Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2019, Quaestio - Revista de Estudos em Educação
Este artigo procura entender quais são as competências pessoais e profissionais demandadas pelo mercado de trabalho para os profissionais da área de administração de empresas e também se e como essas competências são inseridas no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial oferecido pelas Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza, entidade pública mantida pelo Governo do Estado de São Paulo. Para tanto, fundamenta-se em pesquisa qualitativa na qual se analisa a pertinência da matriz curricular do curso tanto na visão do gestor escolar como diante das expectativas de algumas empresas que, por conta da sua atuação, têm amplo contato com o mercado. Os resultados obtidos indicam que há uma relação positiva, de reciprocidade e de diálogo, entre a oferta educacional e a demanda corporativa.
Educação
O presente artigo tem como objetivo identificar como ocorre o desenvolvimento das competências docentes no ensino superior. A coleta de dados foi realizada por meio de uma pesquisa descritiva, aplicada por intermédio da plataforma virtual do “Google Forms”. A amostra foi composta por 199 docentes que atuam em universidades públicas e privadas no estado Santa Catarina, sendo coletada por acessibilidade e conveniência. Por meio da técnica estatística de regressão múltipla, evidenciou-se que o suporte institucional se apresentou como preditor exclusivamente para o desenvolvimento de competências gerais e a autoaprendizagem demonstrou-se como preditora apenas para o desenvolvimento de competências de ensino, pesquisa e competências gerais. Constatou-se ainda a necessidade de ampliar o desenvolvimento das competências de extensão e de gestão nas instituições de ensino, por meio do suporte institucional ou da autoaprendizagem.
Polyphonía/Solta a voz, 2009
Dos Documentos à práticA Docente: A iDéiA De umA formAção por competênciAs Mikael Frank Rezende Junior * resumo O presente artigo tem por objetivo relatar e discutir os principais pontos da palestra intitulada "Interdisciplinaridade, Contextualização e Competências: dos Documentos à Prática Docente", proferida durante o Seminário "Educação por Projetos Interdisciplinares", evento realizado nos dias 09, 10 e 11 de abril de 2008 como projeto de extensão do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás. A referida palestra centrou-se na análise crítica de termos como competências, interdisciplinaridade e contextualização, presentes nos documentos propostos pelo MEC após a promulgação da LDB/96 e nas dificuldades e até divergências com a escola brasileira na atualidade. Foram incorporadas neste artigo parte das discussões levantadas pelos presentes no evento, acrescidas de incursões teóricas, principalmente no que tange a idéia de uma formação por competências. pAlAvrAs-chAve: competências, interdisciplinaridade, contextualização, prática docente.
Educacao, 2011
RESUMO-Focaliza-se as narrativas autobiográficas como prática pedagógica, com o objetivo de refletir sobre a ressignificação da experiência, no contexto da formação de formadores. Inicialmente, expõem-se alguns recortes históricos para definir a noção de experiência e pontuar aproximações sobre sua fluidez e impermanência, a partir dos estudos de Dilthey, Gadamer, Jay e Ricoeur. Apresenta-se, em seguida, o grupo reflexivo como dispositivo de formação de formadores e discutem-se as diferentes etapas do seu funcionamento nos ateliês de escrita autobiográfica, que constituem a parte prática de uma disciplina teórica sobre pesquisa (auto)biográfica, na pós-graduação. Finalmente, traz-se nosso entendimento sobre os vínculos que se entretecem entre linguagem, reflexividade biográfica e consciência histórica, nas narrativas de si. Nas considerações em aberto, problematiza-se o lugar da escrita autobiográfica como prática de formação na modernidade avançada. Palavras-chave-reflexividade; narrativas autobiográficas; ressignificação da experiência; formação ABSTRACT-We will lay our emphasis about autobiographical narratives as pedagogical practice in order to think on the redefinition of experience in the training of trainers context. We bring, first, some historical analysis to define the notion of experience and to punctuate approaches about its fluidity and impermanence, from studies of Dilthey, Gadamer, Jay and Ricoeur. Next, we will present the reflexive group, as a device to train trainers, and we will discuss the different stages of its operation in the studios of autobiographical writing, which is the practical part of a theoretical course on (auto) biographical research, in graduate school. Finally, we bring our understanding about the links that are interwoven between language, biographical reflexivity and historical awareness, in the narratives of one´s self. In the open considerations, we will discuss the place of autobiographical writing as practical training in advanced modernity.
