Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
This study aimed to analyze the evaluation system of a course about prevention of drug use in Distance Education (DE), offered nationwide to 40.000 people. The assessment of the learning process of the participants was composed by pre- and post-test, conducted through an online instrument with 20 questions. The sample consisted of 15.629 participants in the pre-test, 9.175 participants at post-test and 5,986 participants who answered both pre-and post-test. Treatment procedures and data analysis involved descriptive statistics, comparison of paired means, calculating the effect size of the analyzes, the Cronbach alpha (α) and factor analysis. The average total score on the pre-test was 15,7 points (N = 15629) and post-test 16,3 points (N = 9175). When comparing the mean of pre-and post-test with the t test, there were no significant differences in mean total scores. When a measuring instrument is utilized, is important to consider the standardization of items and their application, in order to minimize intervening variables on the results. Although participants have pointed to the course as satisfactory, evidence shows that only active participants in the course responded polls and instrument of the final course evaluation.
The aim of the article is to describe the development of an evaluation system for a distance education course for professionals that work with the Social Work Program. The course offered 5.000 vacancies nationwide. The evaluation system was composed of six points: chapter quizzes; stratified evaluation; evaluationof video lectures and teleconferences; assessment of practices; final and individual assessment of learning; and final evaluation of the course. The goal of the chapter activity was to create conditions for the students analyze their performance in the chapter. The stratified evaluation aimed to gather information about the participants' perceptions regarding the general aspects during the course. The video lectures and teleconferences evaluation purposed to collect data on the relevance of the content and resources in professional practice participant. The purpose of the database was to disseminate the learning practices developed during the course and in the professional practice, and create conditions for reflection of their practices and future interventions improved due course. The final and individual assessment of learning aimed to verify the improvement of the skills throughout the course. The objective of the final evaluation of the course was to assess general aspects of the course as its methodology and resources. From the elaborate system, it was possible to obtain information to improve the course while it was happening.
O processo de avaliação do desempenho institucional e dos cursos promovidos por organizações que atuam em Educação a Distância possibilita aperfeiçoar o próprio sistema de gestão e até mesmo os sistemas pedagógicos adotados. Com o objetivo de saber como a avaliação dos cursos virtuais pode ser sistematizada para garantir os resultados mais efetivos, partimos de Marshall Junior (2008) e Ricardo (2009), para identificarmos como um sistema de avaliação pode ser fundamentado em conceituais da administração, como "Planejamento Estratégico" e "Ciclo PDCA"; consideramos os estudos de Carlini e Ramos (2009), Moore e Kearsley (2007) e Ministério da Educação (2007), para reconhecer as melhores diretrizes capazes de estabelecerem uma metodologia; e, recorremos a Kirkpatrick (1998), para sugerirmos procedimentos e instrumentais capazes de operacionalizarem a metodologia em situações de educação online corporativa. Adotamos como metodologia a pesquisa bibliográfica, onde os textos disponíveis foram levantados, selecionados e analisados. As discussões e estudos conduzidos fornecem as principais diretrizes metodológicas e sistematizações para a avaliação somativa do curso, capazes de conferirem os resultados mais consistentes aos programas em Educação a Distância. A partir desse estudo, pretende-se contribuir para o estabelecimento de procedimentos sistematizados adequados à realização deste tipo de avaliação para situações específicas de cursos On-Line.
2017
A educação a distância sofreu nos últimos anos, um crescimento exponencial. Devido a este crescimento, a pesquisa ora apresentada, pretende analisar o processo de avaliação de aprendizagem e institucional bem como, os critérios de avaliação da educação a distância, utilizando-se de conceitos e mecanismos que regulamentam a educação a distância no Brasil. A pesquisa visa ainda analisar, como devem ser observadas e sistematizadas a educação a distância, pela conduta do estudante e da instituição na busca de qualidade no processo de ensino. O estudo visa identificar as semelhanças e diferenças na aplicação dos critérios de avaliação entre o ensino presencial e a distância, bem como os seus critérios específicos, estratégias e recursos de avaliação. Este trabalho, através de pesquisas realizadas no âmbito da educação a distância e da análise dos desafios para a qualidade na educação a distância e critérios para a avaliação na educação a distância, discute como a avaliação tanto institucional quanto da aprendizagem na educação a distância, bem como, os critérios de avaliação, tem contribuído para a autonomia na construção do aprender com maior qualidade no processo de ensino aprendizagem.
