Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2012
Evolução urbana de Olhão é o título do presente artigo. Serve o mesmo para dar a conhecer e evidenciar o papel de cada uma das áreas urbanas que se foram desenvolvendo em Olhão a partir do séc. XVIII. Pretende-se expor uma abordagem da morfologia urbana que foque sobretudo a questão espacial mas também que vá ao encontro de alguns aspetos estruturais relacionados com a habitação. Para entender o processo de formação e evolução do núcleo urbano de Olhão adotei a seguinte metodologia: desenvolvi um trabalho de início de cariz teórico que compreendeu o levantamento de bibliografia diversa e genérica, mais precisamente enciclopédias, obras de geografia, guias e alguns artigos escritos por Antero Nobre, Francisco Fernandes Lopes e Alberto Iria. Obtida uma ideia genérica acerca do tema e passados alguns meses no Arquivo Histórico Municipal de Olhão, o local mais indicado para tentar compreender as políticas urbanas municipais pude, por fim, recolher um conjunto de dados importantes acerca...
2018
RESUMO: Este trabalho traz uma análise da evolução e desenvolvimento do desenho urbano da cidade de Porto Velho. Para uma melhor compreensão desses aspectos procurou-se trazer um panorama geral da cidade, bem como de seu histórico de ocupação, relacionando-os, a fim de identificar pontos em comum neste diálogo para embasar as considerações a respeito do objeto em questão. Verificando como se consolidou a morfologia urbana da cidade em cada período da história da cidade.
O logo de Olhão, como lugar de habitação (MACHADO, 1956) existiu provavelmente já na época medieval. Infortunadamente, estas póvoas marítimas, habitadas sazonalmente em areais de frente para baías e em boas zonas de pescaria, constituídas essencialmente por cabanas feitas de canas, junco e adobe, não constavam das enumerações da administração ou das corografias oficiais, pelo menos até ao século XIX. A formação da comuna marítima de Olhão é um caso de estudo raro na história peninsular. A evolução de Olhão para povoação, na segunda metade do século XVII, esteve relacionada com a construção de riqueza pelos mareantes e consequente aquisição de influência junto das autoridades, com o objectivo de alterar o estatuto da sua comunidade. Contudo, o reconhecimento oficial só aconteceu no início do século XIX, quando os olhanenses conseguiram a elevação do lugar a “Vila de Olhão da Restauração” por D. João VI. A população de Olhão teve um papel fundamental no início da revolta contra a ocupação francesa do Algarve. Mas esta acção corajosa e patriótica teria caído no esquecimento, não fora a iniciativa de um grupo de audazes ter atravessado o oceano Atlântico para dar a boa nova aos monarcas portugueses, exilados no Brasil. Neste pequeno trabalho de investigação desenrolou-se a pesquisa sobre o processo de formação da povoação. Procurou-se relacionar os principais momentos de crescimento e mudança da estrutura urbana e social com a construção de riqueza em Olhão.
2000
Alvim, pelas sugestões dadas no exame de qualificação. Aos professores que muito me ensinaram ao longo do curso de mestrado. Aos funcionários do Setor de Pós-Graduação da FAU-USP, pela atenção prestada do início ao fim do mestrado.
2020
A cidade de Petropolis esta localizada na Serra da Estrela, no estado do Rio de Janeiro, Brasil. Fundada como cidade de veraneio da Familia Real Portuguesa, e reconhecida por seu tracado urbano e sua arquitetura, possuindo marcos importantes do seu desenvolvimento que auxiliam a compreensao da evolucao da morfologia urbana conectada com a historia da cidade e a interferencia dos momentos historicos.do pais. No seu Centro Historico, casaroes do seculo XVIII se misturam aos sobrados de diversos estilos, como, o Art Deco e o ecletico. Tambem ha exemplares da arquitetura modernista e imponentes construcoes do periodo industrial. Compreendo a complexidade do sistema de Sendo as cidades, sistemas complexos, o objetivo neste trabalho e apresentar um estudo deda evolucao da forma urbana nos periodos de 1860 e 2020, considerando as questoes da estrutura historico-geografica da cidade. Foram utilizadas diferentes ferramentas computacionais e desenvolvidos meios de conexao entre elas na geraca...
