Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2020, Blucher Design Proceedings
Este artigo visa apresentar categorias preditoras da preferência humana por ambientes, e examinar os efeitos de algumas dessas categorias na avaliação da preferência percebida em cenas de salas de aula. A partir desses objetivos, tomou-se duas categorias-coerência e complexidade-como variáveis a serem testadas em uma investigação empírica estruturada através de uma Sentença Estruturadora, instrumento básico da Teoria das Facetas, e elegeram-se o Sistema de Classificações Múltiplas para coletar os dados e uma tabela de distribuição das frequências para analisá-los. Entre os resultados obtidos, apurou-se que a preferência percebida, em cenas de sala de aula, é revelada com o contraste alto (coerência baixa) e a complexidade máxima, diferente do que a teoria sugere, sendo omitida com o contraste baixo (coerência alta) e a complexidade mínima, corroborando com as predições teóricas. PALAVRAS-CHAVES: sala de aula, coerência, complexidade, preferência ambiental, ergonomia do ambiente construído.
Blucher Design Proceedings
Este artigo objetiva fornecer informações empíricas sobre os efeitos de duas características de salas de aula para ensino superiorcomplexidade e coerênciana agradabilidade percebida. Como procedimentos metodológicos, uma Sentença Estruturadora, instrumento básico da Teoria das Facetas, foi adotada no desenho da investigação empírica, que optou por um questionário online para coletar os dados e pelos gráficos produzidos através do Formulário Google para interpretá-los. Os principais resultados empíricos obtidos corroboram, apenas parcialmente, com os efeitos da complexidade e da coerência postulados para a agradabilidade percebida para o tipo de ambiente enfocado. salas de aula para ensino superior, agradabilidade percebida, ergonomia do ambiente construído.
2009
O presente artigo apresenta uma avaliacao de assentos de sala de aula em uma universidade buscando a melhoria das condicoes de realizacao de atividades durante o uso dos mesmos. A avaliacao envolveu os assentos existentes e duas propostas recomendadas para substitui-los Para tal, aplicaram-se o metodo de Silva (2003) com adaptacoes do metodo de Soares (2001). Os resultados apontaram que os assentos existentes apresentam problemas projetuais que podem levar a disfuncoes ergonomicas aos usuarios, enquanto que os assentos recomendados apresentam-se adequados ao uso com algumas ressalvas no que diz respeito, por exemplo, aos aspectos biomecânicos e antropometricos.
Blucher Design Proceedings
Com o aumento do número de idosos em todo o mundo, surge a demanda de adaptação dos ambientes construídos às necessidades específicas que acompanham o envelhecimento. Ao se tratar de espaços de longa permanência, volta-se a atenção para as áreas de convivência, onde acontecem atividades de lazer e socialização, fundamentais para a vida em sociedade, de forma digna. Este artigo tem como objetivo testar os efeitos da complexidade, da naturalidade e da abertura em áreas de convivência em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI's), na preferência percebida por pessoas idosas. A partir de uma abordagem hipotético-dedutiva, fez-se uso de um formulário com 12 (doze) fotografias que representam a manipulação sistemática das três variáveis tomadas para estudo. O resultado da pesquisa de campo, realizada com 10 indivíduos recifenses acima de 60 anos, corroborou com as sugestões teóricas, ou seja, a preferência percebida em áreas com complexidade moderada, naturalidade e aberturas desobstruídas.
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Práticas de educação moral são analisadas em quatro escolas estaduais da cidade de Ponta Grossa/PR a fim de compreender o seu impacto no desenvolvimento moral dos alunos. A fundamentação teórica está na Teoria do Desenvolvimento Moral, de Piaget e nas Práticas Morais, de Puig. A coleta dos dados foi realizada mediante a observação de 58 aulas em turmas do 9º ano do ensino fundamental. Os dados foram analisados a partir dos pressupostos da Análise de Conteúdo, considerando dois eixos distintos: os aspectos didático-pedagógicos e os aspectos morais. Os resultados evidenciaram que as aulas, em sua maioria, são expositivas, transmissivas e conteudistas. As práticas morais se dão, principalmente, a partir de conduções verbais e do estabelecimento de normas unilaterais, construídas sem a participação efetiva dos alunos, o que contribui para a permanência da heteronomia e para a manutenção dos problemas morais nas escolas estaduais.
