Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2008
…
181 pages
1 file
Dissertacao de mest., Historia da Arte, Faculdade de Ciencias Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2008
2018
RESUMO: Este trabalho traz uma análise da evolução e desenvolvimento do desenho urbano da cidade de Porto Velho. Para uma melhor compreensão desses aspectos procurou-se trazer um panorama geral da cidade, bem como de seu histórico de ocupação, relacionando-os, a fim de identificar pontos em comum neste diálogo para embasar as considerações a respeito do objeto em questão. Verificando como se consolidou a morfologia urbana da cidade em cada período da história da cidade.
O logo de Olhão, como lugar de habitação (MACHADO, 1956) existiu provavelmente já na época medieval. Infortunadamente, estas póvoas marítimas, habitadas sazonalmente em areais de frente para baías e em boas zonas de pescaria, constituídas essencialmente por cabanas feitas de canas, junco e adobe, não constavam das enumerações da administração ou das corografias oficiais, pelo menos até ao século XIX. A formação da comuna marítima de Olhão é um caso de estudo raro na história peninsular. A evolução de Olhão para povoação, na segunda metade do século XVII, esteve relacionada com a construção de riqueza pelos mareantes e consequente aquisição de influência junto das autoridades, com o objectivo de alterar o estatuto da sua comunidade. Contudo, o reconhecimento oficial só aconteceu no início do século XIX, quando os olhanenses conseguiram a elevação do lugar a “Vila de Olhão da Restauração” por D. João VI. A população de Olhão teve um papel fundamental no início da revolta contra a ocupação francesa do Algarve. Mas esta acção corajosa e patriótica teria caído no esquecimento, não fora a iniciativa de um grupo de audazes ter atravessado o oceano Atlântico para dar a boa nova aos monarcas portugueses, exilados no Brasil. Neste pequeno trabalho de investigação desenrolou-se a pesquisa sobre o processo de formação da povoação. Procurou-se relacionar os principais momentos de crescimento e mudança da estrutura urbana e social com a construção de riqueza em Olhão.
2000
Alvim, pelas sugestões dadas no exame de qualificação. Aos professores que muito me ensinaram ao longo do curso de mestrado. Aos funcionários do Setor de Pós-Graduação da FAU-USP, pela atenção prestada do início ao fim do mestrado.
2020
A cidade de Petropolis esta localizada na Serra da Estrela, no estado do Rio de Janeiro, Brasil. Fundada como cidade de veraneio da Familia Real Portuguesa, e reconhecida por seu tracado urbano e sua arquitetura, possuindo marcos importantes do seu desenvolvimento que auxiliam a compreensao da evolucao da morfologia urbana conectada com a historia da cidade e a interferencia dos momentos historicos.do pais. No seu Centro Historico, casaroes do seculo XVIII se misturam aos sobrados de diversos estilos, como, o Art Deco e o ecletico. Tambem ha exemplares da arquitetura modernista e imponentes construcoes do periodo industrial. Compreendo a complexidade do sistema de Sendo as cidades, sistemas complexos, o objetivo neste trabalho e apresentar um estudo deda evolucao da forma urbana nos periodos de 1860 e 2020, considerando as questoes da estrutura historico-geografica da cidade. Foram utilizadas diferentes ferramentas computacionais e desenvolvidos meios de conexao entre elas na geraca...
Intervenciones contemporáneas en territorios con historia, 2018
Olhão se ubica en el extremo sur de Portugal. Es la tercera ciudad de la región de Algarve y el puerto pesquero más importante de la costa sur. El área de intervención del Plan Detalle comprende una superficie aproximada de 16 ha, con una población de 2288 personas, 1375 hogares y 1143 edificios residenciales (censo 2001). Este plan tiene como objetivos: • promover el desarrollo urbano Centro Histórico; • promover el Centro Histórico como motor para el desarrollo de nuevas actividades y funciones; • promover la apreciación de la especificidad y singularidad de Olhão, con el fin de mejorar la proyección de la imagen de la ciudad. De este modo, el Plan propone las siguientes líneas de acción: • salvaguardia de la morfología urbana y la escala propias del Centro Histórico; • inventario del patrimonio arquitectónico; • rehabilitación de edificios existentes; • coordinación entre las distintas regulaciones locales aplicables; • definición de medidas para la integración de sistemas urbanos sostenibles.
