Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2006, E-curriculum
Neste ensaio discutimos arranjos epistemológicos que supostamente inscrevem o campo dos estudos curriculares em uma agenda cosmopolita de reflexão. Além disso, analisamos como os estudos curriculares, sob a premissa do diálogo com o fenômeno da globalização, colocam-se a produzir metáforas, epítetos e jargões curriculares cada vez mais alegóricos. Nessa direção, refletimos também sobre o reenquadramento dos estudos curriculares enquanto lugar de práticas de signi- ficação, bem como acerca do caráter ambivalente que o processo de digressão sobre a globalização possibilita no próprio campo. No perscrutar desses sentidos, adotamos como lócus de reflexão os híbridos contextos curriculares do Brasil e de Portugal na expectativa de problematizar uma questão basilar: a equivalência se- mântica das propaladas “novas tecnologias educacionais” a veículos da globaliza- ção imaginariamente habilitadas à “atualização” do currículo escolar. Nesse fazer, adotamos como questões referenciais a relação entre currículo e globalização de modo a refletir sobre alguns dos argumentos que têm sido utilizados para inter- rogar o campo dos estudos curriculares frente aos ensejos de propagandeadas tecnologias capazes de promover o trânsito entre o local e o global.
Revista Amor Mundi
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a implantação do Programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) + Qualificação Profissional no Estado do Ceará, as modificações no currículo e a integração das novas tecnologias nesta modalidade de ensino. Com esse intuito utilizamos o método de pesquisa bibliográfica com uma abordagem exploratória com a finalidade de analisar como um currículo flexível e antenado com os saberes do público jovem e adulto pode contribuir para desenvolver competências e habilidades que preparem o educando para o século XXI. Para tal, a pesquisa será baseada no estudo dos seguintes autores: Sacristán(2013); Almeida e Silva (2011); Scherer e Brito (2020); Oliveira (2013); entre outros teóricos do assunto. Desta forma, é possível concluir que um currículo deve estar conectado com a cultura e os desenvolvimentos tecnológicos para que possa formar cidadãos aptos a ingressar no mercado de trabalho e exercer a cidadania.
2009
Ao contrário do que indica o senso comum, esse movimento é importante no caso brasileiro, pois apesar de menos de 30% da população total do país usar a rede regularmente (os números variam conforme a metodologia e a fonte, mas estão ao redor de 50 milhões de usuários), o Brasil ocupa papel de destaque em diversos indicadores de uso. Segundo o IBOPE//NetRatings, os internautas domiciliares brasileiros apresentam uma navegação mensal ao redor de 23hs, superando países como EUA, França, Japão e Inglaterra. Outra pesquisa, da Universal McCann, realizada em 29 países, mostra que os internautas brasileiros lideram na leitura diária de blogs (52%, contra uma média mundial de 31%), atualização diária de páginas pessoais em redes sociais (57%, contra 31% da média mundial) e upload de vídeos (68% dos internautas brasileiros, contra 25% dos americanos).
Contemporânea Revista de Ética e Filosofia Política, 2024
O presente estudo tem como objetivo apresentar a contribuição das tecnologias na criação e funcionalidade de currículos na contemporaneidade, apontando os principais problemas e desafios existentes neste cenário, e justificando a importância de afeiçoar as abordagens já existentes, que atendem demandas advindas da era digital. Trata-se de um estudo teórico, em que foi feita uma busca nas bases de dados no indexador Google Acadêmico usando os termos “Currículo e Tecnologia”. A pesquisa revelou que as tecnologias emergentes estão escrevendo a maneira como o currículo é desenvolvido e implementado nas instituições escolares. A importância de um currículo alinhado com as novas tecnologias, é destacado pela literatura, promovendo interatividade comunicacional e fazendo uso de metodologias que facilitem o processo de construção do conhecimento significativo e útil para os estudantes. Implicando em investimentos em infraestrutura tecnológica, construção do corpo docente, e uma nova avaliação das tradicionais abordagens pedagógicas.