Revista Brasileira De Orientacao Profissional, 2004
A cristalização de uma preferência profissional é entendida como uma das etapas do desenvolvimento de carreira. Pertence ao momento no qual o adolescente se engaja na conquista de sua identidade tendo como uma das tarefas dessa fase a formulação de idéias em relação ao campo e ao nível de atividades profissionais que lhe são convenientes. Esta pesquisa tem por objetivo verificar se existem diferenças nos níveis de cristalização segundo o sexo, a idade, o ano de instrução no ensino médio e, finalmente, o tipo de escola (se pública ou privada). Para tanto, uma amostra de 860 estudantes de ambos os sexos e com idades variando de 14 a 18 anos, do ensino médio, das redes pública e privada, foi convidada a responder à Escala de Avaliação Vocacional (EAV). Os resultados indicam existir apenas diferença significativa na variável tipo de escola. Uma das principais conclusões é que o jovem da rede pública poderá se ver forçado (por problemas de ordem financeira) a aceitar as oportunidades que aparecem, sem uma maior reflexão quanto a seus gostos e preferências no mundo do trabalho. Palavras-chave: cristalização; adolescência; desenvolvimento de carreira. ABSTRACT: Levels of Crystallization of Professional Preferences in High School Students Crystallization of a professional preference is considered to be one of the developmental career stages, in which adolescents search for their own identity considering the field and types of activities that best suit them. This research aims at exploring crystallization levels considering sex, age, high school term, and schooling type (public or private). A sample of 860 high school students of both sexes, with ages ranging from 14 to 18 years, from both public and private schools, were invited to answer the Vocational Rating Scale (VRS). Results indicate a significant difference on the variable "schooling type". One of the conclusions is that the adolescents from public schools may be compelled (as a result of an unfavorable financial situation) to accept the first job opportunities offered them, without much reflection about their preferences regarding the work field.
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC, 2021
O objetivo deste trabalho foi analisar possibilidades de transpor para as salas de aula de Ciências e Matemática da Educação Básica adaptação do modelo atencional de Posner em favor da aprendizagem dos estudantes. Na presente investigação bibliográfica, esse movimento instigou, inclusive, a revisitar o desenvolvimento epistemológico da atenção, mostrando como os modelos desenvolvidos por especialistas da psicologia, neurologia ou neurociência poderiam favorecer os professores em suas escolhas metodológicas. Embora as principais pesquisas sobre atenção não tenham sido conduzidas para a resolução de problemas específicos da educação, pudemos pinçar o que tem sido revelado para tentarmos entender o que se passa na cabeça do aluno enquanto ele tenta aprender conteúdos escolares, resultando, portanto, num modelo de atenção com base no modelo de Posner para mostrarmos o que acontece, em termos atencionais, quando os alunos são encorajados a realizar atividades de sala de aula.
Estudos em Avaliação Educacional, 2003
O presente artigo discute a avaliação educacional como uma das formas de acompanhamento das atividades do aluno com o objetivo de promover a sua progressão. A autora procura suprir deficiências apresentadas nos cursos de formação de professores e mostra a importância da avaliação para fins de orientação, planejamento e replanejamento do ensino, ressaltando, por outro lado, a integração da avaliação no ensino e sua importância na apreciação das diversas aprendizagens e do autodesenvolvimento dos alunos. Aponta a responsabilidade dos professores como avaliadores, ressalta a avaliação em processo e, no final, faz novas considerações sobre a relação ensino/avaliação.
2013
Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.Este trabalho buscou perceber o impacto das orientações contidas nas Diretrizes de Avaliação para a rede pública de ensino do DF, nas percepções construídas por um grupo de alunos dos anos finais do ensino fundamental sobre a avaliação de suas aprendizagens. A investigação utilizou-se de abordagem qualitativa e efetivou-se por meio de três procedimentos de pesquisa, a saber, aplicação de questionário, realização de grupo focal e análise documental. A análise dos dados levantados em campo foi feita por meio da triangulação das informações e à luz do arcabouço teórico que fundamentou o estudo, que atribuiu maior qualidade ao estudo. Dentre os achados da pesquisa,...
