Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2012, Scientiae Studia
O objetivo deste artigo é investigar a concepção enciclopédica de revolução científica posta em prática pelo químico francês L.-B. Guyton de Morveau (1737-1816). Deslocando a análise do conhecimento químico das Luzes do programa traçado por Lavoisier (1743-1794), sugerimos uma concepção revolucionária republicana, proclamada como resultado do esforço de uma coletividade. Daremos destaque a três abordagens revolucionárias de Guyton de Morveau no âmbito da química. A primeira foi sua atuação no ensino dessa ciência, cuja pedagogia e métodos de ensino foram fundamentais para sua imersão social. Além disso, entre 1770 e 1790, Guyton de Morveau teve desempenhos decisivos no seio da empresa enciclopédica e no seio da escola química francesa. Palavras-chave • Revolução química. Guyton de Morveau. Enciclopédia metódica. Afinidades químicas.
Circumscribere International Journal For the History of Science, 2011
Como fazer da química uma ciência exata? Para o químico Louis-Bernard Guyton de Morveau (1737-1816), o melhor procedimento para se atingir tal objetivo era usar recursos teóricos advindos da física geral como aliados na delimitação dos conceitos próprios a essa ciência. Assim, seus resultados poderiam ser representados de forma racional e escritos numa linguagem matemática. Seu sonho era produzir conceitos capazes de traduzir a dinâmica do mundo material através dessa química-física. O conceito chave desse sonho era o das afinidades químicas. Além de informações relevantes à compreensão do significado de ser um newtoniano no Século das Luzes, o pensamento químico de Guyton de Morveau também sugere uma compreensão alternativa da chamada "revolução quìmica".
Excitação do músculo esquelético: transmissão neuromuscular e acoplamento excitação--contracção Capítulo 7 Trata--se de uma terminação nervosa, na qual o potencial de acção se propaga nos dois sentidos. A fibra nervosa encontra--se ramificada e invagina no interior da fibra muscular (embora se encontra por fora da membrana plasmática), esta estrutura encontra--se totalmente revestida por células de Schwann. A goteira sináptica é a inaginação da membrana plasmática, o espaço entre a terminação do axónio e a membrana da fibra muscular é a fenda sináptica.
Revista Observatório, 2015
O projeto iluminista subentende que a educação humana, escapando ao controle das autoridades eclesiásticas e políticas, tornaria o acesso ao pensamento racional irrestrito. Um dos instrumentos de divulgação da pedagogia iluminista foram os jornais, considerados uma epístola regular entre homens de letras que gradualmente vão sendo destinadas a parcelas mais amplas da população. Dentre os mais importantes representantes das Luzes em Portugal está o jornalista José Liberato, autor de dois jornais publicados em Londres entre 1813 e 1821. O autor compreendeu o seu papel de introduzir os portugueses na Era da Razão e, para tanto, imbuiu-se de uma pedagogia que respeitava tanto a religião quanto a monarquia. A proposta deste artigo é investigar os ideais letrados de Liberato, sua proposta pedagógica e, mais importante, como o seu exercício jornalístico construiu uma utopia voltada para pensar o futuro português. Palavras-chave: História do jornalismo; Iluminismo; Utopia política; José Li...
Química Nova na Escola, 2016
História da Química Esta seção contempla a história da Química como parte da história da ciência, buscando ressaltar como o conhecimento científico é construído.
Raven Vianna: algumas tradu~Oes.-Marilene Carone: referencias ao original alemao dos textos de Freud.-Nobil Bonduki: referencias as cit~Oes de Marx.
Educación Química, 2020
Com o objetivo de nortear o leitor no contexto da elaboração da teoria do par compartilhado de Gilbert Newton Lewis (1875-1946), nos debruçamos sobre os documentos originais publicados por ele e as produções disponíveis dos autores que se tornaram relevantes ao desenvolvimento do seu modelo estrutural, chamado de átomo cúbico. A partir da metodologia de pesquisa estudo de caso abordamos tanto a vivencia escolar ou preparação acadêmica de Lewis, para tanto, traçamos os caminhos percorridos por seus predecessores e contemporâneos. Objetivando subsidiar os trabalhos de História da Ciência e Ensino buscamos abordar o pesquisador em seu contexto, bem como a construção do conhecimento da teoria da ligação de G. Lewis. Desde a sua chegada em Berkeley, em 1912, que Lewis se dedicou fortemente a pesquisa. Entre vários outros trabalhos de grande relevância para a química, ele postulou que o átomo neutro tenderia a manter um número par de elétrons em uma Concha ao redor do núcleo, esse número poderia variar se dispondo simetricamente nos oito cantos de um Cubo.
Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 2015
A compreensão da estrutura de uma revolução científica pressupõe uma análise da mudança conceitual superveniente ao processo de mudança de teorias. Muitos são os casos de alteração de linguagem discutidos por Kuhn em sua obra sobre revoluções científicas. Neste trabalho, discutimos alguns desses casos quando ocorrentes na história da química e sugerimos uma aproximação significativa entre as concepções de Kuhn e Duhem no que se refere ao ofício do historiador quando estuda teorias obsoletas. Sugerimos ainda que a atenção à mudança conceitual na avaliação do passado é uma marca essencial para determinar a nova historiografia da ciência, tal como reconhecida por Kuhn.
Ao professor João Zanetic: "Às vezes, mal se imagina o que pode passar a representar na vida de um aluno um simples gesto do professor. O que pode um gesto aparentemente insignificante valer como força formadora..." (Paulo Freire). Muitos foram os gestos do professor João que marcaram minha formação como docente, pesquisador, e, sobretudo, ser humano. Sou muito grato pela orientação, pela amizade, pela paciência com meus momentos de insegurança, pelo exercício do diálogo, pela total abertura à liberdade de pensar, pela atenção, parceria e presença garantida em todos os momentos que marcaram minha trajetória durante esse curso de doutorado. Ao meu irmão Fábio e minha cunhada Cristiane que me acolheram em São Paulo, cedendo um espaço para minhas temporadas de estudos e isolamento. Sempre com muito incentivo, confiança, carinho, atenção e dando a sensação constante de ser sempre bem recebido. À minha esposa Rose e o meu filho Pedro que, com muita paciência e amor, compartilharam comigo os momentos de mau humor, de angústias e compreenderam meus momentos de ausência, mesmo quando eu estava fisicamente ao lado deles e, principalmente, pelo amor incondicional. À professora Maria Eunice por sempre ter me aberto às portas do GEPEQ, pelo exemplo de educadora, pela minha formação profissional, e, também por ter me dado total apoio na "turbulência burocrática" que sufocou parte da minha trajetória no doutorado. Aos professores Pedro Cunha e Neide Luzia de Rezende pelas preciosas sugestões no exame de qualificação. À amiga Neide M.M. Kiouranis, pelo incentivo, amizade, pela parceria profissional, por ter sido a principal motivadora do meu ingresso na carreira como professor universitário, por ter me acolhido como um irmão em sua família, e, também pela cuidadosa leitura crítica que fez do trabalho, trocando ideias e dando valiosas sugestões. Ao amigo Aloisio que foi companheiro constante nesta jornada e, em vários momentos, pacientemente me ouviu falar sem parar. Foram muitos os cafés, almoços e bentôs que proporcionaram momentos com os quais conseguia desconectar-me da tese. Além do apoio dado a Rose e o Pedro durante minhas ausências em Maringá.
O propósito deste artigo é, a partir de uma perspectiva historiográfica, buscar elementos extrateóricos que permitam aprofundar a compreensão do surgimento da Teoria Termodinâmica Clássica. A tese proposta é a de que, embora primeiramente dois paradigmas, do fluido calórico e do mecanicismo, se articulem influenciados por uma mesma concepção metafísica, eles depois se afastam e acabam por se chocar. A solução, pois, não poderia vir exclusivamente deles. Assim emergiria, como o papel fundamental de valor extracientífico, a industrialização. Daí as razões para o surgimento da termodinâmica das mãos de um engenheiro: Carnot.
Boletim da Sociedade Portuguesa de Química, 2021
Magalhães and Chemistry -Indirect Reflexes. This work refers to some aspects of Fernão de Magalhães' journey, which was continued by Juan Sebastián Elcano, after Magalhães' death. In 2021, five hundred years passed of this journey, which began in 1519 and ended in 1521, one sees that it contributed in various ways to the development of modern culture and science, in particular Chemistry. Este trabalho refere alguns aspetos da viagem de Fernão de Magalhães, a qual foi continuada por Juan Sebastián Elcano, após a morte de Magalhães. Em 2021, passados quinhentos anos dessa viagem que começou em 1519 e terminou em 1521, constata-se que esta contribuiu de várias formas para o desenvolvimento da cultura e da ciência modernas, em particular da Química.
2011
Recebido em 18/6/10; publicado na web em 30/11/10 LIGHT: A RARE REACTION PRODUCT. The production of visible light by chemical reactions constitutes interesting and fascinating phenomena and several reaction mechanisms are discussed to rationalize excited state formation. Most efficient chemiluminescence reactions are thought to involve one or more electron transfer steps and chemiexcitation is believed to occur by radical annihilation. A brief introduction to the general principles of light production and the main known chemiexcitation mechanisms will be given here. Subsequently, recent results on the mechanistic elucidation of efficient chemiluminescence systems, as the peroxyoxalate reaction, the induced decomposition of phenoxy-substituted 1,2-dioxetanes and the catalyzed decomposition of new a-peroxylactones will be discussed.
