Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
A elaboração e revisão deste manual têm por objetivo propor um padrão para a elaboração de projetos de pesquisa e desenvolvimento de artigos e monografias científicas, através de regras estabelecidas para os aspectos textuais e gráficos, a fim de lhes dar maior clareza na expressão visual e normativa, necessidade esta decorrente da natureza formal dos trabalhos científicos.
© 2015 Departamento Regional de Goiás -SENAI Faculdade SENAI FATESG Revisão realizada em 2015.
2019
Esta obra consiste em um manual direcionado para alunos da graduação, contendo breves orientações e diretrizes para elaboração de trabalhos acadêmicos. Trata-se de uma iniciação à atividade de pesquisa, vista por muitos estudantes como algo complicado, mas que, em sua essência, não é. Espero que esta primeira edição do manual possa servir de auxílio para aqueles que estão a dar seus primeiros passos na produção científica.
2019
Informações úteis para a realização de pesquisa e elaboração de trabalhos acadêmicos.
O Manual de Elaboração do Artigo Científico da Faculdade de Anicuns é uma ferramenta elaborada para a orientação dos estudantes na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, considerando as regras da ABNT e as normas próprias da instituição. O objetivo principal do manual é oferecer uma orientação clara e objetiva sobre as etapas necessárias para a elaboração de um artigo científico. Uma das principais vantagens do manual é que ele foi pensado para atender às necessidades dos alunos e pesquisadores da Faculdade de Anicuns, considerando as particularidades das áreas de conhecimento estudadas na instituição. Além disso, o manual apresenta exemplos práticos e ilustrações que ajudam a compreender melhor as orientações e a aplicá-las de forma adequada.
de Especialização (TCCP), com adaptações para esta Instituição, aprovado pelo COCEPE. Tem como principal objetivo padronizar sua produção científica. Os critérios utilizados em sua elaboração são provenientes das Normas Técnicas que tratam da Documentação e Informação editadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT online, acesso pelo proxy da UFPel). Trabalhos acadêmicos – Apresentação (NBR 14724) A estrutura dos trabalhos acadêmicos compreende duas partes: parte externa e parte interna. A parte externa é composta de: capa e lombada. A parte interna é composta de: elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais, divididos em duas categorias: obrigatórios e opcionais.
Standardization Guide for Academic Papers, 2016
Documentos científicos, 2007
A presente publicação, que ora temos a honra de apresentar, expõe de maneira clara e objetiva as normas técnicas vigentes para a elaboração e apresentação de trabalhos científicos e pesquisa estabelecidas pelaABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). O livro das autoras Henriette Ferreira Gomes e Alícia Duhá Lose chega, assim, às mãos dos discentes, docentes e pesquisadores das Academias brasileiras e apresenta-se como uma obra séria e rigorosamente atualizada, tendo como objetivo principal, no que concerne à Metodologia do Trabalho Científico e da Pesquisa, revelar a importância da correta aplicação das normas técnicas no cotidiano das atividades acadêmicas, apresentando-as de forma simples e sem complicações; esclarecer as dúvidas de professores e alunos quanto à aplicação correta das normas; evitar que certos mitos e preconceitos relativos à Metodologia do Trabalho Científico e da Pesquisa sejam reproduzidos e perpetuados nas Academias. No decorrer do período de produção desta obra, acompanhamos o desenvolvimento dos trabalhos, sendo possível conhecer todas as problemáticas e preocupações que se fizeram presentes nas mentes das autoras, resultante do acúmulo de experiência docente como professoras da disciplina Metodologia do trabalho Científico e da Pesquisa em diversas Academias da Bahia em Cursos de Graduação e Pós-Graduação. O livro nasceu, pois, desta experiência, somada às constantes dúvidas e dificuldades apresentadas pelos colegas docentes de outras áreas do saber referentes à aplicação correta desse conhecimento, o que revela, de certa forma, a necessidade de constante atualização dos docentes e pesquisadores. Acrescente-se ao que acabamos de afirmar, o fato de que as autoras, de maneira sistemática e criteriosa, realizaram a pesquisa e análise de um considerável número de publicações disponíveis no mercado editorial brasileiro, na área de Metodologia do Trabalho Científico, e constataram a necessidade de se elaborar e apresentar uma nova publicação que contribuísse no sentido de eliminar equívocos e distorções no que tange à aplicação mais e fiel às normas técnicas. A obra produzida pelas professoras Henriette Ferreira Gomes e Alícia Duhá Lose, por sua qualidade e seriedade no trato da produção e apresentação de trabalhos científicos, constitui-se, pois, numa importante fonte de consulta e pesquisa para discentes, docentes e pesquisadores, nas diversas academias brasileiras. Felicitamos as ilustres autoras e a Direção da Faculdade São Bento da Bahia, fazendo votos de que, oportunamente, o público possa ser agraciado com o advento de novas publicações.
Trata-se de Manual de Elaboração de Trabalhos Científicos - UFPB, aprovado pelo Colegiado do Curso de Graduação em Direito.
SED, 2010
Manual de procedimentos para Evolução funcional
O artigo é a apresentação sintética, em forma de relatório escrito, dos resultados de investigações ou estudos realizados a respeito de uma questão. O objetivo fundamental de um artigo é o de ser um meio rápido e sucinto de divulgar e tornar conhecidos, através de sua publicação em periódicos especializados, a dúvida investigada, o referencial teórico utilizado (as teorias que serviam de base para orientar a pesquisa), a metodologia empregada, os resultados alcançados e as principais dificuldades encontradas no processo de investigação ou na análise de uma questão. Assim, os problemas abordados nos artigos podem ser os mais diversos: podem fazer parte quer de questões que historicamente são polemizadas, quer de problemas teóricos ou práticos novos.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.