Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2016, Journal of Research in Special Educational Needs
…
5 pages
1 file
Biblioteca Digital Colecção EDUCAÇÃO Quanto a nós, embora possamos considerar um conjunto de factores, como o são a motivação e auto-estima do aluno e o envolvimento dos pais, entre outros, será a qualidade do ensino ministrado que fará a diferença. A paciência, o apoio e o encorajamento prestado pelo professor serão com certeza os impulsionadores do sucesso escolar do aluno, abrindo-lhe novas perspectivas para o futuro.
Maiêutica - Pedagogia, 2017
Resumo: Sabe-se que cada vez mais aumenta o número de crianças que apresentam algum distúrbio ou dificuldade na aprendizagem e que são decorrentes de vários fatores, portanto é necessário tomar algumas medidas pedagógicas para atendê-las, mas para isso é preciso que os profissionais competentes da educação estejam realmente aptos para a função, que sejam habilitados para esse atendimento e que busquem métodos de ensino adequados para efetivar o processo de ensino-aprendizagem. A psicopedagogia tem grande importância neste cenário, por ser uma ciência que estuda a aprendizagem humana, ela se dá através da junção de dois saberes: a pedagogia e a psicologia. Assim sendo, a presença do psicopedagogo torna-se fundamental no corpo docente. Através da parceria entre professor, família, psicopedagogo e a escola como um todo, torna-se fácil a identificação e a intervenção dos problemas relacionados à aprendizagem.
RESUMO: Este artigo tem como objetivo abordar uma questão psicopedagógica no processo de ensino e aprendizagem, através da problemática de alguns tipos de fatores de ordem intra e extras escolares, algumas dificuldades de aprendizagem e consequentemente nos leva a refletir sobre o porquê de alguns alunos terem fracasso escolar. É do interesse da psicopedagogia compreender como ocorre o processo de aprendizagem e tratar possíveis dificuldades que ocorrem durante o processo de ensinar e aprender. Dizemos que um aluno está com dificuldades de aprendizagem, quando passa a não conseguir ler, escrever, calcular ou desempenhar outras atividades escolares, com sucesso, independentemente, deste, ter ou não potencial normal ou superior para aprender.
Nossas aulas estão diretamente relacionadas à aprendizagem. Nosso foco principal é apresentar os processos que podem ser agentes de interferência na aprendizagem. Podemos dizer que isso já foi realizado com sucesso.
Biblioteca Digital Colecção EDUCAÇÃO Quanto a nós, embora possamos considerar um conjunto de factores, como o são a motivação e auto-estima do aluno e o envolvimento dos pais, entre outros, será a qualidade do ensino ministrado que fará a diferença. A paciência, o apoio e o encorajamento prestado pelo professor serão com certeza os impulsionadores do sucesso escolar do aluno, abrindo-lhe novas perspectivas para o futuro.
REVELLI - Revista de Educação, Linguagem e Literatura (ISSN 1984-6576)
Cada vez mais notamos a presença de dificuldades no processo de ensino-aprendizagem em nossas salas de aula. Por muitas vezes o professor desconhece o assunto, sendo que não há uma formação pedagógica voltada à identificação dessas condições, o que o impede de explorar as potencialidades de seus alunos e minimizar os efeitos negativos das dificuldades de aprendizagem. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo abordar o tópico, evidenciando a necessidade de nós professores estarmos atentos e perceptivos às dificuldades de aprendizagem, de modo a implementar e aprimorar estratégias que visem o desenvolvimento das potencialidades de cada um de nossos alunos. Assim, elencamos diversas estratégias para serem implementadas nas práticas pedagógicas, e por fim, relatamos casos de dificuldades de aprendizagem, e como lidamos em tais situações em aula de língua estrangeira, a fim de compartilharmos nossas experiências e colaborar com outros professores no momento de encarar esse des...
