Academia.eduAcademia.edu

Telemedicina: As TIC ao serviço dos médicos e dos utentes

Abstract

É objetivo deste trabalho aprofundar o conhecimento sobre a evolução e a prática da telemedicina em Portugal e o grau de aceitação e participação dos intervenientes, com especial enfoque na classe médica e nos utentes. Como sublinha Rita Espanha (2013: 37), “a principal alteração introduzida na mediação no contexto da saúde é o facto de se abandonar uma relação construída essencialmente na interação paciente-profissional de saúde, para uma relação contruída a partir de múltiplas interações, face a face e mediadas (...).” A escolha da telemedicina enquanto objecto deste estudo surge, inicialmente, a partir da constatação de Castells, de que vivemos numa sociedade em rede onde as relações sociais se desenvolvem num cenário mediado pelas novas tecnologias de informação e comunicação e estas interferem nas estruturas sociais. Na saúde, inevitavelmente, surgem novas formas de relacionamento entre os profissionais e os utentes como consequência desta comunicação mediada. A telemedicina, em particular, detém as maiores potencialidades para modificar e revolucionar a prestação de cuidados de saúde (Craig e Patterson, 2005).

Key takeaways

  • O setor da saúde é uma das áreas da sociedade que mais pode beneficiar do potencial dos avanços tecnológicos e em particular das mais recentes Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
  • Apesar do utente não lidar diretamente com a tecnologia numa teleconsulta no sentido operacional do termo, ao contar com o auxílio de um profissional de saúde , é a partir do 45 anos que se começam a registar os maiores índices de info-exclusão (Espanha, 2013).
  • É objetivo deste capítulo detalhar as tarefas que se prevêem realizar.
  • Esta escolha será realizada mediante a análise prévia das várias instituições face aos objetivos propostos nesta investigação.
  • O que distingue a investigação científica de outras formas de questionar a realidade é que esta tem subjacentes métodos e técnicas específicas.
Loading...

Loading Preview

Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.