É o fim dos anúncios e do rastreamento: a contentpass propõe uma solução para a confidencialidade com os servidores da OVHcloud
OVHcloud e contentpass


A relação qualidade/preço
para reduzir os custos apesar de um tráfego mais intenso

Quatro mil milhões de pedidos
de sites cada mês

Soberania e proteção dos dados
para os clientes que se preocupam com a privacidade
O contexto
Uma solução justa e simples para os utilizadores e editores que pretendem proteger os seus dados
A contentpass é uma startup de Brandemburgo, na Alemanha, que oferece uma solução de privacidade para sites, evitando anúncios e rastreamento. Assim, a empresa destina-se principalmente aos internautas que desejam proteger os seus dados. De facto, atualmente, os utilizadores são confrontados com configurações de cookies e rastreamento assim que chegam às diferentes plataformas e, posteriormente, com numerosos banners e vídeos publicitários. A subscrição da contentpass permite não partilhar os dados quando se navega nos sites participantes - o rastreamento é evitado e os anúncios frequentemente considerados incómodos são igualmente ocultados - sem no entanto afetar o volume de negócios dos editores de sites. Efetivamente, a contentpass paga aos editores proporcionalmente à utilização de cada internauta, para que os utilizadores da contentpass não representem uma perda monetária. Assim, a contentpass propõe uma solução justa para os editores e para os utilizadores sensíveis à proteção de dados online.
A empresa foi criada em 2016 e tem vindo a crescer continuamente. Atualmente, cerca de 500 sites estão incluídos na subscrição da contentpass. Em 2023, o número de sites participantes duplicou, e esta tendência continua em 2024. Além disso, a contentpass também oferece a sua tecnologia como um produto de marca branca. Vários portais reconhecidos, como o t-online.de ou thetimes.com, já utilizam a tecnologia da contentpass para os seus próprios sistemas de subscrição, para desativar o rastreamento e os anúncios.
A contentpass, enquanto fornecedor de um serviço de proteção da privacidade para clientes sensíveis à proteção de dados, devia imperativamente alojar os dados dos seus clientes não só geograficamente na Europa, mas também num prestador europeu que garantisse os padrões de segurança mais elevados. Para os clientes, tal é indispensável para garantir a integridade dos dados pessoais perante acessos externos. Foi por este motivo que a startup em pleno crescimento começou a procurar um fornecedor de cloud capaz de garantir a segurança dos dados armazenados, sem deixar de ser económico. A contentpass encontrou estas duas características no fornecedor de cloud europeu da OVHcloud.
O desafio
Procurava: um fornecedor de cloud europeu capaz de gerir um tráfego mais importante
Inicialmente, a startup baseou-se num serviço cloud hiperevolutivo americano. Isto criou dois problemas importantes: com o rápido crescimento da contentpass, os custos de vigilância do tráfego aumentavam constantemente. Já não era possível reservar a vigilância completa, pois isso duplicaria os custos da cloud para uma visibilidade total. Com um controlo limitado, a empresa teve de apalpar terreno várias vezes, pois já não tinha visibilidade sobre a totalidade do tráfego.
A segunda questão central foi a das preocupações dos clientes da contentpass relativamente à proteção dos dados. Enquanto fornecedor de um serviço de proteção da privacidade destinado a impedir o rastreamento, a contentpass destina-se principalmente aos utilizadores muito sensíveis à proteção dos seus dados. Uma subscrição da contentpass permitia-lhes evitar o rastreamento, mas os dados dos clientes da contentpass estavam alojados num fornecedor de cloud americano.
Se os dados estiverem alojados nos Estados Unidos, não se pode excluir que sejam copiados e consultados pelos serviços secretos americanos, por exemplo. Para os clientes da contentpass, este risco é problemático. Por esta razão, a empresa trabalha exclusivamente com parceiros europeus. Era portanto urgente encontrar um fornecedor de cloud europeu.
«Enquanto fornecedor de serviços de proteção da privacidade, protegemos os dados dos nossos clientes. Esta proteção começa, antes de mais, pelo local de alojamento dos dados dos clientes, o que só podemos oferecer com um fornecedor alemão ou europeu, de forma a garantir as mais elevadas normas de proteção e de segurança».
Maximilian Haupt, CTO da contentpass
A solução
Encontrou: serviços de cloud de alta performance, como o Managed Kubernetes, PostgreSQL e RedisTM, com todas as certificações de segurança e conformidade
Com a OVHcloud, a startup encontrou um fornecedor de cloud que garante plenamente a proteção e a soberania dos dados, propondo ao mesmo tempo uma boa relação qualidade/preço. Neste contexto, o Managed Kubernetes da OVHcloud foi particularmente interessante, pois todo o stack pôde ser migrado a baixo custo. Além disso, a contentpass utiliza igualmente o PostgreSQL como base de dados, o RedisTM como cache e o Object Storage para as estatísticas, bem como o Container Registry para Docker da OVHcloud.
A proximidade das soluções da OVHcloud ao projeto open source original foi particularmente vantajosa. A contentpass pôde assim realizar a migração sem recorrer a ferramentas altamente especializadas. O primeiro passo da migração foi colocar a montante umrepartidor de carga IP. Com a solução Managed Kubernetes, as ferramentas existentes da contentpass quase não tiveram de ser adaptadas. Isto permitiu uma sincronização em tempo real do Redis TM e, com um plugin PostgreSQL padronizado, os dados puderam ser migrados facilmente e sem tempo de interrupção da cloud antiga para a cloud da OVHcloud.
«Os certificados de segurança e de conformidade representam uma forte procura no nosso setor. As grandes contas, em particular, exigem frequentemente a certificação SOC1. Com a OVHcloud, não tivemos de nos preocupar».
Dirk Freytag, CEO da contentpass
Além da excelente relação qualidade/preço, os certificados de segurança e de conformidade da OVHcloud, bem como a oferta do programa OVHcloud Scaleup, constituíram critérios de decisão importantes. Enquanto participante no programa, foram atribuídos conselheiros à contentpass, tanto no domínio da venda como no da arquitetura. Estes permitiram apoiar a migração com conselhos valiosos e assistência técnica.
A infraestrutura cloud da contentpass:

