Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2011
…
14 pages
1 file
A partir deste texto iremos explorar o significado semântico e ideológico dos conceitos de património cultural bem como as problemáticas que a dicotomia património material/imaterial encerra nos debates em torno da questão patrimonial. Esta dicotomia parece afigurar-se como uma falsa questão uma vez que o património cultural é uno e indivisível. Um objeto incorpora a dimensão material, ou o suporte da informação, e a dimensão imaterial, ou o significado que lhe foi atribuído e que o conduziu à inclusão na categoria património (Telles, 2010: 122).
Resenha do Livro Do Material ao Imaterial: patrimônios culturais do Brasil. CORÁ, Maria Amélia Jundurian. São Paulo: EDUC, FAPESP, 2014. 360p.
2015
A navegação consulta e descarregamento dos títulos inseridos nas Bibliotecas Digitais UC Digitalis, UC Pombalina e UC Impactum, pressupõem a aceitação plena e sem reservas dos Termos e Condições de Uso destas Bibliotecas Digitais, disponíveis em https://digitalis.uc.pt/pt-pt/termos. Conforme exposto nos referidos Termos e Condições de Uso, o descarregamento de títulos de acesso restrito requer uma licença válida de autorização devendo o utilizador aceder ao(s) documento(s) a partir de um endereço de IP da instituição detentora da supramencionada licença. Ao utilizador é apenas permitido o descarregamento para uso pessoal, pelo que o emprego do(s) título(s) descarregado(s) para outro fim, designadamente comercial, carece de autorização do respetivo autor ou editor da obra. Na medida em que todas as obras da UC Digitalis se encontram protegidas pelo Código do Direito de Autor e Direitos Conexos e demais legislação aplicável, toda a cópia, parcial ou total, deste documento, nos casos em que é legalmente admitida, deverá conter ou fazer-se acompanhar por este aviso.
2019
Trata-se de um trabalho de cunho teórico que se propõe a discutir sobre o jogo tradicional, situá-lo como patrimônio material e imaterial da humanidade e ilustrar a partir de processos de salvaguarda realizadas no Brasil.Mesa 13: Educación física e historiaFacultad de Humanidades y Ciencias de la Educació
Diálogos, DHI/PPH/UEM, Brasília, 2006
Resumo. Neste artigo se discute a dicotomia entre patrimônio material e imaterial. O que se busca mostrar neste aspecto são alguns problemas oriundos dessa dicotomia diretamente ligados ao entendimento que se tem do conceito de cultura e de sua aplicação pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional -IPHAN, nas políticas culturais do Brasil. Palavras-chave: patrimônio; cultura; políticas; IPHAN.
concinnitas.uerj.br
Com o desenvolvimento recente das políticas para o patrimônio ima-terial no Brasil, temos um campo em que os cientistas sociais são cha-mados à ação. Este texto, um exercício de reflexão sobre conceitos importantes na orientação dessas políticas, procura ressaltar a corre- ...
Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, 2024
O Pampa Gaúcho é um vasto território carregado de características materiais e imateriais, que apresentam como potencialidades e oportunidades para a agropecuária familiar agroecológica. A presente pesquisa visa identificar os aspectos materiais e imateriais presentes na agricultura e na pecuária familiar agroecológica no Pampa Gaúcho. A pesquisa se classifica como qualitativa e exploratória e foi realizada a partir de estudo de caso. As técnicas de coleta de dados foram: entrevistas semiestruturadas e observação não participante. Efetuaram-se 15 entrevistas entre outubro de 2021 e fevereiro de 2022: quatro com agentes de desenvolvimento e onze com agricultores e pecuaristas familiares agroecológicos. O tratamento dos dados ocorreu por análise de conteúdo. Os resultados indicam que os atributos materiais do território estão mais relacionados às percepções dos agricultores familiares agroecológicos vinculadas ao ambiente natural e às questões produtivas de reprodução social. Já os atributos imateriais do território vinculam-se, em maior grau, às perspectivas dos pecuaristas familiares agroecológicos em relação ao modo de vida e à forma afetiva que associam a produção aos recursos naturais disponíveis no Pampa Gaúcho. Conclui-se que neste território há uma riqueza de particularidades que o projeta como um ambiente único para o desenvolvimento de práticas produtivas agroecológicas e conservação do bioma.
BIBLOS
Os ex-líbris estão entre as marcas de proveniência bibliográfica deixadas em um livro que mais possibilitam fixar, manifestar, reconhecer e evocar a memória. Além de demarcar posse, os ex-líbris podem ingressar em coleções e ser ressignificados. Diante disso, o presente estudo tem o objetivo de discutir os ex-líbris a partir de concepções teóricas da memória e do patrimônio. Essa pesquisa parte de uma revisão bibliográfica em textos de teóricos como Halbwachs (1990), Candau (2016), Ricoeur (2007), Bertinazzo (2012), Prats (2000) e outros. Como procedimentos metodológicos, os dados foram coletados in loco na Biblioteca Rio-Grandense, onde os ex-líbris foram fotografados, por ser esse um instrumento de salvaguarda e que permite posterior análise. Dentre a coleta foi selecionada uma amostra de ex-líbris com diferentes temáticas, que reúne elementos que mostram claramente a influência dos quadros sociais da memória na construção das lembranças do titular, manifestados na criação da marc...
2008
Alegação de co-autoria. 'No caso dos autos, a participação do ora agravado restringiu-se tão-somente a sua orientação. O estudo foi desenvolvido pela autora, sob orientação do professor, como dissertação do curso de mestrado em bioquímica da Universidade Federal do Paraná. A colaboração do mesmo, então, a priori, estaria vinculada apenas à orientação da autora na produção e pesquisa universitária, o que difere sensivelmente da figura da co-autoria. Ainda que o orientador já trabalhasse no desenvolvimento da linha de pesquisa seguida pela mestranda, certo que ela foi a autora do estudo, reservando-se ao Professor orientador, no âmbito universitário, a missão de conduzir, dirimir dúvidas, encaminhar apenas o desenvolvimento do trabalho científico destinado à obtenção do grau: não a, de realizar a pesquisa ou confeccionar a dissertação, o que, aliás, se ocorresse, fraudaria sua posição de orientador. [...]'." (BRASIL.
Em questões de direitos de propriedade intelectual colectiva, quem rouba o quê, e como, a quem? E porquê?
Memória e patrimônio: temas e debates, 2018
Considerações iniciais O Hospital Colônia Itapuã (HCI) foi inaugurado em 1940 na cidade de Viamão, próximo da capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Esta instituição surgiu através de uma medida do governo federal que previa a construção de diversos hospitais-colônia no Brasil, com o intuito de evitar a proliferação da hanseníase. Enfermidade antigamente conhecida como lepra, em nosso país o nome foi aletrado com a finalidade de diminuir o estigma e o medo vinculado a ela, fato que foi oficializado pela Lei nº 9.010/95. Estes hospitais seguiam características de pequenas cidades. No caso do HCI, existiam igrejas, escolas, padaria, espaços de lazer, fábricas de calçado e sabão, entre outras estruturas que reproduziam em um ambiente limitado a sociedade da qual estas pessoas haviam sido excluídas. Quanto ao tratamento, em princípio, ele era ministrado por Irmãs Franciscanas de Penitência e Caridade Cristã em conjunto com o Diretor Chefe que era o diretor e médico da instituição. Contudo, não havia um tratamento
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Revista internacional de folkcomunicação, 2021
Anais do Arquimemória 4 - Encontro Internacional sobre a Preservação do Património Edificado, 2013
Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ
Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, 2016