Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2015, Estudos de Religião
No presente estudo se examinam as artérias fundamentais que consolidaram a noção de texto como problema semiótico da cultura, a saber: tradução, modelização e espaço semiótico da semiosfera. Toma-se como hipótese a noção lotmaniana de espaço semiótico como a articulação fundamental responsável pela dinâmica dos sistemas culturais, o que libera a noção de espaço dos limites estabelecidos pelos lugares e continências. Para isso, são examinados textos da cultura cuja dinâmica de modelização do espaço se reporta a tradições culturais nem sempre em evidência no Ocidente.
2019
O texto intercruza processos de comunicação e linguagem para abordar mediações pedagógicas de Língua Portuguesa relacionadas à construção de sentidos e à produção de textos. A semiótica do sensível (GREIMAS, 2002) é articulada à visão Sociointeracionista do conhecimento (VIGOTSKY, 1995) para fundamentar uma experiência didática com a leitura de poemas no âmbito do Ensino Fundamental. É sugerido que a interpretação e a escrita de textos constituem processos subjetivos e complexos, que transcendem a cognição e a apreensão de regras gramaticais, ativando uma semiótica discursiva e uma gramática de emoções forjadas pelos signos culturais.
semeiosis -SEMIÓTICA E TRANSDISCIPLINARIDADE EM REVISTA, 2020
A aventura crítica da semiótica percorre as principais teses sobre a semiótica e a comunicação conforme trabalhadas na primeira etapa da pesquisa Semiótica Crítica, denominada Por uma teoria das materialidades na comunicação. Nela, o Grupo de Pesquisa Semiótica e Culturas da Comunicação procurou discutir as potencialidades e limites de uma perspectiva comunicacional não somente fundamentada nos trabalhos fundadores da semiótica (Saussure, Peirce) e desenvolvida em seus modelos estruturalistas (como em Jakobson, Barthes, Hjelmslev e Lotman), mas também revisitada pelos textos que operaram uma desconstrução do estruturalismo pelo interior dos postulados deste próprio estruturalismo (Derrida, Kristeva, Deleuze, Guattari). O artigo apresenta esta proposta pelos modos como a pesquisa trabalhou com dez desconstruções ligadas a conceitos e problemas teóricos centrais ao debate das materialidades da comunicação: semiótica, comunicação, materialidades, presença, fenômeno, representâmen, meios, signo e significante, estrutura e sistema, sugerindo uma passagem das materialidades à imanência de uma comunicação micropolítica e pós-humana.
Revista Brasileira de Cartografia
A partir da metáfora do Sensoriamento Remoto como jogo semiótico, este artigo tem como propósito apresentar uma leitura semiótica do processo de obtenção e interpretação dos produtos oriundos dos sistemas sensores. Para tanto, empregou-se a teoria semiótica de Charles Sanders Peirce como fundamento teórico, sobretudo suas discussões sobre a estrutura do signo, as categorias fenomenológicas e as relações evidenciadas pela segunda tricotomia, quais sejam: dos ícones, índices e símbolos. O argumento central é que o emprego da metáfora do jogo para a prática do Sensoriamento Remoto permite um olhar mais minucioso sobre este processo, pois as abordagens desta prática costumam valorizar sobremaneira as discussões do âmbito físico, protagonizado pela radiação eletromagnética, mas deixam em um segundo plano as discussões sobre como os signos participam da semiose que permite a construção de conhecimento a partir desses registros. Como resultado, evidenciou-se como a noção de signo pode cone...