O resultado
Reduzir os custos, aumentar o tráfego, assegurar a proteção completa dos dados
Entretanto, a contentpass migrou o conjunto de alojamento de dados dos clientes para o ambiente cloud da OVHcloud, onde utiliza as soluções PostgreSQL e RedisTM da OVHcloud. A abordagem open source da OVHcloud foi particularmente prática, permitindo que a contentpass efetuasse a migração sem ferramentas especializadas e sem tempo de interrupção. A abordagem open source também facilitou a resolução de problemas.
Para isso, a startup beneficiou dos conselhos e do apoio da OVHcloud, que esteve envolvida durante a migração para encontrar a solução ideal. Ao mudar para a OVHcloud, a contentpass conseguiu, entre outras coisas, poupar substancialmente: as taxas de utilização da cloud foram reduzidas praticamente para metade, para mais do dobro do tráfego. Para além disso, a migração eliminou as preocupações dos clientes relativamente à conformidade. A contentpass está agora exclusivamente a trabalhar com parceiros europeus e pode garantir a total soberania dos dados dos clientes.
A missão da contentpass, que consiste em oferecer aos utilizadores preocupados com a proteção da sua privacidade uma transparência na utilização dos dados dos visitantes e propor aos utilizadores e aos editores uma alternativa simples e equitativa, está igualmente alinhada com os valores da OVHcloud. Enquanto precursores em matéria de proteção e soberania dos dados, as duas empresas complementam-se para servir clientes sensíveis à proteção de dados.
«Ao migrar para a OVHcloud, conseguimos dividir os custos de alojamento por dois, para um tráfego duas vezes superior e incluindo a proteção dos dados desejada».
Maximilian Haupt, CTO da contentpass
Mais informações sobre a contentpass em www.contentpass.net/