Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2013, Educação (UFSM)
O diálogo entre o ensino e a aprendizagem RESENHA O diálogo entre o ensino e a aprendizagem The dialog between teaching and learning Luiza de Salles Juchem* Adriana Claudia Martins Fighera** Com uma escrita simples e acolhedora, esta obra, que existe há mais de uma década, trata de um assunto não apenas atual, mas extremamente relevante à Educação. Ana Rosa Abreu, ao coordenar a Série Palavra de Professor, da qual esta obra faz parte, teve duas preocupações: primeiramente, escolher autores que, além de atuarem na formação docente, também pudessem contribuir, significativamente, às discussões atuais; depois, Abreu buscou selecionar assuntos pertinentes às inquietações dos professores. Vale destacar que a partir de 2011, a obra foi disponibilizada na versão digital aos leitores.
2017
The present work aimed to assess tacher’s view about the dialogue in the relationship between teacher and student. We used the theory of Paulo Freire. One semi structured interview were administrered to eleven teachers and they may know this educador, Paulo Freire. The speeks of the individuals were classificed such as; the meaining of the Freire´s thought. It was categoried: definition of Paulo Freire, your contributions to Education and Society. The categories of the secound question were: dialogue as didatic recourse and it has humane role. We conclusion that the dialogue has humane role in the education.
Educação e Fronteiras
A aprendizagem é um processo que ocorre de maneira indissociável das vivências humanas e permeia diversos contextos, ambientes e características. Pautado na convergência entre o envelhecimento populacional e a vivência da aprendizagem durante toda a vida, este estudo objetivou compilar conhecimentos referentes à vivência do processo de envelhecimento, destacando os possíveis efeitos da aprendizagem não formal ao longo da vida sobre o indivíduo. Para tal, realizou-se uma investigação narrativa da literatura científica disponível nos bancos de dados Scielo e PubMed. Foi possível reconhecer que há organizações institucionais que se atentam para os benefícios da aprendizagem na velhice, estes, versando sobre os benefícios sociais e individuais, relacionando-se com a criação de redes de apoio, aumento da independência e sentimentos positivos como a autoestima. Conclui-se que a aprendizagem no processo de envelhecimento é uma importante fonte de impacto positivo de maneira multidimensiona...
O diálogo como ferramenta de ensino nas situações de aprendizagens significativas, 2018
Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar as relações das situações de aprendizagens dialogadas no ensino e aprendizagem de forma significativa e suas causalidades. Para essas descobertas, a pesquisa vai a campo se apropriando de dados a serem coletados com os alunos e professores do ensino médio, através de questionários em uma perspectiva qualitativa-quantitativa que aborda as relações e as intrigas que o diálogo traz para o contexto escolar das aulas participativas. Entre tantas dificuldades enfrentadas na rotina da sala de aula, existe um enfrentamento que perdura antes, durante e depois da educação básica, que é a forma de expressão pública, a valorização da própria opinião do aluno, do seu pensamento e da sua participação na sociedade. Nesse sentido, a pesquisa investigará: por que o trabalho em sala de aula não é dialógico? Se o ensino básico em sala de aula não faz do aluno o protagonista de seu ensino, dificilmente fará um sujeito autônomo e proativo. Em uma questão secundária: quais são as principais dificuldades que o professor enfrenta com as situações de aprendizagens dialogadas em sala de aula? O estudo pretende traçar as principais causas que impedem o diálogo na sala de aula, que o professor carrega ou trazidas pelos alunos. Além disso, propõe-se discutir as teorias pedagógicas mais utilizadas que dialogam com esta temática, os aspectos mais relevantes e também busca reforçar o novo paradigma da sala de aula, de uma sociedade tecnológica. Para o aporte teórico a pesquisa tem como referência os estudos de outros autores. A relevância do tema de pesquisa é fundamental para descobrir além das possíveis causas que impedem as situações de aprendizagens dialógicas em sala de aula, descobrir quais as tendências pedagógicas adotadas pela instituição escolar na prática dos professores entrevistados. Pretende-se com o desenvolvimento desta pesquisa colaborar com a construção do conhecimento científico