Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
…
20 pages
1 file
RESUMO Os pressupostos estruturais de funcionamento do sistema social capitalista são a causa de grandes males humanos. A primeira hipótese que este artigo apresenta é que o surgi-mento e consolidação do modo de produção capitalista foi resultado de um percurso histórico de duas fases centenárias: na primeira, que durou cerca de 150 anos, os movimentos foram eminentemente no nível microeconômico e, na segunda, que durou cerca de 300 anos, agregaram-se movimentos em níveis mais amplos. A segunda hipótese é que o modo de produção comunista só surgirá e se consolidará, também, a partir de um per-curso histórico semelhante: primeiro, a criação e estabilização de um modelo de trabalho comunista e, depois, a criação e consolidação dos pressupostos estruturais de funcionamento desse sistema social. Há motivos para crer, observando o desenvolvimento do fenômeno da recuperação de empresas por trabalhadores, que estamos presenciando os primeiros rudimentos do início desse percurso. ABSTRACT The structural assumptions of the functioning of the capitalist social system are the cause of great human ills. The first hypothesis that this article presents is that the emergence and consolidation of the capitalist mode of production was the result of a historical course of two centenary phases: in the first, which lasted about 150 years, the movements were eminently at the microeconomic level and in the second , Which lasted for about 300 years, movements were added at broader levels. The second hypothesis is that the communist mode of production will only emerge and consolidate itself from a similar historical trajectory: first, the creation and stabilization of a communist model of labor and then the creation and consolidation of structural operating assumptions Of this social system. There is reason to believe, observing the development of the phenomenon of the recovery of companies by workers, that we are witnessing the first rudiments of the beginning of this route.
123 á doze ou quinze anos, quando este livro foi escrito, as concepções do espaço eram confusas, paradoxais, incompatíveis. Desde as performances dos cosmonautas, após os foguetes interplanetários, o espaço estava incontestavelmente "na moda": espaço disso, espaço daquilo... -espaço pictórico, escultural, e até musical; mas a imensa maioria das pessoas e do público só compreendia por essa palavra, o Espaço (com E maiúsculo) carregado de novas e singulares conotações, as distâncias cósmicas. Tradicionalmente, o termo evocava somente as matemáticas, a geometria (euclidiana) e seus teoremas; portanto, uma abstração, um contentor sem conteúdo. Na filosofia? O espaço era mais frequentemente desdenhado, tratado como uma "categoria" entre outras (um "a priori", diziam os kantianos: uma maneira de ordenar os fenômenos sensíveis). Às vezes, a ele se imputavam todas as ilusões e todos os erros: desviando a interioridade do "si", o desejo e a ação em direção ao exterior, portanto a vida psicológica em direção ao fora e ao inerte, fragmentando e fragmentado (com e como a linguagem: Bergson 2 ). Quanto às ciências que dele se ocupavam, elas o partilhavam entre si, o espaço se fragmentando segundo postulados metodológicos simplificados: o geográfico, o sociológico, o histórico etc. No melhor dos casos, o espaço era tido como um meio vazio, contentor indiferente ao conteúdo, mas definido segundo alguns critérios não formulados: absoluto, óptico-geométrico, euclidiano-cartesiano-newtoniano. Se fossem admitidos "espaços", eles seriam reunidos em um conceito cujo alcance permaneceria mal determinado. A noção de relatividade, mal assimilada, estabelecia-se à margem do conceito, das representações e, sobretudo, do cotidiano, consagrados à tradição (o tridimensional, a separação entre o espaço e o tempo, o metro e o relógio etc.).