Projectus, 2017
Este artigo tem como finalidade apresentar um relato de uma experiência realizada durante o processo de desenvolvimento das disciplinas oferecidas nos cursos de graduação na modalidade a distância, com ênfase no processo de avaliação. Para comprovar essas afirmativas, elencamos a disciplina Filosofia, oferecida aos alunos dos primeiros períodos de todos os cursos de graduação na UNISUAM, na modalidade a distância, com uma mostra dos resultados obtidos no processo de avaliação experimentado durante o semestre de 2015.1 e 2015.2, considerando o novo modelo implementado para esse fim. A partir dos resultados apresentados, concluímos que, a avaliação passa a ser um desafio, uma possibilidade de dialogo entre avaliador e avaliado, um elemento estratégico, constituindo um processo de dupla dimensão: uma comunicação consistente e didática.
CIET:EnPED, 2018
Aberta do Brasil. Objetivou-se analisar as ferramentas usadas em cursos de Educação a Distância, plataforma Moodle considerando o sistema avaliatório numa perspectiva dialógica, a norma legal que define as diretrizes para a avaliação em EaD, compreendendo as várias possibilidades da avaliação no processo de ensinoaprendizagem em ambiente virtual, as ferramentas utilizadas, os critérios definidos, a concepção legal, os desdobramentos do uso dessas tecnologias para a consecução dos objetivos de ensino. Pela verificação das estruturas configuradas pelas instituições de
Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp, 2014
Esse estudo teve como objetivo verificar o potencial do processo de análise dos resultados da avaliação externa, como modalidade de formação permanente de professores no interior da escola. Acompanhou os procedimentos de análise dos resultados do Saresp e da Prova São Paulo em quatro escolas públicas da Educação Básica. Os dados foram coletados em reuniões pedagógicas, em entrevistas semi-estruturadas com gestores e nos registros das reuniões pedagógicas. Essas informações foram analisadas com base em estudos de Imbernón (2004), Marcelo (2009) e Nóvoa (2010). O estudo constatou que a análise dos resultados da avaliação externa se constitui em processo de formação permanente de professores, alterando suas práticas de planejamento de ensino e concepções de avaliação. Contudo, notou-se que os resultados dessas avaliações, não estão informando professores, gestores e formuladores de políticas, sobre medidas capazes de reverter problemas de fracasso escolar.
This article shows that the weakness of the IES in the field of Institutional Assessment requires different ways of thinking and see the evaluation of the articulation, and integration of all segments of DE. Based on this fact, this article presents SISAVI as a way to automate the evaluation process by the various actors involved in this educational process: students, teachers and multidisciplinary team.
EDUCAÇÃO AS PRINCIPAIS ABORDAGENS DESSA ÁREA V.02
Este artigo tem por objetivo apresentar peculiaridades, evolução histórica e críticas diversas a respeito da eficácia do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) enquanto instrumento de aferição da qualidade do ensino superior no Brasil. Partiu-se do princípio de que o instrumento foi criado para tentar superar a concepção de avaliação restritiva aos conteúdos adquiridos ao longo dos cursos de graduação, como ocorria com seu antecessor - Exame Nacional de Cursos, o Provão, objetivando também valorizar um conjunto de habilidades e competências adquiridas no decorrer da formulação dos cursos de graduação, questões baseadas em problemas, além da avaliação dos conhecimentos gerais, sobretudo acerca da realidade brasileira dentro do cenário mundial. No entanto, observa-se que com o passar dos anos ainda há objeções com relação ao Enade enquanto indicador de qualidade dos cursos de nível superior, e que o novo exame não superou o antigo Provão em nível de expectativas e até mesm...
2014
Este trabalho tem como objetivo identificar, segundo a percepcao dos discentes de uma instituicao federal de ensino, os pontos maior insatisfacao do curso tecnico de Seguranca do Trabalho na modalidade EaD. A metodologia consistiu em realizar um estudo de caso utilizando questionarios para efetuar a coleta de dados. No periodo de maio a junho de 2013, foram aplicados 52 questionarios para os alunos da modalidade EaD, correspondendo a 88,14% do total desses alunos. Para mensurar o grau de satisfacao dos alunos foram utilizados os metodos Satisfacao Simples, Analise de Gap e Abordagem Multiplicativa (Insatisfacao Ponderada). A pesquisa revelou que os discentes consideraram como pontos criticos os itens: “visitas tecnicas”, “aula presencial”, “aulas praticas”, “palestras, feiras e eventos”, “xerox/impressao”.
