Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2016
his paper, which adopts the perspective of the Linguistics of genres (RASTIER, 1989; BOUQUET, 2004), aims at observing, from a top-down methodological analysis (BRONCKART, 1999, 2004), in which way some argumentative strategies in certain text genres (the persuasive ones) are constrained by contextual aspects. To reach this objetive, this paper is divided in three parts. Firstly, the term argumentation in a text genre, will be defined. Secondly, it will be shown that the argumentation in text genre can be textually described both from contextual elements and from organizacional, enunciative and stylistic aspects. At last, some argumentative strategies will be observed in a case study: a portuguese political poster. This means that to analyse the argumentation in texts, contextual aspects are dynamically indexed to internal elements and must be considered in textual analysis.
Resumo: Neste trabalho, busco destacar a importância dos gêneros para o ensino de língua materna, na medida em que realizo uma breve reflexão sobre as atuais exigências da Base Nacional Comum Curricular-BNCC, levando em consideração a atual situação da docência em Língua Portuguesa. Para isso, à luz de duas perspectivas teóricas (BAKHTIN, 2016; MARCUSCHI, 2002), será feito um levantamento a respeito do que se entende por gênero do discurso e gênero textual, principalmente. Objetivo, também, traçar um esquema das melhores possibilidades de trabalho, provenientes do contato com o gênero, das quais o professor pode se valer em sala de aula, tomando como parâmetro a Base Nacional Comum Curricular-BNCC do ensino médio.
Anagrama, 2009
Sabe-se que a linguagem humana hoje é estudada não apenas por sua finalidade comunicativa, pois o ato da comunicação está associado, segundo alguns teóricos, a algo mais específico da língua: argumentar. Por isso, este trabalho apresenta as características básicas da argumentação, tendo como embasamento teórico os autores Othom M. Garcia, Adilson Citelli, Luiz Antonio Marcuschi e Ingedore Koch, e procura identificar essas características em diferentes gêneros textuais, para demonstrar que a argumentação é ato inerente à língua, independente do suporte que a mesma se utiliza. Para isso, analisaremos textos de diferentes gêneros e identificaremos em cada um as estratégias argumentativas encontradas, mostrando que, com menor ou maior grau de intencionalidade, qualquer discurso está isento do mito da neutralidade, como afirma Koch (2004). 1 Trabalho orientado pela Profª Drª Adriana Maria de A. Barbosa, coordenadora do Grupo de Estudos em Teorias do Discurso (GETED). 2 Graduanda do oitavo semestre de Letras da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e integrante do GETED. SILVA, Giseli N. da. A argumentação...
Revista Linguagem em Foco, 2019
O conceito de gênero textual carece de uma compreensão mais ampla a fim de que ele possa englobar efetivamente as mudanças conceituais nos campos em que é estudado. No escopo deste artigo, faremos análise dos gêneros da oralidade, especialmente do debate, nas práticas pedagógicas da educação básica. Para a pesquisa, de cunho qualitativo, entrevistas com professores do 9º ano de uma escola pública estadual do Recife foram realizadas. Os pressupostos teóricos são, principalmente, o conceito de gêneros textuais de Bakhtin (1992), o interacionismo sociodiscursivo, de Bronckart (1999), Dolz e Schneuwly (2004) e os estudos de letramento desenvolvidos por Marcuschi (2001, 2002, 2004, 2008). Resultados preliminares apontam para o fato de que, embora os professores demonstrem conhecer a importância do trabalho com a oralidade, os gêneros escritos predominam, ainda, no ensino de língua na sala de aula.
