Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
teses.usp.br
DIMANTAS, Hernani. As zonas de colaboração MetaReciclagem: pesquisa-ação em rede. Tese apresentada à Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo para obtenção do título de Doutor em Ciências da Comunicação. e ao pessoal da Escola do Futuro, a todos os amigos MetaReciclagem. Agradeço à orientação da Prof.Dra. Beth Saad. Aos Professores Ricardo Teixeira e Mayra Rodrigues Gomes pelo momento da qualificação. Agradeço à minha mãe Ada, à minha tia Berta e à Melanie. À Laura e ao David Agradeço, sobretudo, aos amigos: Cacau Freire, Drica Guzzi e Ricardo Kobashi. "...Aqui tem um bando de louco..." Resumo As Zonas de Colaboração observadas a partir do movimento MetaReciclagem, uma rede que nasceu no campo da comunicação já no âmbito de uma cultura digital brasileira, em 2002, a partir da conversação na Internet de um grupo de pessoas sobre o desenvolvimento de blogs, reaproveitamento montagem/desmontagem de computadores, na interrelação entre essas ferramentas e a constituição de projetos colaborativos. O objeto de pesquisa é a relação comunicativa entre os membros do movimento que se contitui no ambiente virtual do MetaReciclagem. O método de
Este artículo tiene como objetivo describir el proceso de diseño de el Medialab Quito, que fue desarrollado en una forma participativa y colaborativa de los actores locales. El Medialab Quito se configuró en un espacio de colaboración para la creación colectiva que se propaga a la participación, la cooperación y el intercambio de experiencias, el conocimiento y el desarrollo de proyectos innovadores - artísticos, culturales y tecnológicos.
O artigo aborda a temática da relação entre redes de cooperação de empresas de menor porte e o território no contexto de incertezas e dificuldades, mas também de oportunidades de mercado advindas da globalização econômica. O objetivo foi o de analisar a dimensão organizacional e territorial presente no processo de constituição e funcionamento de uma dada rede de cooperação de empresas, e expressa nos discursos e nas articulações estratégicas e políticas que seus nós integrantes desenvolvem no território onde atuam. Para tanto, analisou-se o caso da Rede Casanova, constituída em 2003, e que, até 2012, era reconhecida como a maior rede de cooperação no segmento de materiais de construção do Sul do Brasil em quantidade de lojas associadas. O estudo, de natureza qualitativa e de cunho exploratório, envolveu a realização de revisão bibliográfica, pesquisa documental, de entrevistas semiestruturadas e análise de dados primários sobre o processo de constituição e funcionamento da Associação Rede Casanova. A análise do desenvolvimento da Rede Casanova permite identificar a presença de um discurso fundante, permanente e contraditório de cooperação entre os seus nós constituintes (empresas), a existência, no seu território de atuação, de distintas estratégias de ação que vão desde uma maior cooperação horizontal entre os nós a uma maior centralização e concentração do poder, pelo nó central (sede), das decisões quanto à escolha dos novos integrantes e do modo de funcionamento e atuação da rede no mercado, resultando em mudanças significativas na sua organização territorial.
Áreas de atuação da mediação de conflitos, 2023
A solução eficiente de um conflito pressupõe a escolha de um método especialmente adequado ao seu tratamento. Dependendo da natureza do conflito, seu enfrentamento demanda a utilização de técnicas específicas, encontradas nos diferentes meios de resolução. O uso de um método inadequado pode inviabilizar a obtenção do resultado esperado ou, mesmo, potencializar diferenças e acirrar os ânimos.
Co-creation. Collaborative Innovation. Strategic Networks.
Revista Sociais E Humanas, 2013
Neste artigo, abordamos territorializações de fazeres cotidianos de trabalho, através de expressividades produzidas com os trabalhadores da Oficina de Criatividade e do Ateliê de Artes do Hospital Psiquiátrico São Pedro. Para tal, tomamos o conceito de atividade, advindo dos campos da Clínica da Atividade e da Ergologia, e percorremos movimentos de territorialização, advindos do campo da Filosofia da Diferença. Nossa pesquisa busca criar formas de romper com as inteligibilidades que atravessam os modos de trabalhar com a loucura, como forma de produzir variações nos fazeres, gestos e discursos. Como procedimentos metodológicos, criamos um Dispositivo Clínico-Institucional de Análise da Atividade, o qual envolve, em suas linhas, a escrita da pesquisa, o acompanhamento das situações de trabalho e a análise coletiva da atividade a partir da produção de imagens fotográficas. Pensamos que a proposição de uma análise da atividade, por sua dimensão inventiva, faz-se fonte de mobilização para um pensar-agir com vistas à construção de políticas minoritárias do trabalho em saúde mental. Assim, apresentamos uma pesquisa clínica da atividade que se articula com a Política de Educação Permanente, na medida em que discutimos estratégias coletivas de ação no trabalho. Palavras-chave: Clínica da atividade; Trabalho; Educação permanente.