2014
O Programa de Avaliação Docente da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ representa uma estratégia de marca da excelência nos processos de ensino e aprendizagem em todos os programas acadêmicos da instituição. Este Programa considera a Lei no 9.394 – LDB, de 20 de dezembro de 1996; o Sistema Nacional de Educação Superior – SINAES; e o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI da UNIJUÍ. É constituído a partir de três subprogramas: Avaliação pelos Alunos, Autoavaliação Docente e Avaliação pelos Pares. Estes subprogramas envolvem acadêmicos, docentes e gestores, possibilitando diferentes olhares sobre o fazer acadêmico nesta instituição. Assim, este relato de experiência objetiva apresentar aspectos do processo e dos resultados do Programa de Avaliação Docente da UNIJUÍ, desenvolvido no período de 2012/2013,visando evidenciar a importância da articulação entre avaliação e o planejamento para a busca constante pela excelência na universidade, em u...
Antes de discutir a avaliação de software para EAD via Internet, a própria noção de avaliação tem que ser definida e tornada mais precisa.
2008
O ensino a distância via web constitui-se em uma nova forma de ensinar e aprender, que altera totalmente os processos de ensino/aprendizagem dentro de nossa sociedade, devido a distância entre estudantes e professores no tempo e no espaco. Assim, o acompanhamento dos alunos que participam deste novo contexto e de extrema importância obtencao de bons resultados. Este trabalho apresenta um sistema de avaliacao do desempenho do estudante para cursos de ensino a distância baseado na teoria da Logica fuzzy, que fornece subsidios para expressar numericamente valores imprecisos tais como bom, ruim e normal. Este sistema de avaliacao esta dividido em duas partes que se interagem de forma que ao final resulte em uma unica avaliacao. A primeira e a avaliacao do conteudo e a segunda e a avaliacao do comportamento do estudante durante o processo de ensino/aprendizagem. Alem disso, o desenvolvimento desta proposta de acompanhamento dos estudantes em EAD se apoia em uma plataforma multiagente, qu...
2011
Avaliacao de aprendizagem e tema frequente de debates entre os teoricos da Educacao e, na EAD, inclusive corporativa, a discussao se mantem. Hoje, ainda poucas empresas conseguem implementar um processo que alie a avaliacao de aprendizagem a analise do nivel de impacto que um programa de educacao corporativa, baseado em EAD, tera no negocio. Nesse contexto, a partir da analise do caso da empresa de Telecomunicacoes Claro, este artigo propoe-se a problematizar a questao da avaliacao na EAD corporativa, observando como a Claro avalia os resultados dos cursos e treinamentos ministrados via e-learning aos seus colaboradores e analisar esta metodologia. Ou seja, realizar uma meta-avaliacao. Palavras-chave: EAD, EAD Corporativo, E-learning, Avaliacao, ROI em T&D.
Resumo—O processo de avaliação é fundamental para o desenvolvimento escolar dos alunos, pois as avaliações determinam de forma subjetiva o conhecimento dos discentes em um determinado assunto. Para avaliar um estudante é importante que o professor elabore varias provas durante toda duração da disciplina lecionada por ele. Entretanto, elaborar essas avaliações é uma tarefa onerosa, pois toma muito tempo do professor, alem de exigir um esforço mental considerável para criar avaliações de boa qualidade. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um sistema para elaborar provas de acordo com o perfil individual de cada docente. Nesse sistema o professor cria provas de forma manual e automática. A utilização do sistema auxilia o docente na elaboração de provas permitindo a reutilização de questões e minimizando o esforço na hora da criação das avaliações. O sistema foi concebido, modelado e implementado neste trabalho. Por meio desse sistema os docentes podem criar suas provas de forma automatizada e personalizada.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) É permitida a reprodução total ou parcial desta publicação, desde que citada a fonte. EquIPE TÉcNIcA dA coordENAção-GErAl dE AvAlIAção dE cursos dE GrAduAção E INsTITuIçÕEs dE ENsINo suPErIor (cGAcGIEs) Organização e Colaboração Técnica Colaboradores EdITorIA Inep/MEC -Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira setor de Indústrias Gráficas -quadra 04 -lote 327, Térreo, Ala B cEP 70610-440 -Brasília-dF -Brasil Fone: (61) 2022-3070 [email protected] dIsTrIBuIção Inep/MEC -Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira setor de Indústrias Gráficas -quadra 04 -lote 327, Térreo, Ala B cEP 70610-440 -Brasília-dF -Brasil Fone: (61) 2022-3062 [email protected] -http://www.publicacoes.inep.gov.br A exatidão das informações e os conceitos e opiniões emitidos são de responsabilidade dos autores. EsTA PuBlIcAção Não PodE sEr vENdIdA. dIsTrIBuIção GrATuITA. PuBlIcAdA EM 2017. instrumento de avaliação de curso de graduação | presencial e a distância autorização 6 O processo de autorização abrange instituições diversas: faculdades, centros