Domínios de Lingu@gem
Descrição de gêneros textuais/discursivos com apoio computacional Com muita satisfação, apresentamos o volume 11, número 2, de 2017 da nossa querida revista Domínios de Lingu@gem, que nos tem trazido importantes trabalhos das mais variadas áreas dos estudos linguísticos. Desta vez, o volume temático gira em torno da descrição de gêneros discursivos e/ou textuais com algum tipo de suporte computacional. Instaura-se, assim, desde a chamada, alguma interdisciplinaridade, seja teórica ou metodológica, entre os Estudos do Texto e do Discurso e a Informática. Ao propor este volume, imaginamos poder reunir trabalhos que trouxessem, partindo da descrição e da caracterização-ou mesmo da problematização do estatuto de gênero, diferentes tipos de aplicações. A descrição do nosso objeto linguístico, tornado concreto via texto e práticas de discurso, conforme entendemos, dá suporte à análise. Dessa análise, feita sob diferentes pontos de vista teóricos, os quais iluminam determinadas facetas do nosso objeto, poderemos partir para a explicação e, posteriormente, para as generalizações e previsibilidades. Feito esse percurso, pode-se retornar ao ponto de partida teórico e verificar o quanto ele, efetivamente, nos dá suporte. Desde muito, o papel do processamento, via computador, da língua natural tem já se mostrado um empreendimento científico e multidisciplinar tanto relevante quanto desafiador. Se hoje testemunhamos muitos avanços para línguas como o inglês, para o português, o avanço é ainda desigual, embora reconhecido como necessidade. Para se ter uma ideia, em 1999, já líamos em uma notícia do jornal português Público a chamada para a seguinte notícia (https://www.publico.pt/ciencias/jornal/a-lingua-de-camoes-na-informatica-132347): "A língua de Camões na Informática". Nessa notícia, entrevistava-se a nossa colega pesquisadora Diana Santos, e assinalava-se "A adaptação dos computadores à língua portuguesa é considerada pelo Ministério da Ciência e da Tecnologia uma área prioritária". Anos mais tarde, em 2007, em livro organizado por Diana Santos (SANTOS, 2007), encontramos um exemplo do avanço disso no trabalho de Quaresma e Rodrigues (2007), ambos cientistas da Computação. Nele vemos uma pesquisa dedicada ao tema da Recuperação da Informação que reúne e explora uma base de texto 7 mil (!) pareceres da Procuradoria-Geral da República Portuguesa, produzidos tais documentos entre 1940, compondo um universo de cerca
2014
After demonstrating that studies of argumentation, which spread throughout modern linguistics from Ducrot and Anscombre‘s pragmatics, do not align with discourse studies because, for these authors, argumentation is a fact of langue and not a discursive fact, this text aims to show how discursive theories can work with the issue of argumentation. They cannot be restricted to linguistic microanalysis as adopted by integrated pragmatics, although eventually they can make use of it. They should revisit the classical tradition. If, on the one hand, the rhetoric studied the discursive construction of arguments and on the other studied the antiphonic dimension of discourses, the discursive theories should inherit from the rhetoric work; that is, they should read it in the light of the theoretical issues expressed today. To inherit from rhetoric work means, therefore, taking into account centuries of previous studies, to describe according to current discursive studies the discursive mechan...
Domínios de Lingu@gem
Pretende-se, com este artigo, embasado pela teoria da Análise de Discurso francesa, apresentar análises de textos escritos produzidos por alunos em fase de preparação para o vestibular, focando na assunção e/ou interdição da autoria. Para isso, as condições de produção dadas foram relevantes para as análises, isto é, o “Curso Preparatório para o Vestibular”, trabalho de caráter voluntário, oferecido aos alunos de 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Capitão Antônio Justino Falleiros, na cidade de Ituverava, espaço esse que permitiu observar como o trabalho com textos de diferentes tipologias e como as correções realizadas pelo professor, considerado como o corretor do texto, contribuem, ou não, para a produção de textos polissêmicos.
VERBA HISPANICA , 2012
* Palavras-chave: géneros de texto, tipos de discurso, ordem do expor, ordem do narrar 1 Enquadramento geral O presente trabalho situa-se na perspetiva da Teoria do Texto -área disciplinar que se enraíza no campo da linguística, mais especifi camente, no campo da linguística dos textos e dos discursos, e privilegia, de forma particular, o quadro designado por Jean-Paul Bronckart (Bronckart, 1999) como Interacionismo Sociodiscursivo (daqui para a frente, ISD). * Este texto foi redigido em Português Europeu, conforme o Acordo Ortográfi co da Língua Portuguesa em vigor. Optou-se por preservar a grafi a original das citações.