Muiraquitã - Revista Letras e Humanidades, 2020
O artigo analisa experiências vivenciadas em uma turma do curso de Pedagogia, desenvolvido pela Universidade Federal do Acre, por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), na cidade do Jordão-AC, Brasil, envolvendo professores, acadêmicos, crianças indígenas e não indígenas. A observação realizada pelos acadêmicos e pela professora da disciplina se constituiu em estratégia para coleta das informações dos dois momentos: em uma escola indígena, na aldeia Altamira, e em uma es-cola da cidade do Jordão. As observações foram registradas em diário de campo, tendo como foco de atenção as brincadeiras e seus desdobramentos com as crianças, nesses dois espaços sociais diferenciados. Teve como objetivo descrever, analisar e diferenciar essas duas experiências, pela relevância dos fragmentos, para o debate da formação de professores. Para análise, foi mantido diálogo com Foucault (também com autores que dialogam com esses pensadores. Nesse percurso, evidenciamos diferenças e aproximações das brincadeiras, nesses dois espaços, e o quanto estas atravessam a subjetivação.
Ainda que não seja totalmente correcto afirmar ser o tema das “redes” um assunto completamente novo, a verdade é que se constata ter o mesmo recebido atenções especiais nos tempos recentes. De tal modo que talvez não seja demasiado afirmar estarmos perante um risco de exagero na sua especulação, tal a proliferação de redes e de iniciativas relacionadas, nem sempre acabando por corresponder com resultados convincentes!
Em um projeto de desenvolvimento de software, requisitos bem definidos são insumos fundamentais à construção de um sistema. O levantamento de requisitos é uma etapa de grande interação entre usuários e engenheiros de requisitos, tornado-a propícia a uma análise sobre a colaboração em suas atividades. Identificou-se, então, uma oportunidade para o desenvolvimento de um processo que valorize a colaboração e a negociação entre as equipes com o objetivo de reduzir a ambigüidade dos requisitos, aumentar seu entendimento e melhorar o nível das definições. Procura-se assim, aumentar a qualidade do produto e reduzir o volume de re-trabalho, possibilitando a definição de prazos e custos mais reais. Este artigo explora esta abordagem, apresentando um processo e uma ferramenta de apoio à colaboração e à negociação na fase de levantamento e definição dos requisitos do sistema. Uma avaliação baseada em um estudo de caso real é apresentada.
Discursos midiáticos: sentidos de memória e arquivo, 2008
Ciberespaço. Memória. Arquivo.
Raega - O Espaço Geográfico em Análise, 2010
This article aims to getting at the recent changes in Brazilian industrial capitalism, especially the expansion of companies and business groups abroad. The analyzed theme is the Votorantim Group, one of the most important groups in the country and Latin America. The Group acts in several branches of the economy and it has recently invested in the acquisition of foreign companies in different business and countries. In this article, the theories of internationalization of companies and business groups and the path of the Votorantim Group are focused -from its origin to productive internationalization. The secondary data were compiled from annual reports of the group, specialized magazines and newspapers.
2019
In this work we analyze the concept of platform cooperativism supporting by digital platforms and sharing economy.The general panorama of labor cooperatives on a global scale is presented and, through them, it is possible to recover the primacy of freedom and equality, in the exercise of cooperative with examples of platforms cooperatives around the world.
Periferia, 2009
O texto mostra o processo de gestação de um novo modo de produção e distribuição cultural na periferia dos grandes centros urbanos, e que redunda em uma mudança de ordem política fora das esferas consensuais em que se pensa a política e o poder. Os casos estudados-os exemplos se referem a experiências e movimentos da periferia do Rio de Janeiro-desenvolvem-se, em geral, fora de qualquer ingerência do mercado ou do Estado; alimentam-se das novas tecnologias de informação e comunicação; neles a autonomia dos grupos e processos colaborativos são centrais e devem ser pensados na categoria do "trabalho imaterial" de Negri, Lazzaratto e outros.
Considerando que a complexidade pressupõe partes distintas em estreitos relacionamentos, e que o desenvolvimento local relaciona processos endógenos e exógenos de um sistema que envolve múltiplas dimensões e interações, este estudo tem por objetivo analisar a complexidade dos processos de colaboração e cooperação e suas implicações no desenvolvimento local. Como hipótese norteadora desta discussão admite-se que relações sociais de cooperação e colaboração são antes de tudo relações de complexidade. E esta constatação tem fortes implicações na análise deste tipo de realação para o desenvolvimento local e processos de cooperação critica podem surgir como resultado das diversidades dos atores envolvidos nestes processos. Para tanto foram analisados dois programas de estímulos a processos de colaboração e cooperação: o Pradime (Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação) e o Plan Ceibal e Flor de Ceibo no Uruguai. Este artigo esta estruturado em quatro partes, inicialmente apresentamos os conceitos norteadores da discussão a ser realizada. Seguindo-se com uma análise da complexidade nas relações de cooperação e colaboração. Passando então apresentar os estudos de caso analisados. Apresentando ao final as considerações das autoras sobre o estudo realizado.
2016
O presente artigo busca compreender a espacialidade da Associacao Cultural Vila Flores, complexo cultural localizado no IV Distrito de Porto Alegre enquanto resultado de acoes orquestradas pelos principios de seu modelo organizacional, incide ou relaciona-se com o territorio no qual esta inserida. A relevância do estudo justifica-se pela compreensao de que ha uma forte interacao entre o ambiente fisico, o organizacional (sistema de acoes) e o social, remetendo a experiencia e construcao de uma espacialidade que e capaz de repercutir em uma ordem territorial.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.