2004
The identification of the characteristics necessary for the performance, quality, functions guiding postgraduate medical training is a necessity of proper training and the institutions responsible for their professional qualification. It thus define a Competency Profile of guiding doctors in training which meets the needs of a training process (specialization) that arises primarily in the context of real work. To define the Skills Profile, the authors conducted a screening exercise of the functions and tasks of the advisor, identifying the skills that support your performance. The profile identified was submitted to a group of professionals for validation and, at all stages of development, the assessment of external auditors. In this profile to identify and systematize the characteristics of the supervisor in three types: prerequisites, attributes and teaching skills. The Competency Profile, constituting a useful tool for self-assessment, also allows the institutions responsible for...
RESUMO O presente trabalho faz abordagem sobre a gestão por competências e o seu impacto na formação profissional dos trabalhadores da empresa Super Mercado Super Preços, cujo objectivo geral consubstancia-se em analisar o impacto da gestão por competências na formação profissional dos trabalhadores da empresa Super Mercado Super Preços, Ltda., ano 2019. Nesta conformidade, os resultados foram obtidos através de pesquisas de campo, por um lado e, por outro, mediante das pesquisas baseadas numa revisão bibliográfica que fazem uma abordagem sobre as variáveis; gestão por competência e do conhecimento profissional, a avaliação do desempenho, formação profissional, plano de carreira, dentre outros aspectos, mediante o ponto de vista dos autores mencionados nas referências bibliográficas. Entretanto, mediante os desafios que se prendem na colocação do homem certo no lugar certo e na hora certa, este processo da gestão de competências não deve ser visto como uma acção isolada, mas como um procedimento desenvolvido em todos os departamentos mediante um movimento contínuo, transitando do organizacional ao individual, da liderança a equipa e, das pessoas a empresa, tendo em consideração o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que justificam um alto desempenho.
Revista Brasileira de Enfermagem, 2005
SILVA, César Cavalcanti da et al. Abordaje por competencia en proceso de enseñanza-aprendizaje. Rev. bras. enferm.[online]. 2005, vol. 58, n. 1, pp. 91-94. ISSN 0034-7167. http://dx. doi. org/10.1590/S0034-71672005000100018.
Revista Iberoamericana de Educación
Este estudo encontra-se inserido no Núcleo de Pesquisa Educação e Saúde em Enfermagem – NUPESEnf – da Escola de Enfermagem Anna Nery – UFRJ – Brasil, com o intuito de discutir questões concernentes à inter-relação do desenvolvimento de competências na formação do enfermeiro e à prática docente reflexiva na Graduação em Enfermagem e às contribuições que a reflexão traz para a prática docente do professor de Enfermagem. Trata-se de um estudo de tese de doutorado em andamento, de abordagem qualitativa. A construção deste estudo emerge basicamente da preocupação com as mudanças e atualizações no ensino propostos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN n.º 9394/96, que aponta caminhos para uma grande transformação na educação brasileira, tornando-se um desafio para todos os envolvidos em formar profissionais com competências e habilidades, para atuar em um novo paradigma no mundo do trabalho.
Cadernos de Pós-graduação
Este artigo analisa as várias concepções de competência na formação de professores, considerando também a importância desse conceito no mundo do trabalho. A análise foi realizada em dissertações e teses defendidas, de 1974 a 2002, nos Programas de Pósgraduação em Educação da PUC-SP, Unicamp e USP que tratavam do tema 'formação de professores'. A escolha dessas instituições se justifica pelo fato de elas concentrarem a maior parte da pesquisa sobre a temática.
