Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2020
…
52 pages
1 file
RESUMO: O presente artigo explora as diferentes músicas e pedagogias subjacentes ao currículo das escolas públicas de Ensino Artístico Especializado da Música em Portugal. Neste sentido, pretende contribuir para o conhecimento da realidade musical do país, nomeadamente no que concerne às tipologias musicais, ou seja, aos géneros e estilos musicais praticados pelas escolas públicas de música, e, consequentemente, possibilitar a adoção de estratégias e medidas políticoculturais que consolidem os projetos educativos das escolas intervenientes, reforçando a sua autonomia pedagógica e as insira, efetivamente, nas suas comunidades locais/regionais, mas também na educação global de todos os indivíduos.
A eciclagem de resíduos de construção e demolição (RCD) no país, pesar de ser uma atividade recente, tem se desenvolvido mais ignficativamente nos últimos 5 anos. Existe pouca informação istematizada sobre o estado da arte nacional do gerenciamento e RCD. Este artigo apresenta o panorama da reciclagem de RCD entre 1986 e 2008 no Brasil através do levantamento de canteiros que implantaram triagem de RCD e seus benefícios e do levantamento da taxa de crescimento e capacidade instalada das usinas de reciclagem, o setor responsável por sua operação (público ou privado), e suas condições operacionais. Cerca de 1% das empresas nacionais já foram assistidas para a implantação de planos de gerenciamento de RCD em canteiros, sendo esse percentual composto principalmente de construtoras de médio e grande portes. Os resultados mostram que, após a resolução CONAMA 307, a quantidade de usinas instaladas cresceu, mas utilizando ainda um sistema simples de reciclagem. O custo do controle de qualidade é baixo. Ele precisa ser implantado com o intuito de se reduzir a variabilidade do agregado reciclado. São apresentadas alternativas para melhorar os processos de reciclagem e, conseqüentemente, a qualidade do agregado reciclado, que poderiam contribuir para o desenvolvimento do mercado para RCD.
IARA-Revista de Moda, cultura e arte, 2009
Este artigo integra um capítulo de Políticas do vestir: recortes em viés, tese que examina linhas de força que perpassam os fluxos vestimentares, em diferentes abordagens e planos conceituais. Tomando como método de pesquisa e estratégia de escrita o conceito de ziguezague, assim pontuado pelo filósofo Gilles Deleuze, o fragmento aqui apresentado integra uma cartografia da moda contemporânea traçada a partir do conceito de estilo, investigado sob diversas perspectivas, entre elas seu esvaziamento conceitual, seu fortalecimento como motriz do funcionamento da moda e o aprisionamento categórico de seus atributos expressivos associado à prática do consumo, especialmente a partir década de 1980. Essas perspectivas são apresentadas na companhia de autores, como Gilles Deleuze e Felix Guattari, em diálogo com Maurizio Lazzarato, Gilles Lipovetsky e Diana Crane, entre outros.
Livro e Lei RL, 2021
A gestão de conflitos de trabalho em Angola uma abordagem preliminar: o caso Wapo Liudmila Oliveira Do Espírito Trigueiros Dissertação submetida como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ciências do Trabalho e Relações Laborais Orientador (a):
Acústica e Vibrações, 2020
Nesta edição da revista inauguramos a seção de resenhas de livros (ou book reviews). A ideia é trazer de forma resumida o conteúdo de livros clássicos e novidades — nos assuntos relacionados com as diversas ciências que envolvem acústica e vibrações. Além disso, informações interessantes acerca dos autores serão geralmente acompanhadas, trazendo um pouco mais de contexto sobre as obras. Os livros resenhados foram: Physical Approach to Engineering Acoustics (Ronald N. Miles), Environmental and Architectural Acoustics (Z. Maekawa, J. H. Rindel e P. Lord), Acoustics: An Introduction to Its Physical Principles and Applications (Allan D. Pierce) e Fundamentals of Spherical Array Processing (Boaz Rafaely).
A ciência tem história? É dessa questão aparentemente singela e por que não óbvia, que o autor procura resolver e/ou apontar possíveis caminhos para discussão acerca do "problema da historicidade". O livro em questão surgiu a partir de um curso ministrado pelo autor em 2013 na Escola Paranaense de História e Filosofia da Ciência por ele classificado como uma "análise de episódios importantes da historiografia da ciência produzida ao longo do século XX" (p. 19). 1 Segundo o autor, não seria propriamente um livro de história da ciência, mas uma reflexão sobre como pensar filosoficamente a escrita da história da ciência (linguagem, narrativa, discurso), uma vez que, a "historiografia da ciência" situa-se entre a história da ciência e a filosofia da ciência, pois, "pressupõe sempre uma concepção epistemológica por trás de seus modelos" (p. 19), em que os paradigmas epistemológicos são também históricos, partindo da premissa kuhniana de que "a ciência tem história" (p. 20).
Mariana Zanchetta Otaviano, 2021
Artigos provenientes do Simpósio "Gênero e Arqueologia: Perspectivas desde o Nordeste" no âmbito da SAB Nordeste 2020
Este é um livro da maior utilidade. Serve tanto ao aluno que prepara monografia, dissertação ou tese, como ao professor que orienta trabalhos acadêmicos. Tenho a grata satisfação de apresentar a tão esperada quarta edição. Como professor de Metodologia da Pesquisa, sou seu usuário permanente e recomendo a todos os meus alunos que o adquiram para uso imediato e que o conservem para consulta.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Revista Cientefico Faculdade Ruy Barbosa, 2006
LEITURAS CLÁSSICAS DE DIREITO TRIBUTÁRIO_capa_sumário-introdução.pdf, 2018
Corpos que sofrem, 2019