O que é a ferramenta de teste JIRA? Tutorial para iniciantes
O que é JIRA?
JIRA é uma ferramenta desenvolvida pela empresa australiana Atlassian. Este software é usado para rastreamento de bugs, rastreamento de problemas, e gerenciamento de projetos. A forma completa do JIRA é, na verdade, herdada da palavra japonesa “Gojira”, que significa “Godzilla”. O uso básico desta ferramenta é rastrear problemas e bugs relacionados ao seu software e aplicativos móveis.
Também é usado para gerenciamento de projetos. O JIRA O painel consiste em muitas funções e recursos úteis que facilitam o tratamento de problemas. Alguns dos principais recursos estão listados abaixo. Agora, nestes tutoriais do JIRA, vamos aprender JIRA Defeito e software de rastreamento de projetos com este curso de treinamento.
Para que é usado o JIRA?
O software Jira pode ser usado para os seguintes propósitos:
- Gerenciamento de requisitos e casos de teste.
- Em Metodologia Ágil.
- Gerenciamento de Projetos.
- Desenvolvimento de software.
- Gestão de produtos.
- Gerenciamento de tarefas.
- Rastreamento de bugs.
Como usar o JIRA?
Aqui está um processo passo a passo sobre como usar o software Jira:
- Passo 1) Abra o software Jira e navegue até o ícone Jira Home.
- Passo 2) Selecione a opção Criar projeto.
- Passo 3) Escolha um modelo da biblioteca.
- Passo 4) Configure as colunas conforme sua necessidade nas configurações do quadro.
- Passo 5) Crie um problema.
- Passo 6) Convide os membros da sua equipe e comece a trabalhar.
Quais equipes o JIRA pode ajudar?
Abaixo estão 7 equipes diferentes que utilizam o JIRA para atingir seus objetivos.
- Equipes de desenvolvimento de software.
- Equipes Ágeis.
- Equipes de gerenciamento de projetos.
- Equipes DevOps.
- Equipes de gerenciamento de produtos.
- Equipes de marketing.
- Equipes de atendimento ao cliente.
Gerenciamento de testes no JIRA
Tricentis Test Management para Jira
eu uso Tricentis Test Management para Jira como minha solução de gerenciamento de testes. Ele me permite lidar com todo o planejamento, rastreamento e relatórios diretamente no Jira.
Ele tem uma interface de usuário intuitiva e usa problemas do Jira para definir requisitos e casos de teste, garantindo que o controle de qualidade e o desenvolvimento compartilhem visibilidade em um único registro de teste. Ao contrário de muitas das extensões Jira atuais, o Test Management for Jira é de baixo custo e permanece rápido e eficiente à medida que sua equipe e seus projetos crescem, para que você possa escalar sem preocupações. Disponível para Jira Cloud.
Características do Tricentis Test Management para Jira
- Gerenciamento centralizado de testes: Integra testes ao Jira para alinhar as equipes de controle de qualidade, desenvolvimento e produto.
- Geração de casos de teste com tecnologia de IA: Gera automaticamente casos de teste a partir de requisitos usando IA.
- Relatórios em tempo real: Fornece insights imediatos com análises detalhadas sobre a execução de testes.
- Gerenciamento flexível de casos de teste: Oferece suporte à criação, organização e gerenciamento de casos de teste com recursos como clonagem e atualização em massa.
- Integração de ferramentas de terceiros: Permite o gerenciamento de testes manuais e automatizados dentro do Jira por meio da integração de ferramentas externas.
Confira mais ferramentas de gerenciamento de testes para Jira
Esquema JIRA
Dentro do esquema JIRA tudo pode ser configurado e consiste em
- Fluxos de trabalho.
- Tipos de problemas.
- Os campos personalizados.
- Telas.
- Configuração de campo.
- Notificação.
- Permissões.
Problemas e tipos de problemas do JIRA
Esta seção deste tutorial do Jira para iniciantes orientará você sobre os problemas do software JIRA e seus tipos.
