Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2013, Rosa Dos Ventos Turismo E Hospitalidade
A gastronomia, além da sua importante relação com a economia, é expressiva da cultura dos indivíduos, desde o tipo de alimentos cultivados no local, até a maneira de seu preparo e consumo. O presente artigo analisa a relação entre o enoturismo-centralizado no vinho enquanto elemento gastronômico-e o fenômeno da pluriatividade na agricultura familiar, vista nos últimos anos como alternativa positiva para sua reprodução econômica e social. Para tal análise, foi realizada revisão bibliográfica, relacionando enoturismo e pluriatividade na agricultura. O fluxo turístico em regiões vitivinícolas gera novas oportunidades de trabalho e faz com que agricultores e suas famílias dividam a mão de obra agrícola, até então direcionada ao cultivo da uva e outros alimentos para subsistência, com atividades não agrícolas-como o artesanato, o acolhimento de visitantes em pousadas, a atuação em restaurantes, entre outrascomo chance de subsistência. Este panorama transforma as realidades do mundo rural, alterando a relação do agricultor com a produção de alimentos e a forma como o mesmo os utiliza, além de reestruturar o ambiente sociocultural no seu entorno.
Revista Turismo em Análise, 2005
have recently had a remarkable growth is the interest in wine tasting and its culture to foster Wine Tourism that is relating wine production to a cultural, environmental, historical, and social contexto Due to bibliographical references, interviews, and scientific magazines, it was possible to conduct a survey regarding general information on the most important wine tourist locations in the world. This study allowed a deeper understanding of the importance and meaning of tourism associated to winery, an activity that has been related to man since ancient times. Pleasure associated to wine tasting surpasses physical senses; it certainly becomes a joyful moment, inspired by ide as and feelings, when associated to wine surroundings. Wine Tourism is not simply a branch of the tourism industry, but also a possibility to recover the history of humankind, as well its symbols, and values.
Para Onde!?, 2022
O objetivo deste trabalho é discutir o caráter multidimensional da experiência em enoturismo e compará-lo com depoimentos de enoturistas sobre experiências memoráveis em paisagens do vinho. A pesquisa qualitativa foi realizada por meio de análise de conteúdo de depoimentos de 21 enoturistas que narraram uma experiência inesquecível de visita a uma vinícola. Os dados revelaram que, para um enoturista experiente, as dimensões do prazer e do saber coexistem. Os valores de uma experiência dita autêntica são marcados pela convivialidade com os atores da vitivinicultura; pela aquisição de novos conhecimentos interagindo com um enólogo; pela oportunidade de provar um vinho em processo de elaboração; e pelo prazer estético (visual e gustativo) emanado pelo vinho e seu entorno produtivo. Conclui-se ainda que a paisagem do vinho é portadora de sentimentos, capazes de impactar e emocionar o sujeito que as vivencia.
Historia Ambiental Latinoamericana y Caribeña (HALAC) revista de la Solcha
Este artigo discute sob o viés da história ambiental o enoturismo e a realização de vindimas que estão ocorrendo no século XXI no terroir Vinhos de Altitude, localizado na região do Planalto do estado de Santa Catarina, Brasil. Através de revisão da bibliografia tanto teórica quanto empírica, assim como aanálise de fontes sobre o tema – como matérias publicadas na imprensa, fotografias e material de marketing, sobretudo acerca da festa denominada “Vindima de Altitude” –, este trabalho busca ampliar o debate sobre o enoturismo. Entende-se um enoturismo que vai além da idealização e romantização do setor, buscando um diálogo entre pesquisadores de diversas áreas do conhecimento e reflexões críticas no campo das ciências humanas. Argumentamos que a grande oportunidade para a construção de um diferencial para o terroir Vinhos de Altitude passa pela inserção de práticas sustentáveis nos vinhedos e a responsabilidade socioambiental para com os habitantes e o meio ambiente da região.
Turismo, Lazer e Negócios, 2019
DOI O conteúdo dos artigos e seus dados em sua forma, correção e confiabilidade são de responsabilidade exclusiva dos autores. 2019 Permitido o download da obra e o compartilhamento desde que sejam atribuídos créditos aos autores, mas sem a possibilidade de alterá-la de nenhuma forma ou utilizá-la para fins comerciais. www.atenaeditora.com.br ambiente dos negócios e compreender as diversas dimensões entre as relações do turismo, lazer, espaço, planejamento e sustentabilidade, em suas diversas facetas.
