Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2015, Significação: Revista de Cultura Audiovisual
Após abordar certos aspectos da história do documentário moderno brasileiro, em especial sua relação com autorias femininas, iremos destacar um filme pouco conhecido, A entrevista (1966), de Helena Solberg, e cotejá-lo com documentários recentes, em especial Os dias com ele (2013), de Maria Clara Escobar. Nesse cotejo, serão discutidas as vozes feminina e masculina em documentários feitos por mulheres em dois períodos históricos. Pioneiro ao discutir os conflitos e anseio das mulheres, o primeiro documentário, ao final, retira a voz da mulher e a entrega à assertiva voz masculina. Em documentários mais recentes, as mulheres parecem fazer questão de reafirmar suas vozes.
Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, 2001
O Cinema tem importante papel na reprodução das imagens de homens e mulheres, na representação das relações familiares e da sexualidade, na criação de rótulos para pessoas e comportamentos. Vários autores apontam como pontos fundamentais na conquista da equidade de gênero uma mudança na representação da mulher na arte e na mídia, e sua inserção igualitária em todos os níveis de hierarquia no mercado de trabalho. Esta pesquisa aborda esses dois pontos na medida em que apresenta a evolução da participação de mulheres no protagonismo, na direção cinematográficacce em outras funções de destaque nos filmes brasileiros de longa-metragem lançados entre os anos 1961 e 2010 (tais como roteirista, diretor de fotografia e produtor). Além disso, apresenta uma contextualização que compara a evolução da participação da mulher no Cinema Brasileiro e no cinema de Hollywood.
Revista de Literatura, História e Memória, 2020
Os documentários Simplesmente Jenny (1977) e Meu corpo, minha vida (2017), em um período de 40 anos, unem dois momentos distintos do cinema de Helena Solberg. Ambos estão ancorados em observação e análise das existências de mulheres permeadas por ideais sexistas no curso da História, das Artes e Literaturas. Pautam-se, inclusive, por imposições sociais que propiciam o auge da violência contra a mulher existencial e politicamente, a partir de sociedades muito marcadas por imposições totalitárias de origem colonial. Assim, tais formações históricas encontram ressonância em discursos hegemônicos que estruturalmente embasaram as sociedades latino-americanas e são deflagradas justamente nas narrativas cujas interseccionalidades apresentam-se como um imperativo para a interrupção de expressões, vozes e vivências.
Revista Doc-online, 2018
Este artigo corresponde aos resultados iniciais de uma pesquisa sobre as mulheres no cinema brasileiro como diretoras, a qual, quando finalizada, será publicada em livro. Nele apresento um breve panorama sobre a participação das cineastas negras no cenário cinematográfico brasileiro, chamo a atenção pela ausência de uma diversidade de gênero e étnica nesse cenário.
2019
O movimento feminista, como todo movimento social, esta em constante construcao e transformacao. Dessa forma, ate hoje, foram identificadas, na literatura academica, tres grandes ondas, amplamente denominadas de: sufragismo, revolucao sexual e pos-feminismo. Dessa forma, este estudo busca fazer, inicialmente, uma revisao de literatura para melhor compreender cada uma dessas ondas e, posteriormente, faz-se uma analise do conteudo de dois documentarios feministas, “ Embrace ” e “ Miss Representation ”, de modo a se identificar os aspectos do movimento que sao apresentados. As analises constatam que ambos os documentarios fazem referencias ao movimento feminista pos-sufragismo, ou seja, segunda e terceira ondas, apresentando questoes como a luta contra a objetificacao e sexualizacao do corpo feminino, bem como a inclusao dos mais variados tipos de corpos, racas e generos dentro do movimento.
Doc On-line, 2024
Resumo: O artigo apresenta uma análise das personagens femininas presente nos filmes que formaram o cânone do documentário brasileiro nos anos 1960, quando surge o chamado documentário moderno. A personagem feminina nessa década quase sempre assume papel secundário. Interessa-nos discutir: o que se entende por personagem em documentários? Quais paralelos existem com as personagens de ficção? De que filmes e diretores estamos falando? Palavras-chave: documentário brasileiro; mulheres no cinema; personagens em documentário. Resumen: El artículo presenta un análisis de los personajes femeninos en las películas que formaron el canon del documental brasileño en la década de 1960, cuando surgió el llamado documental moderno. El personaje femenino en esta década casi siempre adquiere un papel secundario. Nos interesa discutir: ¿qué se entiende por personaje en los documentales? ¿Qué paralelos hay con los personajes de ficción? ¿De qué películas y directores estamos hablando? Palabras clave: documental brasileño; mujeres en el cine; personajes en documental.
Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação
Resumo De um universo de mais de 74 realizadoras identificadas em mapeamento da produção de documentários no Sul do Brasil, entre os anos de 1995 e 2010, foram selecionadas sete para que, a partir de entrevistas semiestruturadas, pudéssemos compreender quem são e o que pensam essas mulheres sobre a produção, distribuição e exibição do documentário no Brasil. Os resultados parciais apresentados integram uma pesquisa mais ampla que teve como objetivo caracterizar a produção documentária contemporânea do Sul do Brasil, procurando compreender onde, o que, como e quem produz na região e onde e de que forma esses filmes são exibidos. A maioria das cineastas entrevistadas tem formação em cursos de Comunicação Social, nos quais conheceram e se envolveram com o cinema e o audiovisual. É consenso entre as realizadoras que a principal dificuldade em se produzir na região está atrelada à dependência financeira, mas reconhecem que, sem o aporte público, o cenário do documentário teria sido difer...
Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, 2022
Considerando a emergência de um cenário midiático em que veículos de periféricos colocam as intersecções de gênero, raça, classe e sexualidade no centro de suas práticas discursivas, o presente trabalho buscou analisar vídeos produzidos em 2020 e 2021 pelo coletivo jornalístico Nós, Mulheres da Periferia. Assim, com base em um corpus de 17 vídeos, verificou-se que a mobilização de marcadores de gênero e suas interseccionalidades desempenha papel fundamental na conformação dos modos de endereçamento presentes na produção audiovisual do coletivo, caracterizada pela constante negociação de marcas estilísticas do telejornalismo de referência.
Revista ECCOM - Educação Cultura e Comunicação , 2020
Este artigo discute o papel do cinema brasileiro na elaboração de imaginários raciais e de gênero; e a partir dos estudos culturais, da crítica feminista e da metodologia de análise fílmica, investiga a construção das personagens femininas (Maria e Virgínia) no filme Bendito fruto (Sérgio Goldenberg, 2004), buscando identificar como a intersecção de gênero e raça incide em suas trajetórias e relações de afeto.
2022
Texto na coluna Opinião do jornal Folha de Boa Vista no dia 18/04/2022.
Revista Filme Cultura, 2018
Durante a pesquisa de doutorado, constatei que, num mapeamento com mais de 1.000 filmes de ficção científica realizados entre 1902 e 2001, não mais que 14 deles eram dirigidos por mulheres. Ou seja, não alcançavam 1,4% do levantamento em questão. Em alguns casos, uma mesma mulher dirigiu mais que um, ou seja, o número de diretoras era menor que 14. Embora esses filmes assinados por mulheres fossem todos falados em língua inglesa, e quase todos produzidos nos Estados Unidos, tratavam-se de trabalhos menores, desimportantes, com orçamentos modestos, pouca repercussão e sem espaço nas redes internacionais de distribuição. Esse dado tornou imperativa a reflexão sobre como as mulheres integravam o contexto das relações entre a ficção científica e o cinema. Pesquisar as fazedoras de cinema passou, então, a ser prioridade.
Caderno Espaço Feminino, 2012
Resumo: O Cinema tem importante papel na construção e difusão das imagens de homens e mulheres ao longo do tempo. Este trabalho apresenta a evolução da participação de mulheres em funções de destaque nas equipes dos filmes de longa-metragem brasileiros, realizados entre 1961 e 2010.
bocc.ubi.pt
Diferentemente do filme ficcional no filme documental o depoimento/testemunho é construído no ato da fala. O depoimento “ao vivo” ganha uma outra dimensão na sua veracidade e ao mesmo tempo em seu falseamento. O entrevistado muitas vezes para conquistar o seu interlocutor começa a fabular a sua própria história. Além disso, a presença da câmera faz com que a fala ansiosa oscile entre o real e o ficcional de forma tão sutil e dinâmica que torna-se imperceptível até mesmo para o próprio entrevistado. O trânsito entre a “verdade” e a “fabulação”, a oralidade e o cinema, a memória e o passado são algumas das reflexões que pretendo incitar neste trecho da tese de mestrado “Memória & Exílio. O cinema de Vladimir Carvalho”...
Significação - Revista de Cultura Audiovisual, 2016
Resumo: a direção de fotografia é, dentro do processo de realização fílmica, uma das funções que menos emprega mulheres em muitos lugares do mundo. Através de pes- quisa iniciada em 2014, constatamos que, ao menos no longa-metragem de ficção, o cenário brasileiro não difere muito da tendência internacional, embora, como ocorre em outros países, venha se alterando lentamente. É pre- ciso destacar, no entanto, que as dificuldades enfrentadas pelas fotógrafas não podem ser resumidas apenas ao aspec- to quantitativo. Se há problemas de acesso, a permanência na profissão também é complicada. Neste texto, apresenta- remos dados preliminares de nosso estudo, ainda em etapa inicial, refletindo sobre alguns de seus resultados. Abstract: a global look at filming production shows that cinematography is the field in which fewer women are employed. According to a research started in 2014, at least between fictional feature films, the international tendency is not much different from the Brazilian scene, although changes are noticed in a slow pace as well as in other countries. It is important to underline, however, that the difficulties for women to work in cinematography are not shown only by the quantitative data. If there are problems to enter the field, it is also complicated to stay. In this arti- cle, we will introduce the preliminary data of our research, still on going, and discuss some of it’s results.
