Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2022, A DIPLOMACIA E A DESORDEM MUNDIAL
A invasão da Ucrânia pela Rússia provocou um turbilhão na geopolítica mundial e abriu um novo capítulo na política internacional, de contornos ainda desconhecidos. A diplomacia é uma das principais vítimas desta guerra, sobretudo, a diplomacia multilateral institucionalizada, promotora da paz, que conhecemos (ONU). Num clima de Guerra Fria e de uma nova bipolarização do mundo, em que os Estados-soberanos tentam recuperar o seu poder e reivindicar os seus interesses, a diplomacia bilateral deverá fazer, novamente, ato de presença. Como e em que termos?
RELAÇÃO ENTRE A POLÍTICA EXTERNA E A DIPLOMACIA, 2020
Introdução O presente texto tem como objectivo explicar a relação entre a diplomacia e a politica externa. Para isso, o texto desenvolve-se por meio dos métodos histórico e monográfico e das técnicas bibliográfica, documental. O texto está dividido em três partes para além da introdução e Conclu-são. A primeira parte cinge-se na apresentação de conceitos da politica externa. A segunda parte apresenta os conceitos da diplomacia (na qual se apresenta a classificação da diplomacia quanto a finalidade) e finalmente a última parte cristaliza a relação entre a politica externa e a diplomacia. Após a pesquisa, constatou-se que a diplomacia é um instrumento para o exercício da politica externa. 1. Conceitos da Politica Externa Christopher Hill (2003) 2 citado por Costa e Pinto (2014:6) define a Politica Externa como a soma das relações externas oficiais conduzidas por um actor independente, geralmente um Estado, num sistema internacional cada vez mais interdependente e globalizado. A política externa constitui, portanto, a tentativa de um Estado influenciar ou controlar os acontecimentos fora das suas fron-teiras. A política externa é o conjunto de políticas, decisões e orientações estratégicas adoptadas pelos Estados com o propósito de nortear o seu relacionamento externo-político, económico, cultural e militar-com outros actores internacionais. O engenho da política externa é influenciado pelo contexto nacional e internacional de um certo Estado. No circuito intestinal, a politica externa é influenciada pelos recursos naturais e humanos
Este artigo tem como objetivo analisar a geopolítica monetária a partir dos acordos de Bretton Woods até fins de 2021, de modo a estabelecer concretamente as relações entre poder monetário e poder bélico durante três fases: a primeira, entre 1945-1968, inicia-se quando os Estados Unidos, após a Segunda Guerra Mundial assumem a liderança hegemônica do mundo; a segunda, entre 1971 e 2008, que tem como fato inicial o fim dos acordos de Bretton Woods através do fim da conversibilidade do dólar em ouro por Nixon, a diplomacia do dólar realizada a partir de então no sentido de retomar a hegemonia norte-americana através da expansão do modelo neoliberal durante as década de 1980 e 1990; e a terceira e última, iniciada na grande crise financeira de 2007-2008 até o final do ano de 2021, período em que se exacerbam novamente as tendências conflitantes entre o domínio unívoco do dólar e as tendências à desdolarização levadas a cabo por dezenas de países, fundamentalmente, pelo bloco Rússia-China. A nossa hipótese é que a interdependência econômica de um lado, e a independência política de outro, num cenário de crise estrutural do capitalismo está levando o mundo a um impasse geopolítico muito acirrado
Nas Teias da Diplomacia resulta do trabalho conjunto de pesquisadores reunidos no Laboratório de História da Política Internacional Sul-americana. Voltado para o estudo da História das Relações Internacionais, o grupo parte de uma abordagem interdisciplinar que relaciona diversos agentes e processos históricos, de modo a romper com uma perspectiva institucional e estadocêntrica. Neste livro, ganham destaque as teias, redes, relações pessoais e articulações de agentes diplomáticos, moldadas em diferentes esferas que transpassam diretamente a política externa do Império Brasileiro. Além disso, o contexto de formação dos Estados ibero-americanos é pensado através de um enfoque que os articula e relaciona a política doméstica à esfera internacional. O livro se insere, portanto, na necessidade de aprofundamento dos estudos sobre as relações internacionais, a política externa e seus agentes no Brasil do Oitocentos.
