Academia.eduAcademia.edu

Ban Zhao

2022, Mulheres na Filosofia

Abstract

Ban Zhao, também conhecida pelo nome de cortesia Huiban 惠班 ou pelo nome matrimonial Cao Dagu 曹大家 (曹大姑) foi uma escritora, historiadora e poetisa, e destacou-se como uma importante pensadora da dinastia Han 漢 (203 AEC– 221 EC).[1] As informações biográficas que dispomos sobre essa autora são sucintas, e basicamente estão presentes no Capítulo 82 列女傳 (Lienu Zhuan) do Hou Hanshu 後漢書 de Fan Ye 范曄 (séc. 5 ec). Ban Zhao nasceu em uma família de intelectuais: era sobrinha-neta de Ban Jieyu 班婕妤 (48-2 aec), conselheira imperial, reputada como grande erudita e poeta; seu pai Ban Biao 班彪 (3-54 ec) foi um importante funcionário da corte e letrado respeitado; o irmão mais velho Ban Gu 班固 (32-92ec) era historiador da corte e organizador da História de Han (Qian Hanshu 前漢書), enquanto o outro irmão, Ban Chao 班超 (32-102 ec) serviu a corte como um importante general, que liderou a reconquista das regiões ocidentais do império e assegurou a soberania chinesa sobre a Rota da Seda até a Ásia central [....]

Key takeaways

  • Não há referência de que ela teria aprendido arqueria (She 射) ou cavalaria (Yu 禦), atividades circunscritas aos homens.
  • Contudo, poucos anos depois do casamento, seu marido faleceu (em data desconhecida), e Ban Zhao retomou o nome de solteira e de escritora.
  • Ao falecer de causas naturais em 120 ec, foi enterrada com honras imperiais, sendo uma figura extremamente respeitada na corte por seus conhecimentos e por ter sido a mentora de toda uma geração de mulheres cultas e atuantes.
  • Aparentemente, esse movimento se desenrolou em torno do terceiro milênio aec, e não ocorreu de maneira uniforme.
  • Outro trecho -'Se um marido é indigno, ele não tem o direito de exigir nada de sua esposa' (Nj2)revela um certo grau de equidade no desenvolvimento da relação; na sequência, ela afirma que 'apenas ensinar os homens e não ensinar as mulheresisso não é ignorar a relação essencial entre eles?'