Estamos a iniciar a nossa jornada de regionalização

A OVHcloud tem como objetivo fornecer a mais robusta das infraestruturas, permitindo que os nossos clientes criem serviços e aplicações de elevada disponibilidade e resiliência. Agora, a OVHcloud atingiu outro marco com a introdução das Regiões e das Zonas de disponibilidade, assim como dos produtos suportados associados. A primeira Região 3-AZ, composta por três Zonas de disponibilidade, está agora disponível e localiza-se em Paris, França. A primeira linha de produtos a suportar este modelo é o Bare Metal, mas outras linhas, como as instâncias Public Cloud e as soluções Storage, estarão disponíveis em breve. Além disso, a OVHcloud planeia implementar brevemente as suas novas Regiões 3-AZ noutras localizações.

Regiões

A OVHcloud opera várias Regiões para garantir a sua presença mundial e oferecer a clientes em todo o mundo serviços de primeiro nível. Uma Região é uma localização física que inclui um ou vários datacenters onde os serviços da OVHcloud estão alojados. As Regiões da OVHcloud encontram-se implementadas em várias localizações, incluindo a Europa, a América do Norte e a Ásia-Pacífico, e estão interligadas à rede backbone da OVHcloud. Consulte a tabela abaixo para obter a lista das Regiões.

Existem atualmente 2 tipos de Regiões na OVHcloud:

region_3-az-img

Região 3-AZ

 

Este tipo de Região compreende três Zonas de disponibilidade (AZ), é totalmente independente e oferece resiliência, design de aplicações multi-AZ e uma latência muito baixa entre AZ. A Região de Paris (uma Região 3-AZ) é a primeira a ser implantada, com mais a ser lançada no futuro. Para obter uma descrição geral do que é uma Zona de disponibilidade, consulte a secção seguinte.

region_1-az.png

Região 1-AZ

 

Este tipo de Região inclui apenas uma Zona de disponibilidade global, mas possui energia e rede totalmente redundantes (com um design 2N+1) e está espalhada por vários datacenters. Deste modo, oferece um elevado nível de resiliência. A OVHcloud opera várias Regiões 1-AZ ao nível mundial (Roubaix, Gravelines, Frankfurt, Beauharnois, etc.). Com o tempo, estas Regiões podem passar de 1-AZ a 3-AZ.

Zonas de disponibilidade

Uma Zona de disponibilidade é um conjunto distinto de um ou mais datacenters físicos presentes em determinada região. Foram concebidas para assegurar uma maior disponibilidade e tolerância a falhas para serviços e aplicações cloud. Cada AZ dispõe da sua própria infraestrutura independente e redundante em termos de alimentação, arrefecimento e rede. Isto evita um downtime absoluto ao nível regional em caso de falha na infraestrutura (por exemplo, de natureza elétrica ou de rede). Além de garantirem uma disponibilidade acrescida, as AZ foram especialmente concebidos para manter uma conectividade de alto desempenho (ou seja, baixa latência) entre várias AZ dentro de uma mesma Região.

Regiões OVHcloud disponíveis

A tabela abaixo especifica as Regiões OVHcloud, os seus nomes oficiais, os seus nomes AZ, os seus tipos e o seu código regional ou trigrama (como são frequentemente chamados em API e IU; por exemplo, «RBX»).

Lista das Regiões disponíveis

Localização da Região

Tipo

Nome da Região

Nome(s) da AZ

Código da Região (ou trigrama)

Europa (França - Paris)

