Academia.eduAcademia.edu

Apostila USP Lingua Portuguesa Modulo 01

Abstract

por meio de seus estudantes e de seus professores, participa dessa parceria com a Secretaria de Estado da Educação, oferecendo a você o que temos de melhor: conhecimento. Conhecimento é a chave para o desenvolvimento das pessoas e das nações e freqüentar o ensino superior é a maneira mais efetiva de ampliar conhecimentos de forma sistemática e de se preparar para uma profissão. Ingressar numa universidade de reconhecida qualidade e gratuita é o desejo de tantos jovens como você. Por isso, a USP, assim como outras universidades públicas, possui um vestibular tão concorrido. Para enfrentar tal concorrência, muitos alunos do ensino médio, inclusive os que estudam em escolas particulares de reconhecida qualidade, fazem cursinhos preparatórios, em geral de alto custo e inacessíveis à maioria dos alunos da escola pública. O presente programa oferece a você a possibilidade de se preparar para enfrentar com melhores condições um vestibular, retomando aspectos fundamentais da programação do ensino médio. Espera-se, também, que essa revisão, orientada por objetivos educacionais, o auxilie a perceber com clareza o desenvolvimento pessoal que adquiriu ao longo da educação básica. Tomar posse da própria formação certamente lhe dará a segurança necessária para enfrentar qualquer situação de vida e de trabalho. Enfrente com garra esse programa. Os próximos meses, até os exames em novembro, exigirão de sua parte muita disciplina e estudo diário. Os monitores e os professores da USP, em parceria com os professores de sua escola, estão se dedicando muito para ajudá-lo nessa travessia. Em nome da comunidade USP, desejo-lhe, meu caro aluno, disposição e vigor para o presente desafio.

Key takeaways

  • Você pode não se transformar em um cientista, mas será sem dúvida uma pessoa que tem conhecimentos e informações e é capaz de usá-los da melhor maneira possível.
  • Embora a extensão do parágrafo seja variável, a observação mostra que a tendência moderna é não usar parágrafos muito longos.
  • Entretanto, como a genética não é uma parte da biologia conhecida com profundidade por todos os leitores, o locutor busca construir o texto numa linguagem objetiva e clara, narrando as ações dos cientistas e descrevendo os termos específicos da genética que são empregados.
  • Cabe lembrar que, na maior parte dos textos que encontramos, não observamos textos em estado puro, isto é, textos especificamente descritivos, narrativos ou dissertativos, já que esses três tipos de construção podem ser observados em um único texto.
  • No entanto, pense que uma vez narrado, é através do discurso que você passa a conhecer o acontecimento e que o acontecimento narrado não é mais o original, mas algo criado pelo autor do discurso.