na área educacional e nessa perspectiva interpretar os conceitos dos alunos, analisar e entrelaçar seus discursos e concepções com os pressupostos epistemológicos subjacentes à teoria que os orientam pela análise dos questionários e da teoria educacional. PALAVRAS-CHAVE: Diálogo; Ensino e aprendizagem; Situações de aprendizagens; Aprendizagem significativa. OBJETIVOS Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a prática do diálogo nas situações de aprendizagens dos professores e alunos do ensino médio da educação básica de uma escola pública no município de Itaquaquecetuba/SP, a partir da relação professor-aluno. Os objetivos específicos do estudo são: • Identificar as principais dificuldades que o professor enfrenta nas situações de aprendizagens dialógicas; Secretaria Executiva do FNPE SCS Quadra 01 Bloco I-Sala 801-Edifício Central CEP: 70301-000-Brasília/DF-Telefone: (61) 3223-0763
Revista de Educação Popular
Este manuscrito objetiva refletir acerca dos desafios e das possibilidades que se colocam no campo da formação em saúde dentro de um contexto em que o diálogo, princípio fundamental da educação popular, se torna desafiador em função de um cenário de opiniões radicalizadas, de retrocesso nas políticas públicas para a formação e do distanciamento físico devido à pandemia. Ao longo do texto, buscamos apresentar estratégias e iniciativas que vêm se consolidando no âmbito da Educação Popular em Saúde e do campo da formação mediante tantas incertezas.
2021
Este trabalho dedica-se à análise do ensino da elaboração do plano de aula, focalizando as relações entre discursos nas aulas de Didática. Pretende compreender o que subjaz as práticas pedagógicas na formação de professores, no curso de Pedagogia, por meio da análise do estabelecimento de relações entre discursos no ensino da referida área utilizando o conceito de classificação, de Basil Bernstein. A coleta de dados foi realizada em uma instituição universitária privada, na cidade de São Paulo. As informações foram coletadas por meio da observação de aulas e organizadas por meio de cenas. Seus resultados apontam mecanismos restritivos que caracterizam a fragilidade do estabelecimento de relações de discursos entre os conteúdos do ensino do componente curricular em questão bem como do tema plano de aula e conteúdos de outras disciplinas cursadas pelos discentes e/ou experiências vividas pelos alunos, o que ocasiona restrição na condição de ampliação da compreensão relacional na área da educação.
Revista de Educación, 2022
O estudo trata da leitura de imagens realizada por estudantes de pedagogia, tendo como meio as fotografias projetadas em rodas de conversa, organizadas para compartilhar modos de ler e os sentidos envolvidos nessas leituras. A pesquisa problematiza a leitura de imagens e sua importância na formação docente. O estudo aponta a necessidade de dialogar com as narrativas dos estudantes buscando uma escuta atenta, percebendo nas enunciações outros saberes. Por meio das imagens podemos promover a leitura crítica dos textos que se inserem no campo da cultura visual.
Síveres, Luiz; Vasconcelos, Ivar César Oliveira de (Orgs.). Brasília: Cidade Gráfica Editora, 2018
A Deus, pela vida e cuidados. Ao mestre e amigo, Professor Dr. Eduardo Oscar de Campos Chaves, por orientarme na pesquisa buscando sempre conhecer e atender os meus interesses de aprendizagem.
Vasconcelos, Ivar César Oliveira de; Síveres, Luiz. O diálogo: drama e contradrama da educação. In: Diálogo: um princípio pedagógico, p. 57-75, 2016
Anais do VIII ENIL Encontro Nacional de Interação …, 2007
Abtract: This paper analyzes verbal interactions in a tutoring service. Our hypothesis is that the teacher education program for virtual dialogue needs to consider the development of the communicational capacity to promote the dialogic learning. We verify if the maintenance of the students interest, and if the meaning construction are related to the flow of the dialogue kept by means of the language adjusted on the part of the tutor.
Revista Espaço Pedagógico, 2017
Em suas pesquisas, tem se ocupado de temas como: teoria da cultura, ética pura e aplicada, filosofia do direito, filosofia social, política e da história, filosofia clássica francesa e alemã, especialmente com as obras de Augusto Comte, Arthur Schopenhauer e Friedrich Nietzsche. Trata-se de um dos principais filósofos brasileiros que se ocupa da tradição filosófica, especialmente da filosofia moderna e contemporânea, e que tem mantido um importante diálogo entre filosofia e educação.