O presente artigo versa a elaboração e implementação de objectos de aprendizagem tendo em vista uma aprendizagem orientada por problemas. Identificam-se os possíveis pontos de intercessão entre estas duas perspectivas por forma a criar um ambiente de inovação pedagógica, estimulador dos processos de cooperação, de partilha e de autonomia. Os objectos de aprendizagem suportam-se no modelo dos 3E's do Instituto Superior de Posgrado (Espanha), baseados num cenário, em estratégias e na avaliação, e foram sujeitos a testes de usabilidade. Apresentam uma situação contextualizada e essa circunstância vai estimular no estudante a tomada de consciência das estratégias que tem que promover para a resolver. Após um primeiro período de avaliação, reflectimos sobre o envolvimento dos (e entre os) estudantes, a transferência de conhecimentos para situações novas e o papel do docente neste contexto. Procurando estratégias para que os estudantes trabalhem juntos para atingir um objectivo comum, avançamos para uma proposta de mudança baseada na Aprendizagem Cooperativa. Cremos que a utilização de objectos de aprendizagem combinada com técnicas de aprendizagem cooperativa podem resolver os obstáculos identificados, nomeadamente a falta de envolvimento dos estudantes nos momentos online, a sobrecarga de trabalho individualizado e a dependência excessiva da tutoria do docente. Palavras-chave: Aprendizagem baseada em problemas, objectos de aprendizagem, aprendizagem cooperativa, educação online 1. Introdução Depois de no ano lectivo de 2007/2008 as escolas de ensino superior do Instituto Piaget (IP) terem iniciado a utilização da educação online como complemento às sessões presenciais, o presente ano lectivo possibilitou a algumas unidades curriculares (UC) a adopção de um regime semi-presencial. Para tal o «Piaget Online», a unidade responsável pela educação e formação online na instituição, desenhou um modelo de ensinoaprendizagem online suportado no método dos 3E's do Instituto Universitario de Posgrado 1 : escenario;
RESUMO Perceber as dificuldades de aprendizagem no contexto e trabalhar de maneira apropriada sobre as mesmas, é um meio para que aconteça a aprendizagem significativa. Oportunizar para que o aluno consiga superar essa questão, na maioria das vezes causados por déficits físicos, afetivos ou cognitivos, representa o objetivo, a finalidade de vários profissionais que acreditam na construção, na superação que pode ser proporcionada pelo sistema educacional. O artigo tem como objetivo geral buscar informações sobre as principais dificuldades de aprendizagem. Para atender o objetivo proposto procedeu-se com pesquisa bibliográfica ancorado em materiais que já se tornaram públicos. Foi realizado uma busca na base de dados Scielo, Educ@, Portal CAPES, Google Acadêmico e livros publicados. Os resultados mostraram que é fundamental desenvolver a consciência de que o trabalho pedagógico deve ser de prevenção e não somente remediativo quando se trata das dificuldades de aprendizagem. Essa mudança de paradigma é processo lento, porém necessário e, para tanto, se faz necessário estudos aprofundados sobre o papel do psicólogo diante das dificuldades de aprendizagem. Palavras-chaves: Dificuldade de aprendizagem. Leitura. Escrita. ABSTRACT Understanding learning difficulties in context and working appropriately on them is a means for meaningful learning to take place. Opportunism for the student to overcome this issue, most often caused by physical, affective or cognitive deficits, represents the objective, the purpose of several professionals who believe in the construction, in the overcoming that can be provided by the educational system. The article aims to find general information on the main learning difficulties. In order to meet the proposed objective, we proceeded with bibliographic research anchored in materials that have already become public. A search was made in the database Scielo, Educ @, CAPES Portal, Google Academic and published books. The results showed that it is fundamental to develop the awareness that the pedagogical work must be preventive and not only remediative when it comes to learning difficulties. This paradigm shift is a slow but necessary process, and in order to do so, it is necessary to study in depth the role of the psychologist in the face of learning difficulties.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Revista Brasileira De Educacao E Saude, 2015
Psicologia Escolar e Educacional, 2022
Schème-Revista Eletrônica de Psicologia e …, 2011
Desafios da educação na contemporaneidade, 2023
ETD - Educação Temática Digital, 2010