Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
…
11 pages
1 file
ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 2. MODALIDADES DE AVALIAÇÃO. 3. FUNÇÕES DA AVALIAÇÃO 4. O PROFESSOR E A AVALIAÇÃO. 5. O ALUNO E A AVALIAÇÃO. 6. METODOLOGIA APLICADA. 7. ANÁLISE DOS DADOS. 8. CONSIDERAÇÕES E CONCLUSÕES.
2013
A avaliacao como processo de intervencao pedagogica mostra-se um tema pouco discutido e potencialmente esclarecedor quando o assunto e as reformas curriculares. O presente artigo objetivou identificar concepcoes de avaliacao que se expressam nas propostas de reforma curricular por competencias que estao acontecendo no contexto espanhol, fundamentalmente, a Ley Organica 2/2006 e Real Decreto 1631/2006. A organizacao metodologica consistiu em identificar, no texto dessas normativas, unidades de significado para as categorias previas de analise, avaliacao e competencias basicas. Propostas de reforma com base na Matriz de Competencias estao acontecendo tambem no Brasil e em ambos os contextos expressam fragilidades na forma de conceber a avaliacao como processo continuo de intervencao pedagogica e nao apenas de classificacao.
Revista Educa��o - UNG-Ser
O objetivo deste artigo foi discutir a avaliação da aprendizagem como mediadora do conhecimento, configurando-se em uma alternativa pedagógica, a partir de pressupostos teóricos consagrados no campo da avaliação educacional. Para a produção dessa contribuição foram realizadas explorações bibliográficas de autores renomados como Luckesi (1986, 1991, 1997, 2001), Vasconcelos (1992, 2000), Fino (2001), Grego (2012), Hoffmann (1991, 1994 e 2015) e Wachowicz (1991), assim como recorremos ao nosso repertório de práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito da educação básica. A partir desta revisão bibliográfica o artigo se divide em dois momentos de desenvolvimento que se complementam, inicia-se o debate o proposto conceituando alguns dos principais aspectos atinentes à avaliação mediadora para, em um segundo momento, apresentamos esta mesma via do processo avaliativo como alternativa para a prática didático-pedagógica dos professores.
2015
Este artigo, na area de Metodologia e Didatica do Ensino Superior, apresenta algumas consideracoes acerca do entendimento sobre o papel do educador diante dos educandos, em relacao a avaliacao como um processo de ensino-aprendizagem. Para tal, apresentamos uma reflexao, partindo de um breve historico no Brasil, sobre a avaliacao aplicada como um exame classificatorio com o proposito de testar e medir e, por consequencia, incluir ou excluir e a avaliacao como construcao do conhecimento com o proposito de atingir as habilidades e competencias necessarias. Como a justificativa do estudo se deu pela necessidade de melhorar o entendimento e a pratica do processo de avaliacao como um todo, discutimos como a avaliacao pode contribuir para o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem.
Caderno de Educação Física e Esporte, 2002
Este texto é uma reflexão sobre o processo avaliativo na educação formal, escolar e universitária. Objetiva-se contribuir para a construção de uma avaliação imbricada com os paradigmas educacionais emergentes, fundamentados na construção do conhecimento, no diálogo crítico e na interação social. Consequentemente, uma avaliação que não seja um processo estanque, mas integrante e integrador do ensino e da aprendizagem através de uma prática pedagógica participativa. UNITERMOS: Avaliação, prática pedagógica, participação. ABSTRACT: This text is a consideration of the evaluative process in the formal, school and academic education. It aims to contribute for the construction of an imbricate evaluation with the emergent educational paradigms, which are based on knowledge's construction, in the critical dialogue and in the social interaction. Therefore, an evaluation that is not a watertight process, but an integral and integrate process of teaching and learning through a participative pedagogic practice.
Entender a avaliação como algo que se projeta para o futuro é tornar possível a missão da educação, de formar o aluno com viés de evolução. Para isso a avaliação precisa ir além do caráter excludente, mas tornar possível a construção do sujeito, possibilitando-o ser um cidadão capaz de agir em sua realidade. Desta forma este trabalho discorre sobre algumas questões da avaliação formativa no ensino de filosofia, como aquela que possibilita a emancipação do aluno, imprimindo-lhe significado, que poderá ser usado em sua vida cotidiana.