Signum: Estudos da Linguagem, 2014
Altoé dos SANTOS ** Resumo: Este trabalho tem como objetivo descrever a estrutura retórica do gênero resposta argumentativa em um corpus formado por 15 redações do concurso vestibular de inverno de 2009 da Universidade Estadual de Maringá. O instrumento de análise foi a RST (Rhetorical Structure Theory -Teoria da Estrutura Retórica). Tomou-se a afirmação inicial como porção nuclear da resposta argumentativa. Entre a afirmação inicial e o desenvolvimento (satélite), os candidatos estabeleceram, em sua maioria, relação de evidência, que tem caráter interpessoal, para tentar convencer seu destinatário (a banca de avaliação das redações) de que seu ponto de vista estava correto. No interior da afirmação inicial, a relação que apresentou maior frequência de ocorrência foi a de contraste. Nossa hipótese é que a própria coletânea de textos da prova do vestibular tenha levado os candidatos a apresentar aspectos positivos e aspectos negativos da internet. No nível mais alto da porção textual que funciona como desenvolvimento, a relação mais frequente é a de lista porque os candidatos apresentam vários argumentos de mesmo estatuto. A segunda relação com maior frequência de ocorrência no nível mais alto da porção que funciona como desenvolvimento é a relação de contraste. Assim como ocorreu no interior da afirmação inicial, essa alta frequência pode ser atribuída às informações presentes na coletânea de textos da prova, que apresentavam aspectos positivos e aspectos negativos da internet. Das 15 redações analisadas, 12 apresentaram conclusão. Essa parte foi considerada satélite da porção 194
2021
This research aims to understand the aspects of innovation, manipulation and change of the auditorium TV show genre. For this, the analyses dedicate to describe and to compare two auditorium TV shows: Manos e Minas and Altas Horas. We intend to know which the aspects of innovation, manipulation and change of this genre are and how stability and innovation are linked in order to contribute to a better understanding of the relatively stable nature of discourse genres. Based on the articulation between the theories about discourse genres and theories about multimodal genres, we favor the description and analysis of the general auditorium TV show structure and themes privileged by each one. Manos e Minas aims to bring-the voice of the periphery‖ to the television media for the recovery of the practices of this community and Altas Horas to interview public figures and to interact with the local audience on topics of current and / or concerning to the life of its guests. Both TV shows share the same conventions which the genre is structured onthe social actors and the semiotic resources-, but the differences arise from the specific social values which the goals of each one are anchored in. We understand, therefore, that the innovation displayed by Manos e Minas in relation to other examples of auditorium TV show genre is the commitment to the formation of a class consciousness. As a result, the structure of the production of this TV Show is focused on the interests and issues of Brazilian peripheries, presenting a link, not only with entertainment, but mostly with art, culture and politics. Regarding to Altas Horas, this is an exemplar of the auditorium TV show genre which shares with other TV shows the same goal: the entertainment based on social values of the large media. In relation to structural elements of the auditorium TV show genre, it derives its thematic organization from the interrelationship among (i) social value system, linked to specific social groups; (ii) linguistic conventions concerning to the referencing practices and to the choice of a range of topics; (iii) the world as depicted on the television by social actors legitimate representatives of this ‗world' and also (iv) the manipulation of multisemiotics resources.
Fenômenos Linguísticos e Fatos de Linguagem, 2019
Todo o conteúdo deste livro está licenciado sob uma Licença de Atribuição Creative Commons. Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). O conteúdo dos artigos e seus dados em sua forma, correção e confiabilidade são de responsabilidade exclusiva dos autores. Permitido o download da obra e o compartilhamento desde que sejam atribuídos créditos aos autores, mas sem a possibilidade de alterá-la de nenhuma forma ou utilizá-la para fins comerciais.
