Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2010
O artigo aborda a biblioterapia como possibilidade de terapia por meio da leitura. Sugere praticas de leitura que proporcionem interpretacao de textos e comentarios adicionais a eles. Pode ser utilizada em tratamentos de pessoas acometidas por doencas fisicas e mentais, e aplicavel na educacao, na saude e reabilitacao de individuos. Investiga a atuacao do bibliotecario como biblioterapeuta, tendo em vista que ainda sao poucos os estudiosos da biblioterapia no Brasil. Vamos fazer algumas reflexoes a respeito do que a literatura contempla sobre o assunto, salientando os beneficios proporcionados aos submetidos a pratica da biblioterapia. A carencia de informacoes sobre a pratica, ainda e grande, porem as literaturas mostram eficiencia desta aplicacao desde muito tempo.
BIBLOS : Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, 2015
O objetivo principal deste artigo e apresentar uma sintese dos conceitos de biblioterapia na perspectiva de alguns pesquisadores, os beneficios de sua aplicacao, as habilidades necessarias para o bibliotecario se especializar como biblioterapeuta, as ferramentas e atividades que poderao colaborar no tratamento de algumas pessoas. A metodologia aplicada tem como base a pesquisa bibliografica, com enfoque tematico para o auxilio as pessoas, da convivencia ate a possibilidade de solucoes para seus problemas de ordem emocional e fisica. Aponta ainda a importância do trabalho deste profissional como uma contribuicao ao tratamento de saude de pacientes, beneficiando no desenvolvimento pessoal, oferecendo melhorias a ele e a sociedade, por meio da leitura, enfatizando papel social do bibliotecario.
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, 2020
Artigo de pesquisa 25 RESUMO Esse artigo busca discutir a importância da biblioterapia como possibilidade a ser considerada por pesquisadores, professores e alunos em tempos de COVID-19 e sugere que essa temática seja inserida no currículo dos cursos de Biblioteconomia, uma vez que o bibliotecário, em parceria com outros profissionais, é capaz de atuar com competência nesta área. A pandemia impôs, aos brasileiros e ao mundo todo, o isolamento repentino de pessoas, causando angústia e medo constantes do contágio e da morte, sentimentos que produzem uma sensação de impotência e ansiedade. Mesmo assim, pesquisadores precisam continuar com suas pesquisas e docentes e discentes precisam continuar com as aulas de modo remoto sem ter se preparado para tal. Nesse contexto, a biblioterapia surge como uma alternativa para proporcionar um afastamento momentâneo e necessário da realidade e aliviar esses sentimentos opressivos que ela gera. Adotando a metodologia da pesquisa bibliográfica, o artigo centra sua estrutura na conceituação e breve histórico da biblioterapia; na discussão sobre as alternativas que a biblioterapia pode oferecer para aliviar frustrações e ter efeito positivo no rendimento de pesquisadores, professores e alunos em meio à pandemia; e na proposição de que a biblioterapia seja incorporada no currículo dos cursos de Biblioteconomia de variadas formas. Conclui-se que a biblioterapia é uma alternativa viável para ajudar a manter a saúde mental dos pesquisadores, docentes e discentes e pode auxiliar a manter a união mesmo com a distância física. Além disso, fica evidente a importância de incorporar a biblioterapia nas discussões dos cursos de graduação de Biblioteconomia nas universidades e promover a interação com outras áreas em projetos interdisciplinares de ensino, pesquisa e extensão, gerando produção de conhecimento e práticas enriquecedoras.