A Fundação Alexandre de Gusmão, instituída em 1971, é uma fundação pública vinculada ao Ministério das Relações Exteriores e tem a finalidade de levar à sociedade civil informações sobre a realidade internacional e sobre aspectos da pauta diplomática brasileira. Sua missão é promover a sensibilização da opinião pública para os temas de relações internacionais e para a política externa brasileira.
Resumo: Relatos atuais, pesquisas e até observações sobre o novo sistema da mídia, apontam um novo modelo de comunicação nacional e internacional entre pessoas, empresas, instituições estatais e não estatais, cujo o objetivo principal é fazer a informação-onde se tem o foco principal no mundo-se fazer presente a todo momento, para que as pessoas esteja inteiramente ligadas a elas e saibam em tempo real o que está acontecendo no seu país e no mundo sem nenhuma barreira ou veto das informações no âmbito mundial. Esse artigo vai mostrar opiniões e pesquisas entre autoridades dentro do cenário internacional, que falam de como as mídias sociais estão sendo utilizadas de forma mais assíduas em relação a comunicação mundial, tanto em relação pessoal, empresarial ou diplomática. Assuntos como as grandes relações que estão sendo formadas a partir das informações transmitidas por entre as mídias sociais se fazem mais fortes a cada momento e a discursão entre a diplomacia inserida no contexto do cyber espaço onde torna a comunicação mais rápida e mais prática nos dias atuais. A comunicação mundial e a cultura de fazer a informação se difundir pelo mundo afora sempre foi muito difícil durante os anos, pela falta de recursos que não se tinha de uma forma como se tem facilidade nos dias atuais, logo após a invenção da internet, que no período que foi criado, não visava o meio público, era uma ferramenta que seria utilizada para descentralizar informações dos EUA durante a guerra fria, onde seriam colocados vários computadores em diferentes estados do país interligados em rede para poder haver troca de informação mais rápido entre as bases militares. Com o passar dos tempos não só o exercito americano estava a usar a internet, e sim também universidades começaram a
Cunha e Lindley Cintra, e na análise dos exemplos concretos recolhidos da imprensa diária e de várias obras literárias. A análise incidirá consideração unicamente na língua moderna o que justifica a concisa abordagem da problemática da evolução etimológica do uso a da função do artigo nas duas línguas românicas.
FILOSOFIA, 2016
This works would be a dialog between the Brazilian Republic and the Republic of Plato. Start by stating that democracy as preached by the Republic in Brazil is different from Greek, and has never been defended by Plato, by contrast, put away. Here in Brazil, Democracy and Plato are synonymous for many, because they have not studied history and believe in everything that the mainstream media has on society, without question. Or wonders, does not seek alternative sources of information. Keywords: Media, Communication, Republic, Democracy, Brazil, Greek, Greece, Platonic, Plato.
DIPLOMACIA DAS CELEBRIDADES E SEUS EFEITOS NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS, 2018
Resumo: A atuação das celebridades em prol das causas humanitárias e ambientais não é um fenômeno recente no cenário internacional, mas a influência que exercem na política tem crescido nos últimos anos. Este estudo objetiva analisar como as celebridades se tornaram atores não estatais capazes de influenciar as relações internacionais a partir da atuação em prol das causas humanitárias e ambientais. Mais especificamente, este estudo analisa o fenômeno da Diplomacia das Celebridades compreendendo como Angelina Jolie, Leonardo DiCaprio e a Princesa Diana conseguiram atuar em temáticas relacionadas aos refugiados, meio ambiente, HIV e proibição de minas terrestres, respectivamente, no âmbito internacional entre os anos de 1997 e 2015. Ao analisar a atuação destes atores, o presente estudo procura compreender quais são os benefícios e problemas relacionados à atuação das celebridades nas relações internacionais, se apoiando nos conceitos de diplomacia, diplomacia das celebridades e na teoria da Interdependência Complexa.
