Academia.eduAcademia.edu

Permanência e evasão na Educação a distância

2021, Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG

Abstract

A Educação a Distância (EaD) vem se tornando uma realidade cada vez mais comum, porém o acesso remoto tem revelado motivos determinantes para abandono ou manutenção dos estudantes. Esse estudo teve como objetivo identificar e avaliar aspectos influenciadores da evasão e permanência de estudantes do curso técnico em Meio Ambiente do IFNMG - Campus Almenara, modalidade a distância, turma com início em março de 2013 e término em março de 2015. A aplicação de questionário via e-mail e pesquisa documental aconteceram entre fevereiro e março de 2015. Nota-se que as causas centrais que fizeram os estudantes, em algum momento, pensarem em desistir do curso foram a sobrecarga de trabalho escolar, o material didático de baixa qualidade e difícil entendimento, a dificuldade em conciliar trabalho com estudo e o deslocamento para momentos presenciais. Contudo, a realização pessoal, a qualificação profissional, o apoio e incentivo dos professores e tutores foram relevantes para prosseguir no curs...

Key takeaways

  • Mesmo com as inúmeras vantagens e facilidades apresentadas nos cursos à distância, a evasão é uma preocupação dos gestores e vem chamando a atenção de pesquisadores para compreensão dos aspectos que levam a esse fenômeno.
  • Disponível em: http://recital.almenara.ifnmg.edu.br/index.php/recital evasão em cursos a distância, e acrescenta que as demandas simultâneas do curso, trabalho e da família são obstáculos para o aluno planejar e cumprir uma agenda de estudos.
  • Com relação ao local de moradia dos 39 estudantes que compunham a turma do curso técnico em Meio Ambiente, a pesquisa revela que são oriundos de cinco municípios, a maioria deles, 24 estudantes (62%), de Almenara, município sede do pólo da EaD, onde aconteciam os encontros presenciais, seguidos por Jacinto com sete estudantes (18%), depois Jequitinhonha com quatro estudantes (10%) e, em menor quantidade, os municípios de Joaíma (5%) e Medina (5%), com dois estudantes cada.
  • Dessa forma, isso permite às instituições compreender que estudantes da EaD, além do aprendizado sobre o conhecimento técnico do curso, ainda têm o desafio de se adaptarem ao formato pelo qual esse conhecimento é construído, por meio de interfaces tecnológicas modernas de comunicação e informação.
  • O curso técnico em Meio Ambiente ofertado pelo IFNMG/Campus Almenara, apesar do índice de evasão pertinente, possibilitou a formação de agentes críticos e reflexivos no que concerne à sustentabilidade social, econômica e ambiental.