Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2016
Inauguramos esta nova secao da Revista Meta: Avaliacao, com o registro dos textos base das apresentacoes feitas por ocasiao do Seminario Os 50 anos da Pos-Graduacao no Brasil, realizado em 16 de dezembro de 2016, em comemoracao a aprovacao do Parecer no 977, de 1965, marco conceitual e regulatorio da Pos-Graduacao brasileira. O Seminario foi promovido pelo Professor Carlos Alberto Serpa de Oliveira, Presidente da Fundacao Cesgranrio e da Academia Brasileira de Educacao. Ocorreu em 16 de dezembro de 2015, nas dependencias do Curso de Mestrado Profissional em Avaliacao, no Rio de Janeiro. Contou, na Comissao Organizadora, com a participacao das Professoras Maria Judith Sucupira da Costa Lins e Ligia Gomes Elliot, de Nilma Goncalves Cavalcante, Secretaria do Mestrado e egressa do Curso, Valmir Marques de Paiva, Mestrando do Curso, alem do apoio da Fundacao Cesgranrio. A importância historica do distinto Relator do Parecer no 977, Professor Newton Buarque Sucupira, seu proeminente papel...
Coletânea, 2022
"O livro é uma obra coletiva dividida em três partes. A primeira se dedica à trajetória institucional e historiográfica do PPGH. Na segunda parte, o leitor encontrará capítulos dedicados a análises historiográficas sobre como determinados temas foram tratados nas teses e dissertações defendidas no Programa, desde sua fundação, na década de 1970, até o tempo presente. Por fim, a terceira parte é composta por capítulos que tratam de memórias e trajetórias profissionais de alguns dos docentes que atuaram no Programa e nele deixaram sua marca." (https://pos.historia.ufg.br/n/livrocinquentenario). O livro foi publicado nas versões impressa e eletrônica, ambas apresentam o mesmo conteúdo, com diagramações diferentes. Este é o e-book.
Cadernos de Estudos Sociais e Políticos, 2019
A celebração dos 50 anos da pós-graduação do IESP tem servido de motivo para uma ampliação de pesquisas e iniciativas de memória e divulgação da trajetória intelectual da instituição, que se confunde inextrincavelmente com a história das ciências sociais no Brasil. Os anuários, publicados ao menos desde 1971, registram desde informações práticas sobre organização do período letivo, o funcionamento do sistema de créditos e da avaliação por papers e resenhas, até as ementas completas dos cursos com as bibliografias indicadas. O presente ensaio, longe de ambicionar uma avaliação exaustiva do conteúdo desse material, se propõe a tratar de modo breve e panorâmico como e quando alguns dos temas centrais das ciências sociais no Brasil aparecem nos cursos dos programas de pós-graduação em ciência política e sociologia do IUPERJ/IESP.
2021
O sistema da pós-graduação em Direito no Brasil ao completar 50 anos, como todo adulto meio centenário, exige um momento de reflexão, não, exclusivamente, sobre a sua história, mas sobretudo a respeito de suas perspectivas para os próximos cinquenta anos. Quando nos interrogamos sobre o sentido do refletir sobre as cinco décadas vindouras necessitamos indagar qual a função da pós-graduação em Direito no Brasil no quadro de uma sociedade democrática. Encontra-se o sistema da pós-graduação em direito no Brasil em fase de crescimento e amadurecimento, sendo, aos cinquenta anos, o momento propício para que a comunidade acadêmica possa refletir sobre as suas perspectivas. O significativo aumento nos últimos anos do número de programas de pós-graduação em Direito no país-inclusive com o estabelecimento dos mestrados profissionais-suscitam algumas indagações, que necessitam de uma resposta consistente por parte de todos envolvidos neste processo. Em 1995, de acordo com os dados da Fundação Capes, o sistema de pós-graduação em Direito tinha dezesseis cursos de mestrado e quatro cursos de doutorado; em 2001, somente seis anos após, o sistema passou a ter trinta e oito cursos de mestrado e onze de doutorado, além de cerca de trinta novas solicitações de autorização, em andamento na CAPES. De acordo com o Relatório de Avaliação 2013-2017 da Quadrienal 2017, o número de cursos de pósgraduação passou a 99 programas, distribuídos em 33 instituições públicas e 66 em instituições particulares. Hoje, no ano de 2020, são, segundo a plataforma Sucupira, 3 132 Programas de Pós-Graduação em Direito no país, sendo que existem 109 cursos de Mestrado Acadêmico, 54 de Doutorado Acadêmico, 22 de Mestrado Profissional e, ainda, nenhum Doutorado Profissional. Esse salto exponencial está a exigir uma reavaliação dos métodos de ensino e de pesquisa pelas instituições, e, também, dos próprios critérios do sistema de avaliação da pós-graduação em Direito, pela CAPES. 1 Professor no PPGD da UNISINOS e professor visitante no PPGD da UERJ. Presidente do Fórum Filosofia, Ética e Sistemas Judiciais da EMERJ.