universitários e universidades privadas, ofertantes da modalidade presencial ou a distância. Sendo assim, o presente instrumento é a ferramenta dos avaliadores na verificação das três dimensões previstas no Sinaes, constantes no Projeto Pedagógico do Curso (PPC): Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Tutorial e Infraestrutura. É importante ressaltar que os conceitos obtidos nas avaliações não garantem, por si sós, o deferimento do ato autorizativo, mas subsidiam as secretarias competentes do MeC em suas decisões regulatórias. O cálculo utilizado para obter o CC considera pesos atribuídos às três dimensões do instrumento de avaliação. Assim, para o ato pertinente a esse instrumento, a dimensão 1 (Organização Didático-Pedagógica) tem peso 40, a dimensão 2 (Corpo Docente e Tutorial) tem peso 20, e a dimensão 3 (Infraestrutura) tem peso 40. em decorrência de nova legislação e do aperfeiçoamento de procedimentos, foram necessárias atualizações nos instrumentos avaliativos, que foram cuidadosamente revisados pela equipe da Coordenação-Geral de Avaliação in loco. De acordo com as competências descritas na legislação, cabe ao Inep a elaboração dos instrumentos de avaliação, a partir de diretrizes estabelecidas pelos órgãos do MeC. Dentro do processo de reconstrução dos parâmetros de qualidade, foi constituído um comitê gestor por meio da Portaria nº 670, de 11 de agosto de 2017, no âmbito da DAeS, para análise, revisão e adequações dos instrumentos de avaliação externa. esse grupo foi integrado pelo Instituto nacional de estudos e Pesquisas educacionais Anísio Teixeira (IneP), Secretaria de educação Superior (SeSu), Secretaria de Regulação e Supervisão da educação Superior (SeReS), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior (CAPeS), Conselho nacional de educação (Cne) e Comissão nacional de Avaliação da educação Superior (COnAeS). instrumento de avaliação de curso de graduação | presencial e a distância autorização 7 7 essa mesma Portaria instituiu uma comissão consultiva, como forma de democratização, transparência e fonte de subsídios, com representantes da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (ABRUC), Fórum das entidades Representativas do ensino Superior Particular (FÓRUM), Associação Brasileira de educação a Distância (ABeD), Fórum nacional de Pró-reitores das Universidades estaduais e Municipais (ForGRAD), Associação Brasileira dos Reitores das Universidades estaduais e Municipais (ABRUeM) e Associação nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de ensino Superior (AnDIFeS). As alterações, compreendidas como imprescindíveis, basearam-se em diversos aportes: legislação pertinente; legislação recentemente instituída; estudos estatísticos; análise de demandas provenientes da sociedade civil organizada e da comunidade acadêmica; metas do Pne; interlocução com os integrantes do Banco nacional de Avaliadores do Sinaes -BASis; e permanente diálogo entre o Inep e a Seres, que utiliza os instrumentos em sua prática regulatória. Todas as sugestões recebidas foram analisadas e discutidas pela equipe do Inep, tendo contribuído para a construção deste documento. Além dos indicadores distribuídos nas dimensões, ao final deste documento foi disponibilizado um glossário, a fim de dirimir dúvidas e evitar a compreensão equivocada dos termos. Equipe da Coordenação-Geral de Avaliação dos Cursos de Graduação e IES instrumento de avaliação de curso de graduação | presencial e a distância autorização 9 9 DIMenSãO 1 -ORgAnIzAçãO DIDÁtIcO-peDAgógIcA INDICADor 1.1 Políticas institucionais no âmbito do curso CoNCEITo CrITÉrIo DE ANÁLISE 1 As políticas institucionais de ensino, extensão e pesquisa (quando for o caso), constantes no PDI, não estão previstas no âmbito do curso. 2 As políticas institucionais de ensino, extensão e pesquisa (quando for o caso), constantes no PDI, estão previstas no âmbito do curso de maneira limitada. 3 As políticas institucionais de ensino, extensão e pesquisa (quando for o caso), constantes no PDI, estão previstas no âmbito do curso. 4
2014
This article is an exploratory, descriptive and bibliographical case study, of qualitative approach, that analyzes the online tests module of UFSC Moodle. In this way, it points out the reasons for the development of the tool and how it works. As a theoretical background, it use benchmarks in evaluation learning, including in distance education. Describes the process of development and implementation of evidence in the online module, justifies the use of the questionnaire tool as an evaluation tool and raise are possible weaknesses and problems of this module. It suggests that essay questions are used to contribute to learning, allowing the expression of diverse ways of learning. It appears that the choice of the evaluation instrument is conditioned by the educational placement and the specific context in which the evaluation is inserted The use of an online evaluation tool features a challenge from the point of view of safety, which requires development of successive and constant u...
