Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2013
Orientadora: Profa. Ma. Edna da SilvaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação.Inclui referências: p. 17Resumo: O vídeo é uma das tecnologias mais usadas em sala de aula, pois é um recurso midiático de fácil acesso. Este artigo analisa a utilização do vídeo como instrumento de mediação pedagógica no processo de ensino / aprendizagem. Para tanto, utilizou-se a pesquisa do tipo exploratório descritiva, com levantamento de dados. O questionário foi distribuído aos professores e alunos lotados no Centro Estadual Florestal de Educação Profissional Presidente Costa e Silva na cidade de Irati-Paraná. Por meio dos dados, pôde-se inferir que a maioria dos professores utiliza o vídeo como instrumento didático educativo, no entanto, há ainda algumas dificuldades. Pesquisou se a frequência quanto ao uso do vídeo em sala de aula, bem como a verificação do uso do vídeo, como ...
Journal of health informatics, 2019
Entendendo o uso de vídeos como ferramenta complementar de Ensino Understanding the use of videos as a complementary teaching tool RESUMO Objetivo: Avaliar como vídeos de histologia básica são utilizados pelos usuários do YouTube. Métodos: Foram criados e publicados vídeos de histologia geral no YouTube. Após 21 meses foi utilizada a ferramenta de análise para verificar como o conteúdo foi acessado. Não foi realizado qualquer tipo de divulgação do conteúdo. Resultados: Foi observado que os vídeos longos obtiveram o maior número de acessos e que os vídeos curtos apresentaram melhores índices de retenção dos usuários durante a visualização. Conclusão: Conclui-se que existe procura por conteúdo instrucional em forma de vídeos e que vídeos com menos de um minuto de duração parecem ser mais efetivos na retenção dos usuários. ABSTRACT Objective: The aim of this study was to evaluate how histology videos are accessed by YouTube users. Methods: Basic Histology videos were created and published on YouTube. After 21 months, YouTube analytics tool was used to verify how the content was accessed. Results: It was observed that the longer videos were most viewed; and that short videos were most efficient on retain user attention. Conclusion: It was possible to conclude that there is a significant search for online educational videos and that videos shorter than one minute of duration were most effective on retaining user attention. RESUMEN Objetivo: Evaluar cómo videos de Histología son utilizados por los usuarios de YouTube. Método: Se han creado y publicado vídeos de histología general en YouTube. Después de 21 meses se utilizó la herramienta de análisis de YouTube para comprobar cómo se accedió al contenido. Resultados: Se observó que los vídeos largos obtuvieron el mayor número de accesos y que los vídeos cortos presentaron mejores índices de retención de los usuarios. Conclusión: Se concluye que existe gran demanda por contenido instruccional en forma de videos y que los vídeos con menos de un minuto de duración parecen ser más efectivos en la retención de los usuarios.
This paper presents the educational possibilities of using video channels of Internet broadcast. For this, we performed an experiment with a course of elementary geometric constructions for public school students. In addition, we intend to assess the use of such channels of videos from two perspectives: first, the video as a principal resource and as assistant in the second. Thus, it seeks the peculiarities of each experiment conducted by analysis of two cases of use of video.
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Neste artigo pretende-se, através de uma revisão de literatura, apresentar o uso do vídeo em sala de aula de Matemática. Dessa revisão encontraram-se três vertentes para o uso do vídeo: (i) gravação de aulas, (ii) vídeo como recurso didático e (iii) produção de vídeos. Em seguida, discute-se, de forma mais aprofundada a vertente de produção de vídeos, apresentando-se as ideias centrais do projeto “Vídeos Digitais na Licenciatura em Matemática a distância”, desenvolvido por membros do Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática. O projeto tem por objetivo investigar a produção de vídeos com conteúdos matemáticos por estudantes, professores e tutores, buscando entender de que forma o vídeo pode ser uma expressão do conhecimento do seu produtor. Espera-se que esse artigo possa instigar o desenvolvimento de pesquisas dentro da temática de vídeos, podendo assim contribuir com essa tendência investigativa dentro do âmbito da Educação Matemática.