Este trabalho tem como objetivo o pensar sobre as primeiras universidades europeias criadas durante a Idade Média como ambientes resultantes de novas demandas sociais ao passo que as acolhia de modo a produzir-lhes resultados. Demandas estas ligadas diretamente ao processo de transformação socioeconômica pela qual passava a Europa em torno dos séculos XI e XII – período em que se constitui a Universidade de Bolonha, primeira universidade europeia – por conta dos contatos estabelecidos com outras culturas, como a bizantina e a greco-romana por exemplo, em decorrência do renascimento comercial e o progressivo enfraquecimento do monopólio religioso sobre o conhecimento.
Química Nova na Escola, 2018
Química e Sociedade A seção "Química e sociedade" apresenta artigos que focalizam diferentes inter-relações entre Ciência e sociedade, procurando analisar o potencial e as limitações da Ciência na tentativa de compreender e solucionar problemas sociais.
RESUMO O projeto iluminista subentende que a educação humana, escapando ao controle das autoridades eclesiásticas e políticas, tornaria o acesso ao pensamento racional irrestrito. Um dos instrumentos de divulgação da pedagogia iluminista foram os jornais, considerados uma epístola regular entre homens de letras que gradualmente vão sendo destinadas a parcelas mais amplas da população. Dentre os mais importantes representantes das Luzes em Portugal está o jornalista José Liberato, autor de dois jornais publicados em Londres entre 1813 e 1821. O autor compreendeu o seu papel de introduzir os portugueses na Era da Razão e, para tanto, imbuiu-se de uma pedagogia que respeitava tanto a religião quanto a monarquia. A proposta deste artigo é investigar os ideais letrados de Liberato, sua proposta pedagógica e, mais importante, como o seu exercício jornalístico construiu uma utopia voltada para pensar o futuro português. Palavras-chave: História do jornalismo; Iluminismo; Utopia política; José Liberato; O Investigador. ABSTRACT The Enlightenment implies that human education, escaping the control of ecclesiastical and political authorities, would make possible unrestricted access to rational thought. One of the communication tools of the Enlightenment pedagogy were the newspapers, considered a regular letter among men of letters gradually being designed to broader segments of the population. Among the most important representatives of the Enlightenment in Portugal is the journalist José Liberato, author of two newspapers published in London between 1813 and 1821. The author understood their role to introduce the Portuguese in the Age of Reason and is imbued-in a pedagogy that respected both religion and the monarchy. The purpose of this article is to investigate the literate ideals of Liberato, his pedagogical proposal and, most importantly, how his journalistic exercise built a dedicated utopia to think the Portuguese future. Keywords: History of journalism; Enlightenment; Political utopia; José Liberato; O Investigador. RESUMEN El proyecto de la Ilustración implica que la educación humana, escapando al control de las autoridades eclesiásticas y políticas, haría que el acceso al pensamiento racional sin restricciones. Una de las herramientas de comunicación de la pedagogía de la Ilustración fueron los periódicos, considerado una carta habitual entre los hombres de letras gradualmente siendo destinadas a segmentos más amplios de la población. Entre los representantes más importantes de la Ilustración en Portugal es el periodista José Liberato, autor de dos periódicos publicados en Londres entre 1813 y 1821. El autor entiende su papel en introducir los portugueses en la Edad de la Razón y, por tanto, está imbuido en una pedagogía que respete la religión y la monarquía. El propósito de este artículo es investigar los ideales literatos de Liberato, su propuesta pedagógica y, lo más importante, cómo su ejercicio periodístico construyó una utopía dedicado a pensar el futuro portugués. Palabras-clave: Historia del periodismo; Ilustración; Utopía política; José Liberato; O Investigador.
Investigações em Ensino de Ciências
Fruto de um estudo piloto que buscou inserir a História e Filosofia da Ciência (HFC) no ensino de Química em nível médio por meio das Histórias em Quadrinhos (HQs), esse artigo, visando o aperfeiçoamento metodológico de uma pesquisa maior, tem por objetivo analisar a adequação do instrumento de constituição dos dados e o processo de análise dos mesmos, bem como o potencial de uma HQ elaborada para realizar uma abordagem histórico-filosófica e proporcionar um aprimoramento das noções referentes aos elementos químicos e ao processo científico. Analisados por meio da Análise de Conteúdo, os resultados obtidos por meio de questionários indicam que esse tipo de material e abordagem são capazes de aprimorar tais noções. Porém, o estudo revelou não somente as potencialidades da estratégia metodológica pensada, mas também suas limitações, que puderam ser aperfeiçoadas na pesquisa final, as quais incluem: uma maior contextualização das perguntas e mediação por parte da pesquisadora, podendo ...
