Academia.eduAcademia.edu

As Zonas de Colaboração METARECICLAGEM

teses.usp.br

Abstract

DIMANTAS, Hernani. As zonas de colaboração MetaReciclagem: pesquisa-ação em rede. Tese apresentada à Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo para obtenção do título de Doutor em Ciências da Comunicação. e ao pessoal da Escola do Futuro, a todos os amigos MetaReciclagem. Agradeço à orientação da Prof.Dra. Beth Saad. Aos Professores Ricardo Teixeira e Mayra Rodrigues Gomes pelo momento da qualificação. Agradeço à minha mãe Ada, à minha tia Berta e à Melanie. À Laura e ao David Agradeço, sobretudo, aos amigos: Cacau Freire, Drica Guzzi e Ricardo Kobashi. "...Aqui tem um bando de louco..." Resumo As Zonas de Colaboração observadas a partir do movimento MetaReciclagem, uma rede que nasceu no campo da comunicação já no âmbito de uma cultura digital brasileira, em 2002, a partir da conversação na Internet de um grupo de pessoas sobre o desenvolvimento de blogs, reaproveitamento montagem/desmontagem de computadores, na interrelação entre essas ferramentas e a constituição de projetos colaborativos. O objeto de pesquisa é a relação comunicativa entre os membros do movimento que se contitui no ambiente virtual do MetaReciclagem. O método de

Key takeaways

  • Não é por acaso que o movimento hacker está atrelado desde os seus primórdios à programação de software e se estendeu através da indústria da informação.
  • Quando se fala em formas de organização da rede, o parâmetro é a alta complexidade, na qual as fronteiras não estão claramente estabelecidas e onde domínios surgem e desaparecem.
  • É fraterna, levando as ações a acontecerem não obrigatoriamente quando há necessidade.
  • Pensar em rede não é apenas pensar na rede, que ainda remete à idéia de social ou a idéia de sistema, sobretudo pensar a comunicação como lugar da inovação e do acontecimento, daquilo que escapa ao pensamento da representação.
  • "Multiplicidade me faz pensar na grande rede mundial, mas rede não é uma coisa recente".