2016
Neste trabalho discutimos a relevância do video como recurso educacional para colaborar com as acoes pedagogicas dos professores de lingua portuguesa do ensino fundamental. Para tanto, refletimos sobre a formacao continuada de professores em relacao aos conhecimentos essenciais para ensinar os estudantes em praticas de leitura e escrita de generos textuais, por meio de praticas de sistematizacao. Para subsidiar o trabalho docente, elaboramos uma sequencia didatica com base em Cosson (2014), visando propor atividades sistematizadas para promover a escrita de narrativas de memorias. O material audiovisual foi avaliado por cinco professores convidados, e as observacoes forneceram dados suficientes que nos permitiram afirmar ser o video um importante suporte para a formacao desses profissionais e para a melhoria das praticas de producao textual na educacao basica.
Journal of Health Informatics, 2019
Objective: The aims of this study were to evaluate whether videos are being used as a complementary teaching tool on health courses of Brazil’s North region and verify how users access videos freely offered on YouTube. Methods: It was carried out documental research in order to check the offering of videos with instructional content on the health courses websites. Later on, to verify how this format of educational content is used, short and long videos of histology were produced and posted on YouTube. Results: It was verified that none of the courses evaluated offered instructional videos as an auxiliary learning tool. It was observed that long videos (300s) provide 22% less user retention than short videos (60 s). Conclusion: It was possible to conclude that the websites of Brazil’s North region health courses are not used to offer instructional videos; that users search for educational videos and that the way the content is presented can impact on how users access the content.
Journal of Research in Special Educational Needs, 2016
A experiência aqui relatada ocorreu em uma disciplina do curso Bacharelado de Sistemas de Informac ßão da Universidade Federal Fluminense, trabalho realizado para o desenvolvimento da dissertac ßão de de mestrado do primeiro autor em Diversidade e Inclusão intitulada: "Videoprocesso: Uma T ecnica Inclusiva Para a Produc ßão de V ıdeos Educacionais em Ambientes de Ensino e Aprendizagem". O objetivo do trabalho consistiu em avaliar a t ecnica do videoprocesso, atrav es de oficina intitulada: "Videoprocesso: ferramenta de equidade no ensino". A metodologia utilizada baseou-se na transformac ßão dos sujeitos da aprendizagem em protagonistas do processo de produc ßão audiovisual.
Este artigo pretende analisar as potencialidades da mediação de imagens na disciplina de geografia por meio da exibição de filmes para a apreensão do conceito de fronteira junto aos estudantes do nível médio/técnico da educação básica. Para tal, inicialmente iremos discutir o que é imagem e como a mesma pode instigar um olhar emancipatório. Depois, discutiremos alguns conceitos acerca de fronteira e por fim, analisaremos como a mediação de imagens pode ser aplicada em sala de aula, a partir do filme “O Som ao Redor”(2012) de Kléber Mendonça Filho
2009
Face às mudanças verificadas no panorama sociopolítico e económico, é um desafio e uma necessidade tirar partido das potencialidades das tecnologias na educação, necessitando para isso, que os professores, em sala de aula, explorem as vantagens e a versatilidade dos inúmeros recursos disponíveis, utilizando-os como meios favorecedores de uma aprendizagem mais dinâmica, contextualizada e centrada no aluno. Estamos na era em que os docentes se devem colocar como mestres e aprendizes, na expectativa de que, por meio da interacção estabelecida na comunicação com os estudantes, a aprendizagem aconteça para ambos. Neste contexto, o vídeo é um recurso de dinamização do fazer pedagógico, por ser um instrumento de comunicação audiovisual que facilita a assimilação do conteúdo informativo, já que, ao mobilizar mais do que um dos sentidos para a compreensão da narrativa videográfica, tem o poder de mexer com o emocional, com as fantasias, desejos e sentimentos facilitando a compreensão da mensagem didáctica e apelando ao envolvimento e participação activa do estudante no contexto. Neste artigo, vamos analisar as características básicas do vídeo educativo, evidenciando algumas formas e dinâmicas de exploração deste recurso na aprendizagem online, com exemplos concretos da sua utilização em contexto educativo.
Educativa, 2015
Resumo: A prática pedagógica online aqui é analisada tomando por base a problemática da incorporação das tecnologias digitais em rede pelas políticas públicas educacionais, a massifi cação dos processos educacionais e a organização do trabalho pedagógico mediado por tecnologias. A adoção do modelo fordista pelo programa governamental para a EAD (Sistema UAB), a prevalência de referenciais teóricos baseados no campo da comunicação e a atribuição de uma centralidade nos aspectos técnicos orientam as refl exões aqui propostas. Diante deste posicionamento e com base na teoria histórico-cultural e seus desdobramentos, propomos uma refl exão sobre as tecnologias digitais em rede como mediadoras entre sujeitos e seu contexto.
