Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2019, Rae-revista De Administracao De Empresas
Sur le journalisme, About journalism, Sobre jornalismo
PT. Com a emergência da plataformização da atividade jornalística, busca-se investigar a relevância das capas na (re)constituição identitária do jornalismo. Desde a abordagem teórico-metodológica da semiótica material articulada aos estudos de plataformas, o objetivo deste texto é problematizar como a capa de jornal e de revista, considerada um elemento que foi fundamental para a atividade jornalística a contar de seu surgimento, passa a ser tratada com a convergência digital. Para tanto, são observadas transformações manifestas em capas jornalísticas. Trata-se de uma reflexão que requer situar as capas dentro de uma complexa rede de relações na qual se inscrevem questões como o propósito de sua produção atualmente, a queda na tiragem de veículos consagrados, a emergência de iniciativas jornalísticas inovadoras, o tensionamento entre a disposição material de capas em bancas, mercados ou na casa das pessoas e no meio digital e os recursos passíveis de se mobilizar em capas impressas ...
O artigo analisa a produção acadêmica contemporânea sobre o desenvolvimento dos newsgames no jornalismo digital. Através do método da revisão bibliográfica, sistematizamos as discussões dos principais pesquisadores internacionais, indicando os desafios editoriais dos jogos noticiosos e apontando as principais modalidades, categorias e tendências. Como conclusão, notamos que essa experiência contribui para aprimorar a compreensão do contexto amplo da notícia. Ao programar as possibilidades de interação no âmbito das regras do jogo, o newsgame pode promover graus avançados de interatividade, sem prejudicar o compromisso com a informação.
2000
Palavras-chave: imprensa, jornais, revistas, diários, semanários, jornalismo, jornalistas.
O fotojornalismo atravessa mudanças as quais permitem-nos identificar características as quais identifiquem alterações nas cadeias de produção, edição, circulação e consumo para a atividade. O presente artigo busca, através da análise de 34 manuais os quais orientam profissionais e leitores sobre processos de manipulação de imagem, identificar práticas comuns às redações, como também examinar a metodologia empregada para a utilização de tais atributos.
Revista Ibero-Americana de Estratégia, 2020
A Revista Iberoamericana de Estratégia (RIAE) está com novos editores. O novo editor chefe é José Eduardo Storopoli (UNINOVE) e a co-editora é Heidy Rodriguez Ramos (UNINOVE). Os esforços editoriais anteriores da RIAE, coordenados pelo editor chefe Fernando Serra (UNINOVE) e co-editores Manuel Portugal (UFLA) e Cláudia Cirani (UNINOVE), fizeram grandes avanços no posicionamento científico e também no rigor científico da revista. Em termos numéricos, a RIAE possui na base SPELL, um impacto de 5 anos (sem autocitações) de 0,298 contabilizando 109 citações.Além disso, foram publicados diversos editoriais e manuscritos sobre as nuanças e idiossincrasias do processo de publicação de um manuscrito. A coleção de editoriais, rotulados de “como publicar?”, pode ser acessada no site da RIAE e encontra-se disponível no cabeçalho de navegação. Fruto de longas e profundas discussões, “como publicar?” abrange diversos temas, tais como: a estrutura de um manuscrito (introdução, revisão de literatu...
2016
Na literatura científica são apresentadas várias frentes de análise do produtivismo científico e dos seus efeitos na qualidade das publicações, no desempenho das instituições e na vida dos atores que encontram-se subjugados por este imperativo. Assim, o objetivo deste estudo é discutir os desafios da prática editorial brasileira face ao produtivismo acadêmico. Para isto, empreendeu-se um levantamento teórico com o intuito de analisar as variadas frentes discursivas sobre o assunto. Tal publicação deriva-se da palestra: Desafios da prática editorial em tempos de produtivismo acadêmico, ministrada no Encontro Nacional dos Editores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Enedif 2016), com representantes de editoras e coordenações de publicação de todo o país.