O que é o problema do JIRA?
O problema do JIRA rastrearia bugs ou problemas subjacentes ao projeto. Depois de importar o projeto, você pode criar problemas.
Em Problemas, você encontrará outros recursos úteis, como
- Tipos de problemas.
- Fluxos de trabalho.
- Telas.
- Fields
- Atributos do problema.
Agora, neste tutorial do JIRA Agile, vamos ver o problema do JIRA em detalhes:
Tipos de problemas do Jira
Tipo de problema exibe todos os tipos de itens que podem ser criados e rastreados por meio da ferramenta de teste do Jira. Os problemas do JIRA são classificados em vários formatos, como novo recurso, subtarefa, bug, etc., conforme mostrado na captura de tela.
Existem dois tipos de esquemas de tipos de problemas na ferramenta de gerenciamento de projetos Jira:
- Esquema de tipo de problema padrão: No esquema de tipo de problema padrão, todos os problemas recém-criados serão adicionados automaticamente a este esquema.
- Esquema de tipo de problema do Agile Scrum: Problemas e projetos associados ao Agile Scrum usarão este esquema.
Além desses dois esquemas de tipo de problema, você também pode adicionar esquemas manualmente conforme a necessidade, por exemplo, criamos um TI e suporte esquema, e para estes, iremos arrastar e soltar os tipos de problemas do Tipo de problema disponível ao Tipo de problema para o esquema atual conforme mostrado na captura de tela abaixo:
Componentes JIRA
Componentes Jira são subseções de um projeto; eles são usados para agrupar problemas dentro de um projeto em partes menores. Os componentes adicionam algumas estruturas aos projetos, dividindo-os em recursos, equipes, módulos, subprojetos e muito mais. Usando componentes você pode gerar relatórios, coletar estatísticas e exibi-las em painéis e assim por diante.
Para adicionar novos componentes, conforme mostrado na tela acima, você pode adicionar um nome, uma descrição, um lead do componente, e cessionário padrão.
Tela JIRA
Quando o problema é criado no JIRA, ele será organizado e representado em diferentes campos; essa exibição dos campos no JIRA é conhecida como uma tela. Este campo pode ser transitado e editado por meio do fluxo de trabalho. Para cada problema, você pode atribuir o tipo de tela conforme mostrado na captura de tela. Para adicionar ou associar uma operação de problema a uma tela, você precisa ir ao menu principal e clicar em Temas clique na tela Esquemas, e depois clique em “Associar uma operação de problema a uma tela” e adicione a tela de acordo com a necessidade. Nestes tutoriais do Jira para testadores, aprenderemos sobre os atributos do problema do Jira.
Atributos do problema do Jira
Os atributos do problema abrangem:
- Status.
- Resoluções.
- Prioridades.
Status: Diferentes status são usados para indicar o andamento de um projeto, como Tarefas, InProgress, Aberto, Fechado, Reaberto e Resolvido. Da mesma forma, você tem resoluções e prioridades; na resolução, novamente fala sobre o andamento de questões como Corrigido, Não Conserto, Duplicado, Incompleto, Não é possível reproduzir, Concluído você também pode definir as prioridades do problema, se um problema é crítico, maior, menor, bloqueador e trivial.
Esquemas de segurança de emissão
Esta função no JIRA permite controlar quem pode visualizar os problemas. Consiste em vários níveis de segurança que podem ter usuários ou grupos atribuídos a eles. Você pode especificar o nível de segurança dos problemas ao criar ou editar um problema.
Da mesma forma, existe um esquema de permissão padrão. Qualquer novo projeto criado será atribuído a este esquema. Os esquemas de permissão permitem criar um conjunto de permissões e aplicar esse conjunto de permissões a qualquer projeto.
Administração do Sistema
Alguns dos recursos úteis que o administrador JIRA fornece aos usuários são:
-
Registro de Auditoria
Em Log de auditoria, você pode visualizar todos os detalhes sobre o problema criado e as alterações feitas nos problemas.