2021
This article is the result of a research that investigated the perspective of undergraduate students at the Federal University of Minas Gerais on how video has been used as a didactic resource in teacher education. We assume that video is a resource that can sharpen creativity, interest, and enhance different cognitive dimensions of students in different educational contexts. And it may undertake a relevant role in teaching and learning processes. For purpose of data production, semi-structured interviews were carried out with groups of students from undergraduate courses in Pedagogy, History, and Language. Aiming to identify the inspection of these future teachers about the use of audiovisual resources in their teacher training. As a result, we obtained that students understand that this type of digital technology can improve learning, but they do not recognize themselves as fully prepared to use it in future practice as teachers and they miss a specific training that addresses the...
2013
O objetivo do trabalho foi o de identificar como um grupo de estudantes utiliza as tecnicas cinematograficas para a producao de videos e quais as aprendizagens possiveis podem ser desenvolvidas por meio do uso/producao de videos na sala de aula. Foram sujeitos da pesquisa quatorze estudantes e aproducao do video foi dividida em tres etapas: pre-producao, producao e pos-producao. Os estudantes produziram tres curtas com exploracoes diferentes: um com enfoque na exploracao dos planos e movimentos de câmera; um com foco nos recursos de edicao; e o outro com foco no argumento e roteirodando enfase a uma forte critica social e utilizacao de tecnicas do cinema mudo. Os resultados revelam que o cinema em sala de aula pode ser utilizado para desenvolver a criatividade, gerar aprendizagens e estimular o protaganismo juvenil.
Resumo: Muito tem se discutido quanto a qualificação dos profissionais que atuam na Educação a Distância (EAD). Um dos recursos mais utilizados na realização de cursos virtuais é a ferramenta de comunicação assíncrona fórum, considerado também como um instrumento efetivo de ensino e aprendizagem. A partir da vivência como profissional da área e como discente, surge a intenção de explorar este recurso na oferta de um curso a distância de Extensão intitulado 'A mediação pedagógica em fóruns de discussão nos cursos virtuais'. O objetivo do curso será promover a formação continuada dos profissionais envolvidos na EAD, no que se refere ao uso do fórum como um recurso de mediação pedagógica. Este curso terá duração de 40 horas e será realizado em um período de 2 meses. Ao longo do curso, os alunos desenvolverão atividades individuais e em grupo, explorando através destas estratégias de utilização da ferramenta de comunicação fórum. Abstract: Much has been discussed about the qualification of the professionals that work with Distance Learning (DL). One of the most used resources on the virtual is the forum tool, wich involves asynchronous communications, also considered as an effective instrument of teaching and learning. Starting with professional experience in the area and as a student, arises the intention in explore this resource in the offer of a Distance Learning Course, named 'The Pedagogic Mediation On Virtual Courses Discussion Forums'. The course objective will be to promote the continued formation of the DL involved professionals, referring to the forums' use as a resource of pedagogic mediation. This course will have a duration of 40 hours and will be realized during 2 months. During the course, the students will develop individual and group activities, exploring through this activities the utilization of the communication tool forum.
Comunicação & Educação, 1995
O vídeo pode ser usado em sala de aula como um instrumento de leitura crítica da mídia. O pesquisador José Manuel Morán mostra, no artigo a seguir, como a incorporação da tecnologia ao ensino auxilia na formação de alunos mais conscientes. Finalmente o vídeo está chegando à sala de aula. E dele se esperam, como em tecnologias anteriores, soluções imediatas para os problemas crônicos do ensino-aprendizagem. O vídeo ajuda a um professor, atrai os alunos, mas não modifica substancialmente a relação pedagógica. Aproxima a sala de aula do cotidiano, das linguagens de aprendizagem e comunicação da sociedade urbana, e também introduz novas questões no processo educacional. O vídeo está umbilicalmente ligado à televisão e a um contexto de lazer, de entretenimento, que passa imperceptivelmente para a sala de aula. Vídeo, na concepção dos Professor do L Televisão da LLA-uar. Pes
Revista Eletrônica de Educação
This article was based on a research carried out to investigate the reasons that lead teachers to use videos in their classes in the city of Sorocaba / SP. This is an exploratory research of a qualitative and quantitative nature, which used as a data collection instrument a questionnaire with a script of closed and open questions, practically applied; Twenty-five participating teachers from different segments of basic education participated in the study. Tabulation of the closed questions and content analysis of the open dissertation questions were carried out. The results show the reasons that professors allege to use (or not) videos in their classes and methodological options of those who use this resource, including related to the phases of the professional cycle that are. The minority group of non-users argue about lack of physical structure and / or time to watch and select works; the teachers who make use of the video in class use to illustrate and complement the content of th...