2020
Introdução: A biblioterapia pretende, através da leitura de livros de ficção ou de autoajuda, individualmente ou em grupo, facultar uma experiência saudável ou permitir um desenvolvimento pessoal, em qualquer idade do ciclo vital, com vertentes preventiva, promotora de bem-estar e terapêutica. A biblioterapia é um processo interativo, numa integração bem-sucedida de sentimentos, valores e ações, visando um processo harmónico e equilibrado de crescimento e desenvolvimento pessoal. Para uma seleção adequada dos textos que servem de base à leitura terapêutica, o género narrativo da literatura parece mais viável ao leitor para encontrar uma projeção íntima de si nas personagens que vivem nestes textos, tendo em conta as particularidades de cada pessoa. O bem-estar tem uma perspetiva holística, num conceito global de saúde, através do bem-estar físico, social, mental, cultural e espiritual, sendo alcançado na cooperação de várias áreas do conhecimento onde a biblioterapia tem potencialid...
O artigo aborda a biblioterapia como possibilidade de terapia por meio da leitura. Sugere práticas de leitura que proporcionem interpretação de textos e comentários adicionais a eles. Pode ser utilizada em tratamentos de pessoas acometidas por doenças físicas e mentais, é aplicável na educação, na saúde e reabilitação de indivíduos. Investiga a atuação do bibliotecário como biblioterapeuta, tendo em vista que ainda são poucos os estudiosos da biblioterapia no Brasil. A carência de informações sobre a prática, ainda é grande, porem as literaturas mostram eficiência desta aplicação desde muito tempo.
Informação@Profissões, 2016
Introdução: Nesta pesquisa buscou-se ressaltar a importância que a leitura tem para pessoas hospitalizadas. A leitura está presente na sociedade há milhares de anos, a junção entre leitura e terapia denominada – biblioterapia, ainda é uma técnica pouco utilizada por profissionais da Saúde e pouco pesquisada por profissionais da informação. Objetivo: Investigar, na perspectiva dos integrantes do projeto Sensibilizarte, como a biblioterapia pode ajudar pessoas que estão hospitalizadas. Metodologia: Pesquisa qualitativa exploratória e de campo, tendo como instrumentos de coleta de dados a entrevista estruturada e o roteiro de observação. Resultados: Salientou-se, por meio do projeto Sensibilizarte, que a biblioterapia deve ser exercida por profissionais da área da Saúde em parceria com outras áreas, visando propiciar melhoras nos pacientes com a Contação de histórias. Conclusões: Foi possível apontar que a integração da biblioterapia e bibliotecários, disseminando o narrando histórias ...
2013
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Graduação em Biblioteconomia, 2013.Estuda o surgimento, conceitos, componentes, aplicações e importância da Biblioterapia em vários contextos. Relata a falha curricular e o desconhecimento dessa prática por muitos, no curso de Biblioteconomia, principalmente no que concerne à preparação do profissional para atuar nesse ramo. Mostra as dificuldades encontradas com relação à literatura e a falta de instituições preparatórias. Apresenta, por fim, essa área como uma nova vertente de conhecimento da Biblioteconomia, possibilitando uma grande área de atuação para os bibliotecários e contribuindo para pesquisas na área. __________________________________________________________________________ ABSTRACTStudy the appearance, concepts, components, applications and importance of Bibliotherapy in various contexts. Reports the curricular failure and ignorance of this practice by many in the course of Librariansh...
Aos meus pais, pelo amor e dedicação. A minha querida irmã Lili, minha amiga de todas as horas. A toda minha família, pela compreensão e carinho de sempre. Aos meus amigos, pela torcida. Aos pacientes da ABRAPEC, motivação desse trabalho.
Investigación Bibliotecológica: archivonomía, bibliotecología e información, 2020
Se reflexiona sobre el campo de acción del bibliotecario con énfasis en la efectividad de la biblioterapia para el restablecimiento de individuos que sufren trastornos emocionales. El objetivo general ha sido debatir temas relacionados con los trastornos emocionales, presentando sugerencias biblioterapéuticas como alternativas complementarias. El campo de acción, tanto para el bibliotecario como para cualquier otro profesional, implica darse cuenta de que cada profesión está vinculada a un determinado nivel de conocimientos. La biblioterapia como una práctica de lectura utiliza textos verbales y no verbales como complementos en el tratamiento de personas afectadas por enfermedades físicas o mentales. Se recomienda la biblioterapia para personas que enfrentan trastornos emocionales.
