Academia.eduAcademia.edu

AVALIAÇÃO DO RUÍDO URBANO NA CIDADE DE CAMPO GRANDE/MS

Abstract

O presente estudo buscou avaliar a poluição sonora decorrente do tráfego de veículos em três regiões distintas (comercial, mista – comercial e residencial, residencial) da cidade de Campo Grande, capital do estado de Mato Grosso do Sul, através de medições do ruído (LAeq) e mapeamento sonoro utilizando o software Predictor 7810 versão 8.11. As medições sonoras nas regiões do Centro (comercial) e do Jardim dos Estados (mista – comercial e residencial) revelaram que todos os pontos de medição possuíam níveis sonoros acima dos permitidos pela legislação municipal (Lei Complementar 08 (1996) e dos indicados pela NBR 10151 (2000). Já a região do Carandá (residencial) possuía cerca de 40% e 8% do total de pontos com níveis abaixo do estabelecido pela Lei Complementar 08 (1996) e dos recomendados pela NBR 10151, respectivamente. O mapeamento sonoro se mostrou uma boa ferramenta para avaliação sonora da situação atual das três regiões estudadas. Verificou-se que utilizando dois tipos de mapeamento, um apresentando a situação geral, onde são explanadas todas as faixas de níveis de ruído da região estudada, e o outro ilustrando as áreas que se encontram abaixo ou acima dos limites estabelecidos, se tornam grande aliados na identificação das vias e áreas poluídas acusticamente, demonstrando que a região do Centro e do Jardim dos Estados possuem amplas áreas com grande poluição sonora, e a região do Carandá possuí menos áreas poluídas. Por fim são sugeridas diversas medidas mitigadoras de ruído e simulado um novo cenário utilizando o software, para as três regiões estudadas, considerando, para as vias, um pavimento com baixa emissão sonora, concluindo que apenas utilizando tal medida, já é possível diminuir os níveis sonoros, sendo que em grande parte das regiões, as faixas de imissão sonora nas fachadas das edificações à margem das vias, diminuíram em uma escala de 5 dB(A). Entretanto, é necessário a implantação de outras medidas conjuntas, para ampliar efetivamente a diminuição do ruído. Por fim, conclui-se que o presente estudo contribuiu amplamente para a avaliação da poluição sonora da cidade de Campo Grande, tendo em vista que as três regiões estudadas, compreendem as principais características para as zonas existentes no município.

Key takeaways

  • Por fim são sugeridas diversas medidas mitigadoras de ruído e simulado um novo cenário utilizando o software, para as três regiões estudadas, considerando, para as vias, um pavimento com baixa emissão sonora, concluindo que apenas utilizando tal medida, já é possível diminuir os níveis sonoros, sendo que em grande parte das regiões, as faixas de imissão sonora nas fachadas das edificações à margem das vias, diminuíram em uma escala de 5 dB(A).
  • It was found that using two types of mapping, one presenting the general situation, where are explained all the tracks of noise levels in the region studied, and the other illustrating the areas that are below or above the established limits, become great allies in the identification of acoustically polluted roads and areas, demonstrating that the Central region and the Jardim dos Estados have large areas with excessive noise, and the region of Carandá has areas with less noise pollution.
  • Simultaneamente as medições dos níveis de pressão sonora, foi realizada a 2) Inserção das curvas nível em cada região;
  • Grande/MS e inseridas no software na extensão shapefile (.shp).