Iii Coloquio Luso Brasileiro De Educacao a Distância E Elearning, 2013
Este trabalho visa apresentar uma investigação exploratória em desenvolvimento com resultados preliminares sobre "Competências-chave para educação do século XXI na Era Digital". Utiliza-se a ciber-etnografia como método de observação assíncrona (fórum e wikis) e síncrona (webconferência) das competências e habilidades desenvolvidas durante o processo de co-investigação e coaprendizagem em dois espaços virtuais. Este estudo envolve pesquisadores do Reino Unido, Brasil, Portugal e Espanha que iniciaram suas interações no portal Encuentro.Educared do "Encontro Internacional de Educação 2012-2013", realizado pela empresa Telefônica e também no ambiente de investigação weSPOT (Working Environment with Social, Personal and Open Technologies) financiado pela Comissão Européia. Como resultado deste trabalho, observou-se que o portal propiciou o desenvolvimento mais explicíto de literacias digitais, possivelmente por ser uma interface mais simples e familiar (fórum). E no ambiente de investigação, os participantes já com maior facilidade com tecnologias digitais tiveram maiores oportunidades de desenvolver outras competências relacionadas com a Literacia Científica. Palavras-chaves: Competências, habilidades, coaprendizagem, co-investigação, redes sociais, plataforma ELGG, plataforma NING
Como refere Apple (2009), a globalização é um termo deslizante que tem uma multiplicidade de significados, de acordo com os contextos e seus actores, não podendo significar a homogeneidade e uniformização. Por isso, falar de currículo, de aprendizagem ao longo da vida e de avaliação como um tema vinculado às políticas de educação e formação, em termos de arquitectura teórica e prática da formação, é entrar num terreno extremamente dissentâneo, mais ainda quando sobre ele são projectados olhares marcadamente disciplinares.
Revista Aurora
Trata-se de analisar as rápidas transformações da tecnociência na sociedade contemporânea, as quais exigem uma nova codificação do presente. Para tanto, o artigo busca articular conceitos como velocidade e controle, cunhados respectivamente pelo pensamento epistemo-técnico de Paul Virilio e pelo pensamento sócio-técnico de Gilles Deleuze, além de instrumentalizar a obra do documentarista Harun Farocki como forma de politização da tecnologia na sociedade ocidental contemporânea.
A Ciência da Computação e o Desenvolvimento de Conteúdo Tecnológico Relevante para a Sociedade, 2020
Todo o conteúdo deste livro está licenciado sob uma Licença de Atribuição Creative Commons. Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). O conteúdo dos artigos e seus dados em sua forma, correção e confiabilidade são de responsabilidade exclusiva dos autores. Permitido o download da obra e o compartilhamento desde que sejam atribuídos créditos aos autores, mas sem a possibilidade de alterá-la de nenhuma forma ou utilizá-la para fins comerciais.
Educação & Sociedade, 2007
Revista Amor Mundi, 2024
Resumo: Vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico e dinâmico e, com o surgimento de novas tecnologias, novas competências e novos comportamentos são exigidos. Neste trabalho, fazemos uma análise sobre a necessidade de se utilizar as tecnologias no cotidiano escolar, a incorporação de recursos nas práticas pedagógicas, a integração curricular das tecnologias e os desafios e dificuldades enfrentados pelas escolas, professores e alunos que devem ser superados para que o processo de ensino e aprendizagem seja efetivo e de qualidade. Utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica de livros e artigos científicos e a complementamos com um depoimento de uma professora do ensino infantil de uma escola pública relatando dificuldades e desafios vivenciados durante a pandemia. O resultado demonstra a necessidade de integração curricular das tecnologias, desde que seja feita de maneira correta, coerente e com objetivos claros e definidos. Entretanto, para sua efetivação, ainda há um longo caminho a percorrer diante dos diversos desafios e dificuldades que devem ser superados, principalmente no que se refere à formação do professor, equipamentos tecnológicos e conectividade à internet. Palavras-chave: Integração curricular das tecnologias. Tecnologias na educação.
Revista Polis E Psique, 2011
Sim. Se você apanha um lenço e o estende para passá-lo, você pode definir sobre ele distâncias e proximidades fixas. Em torno de um pequeno círculo que você desenha próximo a um lugar, você pode marcar pontos próximos e medir, pelo contrário, distâncias longínquas. Tome em seguida o mesmo lenço e amasse-o, pondo-o em seu bolso: dois pontos bem distantes se vêem repentinamente lado a lado, até mesmo superpostos; e se, além disso, você rasgar em certos lugares, dois pontos próximos podem ser afastar bastante (Serres, 1999, p.82). Tecnologias e modos de ser no contemporâneo, coletânea organizada por Solange Jobim e Marcia Moraes, publicada em 2010, reúne reflexões iniciadas, dois anos antes, durante encontro do GT Cotidiano e Práticas Sociais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Além das organizadoras, assinam o trabalho André
A partir desse contexto contemporâneo, os cursos de formação superior, voltados para o ensino, defrontam-se com desafios concretos que põem em discussão a formação de professores e a construção de currículos que atendam às necessidades das próximas gerações. Edgar Morin propõe novos conceitos que visam pensar a reforma na educação atual através de reformas no pensamento dos educadores. O autor produz uma ampla rede de questionamentos acerca da fragmentação dos saberes e da hiperespecialização do conhecimento. De maneira essencial, o conceito de Complexidade proposto pelo escritor francês destaca a necessidade de se restaurar a globalidade dos fenômenos e de se trabalhar com a complexidade dos fatos em todas as suas dimensões.