Transinformação, 2003
Análise da trajetória histórica da relação ensino e biblioteca. Enfoca-se a contribuição das bibliotecas dos jesuítas e as maneiras pelas quais estas serviram para atender suas funções educacionais e catequéticas. Trata-se das transformações no diálogo biblioteca e ensino com a chegada da família real e o fortalecimento do mesmo nas últimas décadas na Segunda República e o envolvimento da classe professoral. Discute-se a relevante contribuição dos escolanovistas para a criação de bibliotecas escolares no Brasil. Analisa-se o papel das bibliotecas no período populista. Conclui-se que o diálogo escola e biblioteca depende sobremaneira do momento histórico, político e social, que pode constituir-se em relações de plena efervescência ou de total superfi-cialidade.
Estudos de Psicologia (Campinas), 2003
No artigo são examinadas as bases históricas e filosóficas do pensamento ocidental para explicitar as crenças tácitas sobre a natureza do conhecimento que subjazem às interações sociais, com ênfase nos meios acadêmicos e científicos. São analisadas as conseqüências de idéias e atitudes presentes na tradição filosófica iniciada por Sócrates e Platão sobre o modo típico de pensar e resolver problemas em nossa cultura. A tarefa do conhecimento é descrita como uma disciplina de diálogo e construção coletiva.
Relações entre estratégias de cálculo mental de adição e subtração e algoritmos de cálculo mais convencionais
Signum: Estudos da Linguagem, 2014
Revista De Educacao Popular, 2009
Na experiência generosa do diálogo na educação, há um saber que se constrói solitariamente em cada um dos participantes, sob a condição de que, ao mesmo tempo, haja um saber solidário, construído como uma espécie de verdadeira "cultura da turma". O educador é quem vive isto ao ensinar-eaprender. Aprender significa abrir-se ao fluxo impermanente e inesgotável do saber. Aprender é um encontro. Nada pior do que uma conversa sobre o já sabido entre todos. (Nada pior do que uma aula que "não acrescenta nada", e nada mais aborrecido do que uma confidência em cima do que "eu já sabia"). Nada pior do que ouvir sem aprender e nada mais infecundo do que dizer sem ensinar. Em um diálogo motivado como vocação da descoberta do conhecimento, isto é, o diálogo que se vive em qualquer momento de uma verdadeira educação, o que se experimenta é o intercâmbio de sentimentos, de idéias e de saberes à volta do novo. Somos seres da natureza vivida como alguma experiência de cultura. Ora, se isto é assim, então a função do educador ganha a dimensão de um verdadeiro agente do processo mais importante de toda a vida: aprender a saber através do criar saberes para aprender.
Interdisciplinaridade Revista Do Grupo De Estudos E Pesquisa Em Interdisciplinaridade Issn 2179 0094, 2010
Este artigo tem como objetivo divulgar aspectos de ordem prática sobre a Interdisciplinaridade no Brasil, co-relacionando-a a importância de se desenvolver uma educação que considere a totalidade do ser humano. Fazemos uma rápida contextualização acerca das questões referentes ao ensino e à aprendizagem sob a ótica a Interdisciplinaridade para, a partir daí, evidenciar as condições e as circunstâncias nas quais o professor pode fazer perguntas existenciais a seus alunos, de forma que ele caminhe rumo à descoberta do sentido de seu aprendizado e, conseqüentemente do sentido de sua vida. Procuramos, por fim, responder da forma como entendemos a possibilidade de intervenções significativas e interdisciplinares nas salas de aula de crianças, jovens e adolescentes no Brasil. Talvez seja este um passo para que a educação caminhe para a formação e redescoberta do humano na escola. Palavras-chave: Interdisciplinaridade; Ensino; Aprendizagem; Formação de Professores. De acordo com Hernández (1998), embora pareça óbvio, a educação precisa favorecer a compreensão dos alunos daquilo que se ensina, a fim de que possam agir sobre o que foi aprendido. Para ele, os processos educativos devem ser organizados a partir de dois eixos que se relacionam: Como se supõe que os alunos aprendem e, a vinculação que esse processo de aprendizagem e a experiência da escola tem em sua vida. (HERNÁNDEZ, 1998, p. 26
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.