2021
Direitos para esta edição cedidos à Atena Editora pelos autores. Todo o conteúdo deste livro está licenciado sob uma Licença de Atribuição Creative Commons. Atribuição-Não-Comercial-NãoDerivativos 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). O conteúdo dos artigos e seus dados em sua forma, correção e confiabilidade são de responsabilidade exclusiva dos autores, inclusive não representam necessariamente a posição oficial da Atena Editora. Permitido o download da obra e o compartilhamento desde que sejam atribuídos créditos aos autores, mas sem a possibilidade de alterá-la de nenhuma forma ou utilizá-la para fins comerciais. Todos os manuscritos foram previamente submetidos à avaliação cega pelos pares, membros do Conselho Editorial desta Editora, tendo sido aprovados para a publicação com base em critérios de neutralidade e imparcialidade acadêmica. A Atena Editora é comprometida em garantir a integridade editorial em todas as etapas do processo de publicação, evitando plágio, dados ou resultados fraudulentos e impedindo que interesses financeiros comprometam os padrões éticos da publicação. Situações suspeitas de má conduta científica serão investigadas sob o mais alto padrão de rigor acadêmico e ético.
2021
Esta obra está sob a licença Creative Commons Atribuição CC BY 4.0, sendo permitida a reprodução parcial ou total, desde que mencionada a fonte.
Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário, 2021
Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (CIADS) é uma publicação trilíngue (português, espanhol e inglês), trimestral, de acesso livre, editada pelo Programa de Direito Sanitário da Fundação Oswaldo Cruz/Brasília. É dirigida a professores, pesquisadores e estudantes de Direito, Ciências da Saúde e Ciências Sociais; operadores do Direito; profissionais de saúde e gestores de serviços e sistemas de saúde. Seu objetivo é difundir e estimular o desenvolvimento do Direito Sanitário na região ibero-americana, promovendo o debate dos grandes temas e dos principais desafios do Direito Sanitário contemporâneo.
Anais do IX Workshop de Editoração Científica, 2016
O 1º Ciclo de formação de Editores é uma ação prevista na Política de Periódicos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Implantada em outubro de 2015, a Política é um compromisso da gestão da atual reitoria da Universidade. Até 2015, a instituição não tinha ciência da quantidade exata de periódicos científicos que possuía, embora algumas tentativas anteriores tenham ocorrido com este propósito. A Política de Periódicos da UFMG proporcionou à comunidade acadêmica a visibilidade das publicações, bem como o apoio a melhoria conjunta dos periódicos através de ações como: avaliação sistemática dos periódicos, formação dos editores e do seu corpo técnico, incentivo à internacionalização, orientação e acompanhamento à submissão das revistas aos indexadores e implantação de um portal de periódicos. Esse trabalho é um estudo de caso do Portal de Periódicos da UFMG, que apresenta o resultado da implementação da ação de formação continuada dos editores e corpo técnico através de uma série de palestras que compuseram o 1º Ciclo de formação de Editores da UFMG.
Sessoes Do Imaginario Cinema Cibercultura Tecnologias Da Imagem, 2010
Nesse trabalho, através da apresentação sistemática de algumas características e conceitos relacionados ao webjornalismo e a suas rotinas de produção, especificamente no que diz respeito às mudanças nos processos de apuração jornalística, objetivamos contribuir para compreensão crítica do webjornalismo junto com seus efeitos nos modos midiatizados de organização social da atualidade. Também procuramos favorecer o desenvolvimento da capacidade avaliativa em relação aos produtos webjornalisticos e à prática profissional a eles vinculada, seja ela acadêmica e/ou de mercado, para assim facilitar o entendimento dos câmbios nos procedimentos de apuração jornalística no webjornalismo e/ou no jornalismo do ciberespaço.
