Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
Engineering courses in Brazil present their curricula with professional-oriented subjects, which mention the technical standards relevant to the subject matter. However, these future professionals are not provided with knowledge of standardization, which surprises newly graduated engineers with the scope and format of this activity. Many times, even when already working as a professional, the difference between technical standards and technical regulations brings temporary discomfort to the latter, when analyzing the role of regulatory standards in the process of intervention, prevention and the consequences of the lack of application of technical standards. This work aims to provide engineering students, as well as new professionals, with guidance on what standardization corresponds to and its attributions, aiming to contribute to the economic and social development of a nation. Engineering courses in Brazil present their curricula with professional-oriented subjects, which mention the technical standards relevant to the subject matter. However, these future professionals are not provided with knowledge of standardization, which surprises newly graduated engineers with the scope and format of this activity. Many times, even when already working as a professional, the difference between technical standards and technical regulations brings temporary discomfort to the professional, when analyzing the role of regulatory standards in the process of intervention, prevention and the consequences of the lack of application of technical standards. This work aims to provide engineers, as well as new professionals, with guidance on what standardization corresponds to and its attributions, aiming to contribute to the economic and social development of a nation.
Dispõe sobre o Regulamento Disciplinar do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro e dá outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais, e tendo em vista o que consta do Processo nº E-09/671/601/81, D E C R E T A: Art. 1º -Fica aprovado o Regulamento Disciplinar do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, que a este acompanha. Art. 2º -Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. Rio de Janeiro, 04 de dezembro de 1980. A. DE P. CHAGAS FREITAS REGULAMENTO DISCIPLINAR DO CORPO DE BOMBEIROS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO TÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO I Generalidades Art. 1º -O Regulamento Disciplinar do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (RDCBERJ) tem por finalidade especificar e classificar as transgressões disciplinares, estabelecer normas relativas à amplitude e à aplicação das punições disciplinares, à classificação do comportamento de bombeiro-militar das praças BM e à interposição de recursos contra a aplicação das punições. Parágrafo único -São também tratadas, em partes, neste Regulamento, as recompensas especificadas no Estatuto dos bombeiros-militares. Art. 2º -A camaradagem torna-se indispensável à formação e ao convívio da família de bombeiro militar, cumprido existir as melhores relações sociais entre os bombeirosmilitares. Parágrafo único -Incumbe aos superiores incentivar e manter a harmonia e a amizade entre seus subordinados. Art. 3º -A civilidade é parte da educação de bombeiro-militar e, como tal, de interesse vital para a disciplina consciente. Importa ao superior tratar os subordinados, em geral, e os recrutas, em particular, com urbanidade e justiça, interessando-se por seus problemas. Em contrapartida, o subordinado é obrigado a todas as provas de respeito e deferência para com seus superiores, de conformidade com os regulamentos de bombeiros-militares. Parágrafo único -As demonstrações de camaradagem, cortesia e consideração, obrigatórias entre os bombeiros-militares, devem ser dispensadas aos militares das Forças Armadas e aos bombeiros-militares e policiais-militares de outras Corporações. Art. 4º -Para efeito deste Regulamento, todas as Organizações de Bombeiros-Militares, tais como: Quartel do Comando-Geral, Comando de Bombeiros de Área, Diretorias, Estabelecimento, Repartições, Escolas, Campos de Instrução, Centro de Formação e Aperfeiçoamento, Unidades Operacionais e outras, serão denominadas "OBM". Parágrafo único -Para efeito deste Regulamento, os Comandantes, Diretores ou Chefes de OBM serão denominados "Comandantes". CAPÍTULO II Princípios gerais da hierarquia e da disciplina Art. 5º -A hierarquia de bombeiro-militar é a ordenação da autoridade em níveis diferentes, dentro da estrutura das Forças Armadas e das Forças Auxiliares, por postos e graduações. Parágrafo único -A ordenação dos postos e graduações no Corpo de Bombeiros se faz conforme preceitua o Estatuto dos Bombeiros-Militares.
Neste documento pretende-se sintetizar, o modo de arranque mais comum para o motor trifásico assíncrono, assim como o dimensionamento das proteções.
Material de Apoio de Educação Moral e Cívica , 2024
This article talks about contents related by Civical Moral Education. And comes to help students understanding the subject-matters of this subject. It's many topics, beginning at the CME introduction and definition, to the aspects about the average society.