Psicologia Revista Revista Da Faculdade De Ciencias Humanas E Da Saude Issn 1413 4063, 2013
O objetivo do presente estudo é reavaliar o conceito de competências sob o ponto de vista das teorias que o explicam e propor um novo modelo de competências. Partindo de uma revisão histórica do conceito, foi constatada significativa diversidade de nomes e dos conteúdos que representam além de uma ampla diversidade de classificação das competências. Neste campo há uma situação semelhante à "Torre de Babel" tanto na definição de competência quanto em suas categorizações. Os discursos não são decodificados da mesma forma pelo locutor e pelo ouvinte. Para suportar esta análise, foi realizado um estudo de caso com o objetivo avaliar se os modelos teóricos de classificação de competências dão o suporte adequado aos perfis de competências de 19 cargos de uma mesma empresa. O estudo empírico demonstra uma grande amplitude de competências que são exigidas dos trabalhadores atuais corroborando com a ideia de que o conceito de competência é socialmente construído a partir das necessidades especificas de um grupo.
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia
Neste artigo pretendemos discutir qual o papel da autoridade na formação dos indivíduos, tendo como base o pensamento de T. W. Adorno, nos aprofundando especificamente em suas reflexões do livro Educação e Emancipação. Explicarei a importância que a família tem na formação, sobretudo, a figura de autoridade paterna durante a infância, e como ela sofreu mudanças na passagem do capitalismo liberal para o capitalismo tardio. Essas mudanças têm grande impacto na formação, pois, a partir da perda de autoridade da família no capitalismo tardio, vemos a conseqüente fragilização da individualidade. Influenciado pela psicanálise de Freud, o pensador frankfurtiano faz uma crítica social muito profunda, mostrando como acontecimentos políticos e econômicos estão ligados ao processo de formação e como influenciam na estrutura psíquica dos indivíduos (criação do superego), tendo reflexos em sua personalidade e comportamento. Com a decadência do capitalismo liberal e da família burguesa a figura p...
2012
Este artigo descreve uma metodologia de desenvolvimento de competencias. E uma metodologia que foi desenvolvida para apoiar a capacitacao de docentes de educacao profissional, e constitui uma sintese dos mais comuns metodos centrados na iniciativa e na atividade dos educandos. E uma alternativa para o desenho de situacoes de aprendizagem, e nao de aulas magistrais. Em cada situacao de aprendizagem sao propostos sete passos: contextualizacao e mobilizacao; definicao da atividade de aprendizagem; organizacao da atividade de aprendizagem; coordenacao e acompanhamento; analise e avaliacao da atividade de aprendizagem; outras referencias; e sintese e aplicacao.
Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, 2012
Resumo: Ao escrever sobre habilidades e competências é possível se perceber que é uma problemática enfrentada pelas organizações no mundo globalizado. Este estudo busca por meio de uma revisão da literatura situar a visão sobre a formação das competências individuais, profissionais e organizacionais no contexto das organizações. Isso levou a percepção de que há algumas correntes de estudo das competências e que estas são estruturadas com base na definição da estrutura organizacional passando pelos aspectos da competência essencial, organizacional, profissional e individual, ou seja, nas organizações a última visão da competência está no indivíduo.
