Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
Cadernos PET-Filosofia
…
16 pages
1 file
O presente artigo toma como base o conceito da Sociedade do Cansaço de Byung Chul Han para tratar das novas síndromes do século XXI. A abordagem buscará problematizar as novas tecnologias e relaciona-las com o diagnóstico de Zigmunt Bauman sobre nossos tempos, de modo a analisar as variáveis técnicas introduzidas pelas novas tecnologias a partir da popularização da internet. O objetivo deste trabalho é demonstrar que os avanços conquistados pela indústria tecnológica e suas técnicas aplicadas ao uso de seus produtos, produziu uma sociedade mais conectada, porém, mais individualizada, onde as relações se tornaram frágeis e novas síndromes passaram a acometer este novo mundo. Deste modo entenderemos os mecanismos de controle e os efeitos desta cultura massificada, onde as fronteiras se estreitaram, as diferenças se achataram e os vínculos e autonomia se perderam.
Cadernos PET-Filosofia
A presente entrevista serve como complemento ao artigo submetido com mesmo nome nesta edição. Ela trata de uma exposição da influencia tecnologica na vida das pessoas, e como essas ferramentas estão ligadas as novas sindromes.
musica.ufrj.br
O criador do sistema-T expõe as relações entre a sua ferramenta composicional e o pós-modernismo. Analisa os diferentes conceitos de pós-modernismo e revela em que medida os estudos culturais recentes têm influenciado a sua trajetória criativa. E, por último, o autor comenta aspectos teóricos do sistema-T.
O desenvolvimento de técnicas voltadas ao prolongamento da vida acarretou mudanças significativas na concepção de morte. Este artigo analisa as representações contemporâneas da "morte natural" e sua relação com o uso de tecnologias médicas. Através de revisão bibliográfica, são examinadas as concepções de "morte natural" e de "morrer bem" construídas pelos diversos atores sociais envolvidos no processo do morrer. A literatura evidencia a construção contemporânea de um ideário e de uma trajetória necessários à realização do modelo da "boa morte". Esse modelo do "morrer bem" é construído em contraposição ao uso de técnicas para o prolongamento da vida. Estudos apontam a complexidade e ambivalência presentes no que seriam a morte natural ou não-natural, pois essas representações se encontram imbricadas com a concepção da "boa morte" como escolhida e produzida pelo doente. Deste modo, a tecnologia médica torna-se intrinsecamente constitutiva do "morrer natural".
Revista Polis e Psique
Este artigo examina os efeitos sobre o sujeito e sobre o fazer sociedade causados pela hegemonia da racionalidade tecnocientífica no contexto do ideário liberal das sociedades contemporâneas. Propondo uma clínica da pós-modernidade, destaca-se a emergência de um olhar objetivante sobre a condição humana, olhar que subtrai a singularidade que a constitui como ser da linguagem e da cultura. Predomina, deste modo, o discurso de que tudo é possível. Analisa-se, neste sentido, o surgimento de uma novilingua pós-moderna como dispositivo de constituição de uma visão pragmática e totalizante do homem e da vida coletiva.
Revista Brasileira de Qualidade de Vida, 2009
Resumo Este artigo tem como objetivo estudar alguns elementos das patologias sociais, relacionando-os aos modos de vida na sociedade moderna, principalmente sobre a ótica do trabalho. Discute-se a questão do tempo, da racionalização como mecanismos que tendem a gerar as fadigas dentro do mundo do trabalho e da vida. A força do mundo do trabalho acaba por integrar o modelo de vida em todas as esferas sociais, provocando uma racionalização nos momentos de não trabalho. Estes mecanismos geram mais stress e fortalecem as patologias sociais. Para sair deste processo autofágico propõem-se a utilização do esporte como aliviador dos sintomas relacionados aos Transtornos Mentais Comuns como possibilidade de atuação imediata neste problema social concreto.
Revista De Direito Sanitario, 2002
Este artigo pretende demonstrar a influência da pós-modemidade na saúde e suas conseqüências na proteção do direito à saúde.