A biblioterapia clássica admite a possibilidade de terapia por meio da leitura de textos literários. Contempla a leitura de histórias e os comentários adicionais a ela. Propõe práticas de leitura que proporcionem a interpretação do texto. O fundamento filosófico essencial da biblioterapia é a "identidade dinâmica". O processo de identificação do leitor/ouvinte vale-se da introjeção e da projeção. Parte-se do pressuposto que toda experiência poética é catártica e que a liberação da emoção produz uma reação de alívio da tensão e purifica a psique, com valor terapêutico.
Anais Do Congresso Brasileiro De Biblioteconomia Documentacao E Ciencia Da Informacao Febab, 2013
Apresenta as concepções e tipos de biblioterapia, bem como explora a vertente da prática terapêutica e aplicabilidade da biblioterapia em diversas situações cotidianas. Finaliza argumentando que a Biblioterapia pode trazer alguns momentos de lazer, levando o individuo a esquecer por alguns momentos suas aflições, proporcionando-lhe prazeres inesquecíveis e levando-o a lugares antes não idos, uma vez que a leitura tem esse poder.
Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, 2019
ResumoDescreve a atividade de biblioterapia desenvolvida na disciplina de Biblioterapia, ofertada no curso de Biblioteconomia, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Para tal, foi aplicada uma vivência biblioterapêutica de desenvolvimento (Educacional) com a turma de alunos de graduação da UFSC que cursaram a referida disciplina no primeiro semestre de 2018. A atividade constituiu-se de relaxamento com sons da natureza, leitura de história, apresentação de curta-metragem, seguido de atividade lúdica e momento de compartilhamento e diálogo. Conclui-se que os resultados obtidos foram positivos, sendo uma experiência deveras enriquecedora e estimulante/emocionante para a maioria dos participantes na medida em que lhes permitiu uma reflexão acerca dos benefícios da leitura e dos livros em nossa vida, além de uma interiorização e conscientização do papel de intermediador e bibliotecário na sociedade.Palavras-chave: Biblioterapia. Biblioterapia de Desenvolvimento (Educacional)....
2019
Presents the Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) reporting on the performance of volunteers of the Extension Project "Vivendo Histórias". The project is carried out with reading activities, seeking the inclusion of elderly residents of Casa Lar do Cego Idoso, located in Porto Alegre-RS. The Methodology is characterized as qualitative research, through a Case Study, and uses semi-structured interviews as a data collection instrument. It shows the benefits that Bibliotherapy has to the elderly subjects of this study, contributing to their welfare. It points out that reading mediation is an activity that arouses the interest of the elderly, encouraging them to retrieve their life memories through narratives. Reports on the limitations caused by aging. It exposes the transformations that occur in the daily life of the elderly through reading in the Asylum Institution.
Perspectivas em Ciência da Informação, 2006
Buscou identificar quais as contribuições da aplicação da biblioterapia nas crianças em idade pré-escolar, matriculadas em período integral no Centro de Educação Nossa Senhora da Boa Viagem, e realizar atividades lúdicas que proporcionem às crianças momentos de lazer e diversão, propiciando a catarse, o estímulo à criatividade, a promoção da leitura, e a possibilidade de contato com diferentes tipos de textos, instigando o seu imaginário. Foram realizados treze encontros, com 22 crianças, e desenvolvidas atividades de contação de histórias relacionadas à literatura infantil. Optou-se por uma abordagem qualitativa de um estudo exploratório que assumiu forma de estudo de caso. A coleta de dados foi feita por meio de observação participativa, relatando-se todas as atividades realizadas e as reações das crianças. Fez-se uma análise dos encontros, identificando-se o alcance dos objetivos e as dificuldades encontradas durante a realização do trabalho. Acredita-se que o bibliotecário, em parceria com outros profissionais, pode ser um profissional atuante na realização de atividades sócio-culturais, contribuindo estreitamente para a formação de indivíduos leitores, capazes de modificar o seu contexto e melhorar sua qualidade de vida. P P P P Palavras-
Tópicos em Ciências da Saúde-Volume 13, 2019
Perfil socioeconômico e demográfico de idosos/as frequentadores/as de Capítulo studio de pilates e os motivos que os/as levaram a escolherem o método. .