Conjecturas
Este texto apresenta um “instrumento de mediação da avaliação do desenvolvimento de escolares” a partir da concepção vigotskiana de que a educação deve usar os modos que promovam o desenvolvimento dos sujeitos, tirando-os de uma zona de desenvolvimento real para uma zona de desenvolvimento proximal. Isto, deve considerar uma avaliação formativa a partir de um projeto educativo que insere os agentes educacionais para participar da regulação das aprendizagens e do desenvolvimento no sentido de ajudar o estudante na aprendizagem. Assim, o IMADE representa o resultado de uma pesquisa, cujas razões e sínteses fundamentais foram analisadas de modo a fundamentar e regular a sua aplicabilidade no campo prático de ensino escolar, tendo em vista as especificidades do contexto investigado. A aplicação do instrumento se destina aos contextos de desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem de conteúdos onde os resultados dos procedimentos avaliativos não correspondem as expectativas gerad...
Revista Meta: Avaliação, 2018
Este artigo aborda uma experiência desenvolvida no Mestrado Profissional em Avaliação, da Faculdade Cesgranrio, com mestrandos que cursaram a disciplina Prática de Avaliação, vinculada ao projeto de pesquisa ‘O estado da Arte da Avaliação”. Nesta experiência, os discentes levantaram artigos voltados para um tema comum, no caso – construção e validação de instrumentos de avaliação, realizaram uma leitura crítica dos artigos e apresentaram um parecer crítico sobre esses materiais. A experiência ensejou trabalho colaborativo e autoria. As docentes, orientadoras da pesquisa, consideraram relevante expor as conquistas desses mestrandos.
2014
Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.Há muito tempo que a avaliação vem sendo considerado um grande desafio para os envolvidos. Avaliar não é fácil. Quando se avalia uma turma, não só o aprendizado do aluno está em questão, mas também o trabalho do professor, a unidade escolar e as politicas educacionais estão sendo também avaliados. Esta monografia tem por objetivo demostrar que as avaliações contribuem para a superação dos obstáculos que permeiam o processo educativo. A metodologia adotada foi à pesquisa quantitativa e qualitativa, utilizando o método descritivo e o instrumento utilizado para a pesquisa de campo foi o questionário. Aqui serão dados os conceitos de avaliação e suas modalidades na visão d...
ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 2. MODALIDADES DE AVALIAÇÃO. 3. FUNÇÕES DA AVALIAÇÃO 4. O PROFESSOR E A AVALIAÇÃO. 5. O ALUNO E A AVALIAÇÃO. 6. METODOLOGIA APLICADA. 7. ANÁLISE DOS DADOS. 8. CONSIDERAÇÕES E CONCLUSÕES.
Revista Eixo, 2017
As vantagens e os constrangimentos que se colocam a mediacao de conflitos sao apontados em varias pesquisas. Este artigo tem por finalidade divulgar a avaliacao de um projeto de mediacao concretizado numa escola portuguesa. Tendo por base o modelo CIPP, focalizado na tomada de decisao, procedeu-se a avaliacao das principais dimensoes do projeto. Neste estudo foi aplicada uma analise qualitativa, atraves do Software WebQDA. Apesar de a avaliacao, nas dimensoes selecionadas, ser positiva, sao evidentes alguns constrangimentos culturais e outros que resultam da implementacao do projeto num contexto escolar especifico. A avaliacao efetuada foi decisiva para a reformulacao da estrategia adotada e a sua otimizacao na comunidade educativa.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Psicologia & Sociedade, 2010
Revista Meta Avaliacao, 2013
Revista Vórtex, 2018
Debates em Educação, 2020
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 2007
Anais do I Congresso Brasileiro On-line de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2022
Revista Meta Avaliacao, 2014
VI Encontro do CIED - I Encontro Internacional em Estudos Educacionais. Avaliação: Desafios e Riscos, 2014