Para Onde!?, 2022
A vitivinicultura no Brasil já é uma realidade dada sua expansão e seu reconhecimento na produção de vinhos finos. A Indicação Geográfica (Indicação de Procedência, Denominação de Origem) obtidas em diversos territórios vitivinícolas brasileiros consolidou a importância dessa produção. No que tange a vitivinicultura, foi um processo construído pelo sentimento identitário dos imigrantes que chegaram ao Brasil, mais precisamente no Rio Grande do Sul, no século XIX. A expansão das áreas de produção em todo o território nacional vem ocorrendo com produção de qualidade e com competitividade em relação à produção vinícola internacional. Nesse sentido, busca-se entender a expressão da vitivinicultura como forma de preservar a memória, a cultura e o patrimônio do vinho no Brasil.
2009
Since the beginning of the 20 th century, the Serra Gaucha, especially the counties of "old" Italian settling, is considered the grape and wine biggest and best producing area in Brazil. During the last 30 years, a succession of changes has affected the wine market, turning it more competitive and internationalized, and has induced the companies established in the region to value some aspects of its production in order to distinguish themselves and keep their prominent position in the national market. The appreciation of the local and its peculiarities has taken place in a context of capitalist neoliberal globalization has resulted in a greater importance of the tourism, which starts to perform a key-role at the present, lubricating the gears and improving the functioning of the capital engine. The main objective of this article is provide a wide view about some of recent social and spacial transformations which came from tourism, specially those attempts of doing that spa...
Ágora, 2017
As indústrias do vinho e do turismo são "os dois lados da mesma moeda", identificadas como parceiros naturais simbióticos, podendo ser classificados como um ecossistema catalisador do desenvolvimento rural. O turismo do vinho é um excelente veículo de resgate da memória e da construção de uma identidade cultural, garantindo a continuidade das tradições ao longo das gerações, resultante do processo de socialização, onde o indivíduo aprende e interioriza o sistema de valores, de normas e comportamentos de uma determinada cultura. Este tema valoriza as “velhas” atividades rurais e desenvolve outras, investigando oportunidades e fatores de competitividade que existem em cada região. O estudo identifica dinâmicas competitivas que possam moldar o ecossistema do enoturismo usando dados de uma amostra de conveniência de 51 empresas ligadas à indústria do vinho em Portugal. Para alcançar o sucesso empresarial e o desenvolvimento territorial, serão necessárias estratégias de coopeti...
Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo (RBTUR), 2012
O artigo objetiva compreender a relevância da vitivinicultura na Serra Gaúcha (Estado de Rio Grande do Sul, Brasil) e desvendar a função da uva e do vinho para os imigrantes italianos no século XIX e para os descendentes contemporâneos. Foi realizada uma pesquisa no Vale dos Vinhedos (RS, Brasil), lugar onde há uma ligação entre o vinho e o turismo. A partir de material bibliográfico, de história oral e de entrevistas semiestruturadas elaborou-se um discurso do sujeito coletivo. A pesquisa revelou que a vitivinicultura foi um importante meio de sustento das famílias de imigrantes italianos e também uma maneira de desenvolver e promover o crescimento econômico da região e, que na atualidade, a uva e o vinho são elementos de identificação cultural da comunidade perante turistas e visitantes. Trata-se de um estudo de caso sem pretensão de generalização para outras regiões vitivinícolas do Brasil e traz um novo aporte às relações entre turismo e patrimônio cultural. Abstract: The article aims to understand the relevance of wine production at Serra Gaúcha region (Rio Grande State, Brazil) and unveil the role played by grapes and wine for XIXth century Italian migrants as for their contemporary descendents. A research was conducted at Vale dos Vinhedos (Vineyards Valley), (RS, Brazil), where a strong relation between wine and tourism exists. Bibliographical research, oral history and semi-structured interviews permitted the construction of a collective subject discourse. As a result it was revealed that wine production was important at first for subsistence and also a way to
Revista Campo-Território
O estudo de questões envolvendo o rural traz à tona a complexidade inerente ao conceito e tratamento do tema, impondo uma cuidadosa observação de suas relações para uma efetiva compreensão. Nesse sentido, o uso das ruralidades como categoria de análise se torna uma ferramenta importante na compreensão do rural e suas questões. A partir da abordagem das ruralidades, o trabalho analisa os atores sociais que constituem o território dos "Vinhos da Campanha" e suas perspectivas de sustentabilidade. Assim, os atores sociais foram agrupados de acordo com alguns critérios - como, relação com a cultura e a terra, meios de produção e comercialização e origem do capital investido - resultando em três categorias: (1) a vitivinicultura corporativa, (2) os empreendedores e (3) os produtores independentes. Dessa maneira pode ser observado como a relação de grupos distintos com a vitivinicultura caracteriza novas ruralidades para a Campanha Gaúcha, configurando o território dos Vinhos da ...