Revista Da Abordagem Gestaltica, 2012
Apatia existencial y trabajo en la pos modernidad KArinA oKAJiMA FuKuMitsu JúliA yoriKo HAyAKAwA, suzAn eMie KudA, elisA HAruMi MusHA, tAuAne cristinA do nAsciMento, brunA bezerrA oliveirA, elisAbete HArA GArciA rocHA, dAiAny APArecidA Alves dos sAntos, KAren ueKi, lucAs PAlHAri vAsconcelos Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar as relações entre tédio existencial, tempo e trabalho na pós-modernidade. O trabalho considera duas perspectivas: a primeira, o caráter que impede o trabalhador de se apropriar do tempo tornando-se entediado; a segunda, a dimensão facilitadora para o serviço que faz sentido ao trabalhador. Na sociedade pós-moderna, percebe-se um esvaziamento de significados devido à demanda de produção técnica que, associada ao tédio, resulta na perda de sentido para o trabalhador. Nesse contexto, o homem que busca preencher seu tempo por meio das inúmeras ocupações não se permite entrar em contato com seu projeto existencial. Entretanto, a vantagem da constatação do tédio existencial favorece a autenticidade e permite possibilidades de ressignificações para a compreensão do tempo vivido.
Mitos e Heróis: A Expressão do Imaginário, 2012
northrop frye wrote, in the acclaimed Anatomy of Criticism, that "science fiction […] is […] a mode of romance with a strong tendency to myth". With this statement he was trying to suggest that, following the descending movement of a mythical and heroic literature towards the realistic and ironic modes, there was a return to more romanesque forms, not only for a fantasistic representation but also -and perhaps essentiallyfor the elevated status, superhuman in its limit, of the protagonists. However, there are no mere returns, for the social-historical conditions are different, and maybe precisely for that reason scientific fiction is the genre elected by frye to take such a role: what gods and heroes were capable of through their nature, the sci fi characters do it through technology. one of those deeds, so cherished by classical mythology, is the metamorphosis, which has also acquired contemporary relevance in those speeches (not always narrative, but anyway informed by the fiction about the "post-human" and the "trans-human". Belonging to a research project named "a ficção e as raízes da cibercultura", this work wants to give a closer look to some examples previous to that euphoria usually associated (conotada) to the cyberpunk movement, and so purportedly starting only in the mid-eighties of the 20 th century. in that analysis, special attention will be given to the parallelisms between the bodily changes present in sci fi tales from the thirties till the sixties and, although not directly inspired by them, greco-latin antiquity.
Este trabalho propõe uma reflexão sobre o desvalimento como patologia inserida num contexto de mundo pós-moderno. Partindo da incidência de um maior número de pacientes desvalidos nos consultórios psiquiátricos, psicológicos e psicanalíticos, indaga-se a influência dos fenômenos da pós-modernidade como campo fértil para o desamparo psíquico. Busca-se esclarecer se o desvalimento é instalado pela impossibilidade de constituição do sujeito na estrutura familiar a qual pertence ou pelo desamparo global e pelo contexto sócio-cultural que impossibilitam constituir uma subjetividade coletiva e que influenciam a estrutura familiar de forma global.
Revista Polis E Psique, 2011
Sim. Se você apanha um lenço e o estende para passá-lo, você pode definir sobre ele distâncias e proximidades fixas. Em torno de um pequeno círculo que você desenha próximo a um lugar, você pode marcar pontos próximos e medir, pelo contrário, distâncias longínquas. Tome em seguida o mesmo lenço e amasse-o, pondo-o em seu bolso: dois pontos bem distantes se vêem repentinamente lado a lado, até mesmo superpostos; e se, além disso, você rasgar em certos lugares, dois pontos próximos podem ser afastar bastante (Serres, 1999, p.82). Tecnologias e modos de ser no contemporâneo, coletânea organizada por Solange Jobim e Marcia Moraes, publicada em 2010, reúne reflexões iniciadas, dois anos antes, durante encontro do GT Cotidiano e Práticas Sociais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Além das organizadoras, assinam o trabalho André
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Revista Portuguesa De Cirurgia, 2010
Revista de Tecnologia Aplicada
Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 2004
Revista Brasileira de Educação, 2001
UM PRESENTE PARA O FUTURO A DISTOPIA CONTEMPORÂNEA E SUAS INTERSEÇÕES COM A EXPERIÊNCIA PÓS-MODERNA, 2019
Revista Jurídica Trabalho e Desenvolvimento Humano
Revista Brasileira de Inovação Tecnológica em Saúde <br /> ISSN: 2236-1103, 2016
Unoesc International Legal Seminar, 2014
Revista Brasileira de Ciências Sociais, 2014
Arquivos Brasileiros De Cardiologia, 2004