Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2016, Anais do XXIV Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva
A separação ou fragmentação de um corpo sólido em duas ou mais partes, pela ação de um esforço, é chamada fratura, e a capacidade de absorver energia até que essa fratura ocorra é a tenacidade do material. Considerando que o desempenho de alguns materiais é diretamente dependente da maneira como se aplica a carga, para situações de solicitações dinâmicas o ensaio de impacto é amplamente utilizado. Dentre suas vantagens, está o baixo custo e a relativa simplicidade na realização do ensaio. Realizou-se o ensaio de impacto Charpy em corpos de prova de aço SAE 1020, com entalhe em V, orientado transversalmente à direção de laminação. Esse ensaio foi realizado sob seis temperaturas (25, 10,-10,-30,-50 e-70ºC). O ensaio e a confecção dos corpos de prova foram especificados pela norma ASTM A370, sendo as dimensões dos corpos de prova de 10x10x55mm. Verifica-se, através do ensaio de impacto, que a temperatura influencia na tenacidade do material, obtendo-se, para o corpo de prova ensaiado, uma estrutura frágil em baixas temperaturas e uma estrutura mais dúctil em temperatura ambiente. Dessa maneira, pode-se determinar o correto material a ser empregado em diversas temperaturas.
The proposal of this text is to reflect on the dimensions of the body and more specifically about the existence of the body. The fundamental subjects are: what is the body? What relationship this one joins wish other bodies? Does a single body that involves all the other ones exist (embodied in the nature)? Which the existential dimensions of the man's body? Is the man who possesses the body or is the body that possesses the man? Is was also presented a discussion on the busy place, in other words, the location in the time and in a certain being's space it is linked to the more intimate, to the most dynamic copy of existent energy. So my body, therefore made of flesh, it is that makes to be born the flash body of somebody else.
4 ª S e m a n a I n t e r n a c i o n a l d e E n g e n h a r i a e E c o n o m i a FA H O R , 5 a 7 d e N o v e m b r o d e 2 0 1 4 , H o r i z o n t i n a -RS
Revista Periódicus, 2016
Esse artigo parte de um trabalho de conclusão de curso de Psicologia, que consistiu em um pesquisar cartográfico, cujo objetivo fora mapear o cambalear existencial do pesquisador nos entre identidades de gênero/sexualidade em uma vivência de um curso de Drag Queen. O pesquisador, esquadrinhado por corpos e identidades – acadêmico e timidez-macho – se depara com a experiência performática de uma drag queen, a qual expressa a relação de gênero borrada, usando a ambiguidade como arma às hierarquias de existências protocolares. O ―caminho metodológico‖ se deu pelo próprio corpo do pesquisador, que percebeu percursos de nomadismos no curso e criou narrativas através e por este dispositivo-corpo político, estético e ético. No decorrer dessa experimentação intensiva, foi possível perceber os limites identitários do pesquisador e da própria maneira de pesquisar e escrever; perceber a finitude possibilitou inventar e arquitetar empatias afetivas por corpos-teorias-outras e suas respectivas t...
ABM Proceedings, 2013
A competitividade do mercado e as exigências em projetos cada vez mais complexos faz com que testes rotineiros, como o ensaio de tração, apresentem grande importância no desenvolvimento de produtos. Sendo assim, é essencial que estes ensaios reproduzam com confiabilidade as propriedades do material. Com base nestas questões, foram realizados dez ensaios de tração no componente original (tubo) e em dez corpos de prova retirados do próprio tubo, a fim de comparar a reprodutibilidade dos resultados. Os parâmetros empregados nos ensaios, baseados nas normas ASTM E8 e ISO 6892, foram os mesmos para as duas condições analisadas. Com os resultados obtidos, foi possível observar modificações nos valores de escoamento, de resistência máxima e alongamento, atribuídas, principalmente, à presença do cordão de solda, ausência de superfície livre e maior quantidade de deformação não uniforme. Palavras-chave: Ensaio de tração; Corpos de prova normalizados; Componentes; Propriedades mecânicas.
2015
Este artigo apresenta as definicoes basicas de termos tecnicos a respeito dos ensaios de prova de carga. Em seguida, descreve o historico destes ensaios desde a epoca dos egipcios ate os dias atuais. Nos topicos seguintes sao relatados alguns registros das aplicacoes dos ensaios no mundo e no Brasil, seus contextos historicos que impulsionaram o desenvolvimento da tecnica. Por fim, descreve as principais regulamentacoes e normatizacoes nacionais e internacionais vigentes que regem as tecnicas dos ensaios de prova de carga.