Sopcom 2005 4o Congresso Da Associacao Portuguesa De Ciencias Da Comunicacao, 2005
Revista Brasileira De Ciencias Sociais, 2002
2017
Este artigo demonstra que a era da informacao e das novas tecnologias requer uma profunda revisao do sistema educativo, especificamente neste, dos professores, tendo em vista que a cultura que envolve um povo e seus modos de viver alteram seus sistemas de valores e crencas, seus instrumentos de trabalho, seus tipos de organizacao social, seja ela familiar, economica, educacional, trabalhista, institucional, politica ou religiosa, alem de todas as dimensoes eticas e esteticas bem como seus modos de pensar e de fazer.
Revista Educacao Tecnologia, 2003
A sensação que experimentamos quando nos deparamos com máquinas ou equipamentos que praticamente fazem tudo sozinhas, quase sempre é de espanto e incredulidade. Por vezes, ficamos nos questionando como é possível um dispositivo realizar tantas operações com tal rapidez e precisão. Boa parte das vezes, também, nosso espanto com essas máquinas-diga-se de passagem com relação àquelas que ainda não foram incorporadas ao nosso cotidiano-cessa quando cessa o impacto de conhecê-la. A mesma sensação de espanto também sentimos com aquelas máquinas que, tais quais robôs, realizam operações repetitivas seguindo uma ordem previamente definida e que, com suas operações parceladassimilares às de um operário numa linha de montagem-contribuem para a construção ou montagem de um equipamento.
Revista Textura, 2018
Este trabalho tem como objetivo a análise teórico-crítica de duas obras, inseridas em uma rede intertextual que remete a Lewis Carroll. Trata-se do romance Luka and the Fire of Life, de Salman Rushdie, e o jogo eletrônico Alice: Madness Returns, de American McGee. Traremos como foco a problematização das fronteiras entre os gamese os textos escritos, pois percebemos que as estruturas intertextual e intermidiática presentes nesses objetos nos leva a uma outra discussão que tem a ver com o caráter transemiótico que os jogos eletrônicos possuem. Nessa toada, é necessário dizer que a maneira como os artistas lidam com as representações canônicas de personagens conhecidos de histórias pode nos levar a repensar como as produções contemporâneas se imiscuem no mundo dos textos e imagens e necessitam de outros olhares no trato das mesmas. Nesse panorama, inserimos a literatura em um contexto de cultura da convergência, onde as histórias podem ser reproduzidas e re-criadas em diversos meios, e a leitura pode ser feita movimentando-se por vários territórios, tais como os do cinema ou os fóruns virtuais de discussão. A convergência, como Henry Jenkins propõe, não é algo novo e nem se encontra em um lugar localizável. Ela é, antes, assim como a hipertextualização, um processo mental. Isso causa uma mudança na própria noção de autoria do texto, onde agora o leitor não somente participa ativamente da construção da cadeia de significação, mas também pode expandir sua leitura através de novas criações. Isso dependerá também, claro, de sua posição social e seu acesso aos meios para se produzir e distribuir sua arte. Eis o motivo pelo qual, finalmente, culminamos na discussão da politização da literatura e das novas tecnologias, pois, atualmente, se encontram imbricadas. Palavras-chave: Salman Rushdie; American McGee; games; cultura da convergência; hipertexto. Abstract: This paper aims at the theoretical-critical analysis of two works, which can be read as being caught up in an intertextual network that refers to Lewis Carroll. These are Salman Rushdie's novel Luka and the Fire of Life and American McGee's Alice: Madness Returns video game. We will focus on the criticism of the boundaries between games and written texts, once we realize that the intertextual and intermedial structures present in these objects lead us to another discussion-this one is about the transemiotic character inherent to the electronic games. In this sense, it is important to say that the way in which the artists deal with the canonical representations of well-known characters of stories can lead us to rethink how the contemporary productions immerse themselves in the world of the texts and images and they promote other gazes on reading. In this context, we have inserted literature in a context of convergence culture, where stories can be reproduced and re-created in different media, and reading can be done by moving through various territories, such as those in the cinema or virtual forums of discussion. Convergence, as Henry Jenkins proposes, is not something new, nor is it in a fixed place. It is, rather, like hypertextualization, a mental process. This causes a change in the very sense of authorship of the text, where the reader now not only actively participates in the construction of the chain of signification, but can also expands its reading through new creations. This will also depend, of course, on their social position and their access to the means to produce and share their art. That is why, finally, we culminate in the discussion of the politics of literature and new technologies, because they are currently intertwined. Keywords: Salman Rushdie; American McGee; games; culture of convergence; hypertext.