2014
Este trabalho pretende fazer uma análise da história das relações internacionais do Brasil, da pauta exportadora brasileira nos últimos vinte anos e dos desafios e perspectivas que a economia brasileira apresenta. Nos últimos vinte anos, o Brasil diversificou suas parcerias comerciais, aumentou o grau de abertura de sua economia e teve expansão de suas exportações, principalmente de produtos básicos. De todo modo, o Brasil, que, em 2012, foi a sétima maior economia do mundo, com 3% da participação no Produto Interno Bruto mundial, representou 1.3% do total das exportações, nesse ano, na vigésima segunda colocação. Além disso, nos últimos anos, as importações vêm aumentando a um ritmo mais acelerado que as exportações brasileiras. Por meio da análise de dados do Banco Central; do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; da Organização Mundial do Comércio; do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; e do Banco Mundial, este trabalho pretende discorrer sobre a inserção internacional da economia brasileira no contexto mundial.
Anais SIMPEB III, Coleção LILETI, v. 4, 2023
“You have seen what I did to the Egyptians, and how I lifted you against the wings of a vulture, and I brought you to me” (Ex 19:4). These are the words of the LORD as he opened his preambular speech to the enactment of ancient Israel's legislation on Mount Sinai. To legitimize his sovereignty over the whole earth (Ex 19:5), the words of the legislator-protagonist, by making a discursive retro-reference, evoke, from the narrative substratum of the exodus plot, his behavior in the face of the injustice perpetrated by the discretionary system of slaveholding Egypt. Although he was presented as a mighty God, the LORD established a diplomatic routine, mediated by Moses, to allow the Egyptian pharaoh to stop the violent oppression against the Hebrew people peacefully. However, even in the face of Pharaoh's treacherous action, the LORD acts to free his people and the Egyptian people themselves from the oppressive ideology that governed them. This aspect of narrative discourse is intended to be demonstrated, within the scope of this brief communication, by presenting specific methodological tools of narrative analysis.
Este artigo discute aspectos relativos à conservação dos patrimônios cultural e natural mundial. Parte-se da hipótese que tais patrimônios, ao serem percebidos como bens públicos globais, devem ser responsabilidade de toda a comunidade internacional. Assim, regimes internacionais parecem ser necessários para garantir a cooperação de diversos atores no cenário internacional. O estudo do caso brasileiro servirá como ilustração para nossa reflexão.
Phoînix , 2007
Resumo: Não parece existir, no antigo Oriente-Próximo, um verdadeiro direito internacional, no sentido de um conjunto consistente de regras diplomáticas que orientem as relações entre estados. No entanto, a situação está longe de ser um total vácuo de normas, que daria lugar apenas ao exercício da força. Grande parte destas normas deriva de uma projeção, no nível dos contatos externos, dos princípios que organizam os centros palacianos e são com-partilhados entre eles. Palavras-chave: Mesopotâmia; Oriente-Próximo: direito; relações internacionais; diplomacia. Abstract: Apparently, there was no real international law in ancient Near-East, as a consistent set of dipwmatic rules coordinating the relationship between states. However; the situation is far from a total lnck of rules, which would only give way to physical force. A large number of these rules derivates from a projection, on the level of externs contacts, of the principais witch organize the palatial centers and are shared between them. Keywords: Mesopotamia; Near-East; law; intemational relations; diplomacy.