-
Vinculação de problemas
Isso mostrará se seus problemas estão vinculados a qualquer outro problema que já esteja presente ou criado no projeto. Você também pode desativar a vinculação de problemas no próprio painel.
-
Mail em JIRA
Com o Mail sistema em admin, você pode enviar problemas para uma conta em um servidor de e-mail POP ou IMAP ou mensagens gravadas no sistema de arquivos geradas por um serviço de e-mail externo.
-
Eventos
Um evento descreve o status, o modelo padrão e o esquema de notificação e as associações pós-função de transição de fluxo de trabalho para o evento. Os eventos são classificados em dois eventos do sistema (eventos definidos pelo JIRA) e eventos personalizados (eventos definidos pelo usuário).
-
Watch List
O JIRA permite que você observe um problema específico, o que informa sobre notificações de quaisquer atualizações relacionadas a esse problema. Para observar um problema, clique na palavra “watch” na janela do problema. Para ver quem está observando seus problemas, clique no número entre colchetes.
-
Coletores de problemas
Na forma de problemas do JIRA, um coletor de problemas permite coletar feedback sobre qualquer site. Na administração, se você clicar em Issue Collectors, será aberta uma opção solicitando Adicionar um Issue Collector. Depois de configurar a aparência de um Issue Collector, incorpore o arquivo gerado JavaScript em qualquer site para feedback.
-
Ferramentas de desenvolvimento
Você também pode conectar suas ferramentas de desenvolvimento de software, incluindo a ferramenta de teste Jira, ao JIRA usando esta função administrativa. Você deve inserir o URL do aplicativo para se conectar ao JIRA.
Como criar um problema no JIRA
Vou guiá-lo pelo processo passo a passo que uso para criar, editar e resumir um problema no JIRA, uma ferramenta eficaz para testes.
Etapa 1) Abra o software Jira e faça login com seu ID e senha.
O JIRA Dashboard será aberto quando você inserir seu ID de usuário e senha. No painel gratuito do JIRA, você encontrará a opção Projeto; ao clicar nele, será aberta uma janela que lista opções como Simple Issue Tracking, Project Management, Agile Kanban, Jira Classic e assim por diante, conforme mostrado na imagem abaixo.
Etapa 2) Forneça detalhes do problema.
Ao clicar na opção Acompanhamento simples de problemas, outra janela será aberta, onde você pode mencionar todos os detalhes sobre o problema e atribuí-lo à pessoa responsável.
Etapa 3) Forneça informações detalhadas para criar um problema.
Ao clicar no botão “Enviar”, será aberta uma janela onde você poderá realizar uma lista de trabalhos como criar problemas, atribuir problemas, verificar o status de problemas como resolvido, em andamento ou fechado e assim por diante.
Assim que o problema for criado, um pop-up aparecerá na tela informando que seu problema foi criado com sucesso, conforme mostrado na captura de tela abaixo:
Etapa 4) Abra o menu Problemas para pesquisar e executar várias funções em problemas.
Agora, se você deseja editar um problema ou exportá-lo para um documento XML ou Word, você pode passar o mouse no painel principal e clicar em Problemas. Em opções de problemas, clique em Pesquisar problemas, que abrirá uma janela onde você poderá localizar seus problemas e executar diversas funções.
Quando você seleciona o “pesquisar problemas” para Problemas, uma janela aparecerá conforme mostrado na captura de tela:
- A opção Pesquisar problemas levará você a uma janela onde poderá ver os problemas que você criou. Por exemplo, aqui temos os problemas ST1 e ST2.
- Aqui na captura de tela você pode ver o problema “Bug detectado durante o teste de aceitação do usuário” e todos os detalhes relacionados a ele. A partir daqui, você pode executar várias tarefas, como parar o progresso em issues, editar issues, comentar issues, atribuir issues e assim por diante.
- Você pode até exportar detalhes do problema para um documento XML ou Word.
- Além disso, você pode visualizar atividades relacionadas ao problema, análises sobre o problema, registro de trabalho, histórico do problema e assim por diante.
