Ganho de tempo de gestão: o fornecedor de serviços cloud mantém o hardware, não precisa de efetuar atualizações.
  • Escalabilidade rápida: em caso de cargas de trabalho mais importantes, a cloud partilhada adapta-se à evolução das suas necessidades em recursos.

Descobrir o Public Cloud da OVHcloud

Definição de cloud privada

A cloud privada é uma solução alojada internamente (on-premises) ou externamente (datacenter) cuja infraestrutura não é partilhada entre diferentes utilizadores. Este tipo de arquitetura é ideal para as organizações que devem manter o controlo exclusivo dos seus ambientes cloud. A cloud privada é totalmente administrada por e para uma organização e responde a todas as suas necessidades de segurança. Assim, permite a gestão de dados sensíveis e garante-lhe um cumprimento regulamentar otimizado. As nossas soluções Hosted Private Cloud respondem a estes desafios propondo-lhe um datacenter privado seguro, conforme e certificado. Tanto a solução como os datastores, os hosts e as licenças são propostas em modalidade pay-as-you-go.

Estrutura da cloud privada

A cloud privada é administrável internamente (on-premises) ou externamente (cloud privada alojada).

Com uma infraestrutura on-premises, a empresa gere a manutenção, a operacionalidade e a administração de software dos seus servidores cloud. Com uma cloud privada alojada, o fornecedor gere a cloud privada à distância por conta do seu cliente.

Vantagens da cloud privada

  • Flexibilidade: quando as suas necessidades em termos de recursos variam, as soluções de armazenamento cloud adaptam-se. Pode personalizar o serviço cloud em função das suas necessidades. As nossas soluções baseiam-se no pay-as-you-go para que a sua infraestrutura evolua em função do seu projeto.
  • Controlo e segurança: os dados sensíveis devem ser protegidos com o mais alto nível de segurança. A cloud privada permite partilhar os seus acessos com um número limitado de utilizadores. Assim, poderá controlar a confidencialidade dos seus dados. As nossas certificações e protocolos de conformidade garantem o mais alto nível de segurança para os seus dados estratégicos e sensíveis.
  • Hardware e software dedicados: graças às tecnologias VMware, Anthos e, em breve, Nutanix, a virtualização da sua plataforma de cloud privada é inteiramente gerida pela OVHcloud. Só precisa de administrar a sua solução a partir do seu espaço dedicado.
  • Personalização: a cloud privada permite-lhe personalizar o seu ambiente cloud, com um armazenamento específico e funcionalidades personalizadas. A rede privada vRack permite-lhe gerir a sua infraestrutura de forma híbrida, sem custos adicionais de largura de banda.

Descobrir o Hosted Private Cloud powered by Anthos da OVHcloud

 

Definição de cloud híbrida

Cloud privada ou cloud pública, porquê escolher? A cloud híbrida combina a flexibilidade e os preços da cloud pública com as funções altamente seguras da cloud privada. Esta arquitetura intermédia permite associar uma infraestrutura on-premises com um ambiente cloud externo. Trata-se da solução ideal para absorver um pico de atividade ou para uma necessidade pontual de recursos, por exemplo.

Estrutura da cloud híbrida

A cloud híbrida baseia-se numa estrutura que combina a cloud privada e a cloud pública, por vezes como complemento de uma infraestrutura local. Alimenta as vantagens dos dois modelos para assegurar flexibilidade, reatividade e segurança.

Vantagens da cloud híbrida

  • Redução de custos: a utilização da cloud pública permite-lhe limitar os custos de infraestrutura (software, hardware, recursos humanos).
  • Flexibilidade: graças aos recursos partilhados da cloud pública, a solução híbrida oferece uma flexibilidade adaptada às suas variações de carga. Trata-se, nomeadamente, da solução ideal para atribuir uma grande potência de cálculo a projetos como o big data.
  • Segurança: os seus dados sensíveis ou pessoais são alojados com toda a segurança na cloud privada. As informações menos sensíveis permanecem disponíveis e acessíveis a qualquer momento no alojamento cloud público, com um custo controlado.

Na OVHcloud, a cloud híbrida permite-lhe aliar diferentes soluções: Public Cloud, Hosted Private Cloud ou servidores dedicados Bare Metal. Assim, poderá usufruir das vantagens de cada uma destas soluções, assim como de uma rede potente, independentemente da localização dos datacenters que alojam os seus serviços.