Intervenciones contemporáneas en territorios con historia, 2018
Olhão se ubica en el extremo sur de Portugal. Es la tercera ciudad de la región de Algarve y el puerto pesquero más importante de la costa sur. El área de intervención del Plan Detalle comprende una superficie aproximada de 16 ha, con una población de 2288 personas, 1375 hogares y 1143 edificios residenciales (censo 2001). Este plan tiene como objetivos: • promover el desarrollo urbano Centro Histórico; • promover el Centro Histórico como motor para el desarrollo de nuevas actividades y funciones; • promover la apreciación de la especificidad y singularidad de Olhão, con el fin de mejorar la proyección de la imagen de la ciudad. De este modo, el Plan propone las siguientes líneas de acción: • salvaguardia de la morfología urbana y la escala propias del Centro Histórico; • inventario del patrimonio arquitectónico; • rehabilitación de edificios existentes; • coordinación entre las distintas regulaciones locales aplicables; • definición de medidas para la integración de sistemas urbanos sostenibles.
O presente trabalho visa fazer uma síntese histórica do seguimento Urbanístico da Cidade do Rio de Janeiro, e seus elementos estruturadores junto a seus principais problemas. Como iniciou modelo de urbanização e suas dificuldades de implantar um sistema que atendesse a todos, inclusive os menos favorecidos que trabalhavam para toda essa evolução do sistema urbano, mas a evolução não assegurou a esses um plano habitacional justo, e atualmente a cidade do Rio de Janeiro sofre com os erros cometidos no século XVIII. O problema das áreas de invasão como as favelas, e a mobilidade urbana junto da revitalização do Centro Histórico. Palavras-chave: Evolução urbana da cidade do Rio de Janeiro.Urbanização das favelas.Revitalização do centro histórico.Sistema de esgotamento sanitário da cidade do Rio de Janeiro.
VISUAL REVIEW: Revista Internacional de Cultura Visual, 2017
Image Contemporary City Look Experience Globalization The world has never been so eager for images as it is today! However, in the contemporary city, the seduction by the image has been increasingly anesthetized by the very atrophy of our perceptive capacity, after all, under the advent of speed and spectacularization we are steered to experiences where the routine, the glance, the passer-by look and the low definition of non-verbal languages form a set of behaviors that have shrunk our ability to look at the city. A type of glaucoma that facilitates the reading of some visual qualities of the landscape, but prevents it from being apprehended in its totality.
Página O QUE É EVOLUÇÃO? 3 TEORIAS DA EVOLUÇÃO 3 Lamarquismo 3 Darwinismo 4 Teoria Sintética da Evolução 6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8 O QUE É EVOLUÇÃO? Uma das grandes áreas de estudo da Biologia foca-se na origem da vida na Terra assim como no processo evolutivo dos organismos, é a chamada Evolução. No entanto, diversas definições, além de diversas teorias e explicações, vem sendo dadas para esse processo, estudado e descrito por renomadas cientistas. Dentre variadas definições para o processo de "evolução" podemos destacar que o mesmo é o conjunto de processos que levam a modificações nos seres vivos ao longo do tempo, podendo dar origem a novas espécies e contribuindo para que os organismos atuais sejam diferentes dos iniciais (Damineli & Damineli, 2007). O resultado da evolução é uma descendência com modificação, abrangendo mudança evolutiva a nível genético, dos organismos e da população (Hall & Hallgrimsson, 2008). O desenvolvimento ou "ontogenia" de um organismo individual não é considerado evolução, mas sim as mudanças em populações que são herdadas através de material genético de uma geração anterior (Futuyma,1998). TEORIAS EVOLUCIONISTAS Até o século XVIII predominava a ideia de que cada espécie havia sido criada de maneira independente, com as mesmas características de hoje. Dominavam as teorias criacionistas e fixistas, que creditava a um agente de força superior, a criação do Universo e todos os seus constituintes, além de afirmar que as espécies permaneciam imutáveis ao longo de toda a sua existência. Para os fixistas, os seres vivos podem ser ordenados numa grande cadeia, que se estende das coisas mais primitivas às mais avançadas, sendo encabeçada, entre as coisas naturais, pele espécie humana (MEYER & EL-HANI, 2005). Lamarquismo Em 1809, com o livro Philosophie zoologique, Jean-Baptiste de Monet Chevalier Lamarck (1744-1829), contrariando a teoria fixista da época, defendeu que as características das espécies mudavam com o tempo e que se transmitiam essas modificações; em sua proposta, os órgãos que eram utilizados desenvolviam, enquanto os que não eram, atrofiavam. Afirmações como estas solidificaram a famosa Lei do uso e desuso dos órgãos. Por outro lado ainda, publicou em seu livro que o ambiente afeta a forma e a organização dos animais, o que significava que, quando o ambiente se tornava