Conjecturas, 2022
O município gaúcho de Flores da Cunha, objeto da pesquisa, é o maior produtor de uvas e vinhos do Brasil. No contexto da vitivinicultura, a pesquisa procura analisar como a paisagem de vinhedos contribui para a sustentabilidade no turismo do município na retomada do setor durante a pandemia da Covid-19. Na pesquisa de caráter descritivo e qualitativo, utilizou-se de documentos, observação direta e survey. A paisagem da região de Flores da Cunha foi construída em diversos tempos históricos, carregando as marcas da cultura italiana trazida pelos imigrantes. Preponderantemente na paisagem de Flores da Cunha, as vinhas são cultivadas pelo sistema de condução em Pérgola ou Latada, conferindo ao município uma paisagem única. No período da pandemia ocorreu aumento do consumo de vinho nacional que impulsionou o interesse dos consumidores em conhecer as vinícolas e os vinhedos. Com a retomada do turismo evidencia-se um interesse maior dos turistas pelos vinhedos e suas paisagens, principalme...
CULTUR - Revista de Cultura e Turismo, 2021
O presente estudo indaga-se sobre uma interface específica: “Como vinho e ferrovia se conectam para contribuir para o desenvolvimento local e regional do turismo no Brasil?”. Portanto, o objetivo geral é analisar a relação entre vinho e ferrovia na perspectiva do desenvolvimento local e regional do turismo, considerando o Trem do Vinho “Maria Fumaça” na Região Uva e Vinho. O estudo é exploratório e descritivo, com levantamento bibliográfico e análise de dados secundários obtidos através de comentários (n=1.669) disponíveis no TripAdvisor sobre a Maria Fumaça referentes ao período de sete anos. Além da localização geográfica da área do estudo através do software QGis, foi possível elaborar análises textuais (Análise de Similitude e Nuvem de Palavras) utilizando-se do software Iramuteq. Os resultados contribuem para a perspectiva do desenvolvimento local e regional envolvendo conexões entre vinho, ferrovia e turismo, e para o avanço epistemológico sobre o que pode ser compreendido com...
2017
12 Abordaremos este tema com algum cuidado, uma vez que a continuidade das tipologias construtivas dos lagares escavados na rocha não conheceu evoluções técnicas muito significativas, sendo muitas vezes utilizadas as mesmas estruturas ao longo de gerações e mesmo de períodos históricos. 26 Os topónimos de Britania ou de Aquitania utilizam também o étimo "-tan".
Caminhos de Geografia
Analisamos a Feira, a cidade e o turismo buscando compreender os usos e apropriações da cultura local e regional, a partir da Feira de Artesanato de Montes Claros. Esta Feira demonstra significações e interpretações da cultura que promovem seduções e atrativos; também representa, na cidade, um espaço de lazer, com opções de encontro, de usos e apropriação para o turismo. E, pelo ato de o turismo apropriar-se das tradições culturais da região, pode-se considerá-lo uma alternativa que possibilita a melhoria da qualidade de vida dos artesãos, da população envolvida e, principalmente, divulga ao mundo a “simplicidade”, as tradições, o folclore e a cultura do sertão mineiro e da sua gente.