Revista Jurídica Trabalho e Desenvolvimento Humano
A presente incursão teórica tem como escopo refletir juridicamente acerca dos impactos tecnológicos causados nas relações de trabalho pela Quarta Revolução Tecnológica ou Indústria 4.0, que facilitou a modalidade de trabalho denominada ‘Teletrabalho’ pela Reforma Trabalhista de 2017, na era da sociedade globalizada, notadamente no atual cenário de crise epidemiológica provocada pela Covid-19. Ademais, analisa-se o aumento do risco de agravamento da saúde do trabalhador, com a ocorrência da Síndrome de Burnout, como consequência direta do teletrabalho demasiadamente imposto à classe trabalhadora durante a pandemia do novo vírus, que foi ratificado pelo Estado para manutenção das atividades empresariais, sem pensar na saúde mental do obreiro. Nesse sentido, verifica-se a legislação de emergência editada para regular as relações laborais durante a crise do vírus Sars-Cov-2 e sua correlação com a retomada do movimento neoliberal de precarização do direito do trabalho, que elevou o adoec...
O presente artigo irá promover um estudo diante da questão da supervalorização da comunicação visual, em detrimento da auditiva, trabalhada no texto, "A Cultura do Ouvir", presente no livro "A Era da Iconofagia", de Norval Baitello. Para isto, foi realizada uma pesquisa de opinião destinada a cem pessoas, a respeito da forma sobre a qual se relacionam com produtos de áudiolevando em conta as novas tecnologias. Obteve-se como conclusão o reconhecimento de que, mesmo perante a presença de diversas mídias audiovisuais, o mercado sonoro da atualidade segue contando com grande participação dos indivíduos, ainda que com um apelo distinto do seu propósito inicial ao longo dos anos.
Atena Editora, 2019
A área da Ciência da Computação apresenta atualmente uma constante ascensão, seus profissionais estão sendo cada vez mais valorizados e requisitados pelas empresas, tornando-a mais importante, prestigiada e reconhecida. As empresas de todos os portes e setores necessitam de profissionais qualificados desta área, que apresentem potencial para promover inovação, desenvolvimento e eficiência. A Ciência da Computação é uma área com amplas possibilidades de atuação, como por exemplo: a elaboração de programas e softwares, o gerenciamento de informações, a atuação acadêmica, a programação de aplicativos mobile ou ainda de forma autônoma. A abrangência da Ciência da Computação exige de seus profissionais conhecimentos diversos, tais como: novos idiomas, pensamento criativo, capacidade de comunicação e de negociação, além da necessidade de uma constante atualização de seus conhecimentos. Dentro deste contexto, este livro aborda diversos assuntos importantes para os profissionais e estudantes desta área, tais como: API de localização da google, identificação de etiquetas RFID, ferramentas para recuperação de dados, ensino de computação, realidade virtual, interação humano computador, gestão do conhecimento, computação vestível, gerência de projetos, big data, mineração de dados, Internet das coisas, monitoramento do consumo de dados na Internet, pensamento computacional, análise de sentimentos, filtros ópticos, rede óptica elástica translúcida, algoritmo de roteamento, algoritmo de atribuição espectral, algoritmo de utilização de regeneradores e algoritmo genético. Assim, certamente que os trabalhos apresentados nesta obra exemplificam um pouco a abrangência da área de Ciência da Computação na atualidade, permitindo aos leitores analisar e discutir os relevantes assuntos abordados. A cada autor, nossos agradecimentos por contribuir com esta obra, e aos leitores, desejo uma excelente leitura, repleta de boas reflexões.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.