2015
Currículo e competências 1 2 Domingos dos Santos da Silva Bengo Introdução Pensar currículo é controverso. É como o amor: todo mundo ama. Mas quando chega a hora de nos inquirirmos a respeito de tal sentimento, o mundo não sabe teorizá-lo. Mas é da teorização dos conceitos que surgem os planos de ação pedagógicos. Um velho adágio popular, não muito distante daquele que Trotsky empreendera, apelanos a se reconhecer no outro, "queres conhecer a própria casa, vá antes à casa do outro". Eis a artimanha do destino. A universidade pretendeu me fazer conhecer o sistema de ensino angolano mediante o estudo analítico, crítico e cínico dos sistemas de ensino brasileiro e português, respetivamente. Julgou, assim, que o coração da lusofonia me instruísse a respeito da minha própria realidade académica. Porém, o destino foi oportuno, fez-me vivenciar, pelo menos em parte, o sistema de ensino anglófono. Este confronto metodológico entre currículo lusófono e currículo anglófono só pôde parir uma síntese: o sistema de ensino angolano é uma completa desilusão para a anglofonia e uma dolorosa vergonha para a lusofonia. Primeiro, porque esse sistema de ensino permite o monopólio das tomadas de decisão em matéria de educação, colocando os atores envolvidos no processo, à margem de assuntos de seu interesse, e a seguir por não haver pretensão, por parte dos atores de nível macro da política de educação de melhorar o panorama académico atual. Essas conclusões não me merecem senão repugnância, e um crescente desejo-(…) vontade, (…) de potência. Longe de ensaiar uma perspectiva curricular própria, que se adeqúe aos anseios do angolano em matéria de educação, o presente texto não é senão uma mera recensão crítica da
EPSJV eBooks, 2008
EPSJV eBooks, 2007
O modelo de competências precisa ser compreendido como um fenômeno relacionado às mudanças operadas no mundo do trabalho a partir da crise estrutural do capitalismo contemporâneo, iniciada na década de 70. Formulado a partir da década de 80, o modelo das competências profissionais visa responder às demandas de qualificação profissional geradas a partir da reorganização da esfera produtiva, operada como tentativa de resgatar os níveis de acumulação do capital e de reconstituir as relações entre capital e trabalho, a favor do capital. Este modelo localiza-se no contexto da crise do Estado de Bem-Estar Social e da perda dos direitos sociais historicamente conquistados pelos trabalhadores nas décadas anteriores, nos quais se incluem os direitos contratualmente associados ao trabalho e as garantias conquistadas para o desemprego (segurodesemprego etc). Nesse sentido, ao se adotar o modelo das competências profissionais na formação dos trabalhadores, tem-se no horizonte imediato o objetivo de se adequar essa formação às novas exigências do processo produtivo, derivadas do novo padrão de acumulação capitalista flexível. Sob a forma de novas concepções gerenciais, as empresas operam um processo de reestruturação que visa primordialmente "racionalizar, otimizar e adequar a força de trabalho face às demandas do sistema produtivo". (Deluiz, 2001, p.13).
BARBACELI, J. T. Competence-based formation as the current model of teacher education and the challenges to the professionalisation of teaching. 2017. 151 p. Thesis (Doctorate)
2013
O trabalho docente representa uma pratica social vital para a logica do Capital, em sua busca de criar novas possibilidades de subordinar o Trabalho e, em seus desdobramentos, gestar e materializar sua hegemonia nas multiplas esferas constitutivas da sociabilidade. Parte da logica do Capital deriva suas acoes, no âmbito das politicas e praticas formativas, com base nas denominadas competencias convertidas em atributo essencial para a formacao docente. De acordo com essas observacoes, o tema apresentado compreende o trabalho como pratica social fundante e busca problematizar a nocao de competencias como mediacao da mercantilizacao do trabalho docente no contexto das propostas de formacao atinentes as reformas educacionais em curso.
Retratos da Escola
Neste artigo nos propomos a problematizar o referencial com base em competências na definição dos currículos da formação de professores. Fazemos, inicialmente, uma análise dessa abordagem situando sua origem no campo do trabalho em geral. Em seguida, discutimos a relação entre BNCC, formação de professores e o modelo de competências, considerando a experiência brasileira e sua retomada nos documentos atuais de políticas curriculares. Concluímos pela impertinência desse referencial, considerando, sobretudo, seu caráter economicista e reducionista.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.