Caderno de Resumos da VI Jornada dos Grupos de Pesquisa em Semiótica, 2021
Um conceito já bem elaborado e discutido em âmbito literário, o fantástico pode ser uma perspectiva reveladora no estudo dos processos de reinvenção e tradução intersemiótica dos espaços da cultura audiovisual quando livre de sua concepção como gênero artístico classificativo e restritivo. De tal modo, a condução do estudo se dá pelo que se consideram as principais forças catalisadoras por trás dessa busca pela sensação do fantástico, que manifesta a ambiguidade de forças aparentemente sobrenaturais, levam à hesitação de personagens e interlocutores em relação às suas próprias realidades. As fraturas e segmentações do senso de realidade essencialmente fantásticas são investigadas na construção de espacialidades de múltiplos meios audiovisuais, partindo do cinema e, então, reelaboradas pela linguagem eletrônica dos videogames para a criação de ambiências que incorporam características próprias de sua linguagem considerando seu potencial de instabilização das relações espaço-temporais com os interlocutores e, consequentemente, as relações com o que pensam ser real. Considerando o grande alcance que a busca pelo fantástico atinge na criação audiovisual, extrapolando ocorrências esporádicas, o objeto de pesquisa foi concebido a partir do imaginário sci-fi, uma rede de imagens relativamente coesa e reconhecível composta por signos comuns a um universo que pode ser mapeado pela recorrência de conceitos imaginativos e futuristas, como tecnologias inovadoras, exploração espacial, viagens no tempo, universos paralelos e vida extraterrestre. Os procedimentos presentes na criação de espacialidades nesse imaginário conectivo e sedimentar, composto desde histórias em quadrinhos até o cinema e os games, formam o escopo investigativo do problema, que também incorpora o papel da tecnologia envolvida na elaboração de novos espaços deste conjunto. Permite-se, assim, acompanhar uma sociedade que se torna progressivamente um conjunto de experiências mediadas tecnologicamente que conectam diferentes realidades, situações e culturas, e a identidade do videogame como epítome da construção de múltiplas culturas contemporâneas.
Todas as Letras - Revista de Língua e Literatura, 2024
Este artigo tem como objetivo principal analisar o romance Torto arado, de Itamar Vieira Junior, como uma expressão literária contemporânea que re- toma temas e tensões abordados pela literatura brasileira em tempos passados. A obra de Vieira Junior traz para o centro da narrativa o universo do campo, enfatizando seus conflitos sociais e agrários, em um momento em que na ficção brasileira prevalecem o sujeito e o espaço urbanos. Nesse romance, os temas da exclusão, da opressão e das ideologias de classe são revisados com o olhar do contemporâneo. Conclui-se que Torto arado retoma antigas formas que ficaram consagradas pela representação do ambiente rural, mas ao mesmo tempo se mostra coerente com a produção ficcional atual.
PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade
Este artigo aborda como temática, a experiência do lugar associada ao planejamento urbano e turístico, buscando uma maior conservação das características dos lugares frente aos processos de globalização. O objetivo é evidenciar a importância da valorização das características identitárias, relacionais, históricas e culturais do lugar na experiência dos indivíduos. Os estudos de caso adotados são Ametista do Sul (RS) e Iraí (RS), pequenas cidades caracterizadas por valores identitários, pedras preciosas e fontes de água mineral termal, porém, suscetíveis a se tornarem não-lugares, devido à falta de planejamento urbano e turístico. A metodologia é baseada nos conceitos de turismo, lugar e experiência, aliados a análises qualitativas, por meio de pesquisa de campo e entrevistas semiestruturadas. Os resultados obtidos evidenciam a importância do valor do lugar na experiência turística e a relevância de um planejamento urbano e turístico associado a conservação ambiental dos lugares.
Basta um olhar atenta ao redor para reconhecer a ação das imagens. Elas passeiam -plebéias[ mas altivas -por todas as cidades. Imagens simulam situações possíveis que são úteis para as realizações científicas. Nossa identidade depende do retrato na carteira que afinal nos certifica, autoriza e constrói. Além de muito mais.