PPGCOM_USP 50 Anos, 2023
Em sua trajetória de 50 anos, completados em 8 janeiro de 2022, o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo é protagonista de uma rica contribuição para o desenvolvimento das Ciências da Comunicação no Brasil, no espaço Ibero-Americano e no mundo. Os docentes pesquisadores do PPGCOM formaram gerações de novos investigadores imbuídos da responsabilidade profissional de ampliar a compreensão desse objeto teórico-metodológico complexo e desafiador que é a comunicação. Assim, a proposição e a contribuição do PPGCOM estão endereçadas para a formação humanista, plural e interdisciplinar e na pesquisa que transforma a vida das pessoas.
Editora Universidade de Brasília eBooks, 2018
2019
O objetivo desta pesquisa é verificar quais são os motivos que levam as pessoas com mais de 50 anos a cursar uma graduação, uma vez que a maioria já possui estabilidade profissional. A pesquisa é de natureza quantitativa, do tipo descritiva e survey, tendo como amostra de pesquisa 20 alunos dos cursos de administração, direito, psicologia, agronomia, engenharia elétrica, serviço social da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), situada no município de Caçador/SC. Os resultados obtidos com a pesquisa, indicam que a maioria dos entrevistados, retornou à universidade em busca de conhecimentos complementares, para realizar um sonho antigo, em busca de reconhecimento profissional e familiar, além de ocupar o tempo ocioso. Os dados permitem concluir que acadêmicos com mais de 50 anos da instituição pesquisada, desejam ter reconhecimento pessoal e profissional, bem como inclusão na sociedade.
Revista da Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo, 2021
Opiniães
Esta seção tem como finalidade difundir – e desenvolver – em novos círculos, registros e suportes a iniciativa de recuperação da memória do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira da FFLCH-USP, que surgiu no processo de organização do evento em comemoração aos 50 anos do PPGLB, em 2021. A seção inicia com um texto de apresentação em que são exibidas algumas informações coletadas sobre a história do PPGLB e em que são discutidos alguns aspectos da idealização do evento. Em seguida, quatro depoimentos de professores sobre suas vivências nos momentos iniciais dessa história: Alcides Villaça, Flávio Wolf de Aguiar, Luiz Roncari e Nádia Battella Gotlib.
Mais que a dor do amor, Viver a dor Me doeu. Eu quero mesmo é ser feliz; Amar, amor. Quem não semear não vai colher. Ai de quem é um e nunca será dois Por não saber. Quem irá me valer? São pessoas, é a caminhada. Quem irá me valer? São meus sonhos no pó da estrada. Quem irá me valer? É o sorriso que guardo comigo. Quem irá me valer? É o segredo de fazer amigo.
Devir Educação, 2024
The scope of this paper is to conceptualize and describe, in a descriptive-analytical study, one of the most important curricular activities of Unimep Postgraduate Program in Education, called the Study and Research Center, as well as to evaluate its importance for the Program achieving its essential objectives over the 27 years of existence of the Study and Research Centers. For this purpose, this text begins with a set of questions that can be represented by the following: 1) At which point in the history of the PPGE-Unimep were the Study and Research Centers set up? 2) What was its purpose and how did it fit into the Program Curriculum (Master"s and Doctorate)? 3) What was its relationship with the previous areas of concentration and with the actions needed to implement the Program"s two preferred Thematic Areas adopted since the Doctorate was established (1992)? The answers to these and other questions were based on information and data contained in the documents of the Program"s Collegiate, in the orders and/or resolutions in the annual, biannual, triennial, and quadrennial reports of the Capes Collection, as well as in the reports of Visiting Commissions sent by Capes, and in the decisions of this regulatory and control agency on the Program"s performance.
2014
O proposito deste estudo e analisar a criacao, institucionalizacao e expansao da pos-graduacao no Brasil a partir da reforma do ensino superior, implantada durante o Regime Militar nos 1960. Destaca-se, pois, alguns dos elementos constitutivos da Reforma Universitaria de 1968, refletindo sobre o arcabouco legal, a constituicao, a funcao social e os momentos e movimentos mais significativos de expansao da pos-graduacao. Finalmente, busca-se, ainda, fazer um breve balanco da oferta, dos dilemas e das perspectivas da pos-graduacao no contexto atual.
Revista HISTEDBR On-line
Este trabalho é um recorte da pesquisa sobre os processos de formação docente construídos durante os 50 anos do curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul. As informações foram obtidas em relatos de professores aposentados do curso, com o objetivo de identificar os contextos da docência desses profissionais da Educação e suas contribuições na constituição da identidade do Curso de Pedagogia. Os subsídios teóricos do estudo apoiam-se na abordagem qualitativa de relatos autobiográficos. Fentress e Wickham esclarecem as vinculações e relações entre duas dimensões da memória: individual e coletiva. Os resultados mostram que, nos últimos 50 anos, a formação docente ocorreu em ambiente movido por ideais, seguranças que se abalaram por forças das políticas educacionais e de novas tendências pedagógicas.
Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 2014
The first steps of postgraduate studies in Brazil have been given since 1930, with the proposal of the Statute of Brazilian Universities. However, the formal establishment of postgraduate courses in Brazil occurred definitely in 1965 with Document No. 977/65 of December 3, 1965 the Federal Council on Education, issued by Newton Lins Buarque Sucupira. The high value
O presente artigo apresenta anotações históricas sobre as principais condições e elementos envolvidos no processo de instalação, desenvolvimento e consolidação da pósgraduação stricto sensu da Psicologia brasileira. O recorte temporal corresponde ao período entre 1966, ano de criação do primeiro curso de mestrado na área, e 2015, compilando um período de 50 anos. Foi realizada análise documental de material disponível nas páginas eletrônicas de instituições responsáveis pelo setor (CAPES, CNPq, MEC, ANPEPP) e compilados dados estatísticos a partir do Portal GeoCapes, complementados com mapeamento bibliográfico a respeito da temática. A análise deste material resultou na sistematização de quatro momentos distintos: (a) as pré-condições relacionadas à atividade de pesquisa na área e os acontecimentos que orientaram a constituição dos primeiros programas; (b) o desenvolvimento do campo ao longo de 50 anos (1966-2015), com análise dos principais vetores que contribuíram para sua consolidação; (c) o retrato do quadro atual dos programas da área, destacando suas características e lacunas; e (d) reflexões em torno dos principais desafios que o circundam.
Revista Brasileira de Política Internacional, 2004
Em 27 de janeiro de 1954, o Palácio Itamaraty do Rio de Janeiro acolheu um grupo de personalidades públicas interessadas na política externa brasileira e nas relações internacionais de modo geral. Eles, um grupo de funcionários governamentais, incluindo diplomatas, e de representantes da vida civil e da iniciativa privada, decidiram congregar esforços para aprofundar no país o debate em torno dessas questões e tornar o processo decisório em matérias diplomáticas mais inclusivo e mais diversificado. O Instituto Brasileiro de Relações Internacionais foi o resultado desse encontro: o IBRI foi definido como uma sociedade civil com finalidades culturais, com o objetivo de "realizar, promover e incentivar estudos sobre problemas internacionais, especialmente os de interesse para o Brasil", e pode-se dizer que seus objetivos originais foram amplamente cumpridos, como demonstrado no meio século decorrido desde então.
Texto & Contexto - Enfermagem, 2007
Este estudo objetivou analisar a produção bibliográfica relativa aos estudos históricos vinculados aos Programas de Pós-Graduação de Enfermagem no Brasil, no período de 1972 a 2004. Foi realizada a pesquisa documental em 126 resumos na perspectiva histórica e utilizada análise de conteúdo para selecionar quatro categorias: identidade profissional e institucionalização da enfermagem; escolas; especialidades; e entidades organizativas. Os resultados apontam para maior quantitativo de estudos nas especialidades demonstrando que a prática assistencial é o foco de investimento das pesquisas. Os temas principais são: relações de poder, as questões de gênero, o saber e a profissionalização e institucionalização da enfermagem, evidenciando questionamentos de problemas contemporâneos. Concluímos que a produção científica dos estudos históricos é pequena, o que evidencia a necessidade de fortalecimento nesta linha de pesquisa, buscando os constituintes históricos que respondam a problemática contemporânea da compreensão da construção profissional bem como, da prática assistencial da enfermagem.
Estudos Ibero-Americanos, 2013
Edição sobre as entrevistas com / Edition on interviews withArno Alvarez Kern, Núncia Constantino, Ruth Chittó Gauer, Helder Gordim da Silveira, Jurandir Malerba, Jorge Audy, Luciano Aronne de Abreu, Marçal Menezes Paredes, René Gertz, Maria Lúcia Bastos Kern, Sandra Brancato, Earle Macarthy e (and) Charles Monteiro.
50 anos da Teoria Geral do Processo no Brasil, 2024
Quando ainda estava na faculdade – e talvez por um arroubo juvenil de quem apenas estava iniciando seus estudos de direito processual –, disse ao meu chefe de estágio que a teoria geral do processo precisava ser totalmente revista. Meu chefe, o hoje consagrado processualista Ricardo Alexandre da Silva – talvez por sua excessiva cordialidade ou por não querer me desincentivar –, não questionou a afirmação. Com seu profundo conhecimento de direito processual teria sido fácil desconstruir a intuição pouco embasada de um jovem estudante.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.