Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2010, Cadernos de Pesquisa
…
25 pages
1 file
O artigo apresenta uma revisão de estudos publicados sobre Iniciação Científica no Brasil, tomando por base levantamento das publicações acadêmicas sobre o tema, que abrangeu o período de 1983 ao primeiro semestre de 2007. Na literatura examinada foram encontrados elementos valiosos para a compreensão do estágio em que se encontram importantes questões pertinentes à Iniciação Científica. A emergência do campo de estudo e suas principais abordagens estão aqui descritas.
RESUMO: A proposta do presente estudo é promover uma discussão centrada no papel da Iniciação Científica na formação do estudante como pesquisador nas universidades brasileiras. Como objetivo buscamos compreender os impactos desta na formação do estudante como pesquisador, considerando políticas governamentais, programas institucionais, desafios enfrentados e benefícios obtidos. Adota-se na pesquisa uma abordagem qualitativa, exploratória, utilizando levantamento bibliográfico para a produção do estado da arte e a análise de conteúdo de dados disponibilizados pelas instituições de fomento à pesquisa no país. O estudo revela que a Iniciação Científica desempenha um papel crucial na formação do estudante, proporcionando oportunidades de imersão no ambiente acadêmico, desenvolvimento de habilidades de pesquisa e enriquecimento curricular. Apesar dos benefícios, existem desafios relevantes como a questão da meritocracia na seleção de participantes e a escassez de orientadores, além da baixa adesão das instituições privadas. PALAVRAS-CHAVE: Formação Inicial do pesquisador; Impactos da Iniciação Científica no processo formativo; Políticas governamentais.
Este trabalho examina o impacto da iniciação científica sobre o percurso acadêmico do estudante. Verificou-se que os bolsistas de iniciação científica tiveram acesso, tanto ao mestrado quanto ao doutorado, em uma proporção bem superior aos não-bolsistas, e que essa discrepância esteve presente em todas as áreas do conhecimento. diferenças notáveis também foram constatadas na idade de ingresso na pós-graduação stricto sensu e no intervalo de tempo despendido entre a conclusão do nível anterior (graduação ou mestrado) e a entrada no nível subsequente do sistema de ensino. entretanto, a duração do mestrado e do doutorado não foi afetada pela experiência da iniciação científica. Uma tentativa preliminar de interpretação desses resultados repousa na ideia da socialização para a vida acadêmica e para o campo científico promovida por essa atividade extracurricular.
Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade, 2012
Launched in November 2000, the Portal of Journals of CAPES is a conquest of community brazilian academic-scientific. Answers to a group of more than 300 institutions, among public and private institutions of higher education, research institutes and foundations state support for research. This work aimed to study the access of students covered by programs of Scientific Initiation IFG the Portal of Journals by CAPES in their scientific research and investigate the influence of access in their academic training. The research was carried out by means of research of the documents relating to procedures for the selection of projects of scientific initiation since the first year of creation to the present days and the application of a questionnaire qualitativequantitative 39 students who participated in scientific initiation programs of IFG.
Educação (UFSM), 2012
A Iniciação Científica (IC) é um processo pelo qual, via universidade, desafia-se e disponibiliza-se um conjunto de opções à iniciação dos jovens no fazer pesquisa, produzir e socializar o conhecimento. Situado no contexto das nossas investigações, o presente texto foi desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica. Analisa-se criticamente a importância da IC para uma aproximação mais qualificada entre a Educação Básica, a graduação e a pós-graduação, uma vez que o leque de opções desse modo de formação foi ampliado significativamente nos últimos anos. O ingresso na IC contribui, em especial à fundamentação teórica e à familiarização com a metodologia da/para a pesquisa, complemen-tando a formação acadêmica dos jovens estudantes, com um processo em que o conhecimento, além de ser construído na relação ensino-pesquisa, passa a ser reavaliado e recriado, desafiando os jovens a constituírem-se pesquisadores. Por fim, detectamos uma instrumentalização cada vez mais evidente desse locus...
Caminhos da pesquisa: o mundo da iniciação científica (Atena Editora), 2023
Caros leitores, saudações. Fazemos chegar até vocês a “Organização Caminhos da pesquisa: o mundo da iniciação científica”, composta por quatro capítulos diversos que demonstram o desenrolar de pesquisas desenvolvidas no âmbito da graduação e pós-graduação. No primeiro capítulo, os autores relatam pesquisas na fotocatálise heterogênea, empregando dois sistemas e envolvendo dois bolsistas iniciação científica (IC) e uma voluntária do Curso de Licenciatura em Química, além de um bolsista IC Júnior (estudante do Ensino Médio). No segundo capítulo, os autores objetivaram produzir materiais didáticos para o ensino de biologia, ao mesmo tempo em que insere técnicas de modelagem, escaneamento e impressão 3D no ambiente escolar como possibilidade de iniciação de alunos da Graduação e Educação Básica na carreira acadêmica, através de programas de Iniciação Científica. O terceiro capítulo, traz o caminho metodológico para desenvolver o TPACK - Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo – de futuros professores de matemática dos anos iniciais. Trata-se de uma pesquisa de doutoramento, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino, na Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES (2022). O quarto capítulo, as autoras, apresentam a técnica do Sequenciamento de Nova Geração (NGS) por nanoporos. Deixam claro, que o sequenciamento pode auxiliar na produção de vacinas, medicações e terapias eficazes, não só no contexto de enfermidades humanas, mas também no que concerne a Medicina Veterinária, a partir do estudo de zoonoses, doenças animais importantes para a produção animal, para a fauna silvestre e para os pets. Isto dito, pontuamos que a “Organização Caminhos da pesquisa: o mundo da iniciação científica” é uma obra com rico potencial de reflexão para os que almejam caminhar na pesquisa/iniciação científica. Desejamos a todos/as uma boa leitura e boas reflexões.