-
Na opção de controle de tempo, você pode ver o tempo estimado para resolver os problemas.
Na mesma janela, você pode definir um filtro para o problema e salvá-lo em Filtros Favoritos, para que quando quiser pesquisar ou visualizar um problema específico, você possa localizá-lo usando o filtro.
Etapa 5) Clique na opção Resumo para visualizar os detalhes sobre os problemas
Para visualizar o resumo do problema, você pode clicar em opções de resumo; isso abrirá uma janela que mostrará todos os detalhes do seu projeto e progresso neste gráfico. No lado direito da janela de resumo, há um Fluxo de atividades, que fornece detalhes sobre as questões e comentários feitos pelo cessionário sobre a questão.
Subtarefa
Os problemas de subtarefa são úteis para dividir um problema pai em várias tarefas menores que podem ser atribuídas e rastreadas separadamente. Ele aborda os problemas de forma mais abrangente e separa a tarefa em partes menores de tarefas a serem executadas.
Como criar subtarefa
A subtarefa pode ser criada de duas maneiras:
- Crie uma subtarefa no problema pai.
- Criando um problema em uma subtarefa.
Para criar uma subtarefa no JIRA, você deve selecionar um problema ao qual deseja atribuir a subtarefa. Na janela do problema, clique na opção Atribuir mais e, a seguir, clique em criar subtarefa, conforme mostrado na imagem abaixo. Você também pode selecionar converter em subtarefa na mesma guia para converter o problema pai em uma subtarefa.
Depois de clicar Criar subtarefa, uma janela aparecerá para adicionar um problema de subtarefa. Preencha os detalhes sobre a subtarefa e clique em Crie conforme mostrado na captura de tela abaixo, e isso criará uma subtarefa para o problema pai.
Ele criará uma subtarefa sob os problemas pais, e detalhes aparecerão sobre quando concluir a tarefa na página do tipo de problema, conforme mostrado na captura de tela abaixo. Se você quiser adicionar mais subtarefas, clique no sinal de mais (+) no canto do painel de subtarefas. Da mesma forma, se você quiser anotar o tempo gasto na tarefa atual, clique no sinal de mais (+) no canto do controle de tempo e coloque os detalhes na planilha de registro.
Alguns pontos importantes a serem lembrados ao criar a subtarefa:
- Você pode ter quantas subtarefas forem necessárias em um problema.
- Você não pode ter uma subtarefa para uma subtarefa.
- Depois que uma subtarefa é criada em um pai, o pai não pode ser convertido em uma subtarefa.
- Uma subtarefa pode, no entanto, ser convertida em um problema pai.
- Você pode trabalhar em sua subtarefa sem precisar sair do problema principal.
Fluxos de trabalho
Um fluxo de trabalho JIRA é um conjunto de status e transições pelos quais um problema passa durante seu ciclo de vida. Depois que o problema é criado, o fluxo de trabalho abrange cinco etapas principais.
- Abra o problema.
- Problema resolvido.
- Problema em andamento.
- Problema reaberto.
- Fechar problema.
O fluxo de trabalho no JIRA compreende estatutos, cessionários, resoluções, condições, validadores, pós-funções e propriedades.
- Status: Eles representam as posições dos problemas em um fluxo de trabalho.
- Transições: As transições são as pontes entre os status, a forma como uma questão específica passa de um status para outro.
- Cessionário: O cessionário determina a parte responsável por qualquer problema e determina como a tarefa será executada.
- Resolução: Explica por que um problema passa de um status aberto para um status fechado.
- Condições: As condições controlam quem pode realizar uma transição.
- Validadores: Pode garantir que a transição possa acontecer, dada a situação da questão.
- Propriedades: O JIRA reconhece algumas propriedades nas transições.
Você pode atribuir o status do problema na própria janela ao clicar na caixa de seleção para o status IN Progress, conforme mostrado na captura de tela abaixo. O status será refletido no painel do problema destacado em amarelo.