Pessoa Plural―A Journal of Fernando Pessoa Studies, 2021
MALUFE, Annita Costa; PELLEGRINI, Karen Cristina Teixeira "Territórios pessoanos da sensação" (2021). Pessoa Plural―A Journal of Fernando Pessoa Studies, No. 19, Fall, pp. 77-103. Brown Digital Repository. Brown University Library. https://doi.org/10.26300/atf9-m226 Is Part of: Pessoa Plural―A Journal of Fernando Pessoa Studies, Issue 19 Territórios pessoanos da sensação [Pessoa's territories of sensation] https://doi.org/10.26300/atf9-m226 RESUMO O artigo busca investigar os deslocamentos territoriais e subjetivos proporcionados pela poética de Fernando Pessoa, a partir do conceito de ritornelo-e de território e desterritorializacão nele implicados-de Gilles Deleuze e Félix Guattari (Mil platôs). O objetivo é refletir acerca dos mecanismos de construção presentes na poética de Pessoa a que a relação entre as ideias de territorialidade e subjetividade, sob um ponto de vista contemporâneo, podem ajudar a perceber e repensar. Para tanto, parte-se de "A Passagem das Horas", de Álvaro de Campos, e de excertos do Livro do Desassossego, explorando-se o conceito de sensação, central em Pessoa, com vistas a analisar procedimentos de composição aí presentes. Tem-se em vista que, em Pessoa, trata-se de conceber territórios existenciais, em que exterior e interior não se distinguem, em uma interpenetração entre lugares externos e aqueles íntimos, em uma dinâmica territorial ímpar na criação do poema enquanto plano de sensações. ABSTRACT The article investigates some subjective displacements provided by Fernando Pessoa’s poetics, based on Gilles Deleuze and Félix Guattari’s concept of refrain [ritournelle], as well as territory and deterritorialization. The objective is to reflect on some constructive mechanisms that some ideas of territoriality and subjectivity, from a contemporary point of view, could help us to perceive. In order to do that, it proposes a critical reading of the poem “A Passagem das Horas”, by Álvaro de Campos, as well as excerpts of Livro do Desassossego, exploring the central Pessoa’s concept of sensation and analyzing some composition procedures. Considering that, in Pessoa, the aim is to conceive existential territories where exterior and interior coexist, proposing an intense interpenetration between external and intimate places, in a singular territorial dynamic, which creates the poem as a plan of sensations. BIBLIOGRAFIA ANDRADE, Oswald (1978). “Manifesto antropófago”. Do Pau-Brasil à Antropofagia às utopias. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. BERGSON, Henri (2003). Essai sur les données immédiates de la conscience. Paris: PUF. BLANCHOT, Maurice (1983). La communauté inavouable. Paris: Minuit. COELHO, Eduardo Prado (2012). A mecânica dos fluidos. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda. DELEUZE, Gilles (1968). Différence et répétition. Paris: PUF. DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix (1991). Qu’est-ce que la philosophie? Paris: Minuit. _____ (1980). Mille plateaux. Paris: Minuit. _____ (1972). L’Anti-OEdipe. Paris: Minuit. GIL, José (2016). Ritmos e visões. Lisboa: Relógio d’Água. _____ (2010). O devir-eu de Fernando Pessoa. Lisboa: Relógio D’Água. _____ (1996). Fernando Pessoa ou a metafísica das sensações. Lisboa: Relógio D’Água. _____ (1994). O espaço interior. Lisboa: Presença. LAPOUJADE, David (2017). Potências do tempo. Tradução de Hortencia Santos Lencastre. São Paulo: n- 1 edições. 2.a ed. MALUFE, Annita Costa (2016). “Teorias da sensação em Pessoa e Bergson”. Revista Desassossego, n.o 15, pp. 140-153. https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v8i15p140-153 PAZ, Octavio (1974). Los hijos del limo. Barcelona: Seix Barral. PESSOA, Fernando (2016). Eu sou uma antologia: 136 autores fictícios. Edição de Jerónimo Pizarro & Patricio Ferrari. Lisboa: Tinta-da-china (coleção “Pessoa”), 2.ª ed. [1.ª ed.: 2013]. _____ (2014). Obra completa de Álvaro de Campos. Edição de Jerónimo Pizarro e Antonio Cardiello. Lisboa: Tinta-da-china (coleção “Pessoa”). _____ (2013). Livro do desassossego. Edição de Jerónimo Pizarro. Rio de Janeiro: Tinta-da-china. _____ (2009). Sensacionismo e outros ismos. Edição crítica de Jerónimo Pizarro. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda. _____ (2007). Prosa íntima e de autoconhecimento. Edição de Richard Zenith; traduções de Manuela Rocha. Porto: Assírio & Alvim. _____ (1966). Páginas íntimas e de auto-interpretação. Textos estabelecidos e prefaciados por Georg Rudolf Lind e Jacinto do Prado Coelho. Lisboa: Ática. UNO, Kunnichi (2012). A gênese de um corpo desconhecido. Tradução de Christine Greiner, Ernersto Filho e Fernanda Raquel. São Paulo: n-1 edições.
