Academia.eduAcademia.edu

Pensando a joalheria contemporânea com Deleuze e Guattari

2012, Revista Trama Interdisciplinar

Key takeaways

  • Para compreender essa produção, a metodologia utilizada considera uma investigação histórica da joalheria a partir das transformações observadas no campo da moda, do design e da arte, desde meados do século XX, estabelecendo relações entre elas.
  • Atualmente, a construção da imagem pessoal é importante função atribuída aos objetos, o que resulta numa efervescente produção de novidades acelerada pela máquina-moda (MESQUITA, 2000).
  • Entretanto, sua produção estava vinculada à temática e ao estilo art nouveau, como também estavam as grandes maisons, como Cartier e Boucheron.
  • Profissionais dedicados à produção de uma joia menos relacionada às questões decorativas e mercadológicas e de acúmulo de valor material configuraram o que foi posteriormente denominado arte-joalheria, movimento que começou a se destacar internacionalmente a partir de 1960-1970. Para David Watkins (1993, hoje se pode observar uma categoria mais ou menos identificável, resultante das atividades de um pequeno número de artistas e seus seguidores ao redor do mundo.
  • Nesse cenário, acelera-se a produção joalheira, muitas vezes incorporando elementos trabalhados no campo da arte, mas sempre os vinculando à função decorativa da joia.