Agradeço ao bom e generoso Deus, que me deu muitas coisas das quais eu não me considerava merecedor. Deu-me compreensão e amparo nos momentos de aflição e tristeza, saúde pra continuar nesta pequena jornada rumo à eternidade. Ofereceu-me sua luz no momento em que a escuridão sufocava meu espírito. Agradeço aos meus pais por terem lutado com todas as forças que podiam, trabalhado com honestidade e dedicação para criar a mim e a meus irmãos. Dedico de todo coração este trabalho a meu pai Antonio pela sua energia e força de trabalho, e a minha mãe, dona Nere, pela sua ternura e bravura, mãe dedicada e compreensiva que nunca abandonou seus filhos. Agradeço de todo o meu espírito ao professor Roberto de Andrade Martins, por ter sido um orientador compreeensivo e generoso. Agradeço a sua infinita paciência durante todo o trabalho que desenvolvemos, principalmente num momento em que eu estava com dificuldades pessoais, por causa do mau estado de saúde do meu irmão. Agradeço a todas as pessoas que direta ou indiretamente contribuíram para a realização deste trabalho. Tenho enorme gratidão para com os funcionários deste Instituto, que trabalham de forma dedicada para que concluamos nossas pesquisas. Agradeço aos membros do Grupo de História e Teoria da Ciência (GHTC) que contribuíram com valiosas críticas para que este trabalho melhorasse sua qualidade. Gostaria de agradecer a todos os que contribuíram para que o CNPq pudesse me auxiliar com recursos para o desenvolvimento deste trabalho e também a toda estrutura do IFGW que forneceu o suporte material. Gostaria de agradecer à Fundação Louis de Broglie-Paris, por ter me enviado um exemplar do livro do senhor Georges Lochack, sobre a vida e a obra de Louis de Broglie. Dedico este trabalho com todo amor e carinho a minha querida Marta Cristina Paladini, que tem sido uma luz e um perfume para o meu caminho. Dedico este trabalho ao professor Antonio Fernando Prado de Andrade, um mestre, um guia, uma luz. Muito obrigado por ser um grande amigo cósmico. vi Resumo Este trabalho estuda a história do conceito da dualidade onda-partícula, do início do século XX (trabalhos de Albert Einstein) até o surgimento da teoria de Louis de Broglie. O primeiro capítulo descreve a história inicial da teoria quântica, do estudo da radiação do corpo negro até 1909, dando ênfase especialmente às idéias de Einstein a respeito da natureza da luz, e outras interpretações corpusculares da radiação (William Bragg, J. J. Thomson e Johannes Stark). Nenhuma dessas propostas pode ser descrita como uma síntese dos conceitos de onda e partícula. O segundo capítulo descreve os principais episódios relevantes de 1909 até 1922. Durante esse período, a teoria quântica teve um forte desenvolvimento, especialmente após a Conferência Solvay de 1911 e depois do surgimento da teoria de Niels Bohr sobre os espectros atômicos. No entanto, a natureza do quantum e da radiação permaneceram obscuras. Entretanto, pesquisas sobre raios X trouxeram o problema da dualidade à tona, porque essa radiação exibe de um modo notável várias propriedades corpusculares, embora também exiba propriedades ondulatórias na difração por cristais. A descoberta do efeito Compton em 1922-1923 foi também uma fortíssima evidência a favor da natureza corpuscular dos raios X. Os capítulos seguintes descrevem o trabalho de Louis de Broglie. Seu ponto de partida foi o estudo experimental dos raios X, no laboratório de seu irmão (Maurice). Em 1922, De Broglie publicou seus primeiros estudos teóricos sobre os quanta de luz, e no ano seguinte desenvolveu as idéias fundamentais de sua teoria sobre a dualidade onda-partícula tanto para a luz quanto para a matéria. Os primeiros trabalhos de Louis de Broglie são analisados no capítulo 3, e sua tese de doutoramento, apresentada em 1924, é discutida no capítulo 4. A principal contribuição da presente dissertação é a análise detalhada dos trabalhos de De Broglie, de 1922 a 1924. O último capítulo apresenta uma breve visão de desenvolvimentos posteriores, tais como a confirmação experimental das propriedades ondulatórias dos elétrons e a influência da teoria de De Broglie sobre Schrödinger.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.