Galáxia (São Paulo), 2015
Resumo: Seguindo os pressupostos da semiótica da cultura segundo os quais "todos os meios e processos de comunicação não são apenas potencialmente criadores de espaço, como também definem a natureza espacial dos seres que nele interagem", examina-se aqui o espaço semiótico modelizado pelas variações de códigos linguísticos e dos meios elétricos de comunicação. Chega-se assim à configuração do espaço ressonante como variável de espaço na tecnocultura.
Intexto
A aventura crítica da semiótica percorre as principais teses sobre a semiótica e a comunicação conforme trabalhadas na primeira etapa da pesquisa Semiótica Crítica, denominada Por uma teoria das materialidades na comunicação. Nela, o Grupo de Pesquisa Semiótica e Culturas da Comunicação procurou discutir as potencialidades e limites de uma perspectiva comunicacional não somente fundamentada nos trabalhos fundadores da semiótica (Saussure, Peirce) e desenvolvida em seus modelos estruturalistas (como em Jakobson, Barthes, Hjelmslev e Lotman), mas também revisitada pelos textos que operaram uma desconstrução do estruturalismo pelo interior dos postulados deste próprio estruturalismo (Derrida, Kristeva, Deleuze, Guattari). O artigo apresenta esta proposta pelos modos como a pesquisa trabalhou com dez desconstruções ligadas a conceitos e problemas teóricos centrais ao debate das materialidades da comunicação: semiótica, comunicação, materialidades, presença, fenômeno, representâmen, meio...
XXIII Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2014
Resumo: O objetivo primordial desse artigo é discutir a interdependência entre comunicação e espaço a partir da inserção dos meios eletrônicos audiovisuais e digitais na cultura. Para isso, tratamos de explorar as contingências da noção de espaço de informação e os regimes de espacialidade sensorial não limitada a superfícies visuais nem a lugares geográficos. Nesse sentido, a noção de espaço contínuo vinculado a superfícies será problematizada com a presença discreta de meios e a multiplicação de códigos culturais. Por conseguinte, a geografia cede lugar à geopolítica ao tensionar o uso do espaço interior e do espaço exterior como meio de informação e comunicação.
CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada, 2015
Nothing translates in a more effectively fashion the notion of cultural environment than the process of continuity. Nothing materializes in a more radical fashion the semiotic continuum than the boundary that joins and places in dialogue the cultural systems in confrontation. In the context of the semiotic thought about culture, dialogy is developed inside the arena of confrontational spaces in which sign systems are responsible for contacts and cultural meetings. The concepts of boundary and dialogy translate almost equivalent intensities of power when inserted in the process of cultural semiosis; notwithstanding, Lotman’s conceptual field of semiosphere is not directly dependent on Bakhtin’s assumptions. What conceptual lines have been responsible for approaching and distancing such concepts? To what extent is it licit to operate continuity? These are the points that are expected to be examined in the study.
2013
espanolEl objetivo de este articulo es abordar el tema de la convivencia humana en la region semiarida brasilena, con especial atencion a la seguridad hidrica y alimentacion. El Nordeste es una de las regiones mas pobres del pais y la falta de acceso al agua para las poblaciones rurales ha sido un gran problema. En los ultimos treinta anos, surgio el paradigma de convivencia con el semiarido que lucha para transformar esa realidad. Por lo tanto, se veran los origenes de la vision de combate a la sequia y incredulidad para el semiarido; las acciones federales del siglo XX; los cambios de paradigma y la llegada de ese momento; las tecnologias sociales; la identificacion de actores y sujetos de estas acciones y los dilemas existentes. EnglishThe purpose of this article is to address the issue of human coexistence in the Brazilian semi-arid region, with the focus on water and food safety. The Northeast is one of the poorest regions of the country and lack of access to water for rural po...