3-AZ

eu-west-par

eu-west-par-a

eu-west-par-b

eu-west-par-c

PAR

Europa (França - Gravelines)1-AZeu-west-graeu-west-gra-aGRA
Europa (França - Roubaix)1-AZeu-west-rbxeu-west-rbx-aRBX
Europa (França - Estrasburgo)1-AZeu-west-sbgeu-west-sbg-aSBG
Europa (Alemanha - Limburgo)1-AZeu-west-lim eu-west-lim-aLIM
Europa (Polónia - Varsóvia)1-AZeu-central-waweu-central-waw-aWAW
Europa (RU - Erith)1-AZeu-west-erieu-west-eri-aERI
América do Norte (EUA - Leste - Vint Hill)1-AZus-east-vinus-east-vin-aVIN
América do Norte (EUA - Oeste - Hillsboro)1-AZus-west-hilus-west-hil-aHIL
América do Norte (Canadá - Leste - Beauharnois)1-AZca-east-bhsca-east-bhs-aBHS
América do Norte (Canadá - Leste - Toronto1-AZca-east-torca-east-tor-aYYZ
Ásia-Pacífico (Singapura - Singapura)1-AZap-southeast-sgpap-southeast-sgp-aSGP
Ásia-Pacífico (Austrália - Sydney)1-AZap-southeast-sydap-southeast-syd-aSYD
Ásia-Pacífico (Índia - Mumbai)1-AZap-south-mumap-south-mum-aYNM
Europa (França - Roubaix) (SNC)1-AZeu-west-rbx-snceu-west-rbx-snc-aRBX-SNC
Europa (França - Estrasburgo) (SNC)1-AZeu-west-sbg-snceu-west-sbg-snc-aSBG-SNC
Europa (França - Gravelines) (SNC)1-AZeu-west-gra-snceu-west-gra-snc-aGRA-SNC

 

Âmbito dos produtos

Com várias AZ, os produtos podem ser executados a diferentes níveis: ao nível da «zona», ao nível da «região» ou ao nível global.

Um produto fornecido ao nível da «zona» funciona numa zona específica escolhida pelo cliente aquando da encomenda. Em caso de uma interrupção na zona, o produto fica indisponível. Assim, cabe ao cliente gerir a situação, por exemplo, criando uma nova instância de produto numa AZ disponível na mesma região.

Um produto fornecido ao nível da «região» funciona numa região específica escolhida pelo cliente aquando da encomenda. No entanto, não é executado em uma zona específica. Em caso de interrupção numa das zonas da região, o produto fica disponível nas AZ que ainda estão funcionais.

Os seguintes produtos estão disponíveis nas Regiões 3-AZ*.

ProdutoÂmbitoRegiãoLocalização da Região
Additional IPRegionaleu-west-parEuropa (França - Paris)
Servidores Bare Metal ScaleZonaleu-west-parEuropa (França - Paris)
vRack**Global eu-west-parEuropa (França - Paris)

*Atualmente, apenas a região de Paris é uma Região 3-AZ
**O vRack é uma rede L2 global e não suporta uma resiliência de nível «zona» ou «região».


Os clientes que procuram níveis de resiliência mais elevados devem escolher uma região suportada por 3-AZ e conceber um design específico baseado em múltiplas AZ.

Sugestões de escolha em termos de região

Normalmente, recomenda-se a seleção de uma região para garantir o desempenho máximo para os utilizadores, especialmente em termos de latência. Por exemplo, um serviço com utilizadores ou clientes baseados na Europa Ocidental exigiria uma Região da Europa Ocidental, por exemplo, eu-west-par (Paris, França) ou eu-west-rbx (Roubaix, França). Um serviço disponível a nível mundial deve ser repartido por várias Regiões do mundo, por exemplo, eu-west-gra (Gravelines, França) para a Europa, ap-sudoeste-sgp (Singapura) para a Ásia-Pacífico e ca-east-bhs (Beauharnois, Canadá) para a América do Norte.

FAQ

Pretendem implementar mais Regiões 3-AZ no futuro?

Sim, fique atento.

Quais são os produtos suportados pelas Regiões 3-AZ?

Os servidores Bare Metal e os produtos Additional IP são os primeiros a suportar as 3-AZ. Visite a página de produto correspondente para obter mais informações. As soluções Public Cloud e Storage serão suportadas num futuro próximo.

Qual será o impacto da regionalização na experiência do produto?

A OVHcloud planeia passar gradualmente os seus produtos para as Regiões, à medida que as linhas de produtos são escaladas para suportar as Regiões 3-AZ. Assim que um novo produto conseguir suportar as 3-AZ, os conceitos de Região e de AZ aparecerão na sua interface de utilizador e API, sempre que relevante, bem como no conteúdo do site e na documentação. Durante esta transição, a OVHcloud garantirá que todos os produtos permanecem operacionais sem qualquer alteração no código ou nos hábitos dos clientes, em particular mantendo a compatibilidade das API.

Atualmente, apenas as linhas de produtos Bare Metal e Additional IP suportam as 3-AZ. Portanto, são os únicos produtos que expõem esta transição, através da nova experiência API e de interface. Em breve, mais produtos (como instâncias Public Cloud ou produtos Storage) irão suportar este modelo. Com o tempo, vários produtos suportarão Regiões e AZ.