Gêneros cinematográficos e audiovisuais: perspectivas contemporâneas. Alfredo Suppia (Organizador). Bragança Paulista: Margem da Palavra, 2016
Neste texto, considero o documentário como um grande domínio que se constitui a partir de formas variadas e complexas de organização, circulação e recepção, portanto, passível de subdivisões por gêneros distintos de representação. O interesse particular recai sobre um grupo de documentários realizados em vídeo, nos anos 1980 e 1990, nos quais, além da recorrência de elementos formais e singulares em relação à produção e à circulação, verifica-se a dominância de questões de gênero, ou, dito de outro modo, que recobrem formações identitárias sobre as mulheres. Estabelece-se, consequentemente, uma problemática que merece maior desenvolvimento: por um lado, aspectos formais do domínio do documentário endereçam o conjunto de uma produção, num determinado contexto, para o estabelecimento e a construção de uma "certa tradição", por outro, esse mesmo material faz vibrar, nos campos da imagem e do som, expedientes relacionados às políticas de identidade, voltadas para as representações de mulheres.
2011
O presente artigo tem por objetivo promover uma reflexao acerca da importância da mulher na construcao da sociedade. Considerando que o teatro e a educacao sao fortes aliados no que tange a formacao de individuos criticos tomaremos como corpus de analise duas pecas teatrais de periodos distintos, sendo a primeira da antiguidade classica e a segunda da Idade Media. A primeira peca trata-se da mais antiga comedia de Aristofanes intitulada “Lisistrata”, na qual satiriza as tradicoes e a politica ateniense. A segunda peca, por sua vez, e “Sabedoria”, de Rosvita, obra que aborda o martirio das santas virgens “Fe, Esperanca e Caridade”, que foram levadas a morte pelo imperador romano Adriano, por se recusarem a adorar os deuses romanos em lugar de Cristo. Em ambas as pecas o poder e a inteligencia da mulher sao notorios frente a sociedade em transformacao.
Boletim de Conjuntura (BOCA), 2023
Cinema is a form of artistic expression that has great social impact, contributing to the formation of values, opinion, dissemination of ideas, ideologies and cultures. Thus, the present study is a systematic review whose objective was to analyze, in the human sciences, articles, theses and dissertations published on the participation of Latina women in cinema. The research was carried out in four databases: PePSIC, Google Scholar, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) and ProQuest, and the last one includes nine other databases, chosen by convenience in the period from December 16 to January 3, 2023. The descriptors "cinema", "latin women" and "representation" in Portuguese, English and Spanish, and the Boolean operators "AND" and "OR" were used, and 15 studies were located (eight articles, five theses and two dissertations). Three categories of analysis were elaborated: 1) Cinema, a look at the Latin woman; 2) Cinema and the eroticization of the Latin woman; and 3) Cinema as feminine resistance analyzed in the light of the Cultural-Historical Psychology theory. The results indicated the scarcity of scientific work in the area, the eroticization of the female figure, the colonial and patriarchal look, and the perpetuation of stereotypes. However, the female struggle to find her own space and tell her own story, to break with the standards imposed by years of slavery and forced subservience, was evident.
DRAMATURGIA, TEATRO E OUTROS DIÁLOGOS (INTER)CULTURAIS, 2016
Dessa forma, o objetivo deste trabalho é refletir sobre a noção de autoria feminina na literatura para, então, problematizar questões relativas à autoria feminina na dramaturgia paraibana, considerando o lugar de fala, ou seja, o contexto de produção de tais autoras, bem como os fatores socioeconômicos e outras condicionantes estéticas e culturais que influenciam no baixo número de dramaturgas e de encenadoras no contexto paraibano, quando considerado o número geral em tal contexto. Tomaremos como ponto de partida os dados coletados em pesquisa recente acerca da publicação de obras de autoria feminina na Paraíba, atentando para os dados quantificáveis no que diz respeito à forma e ao gênero literário, além das datas de publicação de tais obras.
Letras & Letras, 2020
O presente trabalho tem como objetivo refletir acerca do documentário cinematográfico enquanto um lugar de fala. Mirando uma vertente de obras com personagens marginalizados, os filmes se apresentam como um espaço para disputar as narrativas na sociedade, ajudando os sujeitos subalternizados a ocuparem lugares visíveis e oferecerem suas próprias histórias em atrito a narrativas dominantes, as quais são capazes de fabricar a exclusão de grupos sociais. Busca-se, assim, entender esse processo a partir do documentário Meu nome é Jacque, o qual traz uma narrativa sobre uma mulher transexual, contada por ela mesma. Realizou-se uma análise sobre o filme iluminada pelas reflexões acerca do lugar de fala, resistência, discurso e representatividade. Considera-se o documentário, portanto, como uma estratégia de resistência para subverter relações de poder historicamente construídas, a exemplo das pessoas transexuais.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.