Revista Letras, 2010
do Paraná. 1 Ver, por exemplo, quadro descrito em KUEIMAN (1992). 2 Na formação de professores de línguas estrangeiras há uma grande preocupação com a oralidade, mas aqui me interessa a formação do professor de Português para falantes nativos.
Blucher Design Proceedings
A configuração das características ambientais pode influenciar o comportamento humano e o interesse de estar e permanecer no ambiente. Partindo dessa afirmação, este artigo objetiva prover informações empíricas sobre os efeitos da coerência e da complexidade de cenas de escritórios na preferência visual de seus usuários. A investigação empírica foi estruturada a partir de uma Sentença Estruturadora Geral, instrumento básico da Teoria das Facetas, útil no delineamento de pesquisas e no aprimoramento da ferramenta de coleta dos dados que, nesta pesquisa, contou com um questionário online para abordar 23 técnicos administrativos, e com uma tabela de distribuição das frequências para interpretar os resultados. As evidências empíricas mostraram que a coerência média/alta e a complexidade mínima favorecem estar e/ou permanecer em cenas de escritórios; já a coerência baixa e a complexidade máxima representam o oposto. PALAVRAS-CHAVE: cenas de escritórios, preferência visual, ergonomia do ambiente construído.
2020
Em meio às disputas políticas entre partidos conservadores e progressistas nos últimos anos, a sala de aula tem sido um espaço de intensa disputa de sentidos. Uma interpretação que tem sido frequente sob a ótica conservadora é a de que, ao invés de ser um espaço politicamente neutro, a sala de aula tem sido lugar de doutrinação política, ideológica e moral por parte de docentes. Uma das iniciativas que visa a legislar contra o que foi chamado de "abuso da liberdade de ensinar" é o Programa Escola sem Partido. Neste artigo, a partir de uma perspectiva discursiva de linguagem, realizamos uma análise discursiva do site informativo desse programa. Observamos, intra e interdiscursivamente, como a escola, os conteúdos didáticos, o professorado e o alunado são objetificados a partir de um ideal de língua como instrumento de comunicação e de sala de aula como ambiente do sujeito-suposto-saber, controlado e consciente. Palavras-chave: Interpretação. Linguagem. Escola sem Partido.
Estudos em Avaliação Educacional, 2015
Tendências da avaliação da aprendizagem em sala de aula
Ensino de história em tempos torpes: leituras e reflexões, 2020
Este prefácio dialoga com a publicação coletiva "Ensino de história em tempos torpes: leituras e reflexões", organizada por Elaine Lourenço, Antônio Simplício de Almeida Neto e João do Prado Ferraz de Carvalho. A obra tem origem nas atividades do Grupo de Trabalho da Associação Nacional de Professores de História - São Paulo (ANPUH-SP), e explora criticamente dimensões cruciais do ensino de história na contemporaneidade. A um só tempo, uma reflexão sobre o tempo presente e sobre a história. https://www.editoranavegando.com/livro-ensino-de-historia
Vita et Sanitas, 2020
Objective: to excuse the use of Google Classroom by a private higher education institution (HEI). Methodology: Descriptive study of the type of experience. Results: The use of technology combined with learning, can enhance situations that teachers and students research, discuss and build students and collectively their knowledge. Conclusion: there was evidence that new technologies are capable of facilitating teaching and learning in teaching.
2008
The objective of this article is to think the task of teaching under the focus of the vicissitudes to which the teacher-student relationship is subjected, which steer pupils and teachers away from the ideals of order and harmony. With the purpose of analyzing the intersubjective flows in the classroom, aspects of group psychodynamics are investigated with the use of the psychoanalytic notions of basic assumption group and of projective identification. With this procedure, we want at the same time to probe to which extent notions that are efficacious in psychoanalytic clinic can be useful to analyze and to understand situations that belong to the field of education, and in particular the classroom, seen here as a space for the production of psychic inter-occurrences. We try to think the intersubjective space according to a logic that considers the creation of a third party in teaching and learning. We introduce the notion of a "third voice" (Ogden) to denote the creation and re-creation of the intersubjective other with various effects on the subjective constitutions. The identitary stiffening, along with the attending disdain and intolerance to difference, can be a form of reacting to that which escapes from control and predictability, thereby weakening the transformational movements implicated in the process of learning.
Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
Discutir aspectos relacionados à avaliação, sobretudo no espaço escolar, requer muito cuidado, uma vez que aborda procedimentos que estão relacionados à prática didático-pedagógica, envolvendo assim, crianças, jovens, adultos e idosos, ou seja, pessoas, professores e alunos. Diante desta problemática resolveu-se realizar este trabalho, visando conhecer a realidade de uma escola da zona rural do município de Santana do Matos/RN, no que diz respeito aos aspectos da avaliação numa instituição educativa. O presente estudo assume uma abordagem qualitativa, que trabalha com o universo de significados, fazendo o uso da pesquisa bibliográfica utilizando livros e artigos sobre avaliação da aprendizagem utilizando os escritos de Luckesi (2011) Sobrinho, Morais, Garcia (2017), Hadji (2001), dentre outros; trata-se também de pesquisa de campo, onde fomos in lócus em uma escola da zona rural do município pesquisado, em que, na oportunidade foi realizada uma entrevista estruturada com a direção, ...
RVE - Revista Ver a Educação, 2012
Resumo: O estudo expõe parte de uma pesquisa que buscou identificar as repercussões da Avaliação Institucional implantados, pelo Estado brasileiro, na sala de aula, em três IES: uma pública e duas privadas. Por meio de entrevistas com os coordenadores de cursos selecionados e questionários aplicados a seus professores e estudantes, observou-se que a avaliação institucional vem contribuindo para estudantes nos exames nacionais. Evidenciou-se, também, uma maior repercussão desses exames nas IES privadas, pois, nelas, espera-se dos docentes a capacidade de incluindo as promovidas nos currículos a partir das avaliações..
Revista Brasileira de Educação Médica
Resumo: Introdução: A autonomia do paciente na tomada de decisões a respeito da sua vida e das condutas diagnósticas e terapêuticas na sua saúde tem sido objeto de valorização social crescente. As diretivas antecipadas de vontade surgem, então, como um meio de o paciente expressar sua última vontade, salvaguardando o princípio da autonomia. No processo de aprendizagem acadêmica, na maioria das escolas médicas, o acadêmico se compromete com a vida, e toda a sua capacitação é fundamentada em aspectos técnicos, e apenas uma pequena parte do currículo, quando presente, abrange conteúdo específico voltado para a terminalidade da vida. A medicina evoluiu com importantes avanços tecnológicos que resultaram em melhorias na qualidade de vida, porém também trouxeram um prolongamento questionável da vida, com tratamentos muitas vezes injustificáveis e com a obstinação terapêutica de manter a vida a qualquer custo. Objetivo: Este estudo teve como objetivo analisar a percepção de estudantes de M...
2020
Resumo: A mudança abrupta na condução e organização das aulas no primeiro semestre do ano de 2020 exigiu flexibilidade e tomada de decisões rápidas por parte dos gestores da educação de muitas IES de diferentes países. A pandemia do Coronavírus exigiu que o formato tradicional de aulas presenciais e de configuração definida fosse alterado a fim de dar condições à continuidade e à qualidade das aulas. Alunos e professores tiveram suas habilidade e competências testadas a fim de adaptar-se ao novo modelo e dessa foram encurtar distâncias na construção do conhecimento e articulação dos saberes por meio de aulas síncronas. A avaliação dessa nova maneira de condução das aulas foi realizada por 1210 alunos de uma instituição de ensino superior que responderam a perguntas aberta e fechadas em uma pesquisa quali-quantitativa. Os estudantes, aproximadamente 30% destes cursando Engenharia, validaram o modelo. Em relação ao recebimento de informações e orientações sobre como seriam os encaminhamentos para as aulas, 95% as receberam previamente e em tempo hábil. Aproximadamente 94% dos alunos avaliaram que essas informações satisfaziam as necessidades do momento e aproximadamente 89% avaliaram que os canais de comunicação foram adequados à necessidade. Durante o período, 82 % dos estudantes estabeleceram uma rotina de estudos, o que facilitou a aprendizagem. Sobre as palavras que resumiriam o aprendizado deste período, os alunos destacaram resiliência, aprender, tecnologia, superação e praticidade como representantes. A dificuldade de acesso, velocidade de conexão e demora entre as perguntas e resposta às dúvidas foram alguns dos aspectos negativos citados pelos alunos.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.