Revista Tocantinense de Geografia, 2023
A agricultura pode ser compreendida por ao menos dois grandes processos, modernização conservadora da agricultura, que se divide em duas ondas, a primeira iniciada com a revolução industrial e a segunda, a partir dos anos 1970, que almeja uma transição para produção agrícola financeirizada, gerando a transição do meio técnico para o meio técnico científico informacional. Na agricultura, do agrário para o rural. O fortalecimento de críticas ao modelo modernizante da agricultura, principalmente sobre a sustentabilidade ambiental e social, é levantado internacionalmente na década de 1970 em meio à crise energética, neste momento começou-se a buscar propostas que convertessem a agricultura modernizada em uma agricultura ecologizada, é a esse processo de transição que estamos chamando de ecologização da agricultura. O presente artigo analisa o fenômeno da ecologização no território paraense a partir de políticas públicas, discursos e estratégias lançadas pelos diferentes atores que disputam o direito ao uso dos recursos presentes. Pode-se observar duas redes de atores atuantes, o que configurou duas lógicas de ecologização da agricultura, a ecotecnocrática e a ecossocial, ora próximo aos setores patronais, ora próximo aos povos e comunidades tradicionais e da agricultura familiar.
Álvaro Faleiros O movimento (a emoção) que se produz em nós (que elas-as coisas-suscitam em nós) e que nos faz ao mesmo tempo re-conhecê-las como semelhantes ao seu nome e conhecê-las (com surpresa), i. é, descobri-las como diferentes do seu nome, que nos faz, por conseguinte, desejar nomeá-las melhor, "traduz"-se, na verdade, por uma atenção redobrada ao seu nome...
SciELO Brasil
Em 2011, a Divisão de ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade da ANPAD completou dez anos de existência e de consolidação do seu papel como promotora de discussões transversais, de caráter pedagógico, metodológico e institucional, da área de Administração como um todo. A criação no interior da Divisão de outro tema destinado a questões institucionais -Estudos Históricos, Reflexivos ou Críticos sobre as áreas de Administração e Contabilidade -foi um dos principais fatores que impulsionaram a Divisão a promover o III EnEPQ como espaço indutor do debate e de reflexões críticas de problemas específicos considerados relevantes para a área. O momento não poderia ser mais propício à reflexão sobre o que significa ensinar e pesquisar no Brasil e sobre o que se poderia chamar de trabalhos de qualidade. A escolha de um tema de interesse da comunidade e de três brilhantes professorespesquisadores ocorreu nesse cenário de planejamento do encontro de uma Divisão que, em virtude de sua essência, não pode eximir-se de participar da reflexão, da promoção da informação reflexiva e da disponibilidade em mudar.
2014
Este e um estudo de caso de carater descritivo e exploratorio, que analisa a concepcao, implantacao e os primeiros resultados do projeto Equipes de Alta Performance, implantado na linha de producao de tres unidades metalurgicas de uma industria brasileira de grande porte, bem como apresenta os resultados de uma pesquisa exploratoria realizada junto a operadores e lideres de producao de uma das unidades que participam deste projeto. Os resultados da pesquisa exploratoria sao bastante positivos, com destaque para: (i) o trabalho em equipe aumenta a autonomia para tomada de decisao, (ii) estimula a apresentacao de ideias, (iii) melhora os resultados operacionais. O item que apresentou avaliacao negativa foi a participacao da area Recursos Humanos no projeto. A partir destes resultados pode se afirmar que, no âmbito desta amostra: (i) e relevante o potencial do trabalho em equipe no chao de fabrica para a melhoria dos resultados organizacionais, (ii) apesar de grande parte da literatura...
2014
O setor lacteo apresenta uma defasagem em relacao a tecnicas de acompanhamento da industria comparado a demais setores agrarios. Isto, agregado a demais fatores apresentou a problematica de ociosidade na capacidade instalada no estado do Rio Grande do Sul. Atraves de levantamento bibliografico da atual situacao, buscou-se criar um cenario de retrospectiva da cadeia de suprimentos do setor agricola e propor um cenario de perspectivas para o desenvolvimento desta cadeia no estado. Como respostas encontram-se a problematica da falta de integracao industria-produtores e principalmente a falta de estimulo para o aumento da produtividade por animal. Portanto, logra-se um potencial de atuacao na gestao produtiva do setor agricola, especialmente na cadeia do setor lacteo.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Ensaios USF, 2018
Alimentos e Alimentação Animal
Revista Interface Tecnológica
A primeira fábrica de «cimentos Portland Tejo» fundada em Alhandra por António Moreira Rato e filhos
Gestão da produção em foco: volume 1, 2018
Revista Inter Ação, 2013