2012
Resumo: Vinho e turismo constituem hoje dois produtos cada vez mais complementares, mormente em regioes vitivinicolas deprimidas e que encetaram processos de restruturacao com a introducao da componente turistica. Estamos, assim, perante duas componentes determinadas a partir do contexto territorial, porquanto quer a regulamentacao e certificacao do vinho parte de pressupostos regionais – a regiao demarcada – e o turismo que se articula com o desenho e a atraccao do destino – local ou regional – exercida sobre o turista. Esta associacao do vinho ao turismo implica ainda a valorizacao da “marca” onde o enfase regional vai contribuir, sobremaneira, para o desenvolvimento e a sustentabilidade da regiao. Assim, o enoturismo representa actualmente mais do que uma motivacao especifica para a realizacao da viagem induzida pelo vinho, ele constitui uma nova oportunidade de negocio e um catalisador para a economia de uma regiao vitivinicola. A par, pode igualmente contribuir para o “afinar d...
ENOMEMÓRIAS & ENOTURISMO: OS TERRITÓRIOS CULTURAIS DO VINHO, 2019
Resumo: Neste estudo abordamos a construção da paisagem vinhateira, assim como os métodos e técnicas de produção e conservação do vinho desenvolvidas no senhorio monástico alcobacense ao longo do século XVIII. Os cistercienses são indissociáveis da expansão da vinha, assim como do aperfeiçoamento do vinho, produto indispensável na cerimónia eucarística e como reforço da dieta alimentar do cenóbio. A vantagem da longa duração e do cruzamento de saberes e descobertas entre a rede de mosteiros permitiu a estes monges "agrónomos" criar vinhos de excelência elogiados, em particular, pelos viajantes do Grand Tour setecentista. Tratamos neste trabalho da localização preferencial das vinhas, dos critérios, mobilizações e defesos aplicados à cultura, das técnicas de produção dos vários tipos de vinho, da capacidade de armazenamento e envelhecimento deste produto relevando a sua importância no agrossistema dominial cisterciense.
2014
Ao estudar o turismo e inevitavel analisar a evolucao da sociedade e o surgimento das formas de consumo e necessidades dos individuos. Diferentes segmentos objetivam consolidar a atividade como um produto, comercializando lazer, cultura, passado e presente, de acordo com a motivacao do turista. Sendo assim, a pesquisa teve como proposito analisar o papel do Estado e as politicas publicas elaboradas para direcionar o turismo no Pais, com enfase para esta inter-relacao na rota enoturistica Vale dos Vinhedos, na Serra Gaucha. No referencial teorico, sao apresentados os conceitos relacionados a atividade enoturistica, bem como as discussoes sobre o surgimento do Estado e sua participacao na sociedade, analisando as politicas publicas para o turismo no Brasil. O metodo investigatorio, de cunho qualitativo, desenvolveu-se atraves de uma pesquisa do tipo descritivo-exploratorio, caracterizando-se por um estudo de caso. Foi realizada uma coleta de dados mediante entrevistas com a iniciativa...