Este trabalho tem como objetivo estudar e apresentar a evolução urbana do Município de Garibaldi/RS, através das seguintes etapas:
Risco: Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo (Online), 2009
Lagos foi a vila (e depois cidade) do Reino do Algarve que mais se desenvolveu entre os séculos XV e XVI. Durante o período dos Descobrimentos e Expansão Marítima, deteve a Casa de Arguim e a Casa da Guiné, que testemunham o comércio que se mantinha com a costa africana ocidental. Esta importância económica deve-se, em muito, à sua posição geográfica. A circulação de bens (escravos e especiarias) atraiu a pirataria, tornando-se, por isso, imperioso a construção de uma estrutura fortificada que fosse capaz de defender a povoação de quaisquer investidas inimigas. De todo o Algarve, é a primeira vila a ser totalmente provida com extensos muros abaluartados, plenamente adequados às armas de fogo da época. Paralelamente à idealização e construção da nova fortaleza determinaram-se as principais artérias do novo espaço intramuros, tendo em vista a articulação entre os elementos urbanos existentes e as portas da fortificação. A determinação entre o espaço público e o espaço privado permitiu controlar simultaneamente a estrutura urbana que surgiu posteriormente, impedindo um desenvolvimento desorganizado. Em linhas gerais, estes foram os momentos que mais influenciaram o desenvolvimento, expansão e transformação do espaço urbano de Lagos. O presente texto tem como principal objetivo apresentar a evolução urbana de Lagos associada, sempre que possível, aos fatores que fomentaram as várias fases da formação do espaço urbano 1 .
O presente estudo é parte de um trabalho de pesquisa sobre dinâmica urbana envolvendo o centro da cidade Uberaba -Brasil. Perceber a evolução de sua área central a partir dos principais elementos que a compõe, sob uma perspectiva histórico-dialética possibilitou conhecer as transformações espaciais sofridas nesse local e sua correspondência com fenômenos conjunturais internacionais, bem como a influência da evolução para o meio técnico-científico-informacional e consequentemente, a incorporação de novas redes. Para tanto, adotou-se como metodologia a revisão a bibliografias referentes à formação do núcleo urbano de Uberaba, sua história, transformações espaciais expressas na arquitetura local e urbanização, além de pesquisa empírica de análise. As publicações e pesquisas disponibilizadas pelo Arquivo Público de Uberaba foram uma importante base para esta etapa do trabalho. A cidade de Uberaba teve início onde hoje é seu centro. O estudo de sua evolução necessariamente corresponde à história do Centro. De pequena nucleação, "proto-urbano", no início do século XIX, para uma importante cidade brasileira do século XX, passou por inúmeras transformações espaciais, consequência do desenvolvimento econômico regional e nacional. Dos casarios de partido colonial, registrados em fotografias pretéritas, às imponentes construções ecléticas dos tempos da Belle Époque, no início do século passado chegando a verticalização característica e marca do momento atual, resultado da dinâmica de concentração espacial, o estudo das transformações espaciais sofridas no bairro possibilitou construir um histórico de agentes que atuaram nesse processo. O surgimento de largas avenidas para dar fluxo aos automóveis é uma das características mais perceptíveis e que impactaram significativamente a paisagem urbana, a exemplo. Esta abordagem conduz ao entendimento dos processos que configuram tal espaço, permitindo que, no presente, possamos conhecer melhor sua dinâmica.
Anais do Município de Faro, 2011
Olhão, no que respeita aos elementos aquitectónicos das suas casas de alvenaria mais primitivas, constitui um caso único no panorama algarvio: é popularmente conhecida como "vila cubista" e é também inúmeras vezes recordada pelas suas açoteias, mirantes e contramirantes, que levaram diversos autores a colocarem variadas hipóteses acerca da sua origem. De entre essas hipóteses, a principal sempre foi tentar compreender se os sistemas construtivos das típicas casas olhanenses resultam da herança islâmica na região ou se, por outro lado, de uma influência moderna do Oriente.