2017
Resumo Aços resistentes à abrasão possuem alta dureza, sendo largamente utilizados em aplicações nas quais o componente é submetido a situações em que é exigida alta resistência mecânica e resistência ao desgaste. Podem ser empregados para fabricação de implementos rodoviários, implementos agrícolas e na indústria de mineração. O presente trabalho visa analisar a influência da espessura dos corpos de prova de Charpy-V na energia de impacto absorvido em amostras de aço resistente à abrasão da série 450HB. Os corpos de prova foram usinados com as dimensões padronizadas pela norma ASTM E23 [1]. Os resultados obtidos demonstram uma redução nos valores de tenacidade ao impacto com a redução da espessura, explicitando a importância do método da energia relativa absorvida para análise dos resultados dos ensaios que abordam variação de espessura. Palavras-chave: Aço resistente à abrasão; ASTM E23; Charpy-V; Energia relativa. CORRELATION STUDY BETWEEN IMPACT ENERGY AND THICKNESS OF CHARPY-V TEST SPECIMENS Abstract Abrasion-resistant steels have high hardness, being widely used in applications where the component is subjected to conditions which require high mechanical resistance and high wear resistance. This material can be used on the manufacture of road equipment, agricultural implements and in the mining industry. This paper analyzes the influence of the thickness on Charpy-V specimens on the absorbed energy of abrasion-resistant steels 450HB series. Test specimens have been machined according to ASTM E23 [1] dimensions. The results demonstrate a reduction in impact toughness values when decreasing thickness, explaining the importance of the use of relative absorbed energy method for the analysis of the test results varying thickness.
Defeitos e falhas são comumente vistos em diversas áreas da indústria, uma vez que, estes podem acarretar em grandes perdas e problemas. Dessa forma, é imprescindível o estudo e correta caracterização do material a ser empregado em determinada aplicação. Tendo em vista isso, o presente artigo teve-se como objetivo a observação e apresentação de ensaios de tração realizados em corpos de prova (CP) de aço carbono, aço inox 440 e 304, alumínio fundido, dois CP’s aço SAE 1045 com dimensões diferentes, e corpos de provas de aços para construção civil em diferentes estados (de entrega, normalizado e temperado em óleo). Além do ensaio mecânico, realizou-se a observação metalográfica posteriormente. Para a obtenção de resultados, fez-se o uso da máquina de ensaios universal, INSTRON modelo EMIC 23-100, e modelagem gráfica pelo uso de Excel. Durante procedimento mecânico, foi variada a taxa de deformação (velocidade de ensaio) de forma a se obter diferentes respostas para os materiais. Plotou-se curvas de engenharia e real para os resultados, de forma a se obter informações como módulo elástico, tensão de escoamento, limite de resistência, tensão de ruptura, tenacidade, resiliência e ductilidade, e para aqueles que apresentavam zona plástica de deformação até o limite de ruptura, calculou-se o coeficiente de Hollomon e o coeficiente n de encruamento. Dos valores exibidos, elaboraram-se tabelas contendo as propriedades mecânicas e sua comparação bibliográfica foi feita em seguida. Como método de entendimento de suas propriedades, estudaram-se ainda suas metalografias, e a partir destas foram notados diferentes tipos de microestruturas como, por exemplo, o caso da liga de alumínio fundida, onde se apresentavam zonas de precipitados intermetálicos, zonas dendríticas e uma zona maior primária de alumínio. Houve ainda caso de possível troca de identidade das peças, partindo das microestruturas dos SAE 1045 (A e B) e do 1020, isso pois foram notados menores quantidades de carbono do que o esperado.
2012
Os ensaios de caracterização procuram representar as diversas realidades às quais a rocha estará submetida durante todo o processamento até seu uso final. O ensaio de Compressão Uniaxial consiste na avaliação da tensão de ruptura de rochas quando submetidas a esforços físicos. Regido pela norma brasileira ABNT NBR 15845/2010 Anexo E, seu resultado é obtido por meio de ensaios de corpos de prova moldados especificamente para tal finalidade. Entretanto, bibliografias indicam que os resultados desses ensaios apresentam grande dispersão o que, possivelmente, está relacionado à geometria, dimensão e relação base-altura dos corpos de prova (BEZERRA, 2007; VISO et al, 2008; CASALI et al, 2007; ALVAREZ, 2004; FERRARI & PADARATZ, 2003; GIAMBASTIANI, 2005; URTUBEY et al, 2003).
2022
A ductilidade é uma característica importante para a aplicação de materiais em processos de fabricação, como a estampagem. Uma das formas mais utilizadas para a análise de ductilidade de um material, é através do ensaio de embutimento Erichsen, por tratar-se do único ensaio normatizado desse gênero, assim como por sua facilidade e confiabilidade. A partir disso, foi realizado em laboratório um ensaio de embutimento Erichsen, obtendo resultados dentro dos padrões estabelecidos pelas normas.
Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica
Este artigo descreve o trabalho preliminar realizado que teve como objectivo a adaptação de um dispositivo para a realização de ensaios de fadiga de próteses de anca de acordo com a norma ISO 7206. Para o efeito, colocaram-se três extensómetros numa prótese de anca e as extensões foram adquiridas com um sistema de aquisição de dados. A prótese foi sujeita a esforços cíclicos durante 12 horas, tendose verificado um aumento da intensidade das extensões, o que indicia uma degradação da superfície onde foram colocados os extensómetros, nomeadamente no Mb, zona estruturalmente mais solicitada.
Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, 2020
A NBR 12770, referente à resistência à compressão não confinada (RCNC) de solos coesivos, estabelece que as dimensões do corpo de prova (CP) a ser ensaiado deve obedecer a uma relação altura/diâmetro (H/D) entre 2 e 2,5. Já a NBR 12025, referente à resistência à compressão não confinada de solo-cimento, estabelece que o corpo de prova deverá ser o mesmo do ensaio de compactação Proctor normal, sendo a altura de 127 mm e o diâmetro de 100 mm. Quanto aos CPs destinados ao ensaio de resistência à tração por compressão diametral (RTCD), as relações H/D segundo as normas ME 181 e D3967 são de 2 e de 0,2 a 0,75, respectivamente. Neste contexto, este trabalho visa avaliar a influência das dimensões de corpos de prova de solos compactados nos parâmetros de resistência à compressão não confinada e de resistência à tração por compressão diametral. Os corpos de prova compactados foram confeccionados no cilindro Proctor, com as dimensões de 127 mm de altura e 100 mm de diâmetro (H/D=1,27), e em um cilindro de 200 mm de altura e 100 mm de diâmetro, seguindo a relação H/D=2, ambos na energia do Proctor normal. Os resultados apontam para uma tendência de redução das resistências investigadas (RCNC e RTCD) com o aumento da relação H/D dos corpos de prova. PALAVRAS-CHAVE: Efeito escala, Solos compactados, Resistência à compressão não confinada, Resistência à tração por compressão diametral.
Resumo: Nenhum ensaio mecânico consegue prever com extrema fidelidade o comportamento mecânico de um material, tanto em etapa de produção como em etapa de utilização, no entanto o ensaio de tração é o que melhor representa a relação entre informações obtidas e complexidade do ensaio. Esse ensaio consiste em submeter um corpo de prova a uma carga axial que tenda a deformá-lo pelo alongamento até o momento em que se rompa. Através de um software é possível obter a curva tensão x deformação e dela os diversos dados sobre o material ensaiado. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva verificar o comportamento do aço SAE 1020 quando submetido ao ensaio de tração com e sem entalhe, que é um concentrador de tensão, bem como realizar análise metalográfica dos diferentes corpos de prova. Verificaram-se formações de curvas distintas entre os diferentes corpos de prova, com aumento significativo nas tensões, tanto no escoamento quanto na ruptura, para os corpos de prova sob o efeito do entalhe. Palavras-chave: Ensaio de tração. Fratura dúctil. Fratura frágil. Concentrador de tensão.
Ensaios sobre ESG, 2022
A obra Ensaios sobre ESG, coordenada pelo Presidente da ABDEM, Prof. Alexandre Sion, reuniu dezenas de artigos interdisciplinares sobre a temática ESG e sustentabilidade. Corolário do II Simpósio Internacional de ESG, promovido pela ABDEM em parceria com a Universidad de Sevilla, na Espanha, e com Direção Acadêmica de Alexandre Oheb Sion e Álvaro Sánchez Bravo e Coordenação Acadêmica de Lucyléa Gonçalves França, o evento, realizado nos dias 14, 15 e 16 de setembro, contou com mais de 2.600 inscritos, representantes de várias partes do mundo e dezenas de artigos científicos submetidos por pesquisadores do Brasil e da Espanha, sendo considerado um grande sucesso na área. A presente obra reúne os melhores trabalhos submetidos ao II Simpósio, selecionados por uma comissão de experientes pesquisadores da ABDEM, apresentados e debatidos com grandes nomes do Brasil, Espanha e Portugal. A publicação contou com artigos de altíssimo nível, apresentando análises teóricas e práticas aprofundadas sobre sustentabilidade e os critérios de Environmental, Social and Governance (ESG). Com isso, a ABDEM reforça seu compromisso com a difusão de conhecimento de qualidade e com a democratização da temática no Brasil.
Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, 2023
Resenha de Influenciadores sociais: o feitiço, a fama e a fé, de Jacques Wainberg.