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, 2007
Comente este artigo no blog Ebibli = http://encontros-bibli-blog.blogspot.com/ Resumo Discorre sobre a teoria semiótica da escola francesa descrevendo suas principais noções conceituais. Discute o percurso gerativo de sentido efetivado por aquele que se manifesta ponderando que um texto se estrutura através dos níveis profundo, narrativo e discursivo. Conceitua texto sob a ótica da semiótica, apontado ser ele uma unidade de significado dotada de uma organização. Traça as concepções sobre o texto arquitetônico pautando elementos teóricos que permitem sua análise. Examina alguns pontos a serem debatidos mais amplamente para o entendimento do espaço concreto da biblioteca apontando indícios que produzem sentido no olhar do fruidor.
anpap.org.br
Este texto tem como objetivo contextualizar as tecnologias móveis como uma possibilidade de experimentação artística para explorar outras dinâmicas espaciais e temporais de atuação. Para refletir sobre esta nova condição do corpo-em-ação resgatam-se algumas experiências artísticas anteriores, Oskar Schlemmer, Hélio Oiticica, Lygia Clark, Rebecca Horn, que apontam cada um com a sua especificidade uma conexão com o vestir e exploram de forma diferenciada os espaços. Para finalizar apresentam-se algumas experimentações artísticas de Joanna Berzowska, Gemma Shusterman e Laura Bellof que pontuam aproximações do corpo-espaço mediados por dispositivos móveis. Corpo ampliado, campos sensoriais, espaços híbridos, tecnologia móvel. This paper isconcerned with the mobile technologies as a context of artistic experimentation to explore other spatial and temporal dynamic of acting. To think about this new condition of the body-in-action some Lygia Clark, Hélio Oiticica, Rebecca Horn and Oskar Schlemmer artistic experiences are recovered since they had elaborated some connection with the act of wearing and explored the spaces differently. Finally, other more recent artistic experiences, Joanna Berzowska, Gemma Shusterman and Laura Bellof´s works are presented pointing out mediated body-space relation through mobile devices.
O presente estudo introduz o objeto de uma pesquisa sobre as linguagens da comunicação científica, em que os processos construtivos estão longe de se limitar ao contexto de uma única classe de signos. Porque credita à leitura a atividade fundamental da operação que coloca em interação uma diversidade de signos e de códigos culturais, propõe discutir o conceito de leitura como gesto semiótico. Nesse sentido, leitura é definida como interpretação cultural, no contracampo da leitura como decifração de um código único, tornado atividade por excelência da cultura letrada. A leitura como gesto semiótico exige de nós aquilo que temos denominado alfabetização semiótica e uma capacidade de ler com a cabeça levantada: da página para a tela da memória, do homem e da cultura.
«Qual é o lugar da cultura na natureza?» Quem imagina que esta é uma daquelas perguntas que sustentam os recentes programas ambientalistas, talvez não esteja de todo equivocado. Também não se deve refutar a vinculação da pergunta à antiga controvérsia sustentada pelo radical antagonismo entre forças primordiais.
2019
* O Boi Pintadinho é descendente do Bumba-meu-Boi ou mesmo uma variação deste; presente no norte-fluminense. É acompanhado de uma mulinha e um conjunto de músicos e dançantes. ** Cortejo, formada por duas filas que entoam uma canção enquanto batem o bastão no chão; intercala-se com o companheiro da frente, de trás ou do lado, a batida entre os bastões. Muito popular no norte-fluminense, o Mineiro Pau aparece, principalmente, nos festejos carnavalescos. * Mandrake foi criado por Lee Falk (que também criou o Fantasma) em 1934, desenhado por Phil Davis e distribuído pelo King Features Syndicate.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.