Revista Científica ANAP Brasil
As vilas Dois Rios e do Abraão, localizadas na Ilha Grande, uma região costeira de Angra dos Reis, integram a Costa Verde do estado do Rio de Janeiro. Por suas características naturais importantes, como a presença da Mata Atlântica, do relevo definido pela Serra do Mar e dos consideráveis corpos hídricos (79 bacias), trata-se de uma área de preservação ambiental e sociocultural histórica. O conjunto paisagístico-urbano é um atrativo turístico que faz com que a região receba um grande contingente de visitantes durante o ano. A diversidade cultural e do ecossistema, presentes na Ilha Grande, torna a região um pólo de atração para pesquisadores e estudantes vinculados ou não à universidade e centros de pesquisa que estão presentes na região. O objetivo deste trabalho é entender a ocupação urbana na região e sua evolução a partir das grandes transformações que ocorreram no local. Dentre elas pode ser apontado o fechamento do Instituto Penal Cândido Mendes – IPCM, o posterior crescimento...
Revista de Morfologia Urbana, 2020
Nos últimos anos, a nova Ciência das Cidades se estabeleceu como uma abordagem quantitativa fértil para o entendimento dos fenômenos urbanos. Um de seus pilares é a proposição de que os sistemas urbanos apresentam comportamentos universais de escala de variáveis socioeconômicas, de infraestrutura e de serviços básicos individuais. Este artigo discute até onde essa proposição é realmente universal, testando-a frente a uma ampla variedade de métricas urbanas de um país em desenvolvimento. Apresentamos uma exploração dos expoentes de escala(mento) de mais de 60 variáveis do sistema urbano brasileiro. A estimação dos expoentes é um desafio técnico, dado que a definição de "município" no Brasil segue critérios políticos e não considera as características da paisagem, a densidade e os serviços domiciliares básicos. Considerando que os municípios brasileiros podem não ser iguais ao que se entende por assentamento urbanizado, selecionamos os mais assemelhados a "cidades"...
Reencarnarmos para regressar à vida terrena com um novo corpo, tal como uma Fénix 1 que renasce das cinzas, mas com um espírito mais amadurecido. Na verdade, somos eternos, porque a alma é imortal, mas o espírito retorna ao mundo físico para crescer, reencontrar entes queridos, corrigir erros passados, cumprir tarefas, tomar decisões-certas ou erradas-e aprender as muitas lições que irá receber na escola da vida, de forma a ganhar progresso espiritual e ter futuras reencarnações mais felizes. Algumas lições são fáceis de aprender e proporcionam uma existência mais tranquila, como viver em paz e harmonia connosco e com os outros. Outras lições requerem mais aprendizagem, que poderá ser lenta e gradual, pois tudo se processa como a água de uma nascente que, antes de ser límpida e refrescante, passou por intensa lavagem nas entranhas da terra. Assim será connosco um dia, quando aprendermos todas as lições que o regresso ao mundo físico nos proporciona, até nos convertermos num espírito puro, expurgados do mal e da ignorância e, finalmente, libertos dos ciclos reencarnatórios. Oportunidades iguais A existência do Céu e do Inferno como destino final das almas-num gozo eterno para uns e numa expiação sem salvação para outros-é uma visão deprimente e desprovida de bom senso. Vejamos, seria justo que Deus, na sua infinita bondade, condenasse perpetuamente um filho às labaredas do Inferno por este se ter desviado dos caminhos da virtude e da fé, simplesmente por ter nascido num meio familiar sórdido, em que as referências que colheu desde tenra idade foram a marginalidade, a miséria e a imoralidade? E, em contrapartida, faria algum sentido existir uma outra alma que ascendesse aos Céus, depois de uma vida reta e tranquila, apenas porque teve o privilégio de viver no seio de uns pais maravilhosos que lhe deram amor, educação e bons exemplos de convívio familiar e social? Que diríamos, então, de um irmão que nascesse diminuído fisicamente e que levasse uma vida virtuosa, mas infeliz na sua invalidez e totalmente dependente dos outros? Ganhava o Céu, naturalmente, não pela sua incapacidade física, mas devido à integridade do seu carácter. E um outro, identicamente digno, que nascesse saudável e tivesse levado uma existência feliz e despreocupada? Também o Céu lhe estava garantido, porque tinha tido igual merecimento. No entanto, enquanto este último havia usufruído