Apresentações Trabalhos Científicos
A avaliação de cursos ofertados na Educação à Distância (EaD) é uma etapa muito importante para a evolução da modalidade. Para que ela ocorra de maneira eficaz, faz-se necessária a participação de todos os atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, principalmente os alunos. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise das avaliações dos alunos sobre 5 cursos ofertados na modalidade EaD autoinstrucional pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde que atua no Maranhão (UNA-SUS/UFMA). Para realizar essa pesquisa, foi adotado o método qualitativo por nuvem de palavras, com o auxílio da tecnologia WordleTM. Trata-se de um estudo avaliativo, visando a compreensão sobre as principais potencialidades e vulnerabilidades nos cursos avaliados, de acordo com as narrativas dos alunos. Os resultados demonstraram que o curso obteve avaliações majoritariamente positivas. Contudo, as avaliações negativas, apesar de aparecerem com menor frequência, também foram consideradas importantes para o planejamento de melhorias. Palavras-chave: Educação a Distância; Nuvem de palavras; Avaliação.
RENOTE, 2013
O presente artigo resulta da análise da experiência, ocorrida entre 2005 e 2006, de elaboração e execução da Interdisciplina Escola, Projeto Político-Pedagógico e Currículo, do curso de Licenciatura em Pedagogia a distância, desenvolvido na Faculdade de Educação da UFRGS, para professores em exercício nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Uma temática se destaca por sua complexa dinâmica: a avaliação em contextos virtuais, dirigida tanto ao processo de implementação do curso quanto ao processo de aprendizagem. Do diálogo entre teoria e prática surgem constatações e provocações relativas aos processos avaliativos em EaD, considerando as possibilidades de interação, a valorização das experiências práticas dos alunos/professores e as limitações causadas pela inexperiência dos professores responsáveis pelo curso.
Nos últimos anos, a Educação a Distância (EAD) vem surgindo como uma das mais importantes ferramentas de transmissão do conhecimento e da democratização da informação. A diversidade de recursos tecnológicos e comunicacionais colocados à disposição dos estudantes e professores nos cursos a distância podem colaborar de maneira bastante eficaz na preparação de profissionais. E por esta razão profissionais do ensino superior depararam-se com uma série de novas oportunidades que estão sendo disponibilizadas. As tecnologias de informação e comunicação (TICs) são consideradas hoje como recursos chave na construção de processos de aprendizagem eficazes. São apontadas como solução para a criação de ambientes virtuais de aprendizagem, muito utilizados na educação a distância (EAD). Neste artigo estaremos analisando a avaliação dos alunos e a percepção destes, em relação à melhoria contínua no processo de ensino e aprendizagem aplicado num curso a distância, utilizados por uma Instituição de E...
2004
Resumo. Temos vindo a verificar o crescente interesse e envolvimento das instituições de ensino e formação, nomeadamente ao nível do ensino superior, em novas modalidade de formação centradas em torno do conceito de e-learning. Numerosas iniciativas têm sido desenvolvidas de forma mais ou menos sistemática e institucionalizada. A avaliação constitui-se como um pilar estruturante de qualquer projecto neste domínio, dando coerência ao processo de desenvolvimento do mesmo numa perspectiva de investigaçãodesenvolvimento.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.