Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2002, Dialogia
…
8 pages
1 file
Este artigo tem por objetivo estabelecer alguns parâmetros para colaborar com a compreensão do que representa a educação e a escola no mundo contemporâneo. Trata-se de uma análise filosófica com ênfase na idéia de pós-modernismo, a qual vai exercer uma influência muito grande sobre o sistema educacional vigente. Diante desse quadro, o artigo aponta alguns caminhos possíveis pelos quais a educação pode enveredar.
Revista Linhas, 2019
fabr Reflexões acerca do embate entre modernidade e pós-modernidade no âmbito educacional Resumo Enquanto se baseia na desregulamentação e especialização, a perspectiva pós-moderna lança importantes desafios para o processo formativo, sobretudo por este continuar fundamentado, em parte, em parâmetros metafísico-teológicos de formação. Contudo, frente a esse panorama, é impossível levarmos adiante uma perspectiva formativa embasada apenas em um dos extremos: não nos é possível romper com a tradição e assumir a perspectiva de desconstrução da cultura e de tudo o que o homem já erigiu, nem tampouco seguir inquestionavelmente os princípios de uma modernidade em crise, como a verticalização e autoritarismo que permeiam as relações de ensino-aprendizagem. A saída para a questão educacional pode estar na perspectiva de uma razão dialógica, a qual possa contrabalancear as mudanças do presente com a obrigatória fundamentação no solo firme da tradição, para assim construir criticamente bases comuns para a ação humana. Palavras-chave: Pós-modernismo. Formação. Razão dialógica.
Práxis Educacional
Este artigo aborda questões histórico-epistêmicas decorrentes das transformações sociais ocorridas em função dos avanços cibernéticos no mundo da produção, das comunicações, da vida cotidiana, que ganharam força particularmente após a segunda guerra mundial, e, a emergência de novas demandas à educação escolar na contemporaneidade. Discute-se os conceitos de modernidade e pós-modernidade, aborda-se a questão das diferenças e das diversidades sociais e seus impactos na educação, tratando as tensões derivadas dessas situações e o que vem sendo discutido como perspectivas para a educação.
Revista Pedagógica, 2008
Este texto tem como objetivo apontar como as tentativas pós-modernas de negarem a verdade do valor intrínseco do conhecimento produzem um conjunto de conseqüências negativas para o processo educativo.
Conhecimento Diversidade, 2012
Este caderno de estudos é composto por um conjunto de reflexões destinados à estudantes do curso de pedagogia e áreas afins. Trata-se de leituras complementares que objetivam levantar alguns problemas enfrentados pela educação no terceiro milênio ao mesmo tempo em que constitui-se como um guia para pesquisas futuras.
Cadernos Zygmunt Bauman
Este ensaio traz as primícias de uma reflexão sobre o conceito de educação na pós-modernidade e busca discutir em que medida a educação, conceituada na modernidade burguesa enquanto processo de formação humana, tem se modificado, ou não, considerando as contingências próprias do momento atual. Faz um diagnóstico do presente identificando-o como contingência da crise da razão, passando pela reflexão de um conceito de educação que vá além do cultivo da razão, mas que também possa desenvolver a sensibilidade e a solidariedade.
Educação em Revista
o presente artigo pretende analisar a condição atual da educação, a partir de uma discussão sobre certos equívocos e mitos construídos em torno das características da atividade pedagógica freqüentemente desenvolvida. Ao mesmo tempo, procura analisar as transformações sociais e culturais que, ao assumirem configurações precisas no mundo jovem, parecem estar reclamando uma observação e atuação diferente, por parte de educadores e instituições educativas. Procura-se visualizar alguns elementos teóricos e empíricos que fazem da atividade educativa e da teoria pedagógica atuais objetos complexos e confusos, sob as diversas sociabilidades contemporâneas.
Filosofia e Educação, 2010
O presente trabalho argumenta, a partir do filósofo Ludwig Wittgenstein, que o jogo de linguagem pode contribuir na discussão sobre educação. Objetivamos introduzir a percepção da linguagem como elemento inerente ao ser humano para abordar a relação sobre educação. Diante desse panorama, o trabalho discute as possibilidades dos jogos de linguagem, onde há regras que podem ser ou não as mesmas entre um jogo e outro. Jogar não significa ganhar, ter razão ou a verdade. Podemos jogar pelo prazer de inventar um jogo ou para fazer valer argumentativamente nossa opinião. As considerações finais apontam para o desafio da pesquisa em educação, na disciplina de Paradigmas Filosóficos da Educação e provocam desafios na área da pesquisa filosófico-educacional.
Cadernos Zygmunt Bauman
O ensaio desenvolve, de uma perspectiva filosófico-educacional, considerações sobre o paradigma cultural da pós-modernidade e seus impactos sobre a teoria e a prática educacionais. Defende a ideia de que a crítica feita ao racionalismo iluminista da modernidade, por esse paradigma, acusando-o de ter produzido uma educação engessada e repressora, tem o mérito de explicitar equívocos impregnados na tradição pedagógica contemporânea, podendo assim trazer contribuições significativas para o redirecionamento da educação, mas não fornece elementos suficientes para a superação dos desafios postos para a educação, que ainda continua envolvida por muitas incertezas.
2021
A pretexto da polêmica sobre a pós-modernidade o objetivo deste trabalho é discutir alguns prolongamentos do diagnóstico foucaultiano diante dos desafios éticos e políticos emergentes na educação escolar, principalmente do que entendemos ser o âmbito de nossa participação como atores das lutas transversais. Na primeira parte do trabalho dedicamo-nos a retraçar as relações entre Foucault e a crítica da modernidade enfocando especialmente a ideia de atitude de modernidade, iluminista, heróica e contingencial, que o pensador francês reivindica para a filosofia, e, ao seu próprio estilo de pensamento. Com isso Foucault se afasta da pecha de pós-modernista e nos interpela para assumir uma atitude de interrogação do nosso presente. Na segunda parte exploramos os desdobramentos do pensamento foucaultiano clarificando o campo de lutas nos quais podem atuar os intelectuais atualmente como catalisadores das resistências. Tomamos a noção de bloco poder-capacidade-comunicação como um operador c...
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Educacao Em Revista, 2008
Pensando as Licenciaturas 3, 2019
Educere - Revista da Educação da UNIPAR
Cadernos de Pesquisa, 2005
Educação e Pesquisa, 2006
Revista Missioneira, 2019
Pesquisa em Educação Ambiental, 2012
Psicologia Da Educacao, 2005
Educação e tecnociência na contemporaneidade, 2018