Para o problema que criamos, o JIRA apresentará um fluxo de trabalho que mapeia o andamento do projeto. Conforme mostrado na captura de tela, qualquer status que definimos no painel Problema será refletido no gráfico de fluxo de trabalho, aqui definimos o status do problema como “Em andamento” e o mesmo status é atualizado no fluxo de trabalho, destacado em amarelo. O fluxo de trabalho pode fornecer uma visão geral rápida do trabalho em processo.
Plug-ins no JIRA
Existem plug-ins disponíveis para o JIRA funcionar de forma mais eficaz, alguns desses plug-ins são Zendesk, Salesforce, GitHub, Gitbucket, etc. Alguns deles permitem que a equipe de suporte relate problemas diretamente ao JIRA, crie repositórios privados ilimitados com suporte completo para gerenciamento de problemas e testes, etc.
JIRA Ágil
O método Agile ou Scrum é geralmente usado por equipes de desenvolvimento que seguem um roteiro de recursos planejados para as próximas versões de seus produtos. O Agile segue os mesmos roteiros para rastrear seus problemas como em outros métodos JIRA Para fazer -> Em andamento -> Concluído, conforme mostrado na captura de tela abaixo, temos um problema em Façam e o segundo em Em andamento. Assim que o problema em Andamento for resolvido, ele passará para o status Concluído e, da mesma forma, o problema em A Fazer passará para o próximo estágio, Em Andamento.
Criando problema no Agile
Para criar um problema Agile, vá ao menu principal na guia Agile e clique em “Introdução”. ao clicar nele, será solicitado que você crie um novo quadro para os problemas do Scrum ou Kanban. Você pode escolher sua opção de acordo com sua necessidade, aqui selecionamos o método Scrum.
Como criar um épico no Agile
No JIRA Agile, um épico é simplesmente um tipo de problema. O épico captura uma grande quantidade de trabalho. É uma grande história de usuário que pode ser dividida em várias pequenas histórias. Completar Jira épico, pode levar vários sprints. Você pode criar um novo épico no Agile ou usar o problema que você criou em um quadro JIRA normal. Da mesma forma, você também pode criar uma história para o Agile Scrum.
Modo de planejamento no Agile:
O modo Plan exibe todas as histórias de usuário criadas para o projeto. Você pode usar o menu do lado esquerdo para decidir a base na qual os problemas devem ser exibidos. Enquanto estiver no menu do lado direito, clicando no problema, você pode criar subtarefas, logwork, etc.
Modo de trabalho no Agile
Ele exibirá as informações do sprint ativo. Todos os problemas ou histórias de usuário serão exibidos em três categorias, conforme mostrado na captura de tela abaixo: Para fazer, Em andamento e Concluído, para mostrar o progresso do projeto ou dos problemas.
Uso de clone e link no JIRA
No JIRA, você também pode clonar o problema; uma vantagem de clonar um problema é que as diferentes equipes podem trabalhar separadamente no problema e resolvê-lo rapidamente.
Existe outra função útil é JIRA Ligação, A vinculação de problemas permite criar uma associação entre dois problemas existentes no mesmo servidor JIRA ou em servidores JIRA diferentes. Conforme mostrado na captura de tela, vinculamos o problema atual, “O menu suspenso do ST-6 não está funcionando”, com outro problema, “A GUI do ST-4 não responde - teste novamente as funções da GUI”.
Como aqui, definimos o sprint para 1 dia, e ele executará o sprint para esse período de tempo específico, conforme mostrado na captura de tela abaixo. Se você estiver trabalhando com Scrum e quiser priorizar o problema ou classificá-lo, basta arrastar e soltar o problema no backlog.
Além disso, existem várias tarefas que você pode realizar; por exemplo, se você clicar no canto direito da janela, uma lista de funções aparecerá, que você pode usar conforme sua necessidade.