Premissas da Iniciação Científica, 2019
Elaborado por Maurício Amormino Júnior-CRB6/2422 O conteúdo dos artigos e seus dados em sua forma, correção e confiabilidade são de responsabilidade exclusiva dos autores. 2019 Permitido o download da obra e o compartilhamento desde que sejam atribuídos créditos aos autores, mas sem a possibilidade de alterá-la de nenhuma forma ou utilizá-la para fins comerciais.
Momento - Diálogos em Educação
Os processos pedagógicos da Iniciação Científica na escola básica favorecem o crescimento do senso crítico e do entendimento sobre o universo científico. O objetivo desse texto foi analisar os documentos do Colégio de Aplicação da UFRGS em relação às propostas pedagógicas para com o componente curricular de Iniciação Científica. Metodologicamente, tratou-se de pesquisa qualitativa que realizou levantamento e análise documental. O regimento da instituição apresenta expressões relacionadas à ciência referentes às instâncias administrativas da escola e o Projeto Político Pedagógico não foi disponibilizado pela direção da instituição. Por sua vez, os projetos de equipe e os programas de estudos apontam a pesquisa científica na escola enquanto processo, bem como apresentam particularidades em cada etapa escolar. É possível considerar que, apesar de certas lacunas, destaca-se a importância dada ao componente na grade curricular e aos esforços na construção dos materiais pedagógicos.
Estudos em Avaliação Educacional, 2015
This article analyzes the influence of scientific initiation scholarships in master's degree courses at a federal institution of higher education. Four indicators were used to compare data from master's degree senior students participating or not in scientific initiation programs. The study population was composed of 895 master's senior students, of which 242 participated in scientific initiation programs, and 653 did not. The results show a positive effect in the anticipation of the completion of postgraduate training, as well as in the involvement with the research and scientific production of graduates. The length of time for completion of the master's degree was not influenced by participation in scientific initiation programs, compared to students who did not participate in these programs.
Revista de Educação ANEC
Este artigo apresenta um relato de experiência de projetos inovadores que envolvem as quatro áreas do conhecimento (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e Linguagens), com o intuito de compartilhar ações para a inclusão da iniciação à pesquisa científica em uma instituição particular católica da cidade de Betim. Buscou-se, por meio de compartilhamento da concepção, do desenvolvimento, da metodologia e dos resultados dos projetos, evidenciar os entraves e os avanços das atuações educacionais, tendo como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A condução metodológica contemplou atividades diversificadas com fundamentação teórica, como também a valorização da diversidade cultural, sustentabilidade, pesquisa, empatia e empreendedorismo para oportunizar ao discente o protagonismojuvenil. Partindo desses ideais, desenvolveram-se atividades em cada área do saber para modificar o pensamento de reprodução do conhecimento para alcançar trabalhos significativos e atua...
Vértices (Campos dos Goytacazes), 2016
Este artigo analisa a publicação de resumos dos institutos federais (IFs) nos anais das reuniões anuais SBPC no período de 2008 a 2013 e busca caracterizar essa participação a partir das seguintes variáveis: quantidade de trabalhos por IF; ano; quantidade de autores em cada trabalho; natureza da autoria principal; grande área e área do conhecimento a que pertence o trabalho. Concluiu-se que as publicações dos institutos federais na SBPC têm em sua maioria a autoria principal de alunos das regiões Norte e Nordeste, e são da área da educação, sendo um importante incremento para publicação dos resultados de trabalhos de iniciação científica.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Research, Society and Development
Cadernos de Cultura e Ciência, 2011
Educação, 2012
Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, 2015
Debates em Educação, 2019
Revista Brasileira de Ecoturismo, 2011
Revista de Ciências do Estado, 2021
I Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2020
Educação (UFSM), 2012
Olhar de Professor, 2009
Psicologia: Ciência e Profissão, 2014
Revista Brasileira de Educação Médica
Cadernos Pagu, 2016
Revista da Associacao Medica Brasileira (1992), 2017
Ciência & Educação (Bauru), 2012
Revista Americana de Empreendedorismo e Inovação