Academia.eduAcademia.edu

Avaliação como instrumento de mediação pedagógica

Abstract

ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 2. MODALIDADES DE AVALIAÇÃO. 3. FUNÇÕES DA AVALIAÇÃO 4. O PROFESSOR E A AVALIAÇÃO. 5. O ALUNO E A AVALIAÇÃO. 6. METODOLOGIA APLICADA. 7. ANÁLISE DOS DADOS. 8. CONSIDERAÇÕES E CONCLUSÕES.

Key takeaways

  • O objetivo deste artigo é, através de um estudo de caso, verificar os conceitos dos professores e dos alunos sobre a avaliação, a relação existente entre eles, para que deste modo possa se perceber os efeitos da avaliação sobre o desenvolvimento da capacidade analítica e crítica no aluno.
  • A classificação é a avaliação centrada no erro, não propiciando que o professor descubra com o aluno os pontos falhos de seu produto e não permitindo uma alternativa de reconstrução.
  • Na vertente positiva, a prática da avaliação se caracteriza por ter um caráter contínuo e processual, os instrumentos de avaliação são diversificados; são exigidas habilidades intelectuais complexas e não a memorização; o professor é competente na didática e no conteúdo que ministra; o professor se interessa pela aprendizagem do aluno; dá retorno sobre os trabalhos realizados e orienta a correção dos erros; elimina a prova e reduz a atribuição da nota à mera formalidade sem deixar contaminar o processo.
  • Com relação ao tipo de metodologia de avaliação considerada na questão 2, observa-se preferência por avaliações mistas, do tipo formativa e somativa, porém, não ficando muito longe de uma visão construtivista mediadora.
  • Isto se evidência na compatibilidade das respostas entre professores e alunos em relação a um grande número de quesitos do questionário, contudo, destaca-se que por mais que os alunos saibam reconhecer um processo de avaliação eficaz, eles não vivenciam isto dentro de seu ambiente escolar.