2019
O processo de composição e as peculiaridades do discurso historiográfico de Diogo do Couto (1542-1616) estão na base do presente artigo. Com ele, visamos suscitar uma reflexão em torno dos desafios colocados ao editor dos textos de Couto, tendo em vista uma fixação dos mesmos tão próxima quanto possível da forma saída das mãos do cronista ou daquela que ele tinha intenção de fazer chegar à leitura pública. 1. A obra historiográfica de Couto: trabalhos de Sísifo, trabalhos de Hércules A produção literária de Diogo do Couto, pode dizer-se, concentra-se nos últimos 20 anos de sua vida. Na verdade, quando, em 1595, com cerca de 53 anos de idade, foi nomeado para o cargo de cronista da Índia portuguesa só tinha composto o diálogo O Primeiro Soldado Prático, 1 e rascu
2021
Entre fluxos e desrupções: A difícil arte de seguir o processo editorial Entre flujos e interrupciones: El difícil arte de seguir el proceso editorial Between flows and disruptions: The difficult art of following the editorial process Constantemente recebemos mensagens de autores solicitando informações acerca de seus artigos, outros querendo saber a data da publicação de seu manuscrito já aceito, outros não conseguem submeter o manuscrito no sistema e assim por diante... Nós, editores-e falo aqui talvez por todos os editores de revistas nacionais-, temos muitas dificuldades para responder a essas demandas com a objetividade e a rapidez que a resposta merece. Queremos atender nossos leitores, nossos autores e nossos avaliadores com a atenção e dedicação que merecem, mas, nem sempre isso se faz possível. Desde a migração para o novo sistema OJS, temos tido algumas dificuldades com a submissão de manuscritos. Muitos autores têm tido dificuldades nessa submissão e nós, infelizmente, não conseguimos auxiliá-los. Entendemos que atualizações no sistema, talvez possam tornar o caminho mais objetivo e, com isso, estabilizar os procedimentos de submissão dos artigos. Caso ainda tenham dificuldades neste procedimento, sugiro solicitar auxílio para a coordenação do PEPSIC, em
vol 03 ago 2008 Uma aplicação dos princípios da análise do comportamento para a clínica: a terapia analítico-comportamental Roberto Banaco entrevista Sílvio Botomé e Olga Kubo Resenha "A abordagem behaviorista do comportamento novo" O uso de testes na orientação profissional O que você acharia do seu trabalho se este fosse adaptado para que você gostasse dele? Bullyng e relações hostis na infância Conheça os ganhadores do I Prêmio Paradigma História de Vida Margarida Hofmann Windholz Quem somos O Núcleo Paradigma é um núcleo de estudos, consultoria e pesquisa, que tem como objetivo a busca de soluções para problemas relaciona-dos ao comportamento humano nas mais di-versas áreas de atuação da psicologia. Oferece os seguintes serviços e atividades: Aprimoramento, especialização, atualização e extensão para terapeutas e acompanhantes terapêuticos. Atualização e extensão para estudantes e pro-fissionais em diferentes áreas de aplicação da análise do comportamento, tais como o ...
2012
Resumo: Este artigo consiste em conceituar e distinguir os termos língua e dialeto no intuito de trazer soluções sobre a confusão que se faz a respeito de se uma determinada variedade linguística é língua ou dialeto. Essa confusão parece ocorrer quer por falta de conhecimentos linguísticos, quer por puro preconceito. Conceituar língua e dialeto não é uma tarefa fácil. Acredita-se que variedades de línguas são muitas vezes chamadas de dialetos por várias razões: elas não são conhecidas como línguas literárias, os falantes de uma determinada língua não têm seu próprio Estado, sua língua não tem prestígio ou porque são socioeconomicamente desfavorecidos. Assim, para esta distinção, tomaremos em consideração, além de fatores linguísticos, fatores históricos, geográficos e sociopolíticos. A metodologia de pesquisa é de cunh o bibliográfico baseada em teóricos tais como HAUGEN (1966), TRUDGILL (1980) e WEINREICH (1974). Além disso, foram colhidas ocorrências linguísticas mais frequentes no dia a dia dos falantes.