Trilhas Filosóficas
Este artigo tem por objetivo traçar um paralelo entre Schiller e Nietzsche através de um aspecto comum a ambos: a influência dos impulsos estéticos na humanidade, e as consequências para a cultura ocidental, a partir da ruptura desses impulsos. Analisando a retomada antropológica e histórica que nossos filósofos fizeram da Grécia antiga e das tragédias gregas, examinamos como as críticas que eles teceram à estética, à filosofia e à humanidade na Modernidade possuem algumas características que os aproximam. Por meio dos impulsos sensível e formal em Schiller e dos impulsos apolíneo e dionisíaco em Nietzsche buscamos demonstrar como o racionalismo, até certa medida, prejudicou a formação da humanidade e como a atuação desses impulsos em sua plenitude tornava possível a representação do ser enquanto uma unidade múltipla e em constante movimento.
Atas das Conferências: Expressão Múltipla IV Teoria e Prática do Desenho, 2021
Atas das Conferências: Expressão Múltipla IV Teoria e Prática do Desenho. Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes (CIEBA). Lisboa, Maio 2022. Coordenação: Artur Ramos – Universidade de Lisboa. Comissão Organizadora: Artur Ramos - Universidade de Lisboa; Américo Marcelino - Universidade de Lisboa; Henrique Costa - Universidade de Lisboa; Domingos Rego - Universidade de Lisboa; Beatriz Manteigas - Universidade de Lisboa; Gabriela Torres - Universidade de Lisboa ISBN: 978-989-8944-63-4 Resumo O objetivo do artigo é pensar o aprendizado a partir do corpo, como uma possibilidade complementar às práticas tradicionais, a partir de uma proposta de disciplina na Graduação em Artes Plásticas na Escola Guignard/UEMG. Ela propõe a repetição/simulação/refazer de ações de desenho previamente executadas por alguns artistas, além da prática de trabalhos autorais. Esse procedimento metodológico de repetição, simulação ou refazer tem como objetivo despertar o corpo com o intuito de que a experiência seja parte da construção de conhecimento prático-teórico sobre arte. Palavras-chave: Desenho, Corpo, Aprendizado. Abstract The objective of the paper is to think about learning from the body as a complementary possibility added to traditional practices, from a proposal for a discipline in the Undergraduate in Fine Arts at Escola Guignard/UEMG. It proposes the repetition/simulation/redoing of drawing actions previously performed by some artists, in addition to the practice of works made by the own students. This methodological procedure of repetition, simulation or redoing aims to awaken the body so that the experience becomes part of the construction of practical-theoretical knowledge about art. Keywords: Drawing, Body, Learning. GODOY, Luisa; GRANDINETTI, L. Desenho: o corpo em experiência. In: V Colóquio Expressão Múltipla: teoria e prática do desenho, 2022, Lisboa. Atas das Conferências: Expressão Múltipla IV Teoria e Prática do Desenho. Lisboa: Centro de Investigação e de Estudos em Belas Artes, Faculdade de Belas-Artes, 2022, v.1, p.159 - 169. ISBN: 978-989-8944-63-4.
Nesse artigo buscou-se fazer um estudo e análise da influência da estrutura em diferentes cerâmicos, tais como as pastilhas para construção civil e cerâmicas de diferentes porosidades (baixa, média e alta). E como é de conhecimento técnico, as cerâmicas são conhecidas por serem materiais frágeis e apresentarem defeitos inerentes de processamento, tais como os poros, vazios e micro trincas possíveis. Dessa forma, fica evidente que o estudo das propriedades mecânicas dos cerâmicos precisa ser analisado por métodos populacionais, i.e., estatísticos. Ou seja, pela grande diversidade de propriedades que os materiais podem apresentar num mesmo conjunto de materiais fabricados conjuntamente. Nesse contexto, elaborou-se o uso de ensaios de flexão para analise mecânica, bem como o uso da ferramenta estatística, teoria de Weibull, a fim de se analisar quão boa é a reprodutibilidade das propriedades que uma mesma população de material apresentar. Assim, para o presente projeto, fez-se o uso da técnica de flexão de 3 pontos numa máquina de ensaios universal (INSTRON) e, também, a analise via estereomicroscópio (NOVA) para que pudesse se obter dados não apenas mecânicos, mas também micrográficos. De resultado, notaram-se diferentes valores de coeficiente de Weibull, m, para as diferentes amostras, apresentando de muita a pouca dispersão de valores, i.e., existe uma relação grande entre os valores de m e a reprodutibilidade. Quanto maior o m obtido, mais confiável são os seus resultados, ou seja, o material pode ser reproduzido. O material que se mostrou de melhor reprodutibilidade foi a pastilha para construção civil, população de amostras 1; e a de pior foi a cerâmica de baixa porosidade.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.