Portaria nº 1.474/SPO, de 2 de maio de 2017.
Pelo presente parecer foram analisadas as questões de direito intertemporal referentes a aplicação na Instrução Normativa n° 05, de 2017, da SEGES. A IN 05 trouxe um novo regime jurídico para a as contratações públicas no âmbito da Administração Pública Federal.
XIX ENCONTRO DE PÓS GRADUAÇÃO E PESQUISA, 2019
O presente trabalho busca, em meio a pesquisas bibliográfica e documental, identificar a evolução da atuação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE, após a entrada em vigor da Lei 12.529/2011 que reformulou o Sistema Brasileiro de Defesa Econômica, revogando a Lei 8.884/94. A análise do trabalho voltou-se para os processos administrativos de conduta anticompetitiva, com maior foco nos casos de cartel. Inicialmente abordou-se a estrutura do SBDC, passando na sequência para os dados estatísticos relativos aos 4 (quatro) primeiros anos de vigência da lei. Por fim, trata-se especificamente dos casos de cartel condenados entre os anos de 2011 e 2013, considerando os dados disponíveis no portal eletrônico do CADE. Conclui-se que a reestruturação da nova Lei permitiu uma melhor atuação do órgão no controle de condutas, embora não haja, a priori, ampliação da atuação no cenário nacional
Rangel Cerceau Netto, 2018
Informações sobre a revista e seus pareceristas, editores e financiadores. Palavras Chave: Educação, Ensino, História, Sociologia, Humanidades
lei , 1990
A série Legislação reúne textos legais sobre temas específicos, com o objetivo de facilitar o acesso da sociedade às normas em vigor no Brasil. Por meio de publicações como esta, a Câmara dos Deputados cumpre a missão de favorecer a prática da cidadania e a consolidação da democracia no país. Conheça outros títulos da Edições Câmara no portal da Câmara dos Deputados: www2.camara.leg.br/documentos-e-pesquisa/publicacoes/edicoes Brasília 2014 2014 LEI Nº 8.112/90 4ª edição LEI Nº 8.112/90 4ª edição Câmara dos Deputados Série Legislação capa-lei-8112_4ed.indd 1
Aposentadoria por idade (quisito etário predomina sobre os demais)
2022
"Disciplina, no âmbito do Ministério Público do Estado da Bahia, a notícia de fato, o procedimento administrativo, o procedimento preparatório de inquérito civil, o inquérito civil, o compromisso de ajustamento de conduta, o acordo de não persecução cível, a recomendação e a audiência pública, revoga a Resolução nº 6, de 11 de maio de 2009, e dá outras providências."
PROPOSTA DE UM MÉTODO SIMPLIFICADO PARA ANÁLISE DE VIGAS DE CONCRETO ARMADO EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO, 2018
Resumo: O projeto de estruturas de concreto consiste na determinação das dimensões das peças e da quantidade e disposição das armaduras, para que não seja atingido um estado limite. Atualmente, ao considerar os efeitos de um incêndio, softwares comerciais de projeto, em geral, limitam-se apenas às verificações com base no método tabular, conforme a ABNT NBR 15200:2012, sem levar em consideração os esforços solicitantes e resistentes, deixando ao projetista a necessidade de alterar o dimensionamento da seção de concreto. Este fato, não estimula a utilização da norma brasileira por não apresentar soluções econômicas. O objetivo principal desse artigo é propor um método simplificado de dimensionamento de vigas de concreto armado, de estruturas portuárias, em situação de incêndio que permita a implementação em softwares comerciais de projeto. Tal método simplificado proposto pretende conciliar segurança estrutural, facilidade do dimensionamento e economia na execução. Através de um exemplo numérico, demonstrou-se a aplicação prática dos métodos tabular e simplificado. Os resultados obtidos pelo método simplificado foram mais econômicos do que aqueles provenientes do método tabular. A validação dos modelos de cálculo foi feita através de um estudo comparativo com valores encontrados na literatura, bem como com os calculados pelo método da isoterma 500ºC, e com o software ANSYS. Ao final desse trabalho, concluiu-se que o método simplificado proposto, além de ser um método de fácil aplicação, apresenta resultados, em geral, a favor da segurança; e, mesmo assim, permite resultados mais econômicos que o método tabular. Palavras-chave: dimensionamento à flexão, viga, concreto armado, estruturas portuárias, incêndio.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.