Jornalismo, Participação e Cidadania
publicou 23 (Tabela 01) editoriais no período de 20 de maio a 26 de agosto de 2014 sobre uma grave crise política que transtornou Campinas e resultou na primeira cassação do mandato de um prefeito da cidade desde a fundação, em julho de 1774. Na sexta-feira, dia 20 de maio de 2011, um aparato com mais de 150 policiais tomou as ruas da cidade para cumprir a ordem judicial de prisão temporária de 20 suspeitos de práticas corruptas na administração municipal. Entre eles, a esposa do prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT), a médica pediatra e chefe de Gabinete da Prefeitura, Rosely Nassin Santos. O episódio 3 provocou nos jornais da cidade a mudança nas rotinas de produção das reportagens. Um aparato daquele porte, O J o r n a l i s m o , P a r t i c i p a ç ã o e C i d a d a n i a Marcel CHEIDA
InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade
Este artigo tem como objetivo analisar os desafios do engajamento sindical no município de Concórdia do Pará, partindo do caso específico do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR). O engajamento sindical é fundamental para garantir a legitimidade dessas organizações, que têm enfrentado uma série de questões novas para se mostrarem atraentes ao seu público-alvo. Com isso em vista, a pesquisa teve por base uma abordagem qualitativa feita por meio de entrevistas semiestruturadas e de levantamento bibliográfico. Os resultados apontaram que os agricultores filiados ao STTR de Concórdia, em sua maioria, aprovam a atual diretoria do sindicato. Constatou-se, porém, que nem todos se encontram em dia com a contribuição sindical, em razão da retirada de funções assistenciais por parte do governo, o que indica a necessidade de os sindicatos se reinventarem nesse novo cenário.
Estudos em Avaliação Educacional
As autoras agradecem à SEE-SP a oportunidade de fazer uso dos dados do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar-SARESP, 1998. necesarios para el pleno dominio no sólo de esa área como también de las demás, constituyéndose en los ciudadanos que se quiere para el país. Palavras-clave: evaluación educacional, enseñanza y aprendizaje de la Lengua Portuguesa, lectura y escrita.
As novas tecnologias que transformam as redações jornalísticas em tempos de convergência exigem adaptações em diferentes frentes: muda a estrutura física, muda o planejamento e a execução no fazer jornalismo, muda o perfil exigido dos novos profissionais e mudam também as relações de trabalho envolvendo as equipes de produção. Em um momento em que tantas mudanças chegam junto a um período de queda de circulação dos jornais impressos e de aumento da concorrência com outras mídias, é real o risco do redesenho das equipes ser pautado no desafio de produzir mais com menos gente, em detrimento da qualidade do produto final. Este artigo faz um levantamento bibliográfico sobre o tema, dando a largada para pesquisa de Doutorado que buscará identificar erros e acertos na adaptação às novas realidades do mercado.
Revista Ágora Filosófica, 2016
O presente artigo aborda alguns aspectos da discussão sobre a bioética e a importância de um Comitê de Ética em Pesquisa. A proposta básica é discutir alguns aspectos do funcionamento dos CEPs, tendo como fundo as Resoluções 196/96 e 466/2012, do Conselho Nacional de Saúde e, neste contexto, o lugar que os Comitês de Ética em Pesquisa. Pretendemos provocar o debate, muito mais que apontar para definições que, no fundo, impedem uma interlocução ampla, ou impedem a confluência de posições diferentes. Contudo, concluímos apontado para o caráter procedimentalista que a maioria dos Comitês vem tomando no Brasil, deixando de abordar as dimensões éticas da pesquisa científica e concentrando a avaliação dos protocolos de pesquisa, no âmbito da Plataforma Brasil, como uma análise de procedimentos que estão indicados no formulário online, o que torna a análise ética em uma análise formalista.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.