Academia.eduAcademia.edu

Os Conceitos De Verbo Em Livros Didáticos De Língua Portuguesa

2014, Anais Do Congresso Nacional De Estudos Linguisticos Conel

Abstract

Este trabalho busca, através da análise dos conceitos de verbo apresentados nos manuais didáticos e dos exemplos que os acompanham, identificar as concepções teóricas que fundamentaram o processo de constituição de ambos, conceito e exemplo. Serão analisados, especificamente, o modo de enunciação do conceito, a sua filiação teórica e a relação com os exemplos que o demonstram didaticamente.

Key takeaways

  • Opondo-se ao critério fregiano, os defensores do critério analógico argumentam que não é possível definir os conceitos a partir de CNS, pois algumas questões não são claras: a) A partir de quantas CNS o objeto pode ser inserido sob um conceito?
  • Além disso, ela ganha maior destaque quando consideramos que os exemplos não são neutros; pelo contrário, eles aparecem como demonstração de uma Conceito determinada corrente teórica, ou seja, são ideologicamente marcados.
  • (DIAS, 2006: 46) A outra face dos exemplos-ilha é encontrada por Dias nos manuais didáticos em que os exemplos são construídos pelos próprios autores.
  • (DALMASCHIO, 2008: 34) O terceiro procedimento de exemplificação é o adotado pela perspectiva funcionalista.
  • Contudo não é apresentada nenhuma explicação sobre o que isso representa.