Revista Conhecimento em Ação, 2018
Experiência profissional de aplicação da vivência em Biblioterapia no Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) durante o mês de junho de 2018. Tem como objetivo aplicar a Biblioterapia de forma prática e vivencial com o intuito de verificar o desenvolvimento do método biblioterapêutico descrito por Caldin (2001). Como objetivos específicos: a) desenvolver a vivência de Biblioterapia no NETI/UFSC; b) realizar o encontro entre o texto biblioterapêutico e os ouvintes; c) interagir com os participantes da Biblioterapia por meio da leitura de histórias; d) dialogar com o intuito de interpretar e comentar sobre temáticas da obra principal da Biblioterapia. Como resultados, pode-se aplicar o método biblioterapêutico no NETI/UFSC em que o texto principal foi A Moça Tecelã de Marina Colasanti, este foi lido e analisado pelos participantes com o intuito de comentar, dialogar e interpretar livremente sobre as temáticas por eles levantadas.
Revista Acb Biblioteconomia Em Santa Catarina, 2006
Resumo: O presente artigo tem por finalidade apresentar resultados do estudo biblioterapêutico, realizado com pacientes internados em clínicas médicas. O foco central foi verificar o nível de aceitação da leitura como atividade de lazer por pacientes internados em clínicas médicas. A prática biblioterapêutica com pacientes internados em clínicas médicas demonstrou ser útil no processo de hospitalização, como fonte de lazer e de informação, na interação biblioterapeuta / paciente / enfermagem e, no processo de sociabilização, além, de proporcionar momentos de descontração e alegria aos pacientes, contribuindo para o bem estar mental dos mesmos. O estudo aponta para o importante papel da leitura enquanto atividade de lazer para pacientes hospitalizados, humanizando o processo de hospitalização.
2000
Pretend it to relate the experience of Library Science Course students of the Santa Catarina Federal University, Brazil, about the development of rea ding activities as therapeutics possibilities. This activities, based in theoretical material of Bibliotherapy class, using the reading and telling tales, with poetry, dramatic art, videos, music, dance and games. The articulation of literary with the therapeutic reading
2011
When books are part of our lives and share with us important moments, it deserves a prerogative on our part. How can we emphasize their contribution to the formation of the reader? In this field, we can take into account the value of bibliotherapy, that is, the ability of books to lead us to the reflection about life and to a self-learning. For a long time, the value of books as a basic tool for therapy has been recognized. This value of books can be taken into consideration by teacher librarians and in the school library because she/he is the professional who better knows the books and other resources that are capable of being used by its educational and formative value. These are the key aspects that we addressed in this study. We intend, from the contributions already identified in the field of bibliotherapy, reflect on the role of books and reading in the construction of the emotional, psychological, social and affective dimensions of students, particular in regard to the subject of death. These aspects have implications on several levels, namely in the role of the teacher librarian professor, and in the organization and management of the school library collection. These questions were combined with the answers to a questionnaire administered to a group of students, and also guided the proposals for activities to be undertaken in context of the school library.
Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, 2021
O presente artigo visa fazer uma reflexão acerca da formação do bibliotecário na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) como profissional apto para o exercício da mediação cultural e de leitura, bem como da biblioterapia. Tomando como base os conceitos de mediação cultural de Edmir Perrotti e de mediação de leitura de Michèle Petit, o trabalho debruça-se sobre a grade curricular do perfil 0406 do Bacharelado em Biblioteconomia e analisa a distribuição do conteúdo programático, das competências e das cargas horárias e como a formação cultural e biblioterapêutica do discente está sendo tratada em relação à percepção de sua importância sociocultural dentro da atuação profissional.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.