In the following study we will analyze the types of speech in high school workbooks and the perspective of an appropriate approach regarding the verbal and written modalities of the Portuguese language. The high school student must know how to efficiently use the language in every aspect of his/her life. This means the ability to read, interpret, produce and adapt to the different types of speech in which he/she will encounter in the most varied of social situations. Without a doubt, it is much easier for the student to gain access to the different types of speech with workbooks. The workbook has a very important role in day-today education. Criticism is often deserved in respect to the quality and utilization of workbooks in the classroom, but many times they are the main tool that the teacher has as well as being the main support by which the student has contact with the various types of text in the verbal and written modalities of the language. The workbooks present a large variety of speech types, but how can these different types be explored? Are the proposed exercises for the study of texts allowing the student to understand those that are related to immediate and verbal communication situations as well as those that are related to more complex situations? Starting from the analysis of three proposed high school workbooks, we will observe and discuss how the speech types are approached in the first year of high school from the theoretical perspectives of Bakhtin, Bronckart, Brandão, Marcuschi and others.
2006
This thesis, based on the research in Theory of Text from the perspective of linguistics of genres, has as its objective to study contextual factors and aspects of textual organization – two sources that intrinsically compose genre – how they interact, influencing the argumentation of certain persuasive genres. Considering that the publications, the party billboards and the initial legal proceedings constitute persuasive textual genres with a different level of institutionalization, this thesis will try to demonstrate, from a descending methodology of analysis, the correlation between contextual coercions imposed by genre and the selection of resources associated with stylistic, organization and extended enunciation gearings. This study will focus on the analysis of samples of texts that circulated in the era of the 2002 Elections – Publications, party billboards and initial legal proceedings. From the analysis of certain elements that make up the gearings of the persuasive genres, ...
Revista Intertexto, 2011
Este texto busca verificar e analisar como tem sido trabalhada a progressão didática de gêneros escritos do argumentar no espaço didático. Para isso, selecionamos, como objeto de investigação, os livros do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II, da coleção mais adotada nas escolas públicas de Uberlândia. Palavras-chave: Gênero argumentativo; progressão didática, livro didático, ensino de Lingua Portuguesa.
Cadernos de Linguística
O propósito deste artigo é analisar os aspectos retórico-linguísticos que permeiam os gêneros discursivos presentes em práticas de letramento realizadas por educadoras e educadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do estado Ceará. Nessa perspectiva, o aporte teórico é delineado pela consonância entre as premissas da Análise Crítica de Gêneros e Análise de Discurso Crítica (BATISTA JR; SATO; MELO, 2018; MEURER; BONINI; MOTTA-ROTH, 2005; RESENDE; RAMALHO, 2006; STREET, 2014; VIEIRA; RESENDE, 2016). A metodologia possui cunho qualitativo e interpretativo, além de contar com o viés etnográfico, cujos instrumentos de coleta de dados foram determinados por meio da observação participante. A análise é realizada à luz do significado acional (FAIRCLOUGH, 2003). Dessa forma, o principal resultado do estudo mostra que o envolvimento dos gêneros discursivos com as práticas de letramento do campo elucida um mecanismo pertinente de luta hegemônica, além do fortalecimento de u...
Editora Conhecimento Livre eBooks, 2022
Com relação ao ranking de produção de leite no estado do Maranhão, as cidades que se destacam, são as apresentadas na Tabela 02. Como pode ser observado o município de São Francisco do Brejão é um dos destaques na produção leiteira no estado, posicionado à frente de cidades que são grandes produtoras de leite, como Imperatriz, Balsas, Grajaú e Pastos Bons, o município fica atrás somente da cidade de Açailândia. Tabela 02-Quantidade produzida de leite de vaca nos estabelecimentos agropecuários por dia (municípios do Maranhão).
