BOURGET-case-study-header-web
workstations

1000
estações de trabalho virtuais

public cloud

150
máquinas virtuais

padlock icon

7
instâncias Hosted Private Cloud

O contexto

A comunidade urbana do aeroporto de Bourget reúne os 100 000 habitantes das cidades francesas de Bourget, Drancy e Dugny. É também a primeira comunidade francesa a externalizar todas as suas operações informáticas no conjunto das suas instituições públicas, incluindo as escolas, os postos de polícia municipais e os centros de saúde. A OVHcloud concebeu e forneceu uma solução Hosted Private Cloud personalizada ligada à rede da comunidade, permitindo que os funcionários públicos trabalhassem a qualquer momento num ambiente online seguro, flexível e fiável.

O desafio

As entidades públicas estão mais familiarizadas com as restrições orçamentais. Como tal, a comunidade procurava uma solução informática acessível que lhe permitisse acompanhar os progressos tecnológicos sem precisar de contratar profissionais internos. Para isso, o responsável informático tinha de subcontratar todo o conjunto de servidores do município para um fornecedor cloud baseado na criação de valor.

"Por um lado, a tecnologia está a avançar a uma grande velocidade e o hardware está a tornar-se rapidamente obsoleto. Por outro lado, as instituições públicas não têm o orçamento necessário para atualizar regularmente as suas máquinas nem os fundos necessários para recrutar administradores de sistemas experientes, cujas expectativas salariais são elevadas devido à escassez destes profissionais no setor informático. Assim, a externalização é a melhor solução."

David Larose, responsável informático, Comunidade urbana do Aeroporto de Bourget

A solução

A OVHcloud ligou diretamente o núcleo da rede da comunidade a sete soluções Hosted Private Cloud no seu datacenter através da solução vRack Dedicated Connect.

Um dos Hosted Private Cloud é utilizado unicamente para recolher e armazenar dados das 80 câmaras HD de vídeo proteção; e outros três alojam as aplicações empresariais. Os desktops remotos também alojam 150 máquinas virtuais, que incluem mais de 60 aplicações, para os dados governamentais.

Além disso, a OVHcloud implementou ligações de fibra em cidades vizinhas para estabelecer pontos de interligação e permitir que a comunidade beneficie de uma ligação de fibra 2x10 Gbps com a segurança de um segundo circuito com a mesma capacidade, assim como em dois pontos de presença (PoP) para que os dados possam ser transmitidos através de quatro ligações de fibra diferentes, utilizando duas rotas distintas. A empresa também implementou uma dupla firewall e um módulo Cisco Sourcefire num dos PoP para que os funcionários públicos da comunidade pudessem usufruir de uma ligação à Internet redundante de 10 Gbps.

O resultado

A solução Hosted Private Cloud da OVHcloud permite a partilha de plataformas entre aplicações e ambientes para uma maior flexibilidade, comunicação e eficiência. O ambiente de trabalho virtual permite simplificar a gestão de modelos, acelerar a implementação de desktops remotos e usufruir de um suporte técnico reforçado. Com o Hosted Private Cloud, a OVHcloud permite gerir a disponibilidade e o desempenho entre os pontos de interligação e as infraestruturas.

"O investimento necessário para implementar fibra nas cidades de Bobigny e La Courneuve permitirá obter um retorno sobre o investimento em 10 anos, proporcionando ao mesmo tempo uma largura de banda cem vezes maior e oferecendo-nos a possibilidade de comunicarmos através de uma rede totalmente privada com as nossas infraestruturas externalizadas."

David Larose, responsável informático, Comunidade urbana do Aeroporto de Bourget