Relatórios no JIRA
Para acompanhar o progresso no Agile, um Gráfico de Burndown mostra a quantidade real e estimada de trabalho a ser feito no sprint. Um gráfico de burndown típico se parecerá um pouco com isso, onde a linha vermelha indica a tarefa real restante, enquanto a linha azul indica a tarefa ideal restante durante o ciclo scrum.
Além do gráfico burn-down, existem outras opções disponíveis na automação JIRA, como Sprint Relatório, Relatório Épico, Relatório de Versão, Gráfico de Velocidade, Gráfico de Controle e Diagrama de Fluxo Cumulativo. Você também pode usar diferentes opções de gráficos para representar o andamento do seu projeto.
Como na captura de tela acima, selecionamos um gráfico de pizza para as prioridades dos problemas. Irá gerar um gráfico circular representando as prioridades e a gravidade dos problemas em percentagem para todo o projeto, conforme mostrado abaixo. Você pode visualizar o gráfico de pizza de diferentes perspectivas, como responsável, componentes, tipo de problema, prioridade, resolução, status, etc.
Você também pode configurar como deseja ver o quadro do scrum. O quadro do scrum oferece várias opções por meio das quais você pode fazer alterações na aparência do seu quadro. Vários recursos que você pode configurar usando o Scrum são Colunas, Swimlanes, Filtros rápidos, Cores de cartão e assim por diante. Aqui, selecionamos o gerenciamento de colunas e selecionamos a opção Contagem de problemas, e ele mostrará o número total de problemas em andamento, a fazer ou concluídos. No gerenciamento de colunas, podemos adicionar uma coluna adicional conforme nossa necessidade, da mesma forma que há diferentes recursos que você pode configurar no quadro.
Filtros
Você também pode definir filtros diferentes dos filtros padrão para filtrar os problemas. Os filtros que você pode usar são data, componente, prioridade, resolução e assim por diante.
Quadro Kanban e problemas de gerenciamento
Assim como o quadro Agile Scrum, também podemos criar um quadro Kanban, aqui criamos um projeto chamado Cloud Testing. O quadro Kanban é útil para a equipe que gerencia e restringe seu trabalho em andamento. Os quadros Kanban são visíveis no modo Trabalho, mas não no modo Plano.
Aqui criamos um problema ” Bug detectado durante o teste de carga” e “Verifique problemas relacionados ao servidor em nuvem” no Quadro Kanban, conforme mostrado na captura de tela abaixo, ele também mostra seu status destacado em vermelho.
Kanban é considerada a melhor metodologia para correção de bugs e liberação de manutenção, onde as tarefas recebidas são priorizadas e trabalhadas de acordo. Existem algumas medidas que podem tornar o Kanban mais eficiente.
- Visualize seu fluxo de trabalho.
- Limite o trabalho em andamento.
- Trabalhe nos problemas.
- Meça o tempo do ciclo.
JIRA Scrum x JIRA Kanban
Pela minha experiência, posso destacar os contrastes significativos entre o JIRA Scrum e o JIRA Kanban.
Scrum | Kanban |
---|---|
Relatórios
Gráfico de Burndown: O gráfico mostra todas as mudanças e o escopo alterado enquanto o sprint ainda está em andamento, outros gráficos incluem Sprint Relatório, gráfico de velocidade, relatório épico, etc. |
Relatórios
Gráfico de controle: permite medir o tempo de ciclo dos problemas, mostrando o tempo médio e o tempo real necessário para concluí-los. |
Tábua Ágil
Ele permite que a equipe veja o progresso dos sprints. Este é o modo de trabalho, onde você pode ver o próprio quadro dividido em diferentes status. |
restrições
A equipe pode decidir se deseja aumentar ou diminuir o número de problemas que devem ser exibidos em cada status. |
Backlog
É aqui que a equipe planejará os sprints e estimará as histórias de cada sprint. |
Fluxo de trabalho
Você pode mapear colunas para os status do seu fluxo de trabalho. Simplesmente adicionando ou removendo colunas, o fluxo de trabalho pode ser alterado quando necessário. |