Desmatamento da Amazônia e as normas internacionais violadas pelo Brasil entre 2019 e 2022, 2022
Resumo: No dia 13 de março de 2013, o até então cardeal Jorge Mario Bergoglio foi eleito o 266º Papa da Igreja Católica, substituindo o Papa Emérito Bento XVI, ocupando, assim, a maior posição da hierarquia eclesiástica e tornando-se primeiro Papa nascido em continente americano e também o primeiro Papa da ordem dos jesuítas. A escolha do seu Nome Papal – Papa Francisco-refletiu seu pontificado até então: o Pontífice apresentou ao mundo ser um religioso fortemente sensibilizado pela passividade do mundo frente às dificuldades alheias, como os altos níveis pobreza, grandes desigualdades, opressão de minorias políticas, dentre outros pontos. Esse posicionamento de Papa Francisco é evidenciado pelas visitas papais e a repercussão delas nas localidades visitadas e no mundo inteiro, apresentando uma diplomacia eclesiástica norteada para grandes preocupações sociais e alimentando possibilidades para a nova política externa do Vaticano. Nos primeiros meses de seu Pontificado, Papa Francisco fez-se presente na 38ª Conferência das Organizações das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), na qual condenou enfaticamente o desperdício alimentar, expôs a produção suficiente de alimentos coincidente com a miséria e a desnutrição latentes em todo o mundo e reiterou a necessidade de se pensar no próximo. O Pontífice ainda parabenizou a FAO pela grande iniciativa em corrigir esses problemas em escala internacional, mas pediu que se olhasse para que os membros voltassem um olhar mais sensibilizado para a situação como um todo, não só como mais um tópico da agenda estatal. Fora de Roma, a primeira visita do Papa foi na Jornada Mundial da Juventude sediada em julho de 2013 no Brasil, no qual ele causou grande entusiasmo por uma humildade ímpar e uma proximidade com os fiéis que motivou diversas associações do Pontificado de Francisco com o Pontificado do Papa João Paulo II, que marcou a história da Igreja Católica no século XX. Depois da visita ao Brasil, que era um compromisso marcado desde antes do início do seu mandato, Papa Francisco visitou Israel, Jordânia, Palestina, Coréia do Sul e Albânia. Em cada uma dessas localidades, ele apresentou discursos que reiteraram a preocupação da Igreja com os conflitos nas respectivas regiões, com a situação das minorias políticas que ali residem e reforçou a necessidade de que tanto os políticos como todo o mundo se atente às condições críticas que muitos grupos como esses estão condicionados. Em relação ao conflito Israel-Palestina, o Pontífice afirmou que a solução da " criação dos dois Estados deveria se tornar uma realidade " e que o conflito era inaceitável, pois desencadeia ondas em massa de violência
Faces de Clio
O presente artigo tem como objetivo apresentar os desdobramentos sobre a relação entre patrimônio cultural, diplomacia e cidade. Utiliza-se como recorte investigativo a região do Cais do Valongo no Rio de Janeiro/RJ. Através de uma revisão historiográfica o trabalho pretende demonstrar a importância que a escravidão sempre possuiu nas relações diplomáticas brasileiras, bem como na construção identitária nacional. Apresenta também como uma visão apaziguadora da violência do período escravista influenciou na percepção de uma democracia racial no país, tanto interna como externamente. Por fim, aponta como membros da sociedade civil e científica, muitas vezes fora da esfera pública, lutam pelo não apagamento da memória e resistência dos negros no Brasil.
do Rio Grande do Sul 2 Resumo Este estudo avalia a qualidade da recepção do noticiário internacional por uma amostra de 170 porto-alegrenses. O survey está baseado nas formulações apresentadas na Taxionomia de Bloom et al. As evidências coletadas revelam que esta temática não só não é popular como representa um desafio cognitivo e afetivo para a maior parte das pessoas. Este fenômeno da impopularidade do noticiário internacional foi detectado no exterior também e representa no Brasil uma das causas flagrantes da posição marginal desta editoria na maior parte dos meios de comunicação.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.