de uma vida privilegiada, o outro, provavelmente, tão boas recordações poderia não levar na hora do desencarne… Por outro lado, seria razoável admitir que o destino de toda a humanidade fosse pré-definido, para que nascessem e coexistissem num mesmo lugar, homens sãos e outros doentes, uns bons e outros maus, alguns inteligentes e outros estúpidos… como resultado de uma programação insensata, esvaída de quaisquer critérios de avaliação moral? Ou será que a vida de cada um de nós, sendo boa, razoável ou mácomo defendem os materialistas-, é obra do acaso? Se assim fosse, então, tudo isto seria um jogo, uma espécie de lotaria em que haveria irmãos com mais "sorte", outros com mais "azar" e outros "assim-assim", para não falarmos dos "super-sortudos" ou dos "super-azarentos"! Reconheçamos, seria verdadeiramente absurdo admitir qualquer uma destas hipóteses, pois a obra do Criador é sumamente perfeita e nada é feito ao acaso! Como referiu Einstein, num contexto porventura diferente, mas deveras adequado a este assunto: "Deus não joga aos dados". Então, reencarnamos para termos novas oportunidades para evoluir, quando falhamos ou não cumprimos totalmente os propósitos que anteriormente nos trouxeram ao plano físico, obrigando-nos a tirar proveito das lições da vida e a redimirmo-nos-a pôr em dia as nossas contas-num processo contínuo de erros e aprendizagens, de muitas aulas e vivências, até alcançarmos níveis espirituais mais elevados e, consequentemente, garantirmos existências mais felizes.-As civilizações europeias greco-romanas da Antiguidade Clássica (séculos VIII a.C. a V), consideradas no mundo ocidental como o expoente máximo das artes, da medicina, da literatura, do direito e da filosofia, entre outras áreas do saber. Com a posterior expansão do Império Romano em torno do Mediterrâneo e por vastas regiões da Europa, essas referências culturais assumiram-se como um marco relevante na construção dos valores civilizacionais do Ocidente e de grande parte do Mundo. O pseudónimo Allan Kardec foi adotado por Hippolyte Rivail quando um espírito lhe revelou que ambos tinham vivido entre os druidas (sacerdotes) na Gália e que, nesses tempos recuados, o famoso Grande Codificador tinha esse nome.
2014
Cultural heritage as an endogenous, non-renewable resource with considerable potential arises as one of the most expressive differentiating elements that territories have at their disposal. In a context of considerable lack of resources, it is important to know how to value the potentialities that surround us. The author intends to demonstrate how the valuation of heritage can be a strategic option of great importance to land management, in the sense that it contributes to the differentiation and qualification of places, improving its attractiveness and reinforcing its authenticity. It yet contributes to social inclusion and to the self-esteem of communities. Having as object of study a city accompanied by a "bad reputation" and located in a region where tourism represents the main economic activity, this work looks forward to demonstrate how possible it is to influence changes and behaviours. Making use of a territorial management model based on the valuation of heritage we can contribute to an improvement of the quality of life and of the brand image of places through the reinforcement of their authenticity. In a scenario of strong competition in a global scale, local specificities and regional singularity represent an opportunity that cannot be wasted.
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP, 2017
A evolução do Turismo está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento mundial. A transmissão de cultura entre os povos, o conhecimento da história e a língua são fundamentos de um paradigma moderno de gestão e planeamento baseado nas pessoas, no património e na cultura.O consumo e as tendências dos consumidores cada vez mais informados, evolui para a procura de experiencias personalizadas e que lhe permitam diferenciar-se da população em geral.O mundo está a mudar e o Turismo está a mudar o mundo (Costa, C. 2016), a globalização assente numa competitividade sustentável será um dos pilares do futuro turístico a nível mundial. O presente artigo pretende efetuar uma breve abordagem histórica à evolução do turismo e aos aspetos conceptuais que perspetivam as tendências de evolução turística
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.