Academia.eduAcademia.edu

Professor Ou Educador? Limites e Desafios

Abstract

El presente artículo tiene como objetivo contribuir a aclarar las diferencias entre ser un maestro o ser educador, presentando posibles retos con que se enfrentan en la práctica educativa, así como las barreras biopsicosociales encontradas en el proceso de enseñanza y aprendizaje. Métodos: En un estudio descriptivo, esta revisión incluyó ponencias 1993-2013, en el idioma portugués. La búsqueda se realizó en bases de datos electrónicas de recogida oficial y no oficial, y físicos de las bibliotecas. Los descriptores utilizados fueron profesor, conferenciante y educadora. Resultados: Se encontró en este estudio que el maestro y el educador tienen un papel clave en la escuela y la educación de los estudiantes, pero hay una gran diferencia entre estos dos profesionales: el profesor es un instructor que transmite el contenido técnico con el objetivo de aprendizaje profesional y una función social para los individuos, mientras que el educador

Key takeaways

  • Resultado: Encontrou-se nesta pesquisa que tanto o professor quanto o educador têm papéis fundamentais no ambiente escolar e na formação dos alunos, mas existe uma diferença considerável entre esses dois profissionais: o professor é um instrutor que transmite os conteúdos técnicos objetivando um aprendizado profissional e uma função social para os indivíduos; enquanto o educador é um ser vocacionado que transmite valores, reinventa metodologias, divide e aprende com a troca de experiências dentro do contexto que se insere.
  • Decidir qual o momento certo de exercer cada um desses papéis é tarefa árdua e contínua, com foco na transmissão de conhecimento e valores que transformem a vida de todos os sujeitos envolvidos em processos permanentes de aprendizagem.
  • A generosidade, para Paulo Freire, é o ato pelo qual o professor passa seus ensinamentos com humildade, sem arrogância farisaica, pois o docente mandonista, rígido e sem comprometimento, não consegue trazer fluidez para a transmissão dos conhecimentos.
  • A conscientização sobre a responsabilidade civil da escola e de cada um dos seus membros ainda é incipiente, principalmente entre os professores, que são um dos principais referenciais do ambiente de ensino.
  • Não existe uma fórmula certa para a educação, portanto é necessário que o educador seja capaz de assumir uma postura firme, tendo noção dos acontecimentos ao seu redor, podendo aplicá-lo a sociedade de acordo com o grau de desenvolvimento que se encontre.