Nuances: estudos sobre Educação, 2014
O objetivo desse artigo é estudar em que contextos a mídia vídeo tem sido utilizada na formação de professores que ensinam matemática no Brasil. Nesse sentido, apresentamos os resultados de uma análise interpretativa de trabalhos que abordam a temática “mídia vídeo e a formação de professores que ensinam matemática” a partir de um levantamento de dissertações e teses (2000-2014) no Banco de Teses da CAPES. Identificamos quatro eixos temáticos e observamos que a mídia vídeo representada pela tecnologia de videoconferência é a mais recorrente nas investigações analisadas. Verificamos que no contexto nacional há poucos trabalhos cujo foco seja a mídia vídeo e a formação de professores que ensinam matemática, em particular que se foquem no uso do vídeo como recurso para professores repensarem suas práticas. Sendo assim, consideramos essas temáticas como campo fértil para investigação no Brasil.http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i2.2849
Eutomia, 2017
No processo de desenvolvimento profissional, em situação de formação de professor, a mediação tem um papel fundamental. Neste artigo, nosso foco é a formação do professor de português língua adicional proposta pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada. Nossa discussão está localizada no contexto do agir professoral em situação de formação cujo alvo é a análise e produção de material didático. Temos dois objetivos: entender o papel do formador ao atuar na zona de desenvolvimento proximal; e analisar efeitos da tomada de consciência do professor com relação ao seu agir professoral no desenvolvimento das capacidades de linguagem em situação de produção de material didático. Entendemos que nesse contexto, há um desenvolvimento profissional em curso e ele estabelece relações com a aprendizagem do “métier” professor. Os dados analisados foram gerados em uma formação de professores argentinos realizada na cidade de Rosário, em 2016.
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 2021
Todos os estudantes têm potencialidades a desenvolver e para a educação inclusiva são necessários apoios para que a escolarização ocorra com qualidade. O profissional de apoio ou cuidador integra a equipe escolar para cuidar da alimentação, higiene e locomoção de estudantes com deficiências múltiplas ou que apresentam um perfil de comprometimento maior. O objetivo desta pesquisa qualitativa descritiva é discutir acerca das possibilidades de atuação do cuidador de estudantes com deficiências, enquanto mediador da Tecnologia Assistiva (TA) no contexto escolar. Aplicou-se um questionário em 46 cuidadores que atuavam em escolas do ensino fundamental, sendo realizada observação participante em duas escolas e entrevistas com os cuidadores. Ao final, foi realizado um grupo focal, com 13 participantes. Os dados foram analisados pela análise de conteúdo da qual emergiram cinco categorias: Mediação da TA em atividades de alimentação, Mediação da TA em situações de locomoção e atenção ao posic...
Revista Brasileira de Informática na Educação, 2014
Resumo Este trabalho tem por objetivo analisar e discutir as possibilidades e estratégias para a mediação de uma aula virtual síncrona conduzida por webconferência. Esta discussão se dá a partir de uma concepção dialógica de Educação, que privilegia a co-participação de estudantes e tutores na trajetória de aprendizagem. Parte-se do pressuposto de que o tutor tem o papel de educador e é um dos sujeitos responsáveis pela formação de estudantes, uma vez que irá mediar a aprendizagem, estabelecendo um diálogo ao mesmo tempo acolhedor e instigador da problematização do conhecimento. Neste sentido, foi analisada uma dinâmica interativa em uma aula conduzida por webconferência, na qual o tutor assume a função de mediador técnico e pedagógico junto aos estudantes em auxílio ao professor. Observou-se nesta análise que a atuação do tutor como mediador técnico minimiza dificuldades e imprevistos, enquanto que a mediação pedagógica entrelaçada às funções de mediador técnico pode favorecer as estratégias de acolhimento e diálogo, o que conduz a uma problematização e co-laboração entre os participantes dos grupos.
Tecnologias educacionais: uma abordagem contemporânea, 2020
O conteúdo dos artigos e seus dados em sua forma, correção e confiabilidade são de responsabilidade exclusiva dos autores. Permitido fazer download da obra e o compartilhamento desde que sejam atribuídos créditos aos autores, mas sem de nenhuma forma ou utilizá-la para fins comerciais.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.