Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
…
33 pages
1 file
MANUAL DE TECNOLOGIA DO CONCRETO, 2002
O concreto faz parte da evolução do homem e está presente em todas as obras projetadas para a melhoria das condições de vida da humanidade. Seria muito difícil imaginar o progresso se não fizéssemos uso do concreto.
Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica
Cláudia. Avaliação do processo de fabricação de blocos de concreto através do emprego do Controle Estatístico de Processo. Belo Horizonte: Engebep, 2011. Em detrimento das aceleradas mudanças sociais, econômicas e políticas que vêm acontecendo nos últimos anos, verifica-se a necessidade, por parte dos diversos setores produtivos, inclusive da construção civil, de readaptação de atividades e comportamentos às novas situações. A partir e dentro desse âmbito, cria-se um ambiente de competitividade entre empresas na busca por clientes, onde a eficiência produtiva e a qualidade apresentam-se como fatores de sobrevivência no meio empresarial. Nesse contexto, existem ferramentas estatísticas que podem ser utilizadas para garantir que essas características façam parte do processo produtivo das empresas. O artigo Avaliação do processo de fabricação de blocos de concreto através do emprego do Controle Estatístico de Processo (PEC), que foi elaborado por Jairo José de Oliveira Andrade e Cláudia Diehl, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e publicado no XXXI Encontro Nacional de Engenharia de Produção, trata, justamente, da utilização de métodos estatísticos para avaliar a qualidade com que os blocos de concreto de uma empresa no interior do Rio Grande do Sul estavam sendo feitos, através da aplicação das ferramentas do PEC no processo de fabricação, de maneira a fornecer informações importantes para a melhoria da qualidade do produto final. O artigo está organizado através de uma introdução (configurada como o primeiro capítulo) e mais quatro capítulos. Apresentam-se, ao final, discussões sobre os resultados obtidos, além de referências bibliográficas acerca do tema. Na Introdução, os autores estabelecem uma relação entre as novas tecnologias que acarretaram um ambiente globalizado de alta concorrência -incluindo preço, prazo, flexibilidade e, principalmente, qualidade -e a total satisfação dos clientes em relação aos produtos. Historicamente, trazem à tona o fato de que, com o advento da 2ª Guerra Mundial, as indústrias bélicas norte-americanas começaram a implementar
Patologia, 2019
A Engenharia Civil é uma área do conhecimento humano em constante evolução, seja do ponto dc vista dos materiais utilizados para as construções, seja das técnicas construtivas empregues -modernização dc máquinas e equipamentos incluída -ou ainda dos métodos dc projeto. Embora há milênios o homem venha desenvolvendo estes materiais, técnicas, e métodos, consolidando assim a tecnologia da construção -aí englobados a concepção, a análise, o cálculo e o detalhamento das estruturas, a tecnologia dos materiais e as respectivas técnicas construtivas -ainda há sérias limitações nesta área do conhecimento, as quais, aliadas a falhas involuntárias, imperícia, deterioração, irresponsabilidade e acidentes, levam algumas estruturas, considerando as finalidades a que se propunham, a apresentarem desempenho insatisfatório.
Congresso Internacional sobre Patologia e Reabilitação das Construções
Em obras residenciais de pequeno porte, a produção de concreto geralmente é realizada no próprio canteiro, sendo o concreto empregado em elementos de volume reduzido, como fundações e pilares. Nestes casos não é comum o controle tecnológico do concreto, o que pode ocasionar o aparecimento de patologias, quando os resultados obtidos na prática não atendem aos considerados no dimensionamento. O objetivo deste trabalho foi analisar as resistências à compressão dos concretos produzidos em obras residenciais na cidade de Toledo-PR. Durante a produção dos concretos foi quantificada a proporção de materiais utilizada e amostras destes materiais foram coletadas para realização de ensaios, determinação das propriedades físicas e determinação do traço empregado. Ensaios de abatimento do tronco de cone foram realizados com o concreto no estado fresco e corpos de prova cilíndricos foram moldados para determinação da resistência à compressão em laboratório aos 28 dias. Verificou-se que somente 33,3% das amostras atenderam aos padrões mínimos de resistência característica à compressão recomendada pela norma NBR 6118:14, o que evidencia uma das causas de patologias em edificações de pequeno porte.
Este artigo tem como abordagem o tema inovações na engenharia civil, visando um estudo de prospecção tecnológica da utilização de fibras ao concreto. Hoje em dia, há uma grande quantidade de mistura de diversos tipos de fibras para reforço do concreto, onde cada uma proporciona ao material melhorias em diferentes propriedades. São utilizadas desde fibras de aço para melhorar a ductilidade, microfibras poliméricas para aumentar a eficiência do concreto sob altas temperaturas e uma variação na forma e superfície para obtenção de melhores resultados. Para melhor analisar a evolução desta tecnologia, foi realizada uma pesquisa através de prospecção em bases de patentes, objetivando verificar a quantidade e diversidade de depósitos existentes. Houve a constatação de desenvolvimento deste setor em alguns países, em especial, os resultados mostram que a República da Coréia possui um forte investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&E) nesta área. Com o estudo é possível observar os demais países que se destacam, as tipologias de fibras mais utilizadas e a apropriação de informações derivadas da prospecção tecnológica sobre o tema.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Engenharia de Controle: Teoria e Prática, 2022
PROJETO DE CONSOLO DE CONCRETO ARMADO DE ALTA RESISTÊNCIA COM USO DO MÉTODO DAS BIELAS E TIRANTES, 2017
Tecnologia em Metalurgia e Materiais, 2006
Revista de Processo, 2022
Revista FLAMMAE, 2016
XXI Encontro Latino Americano de Iniciação Científica, XVII Encontro Latino Americano de Pós-Graduação e VII Encontro de Iniciação à Docência, 2017