RESUMO: Este artigo aborda o enoturismo no Brasil, tendo como objetivo apresentar os polos enoturísticos, regiões vinícolas e o mercado de vinhos brasileiro. Trata-se de um estudo exploratório com base em pesquisa institucional e on-line, tendo como suporte a revisão da literatura que contempla as categorias mercado, regiões vinícolas e enoturismo. Os resultados encontrados permitem inferir que: o enoturismo no Brasil é ainda um mercado incipiente, embora apresente-se em expansão, apresentando produção de vinhos bem avaliados no mercado internacional. Constata-se que a distribuição das regiões vitivinícolas não está restrita apenas ao Sul do país e que há necessidade de profissionais qualificados para o segmento. Conclui-se que o enoturismo emerge no mercado com bastante possibilidade de fortalecer o mercado de vinhos pela atividade turística. Palavras-Chaves: Enoturismo, Vitivinicultura, Vinhos. RESUMEN: LAS CONTRIBUCIONES DEl MERCADO DEL VINO Y DEL TURISMO PARA EL FORTALECIMIENTO DEL TURISMO EN BRASIL En este artículo se analiza el enoturismo en Brasil, tiene como objetivo presentar los polos enoturísticos, regiones de vino y el mercado del vino brasileño. Se trata de un estudio exploratorio com la base en la investigación institucional y on-line, se apoya en la revisión bibliográfica que incluye las categorias: mercado, regiones vinícolas y enoturismo. Basado em los resultados que se han encontrado se puede deducir que: el turismo del vino en Brasil sigue siendo un mercado emergente, aunque se presente en expansión, teniendo la producción de vinos bien evaluada en el mercado internacional.Se constata, pues, que la distribución de las regiones vitivinícolas no se limitan al sur del país y que hay necesidad de profesionales cualificados para el segmento.Se concluye que el enturismo emerge en el mercado como oportunidad para fortalecer el mercado por el turismo. Palabras clave: Enoturismo, Viticultura, Vino. ABSTRACT: THE CONTRIBUTIONS OF THE WINE MARKET AND THE WINE TOURISM FOR STRENGTHENING OF TOURISM IN BRAZIL. This article discusses the wine tourism in Brazil, aiming to present the enoturísticos poles, wine regions and the Brazilian wine market. This is an exploratory study based on institutional research and online, supported by the literature review which includes the categories market, wine regions and wine tourism. It was possible to infer that: the wine tourism in Brazil is still an emerging market, although present in expansion, with production-rated wines in the international market. It appears that the distribution of the wine regions is not restricted to the south of the country and that there is need for qualified professionals to the industry. It follows that wine tourism emerges in the market with very possibility of strengthening the market for wine tourism. Keywords: Wine tourism, Viticulture, Wine.
PASOS Revista de turismo y patrimonio cultural, 2008
Resumo: Diferentes segmentos objetivam consolidar a atividade turística em um produto, comercializando lazer, cultura, passado e presente, buscando atender às motivações do turista. Neste sentido, o presente artigo objetiva analisar o papel do Estado e das políticas públicas relacionadas a uma tipologia turística em ascensão: o enoturismo, cujas viagens são motivadas a partir do interesse pelo vinho e pela região produtora como um todo. Através de metodologia qualitativa, foi realizada uma pesquisa descritivo-exploratória, caracterizando-se em um estudo de caso no Vale dos Vinhedos. O levantamento de dados compreendeu entrevistas com representantes da iniciativa privada local e Secretários de Turismo de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Garibaldi. Dentre os resultados, existiu a presença do poder público em pontos cruciais para a formação da rota, no entanto, a falta de uma política específica para o enoturismo tende a comprometer o desenvolvimento do Vale dos Vinhedos.
No século Iº a.C., Estrabão escreve uma das primeiras obras conhecidas, a Geografia, em que a Lusitânia é referida. No primeiro parágrafo do terceiro capítulo do terceiro livro, descreve os povos do Norte da Lusitânia enquanto consumidores de zithos, um tipo de cerveja, "(...) mas são escassos de vinho, e o vinho que teem bebem-no rapidamente em festas de casamento com seus familiares.". A Arqueologia, pelo seu lado, tem vindo a comprovar este mesmo consumo, pelo menos entre elites, na bacia do Douro pelo menos desde o século IIº a.C.
2010
Partindo-se da compreensão que o turismo é uma atividade de grande crescimento em todo o mundo, é possível observar seus impactos nos locais onde se tem desenvolvido d99e forma desordenada e sem uma gestão sustentável. Neste caso podemos ver o turismo de massa, geralmente caracterizado pela ampla divulgação e pouca preocupação com infra-estrutura, acolhimento dos turistas, proteção dos meios natural e cultural e resultados para a população local. Ao contrário deste, alguns segmentos turísticos pelos seus próprios objetivos e perfis dos turistas podem gerar benefícios de forma sustentável para o núcleo receptor. Como exemplo pode-se citar o enoturismo. Uma atividade relacionada ao vinho e que está diretamente ligada ao modo de produção local, ao conhecimento da forma como vivem as pessoas que trabalham nos locais. Pode-se destacar que um dos principais objetivos do enoturista é ver e vivenciar a realidade local. Por isso, o enoturismo pode ser um exemplo do turismo de experiência, ao...
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.