Este trabalho tem como objetivo estudar e apresentar a evolução urbana do Município de Garibaldi/RS, através das seguintes etapas:
Risco: Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo (Online), 2009
Lagos foi a vila (e depois cidade) do Reino do Algarve que mais se desenvolveu entre os séculos XV e XVI. Durante o período dos Descobrimentos e Expansão Marítima, deteve a Casa de Arguim e a Casa da Guiné, que testemunham o comércio que se mantinha com a costa africana ocidental. Esta importância económica deve-se, em muito, à sua posição geográfica. A circulação de bens (escravos e especiarias) atraiu a pirataria, tornando-se, por isso, imperioso a construção de uma estrutura fortificada que fosse capaz de defender a povoação de quaisquer investidas inimigas. De todo o Algarve, é a primeira vila a ser totalmente provida com extensos muros abaluartados, plenamente adequados às armas de fogo da época. Paralelamente à idealização e construção da nova fortaleza determinaram-se as principais artérias do novo espaço intramuros, tendo em vista a articulação entre os elementos urbanos existentes e as portas da fortificação. A determinação entre o espaço público e o espaço privado permitiu controlar simultaneamente a estrutura urbana que surgiu posteriormente, impedindo um desenvolvimento desorganizado. Em linhas gerais, estes foram os momentos que mais influenciaram o desenvolvimento, expansão e transformação do espaço urbano de Lagos. O presente texto tem como principal objetivo apresentar a evolução urbana de Lagos associada, sempre que possível, aos fatores que fomentaram as várias fases da formação do espaço urbano 1 .
O presente estudo é parte de um trabalho de pesquisa sobre dinâmica urbana envolvendo o centro da cidade Uberaba -Brasil. Perceber a evolução de sua área central a partir dos principais elementos que a compõe, sob uma perspectiva histórico-dialética possibilitou conhecer as transformações espaciais sofridas nesse local e sua correspondência com fenômenos conjunturais internacionais, bem como a influência da evolução para o meio técnico-científico-informacional e consequentemente, a incorporação de novas redes. Para tanto, adotou-se como metodologia a revisão a bibliografias referentes à formação do núcleo urbano de Uberaba, sua história, transformações espaciais expressas na arquitetura local e urbanização, além de pesquisa empírica de análise. As publicações e pesquisas disponibilizadas pelo Arquivo Público de Uberaba foram uma importante base para esta etapa do trabalho. A cidade de Uberaba teve início onde hoje é seu centro. O estudo de sua evolução necessariamente corresponde à história do Centro. De pequena nucleação, "proto-urbano", no início do século XIX, para uma importante cidade brasileira do século XX, passou por inúmeras transformações espaciais, consequência do desenvolvimento econômico regional e nacional. Dos casarios de partido colonial, registrados em fotografias pretéritas, às imponentes construções ecléticas dos tempos da Belle Époque, no início do século passado chegando a verticalização característica e marca do momento atual, resultado da dinâmica de concentração espacial, o estudo das transformações espaciais sofridas no bairro possibilitou construir um histórico de agentes que atuaram nesse processo. O surgimento de largas avenidas para dar fluxo aos automóveis é uma das características mais perceptíveis e que impactaram significativamente a paisagem urbana, a exemplo. Esta abordagem conduz ao entendimento dos processos que configuram tal espaço, permitindo que, no presente, possamos conhecer melhor sua dinâmica.
Anais do Município de Faro, 2011
Olhão, no que respeita aos elementos aquitectónicos das suas casas de alvenaria mais primitivas, constitui um caso único no panorama algarvio: é popularmente conhecida como "vila cubista" e é também inúmeras vezes recordada pelas suas açoteias, mirantes e contramirantes, que levaram diversos autores a colocarem variadas hipóteses acerca da sua origem. De entre essas hipóteses, a principal sempre foi tentar compreender se os sistemas construtivos das típicas casas olhanenses resultam da herança islâmica na região ou se, por outro lado, de uma influência moderna do Oriente.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Revista de Morfologia Urbana, 2020
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP, 2017
VISUAL REVIEW: Revista Internacional de Cultura Visual, 2017
A Evolução do Concelho de Ílhavo: Geologia, História, Hodonímia, Património Marítimo, Industrial e Militar , 2023
Revista Cidades, 2011