2008
Ao meu orientador, professor Dr. João Bosco, por fazer jus ao título de orientador e realmente me incentivar e guiar, sempre disposto a ajudar, bem como pela paciência e estímulo em não me fazer desistir, e pelo qual tornou este trabalho possível. Aos meus pais, pelo apoio e compreensão de minhas decisões, embora em alguns momentos não fossem as mais acertadas. Aos professores Dr. Ernesto e Cleudemar, pelas leituras, sugestões, críticas e apontamentos da pesquisa, relevantes para a concretização da mesma. Aos meus amigos Mariângela e Rodrigo, por me auxiliarem em algumas fases do trabalho, por meio de leituras, troca de idéias e saber compartilhados, sempre acompanhados de uma garrafa de vinho. À minha amiga Grenissa Stafuzza que, de uma amizade que começou na graduação, muito me ajudou com sua visão peculiar, sempre lançando luz às minhas inquietações sombrias. Aos meus amigos Diego, Luiz Fernando, Wekesley e Alessandra, pelo incentivo e apoio e, principalmente, por proporcionar um caminho mais ameno, alegre e festivo no decorrer da elaboração do trabalho. Ao meu amigo Donner, companheiro de graduação, pelas críticas e observações, além de me fazer ver a vida por outros vieses. À minha família, pelo apoio, interesse e sustentação, mostrando que o homem não é uma ilha, mas que precisa dos outros para chegar ao seu destino final. Ao pessoal do ILEEL, da Universidade Federal de Uberlândia, principalmente à Solene, que sempre me atendeu com cortesia e presteza. Deus e o Diabo é que guiam, mais ninguém. Todos tiveram pai, todos tiveram mãe; Mas eu, que nunca principio nem acabo, Nasci do amor que há entre Deus e o Diabo. Ah, que ninguém me dê piedosas intenções! Ninguém me peça definições! Ninguém me diga: "vem por aqui"! A minha vida é um vendaval que se soltou. É uma onda que se alevantou. É um átomo a mais que se animou... Não sei por onde vou,, Não sei para onde vou -Sei que não vou por aí! José Régio, in Poemas de Deus e do Diabo, 2ª ed., Quasi, 2005.
Gêneros textuais/discursivos digitais., 2023
As proposições do Círculo de Bakhtin evidenciam a transição de uma noção estruturalista de signo linguístico — que analisa a língua como um sistema sincrônico abstrato — a uma noção de signo (socio)interacionista, que o toma como dialético, vivo e dinâmico. No entanto, transformações nos letramentos contemporâneos, impulsionadas pelo uso de diversas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), introduziram novos desafios às teorias de Texto e de Discurso. Isso porque não apenas os enunciados em ambientes digitais se organizam de maneiras cada vez mais inovadoras, mas também os hipertextos e as hipermídias nas quais se encontram, os quais combinam, de forma multifacetada, uma ampla variedade de linguagens verbal e não verbal. Além disso, as práticas letradas recentes se manifestam na leitura e na produção de textos digitais, adotando um novo ethos. Esse cenário reflete a complexidade e a riqueza das interações linguísticas na era digital. Nesse contexto, é com muito entusiasmo que apresentamos aos leitores a obra “Gêneros Textuais/Discursivos Digitais”, a qual compila pesquisas que investigam esse fenômeno a partir de um aporte teórico-metodológico calcado nas teorias desenvolvidas por Bakhtin e seu Círculo, seja em ações de ensino-aprendizagem, seja em espaços de reflexões teórico-práticas diversas. A obra, que é composta por onze capítulos, representa o produto de rigorosas e comprometidas pesquisas, as quais buscam evidenciar a inevitável a presença dos gêneros textuais/discursivos digitais em novos espaços sociais, bem como as possibilidades e os desafios que essas novas práticas tecnodiscursivas nos suscitam e nos provocam enquanto agentes sociais (inter)ativos e problematizadores. Assim, convido você a percorrer parte do ciberespaço aqui manifesto, refletindo sobre a importância e a necessidade de certo conhecimento acerca das características idiossincráticas dos gêneros textuais/discursivos digitais para que seja possível desnudar, de forma plena, seu know-how e suas concretas prerrogativas ao mundo hodierno.
1999
E ste artigo tem por objetivo refletir sobre a que funcion a mento se prestam as noções de gênero discursivo c tipo textual, quando tomadas como categorias de aná lise, na tipificação de textos produzidos na e pela sociedade. Para isso, propõe-se uma distinção entre elas, de cunho teórico-m etodológico, por considerar-se que cada uma categoriza realidades diferentes do funcionamento do discurso.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.