Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2015, Anais do XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química
2008
Após uma breve introdução sobre os conceitos de (i) Alterações climáticas vs Alterações globais e de (ii) gases de efeito de estufa, os autores apresentam o estado-da-arte sobre os principais problemas relacionados com a redução do dióxido de carbono e sua sequestração geológica. Por fim, fazem referência aos projectos existentes neste domínio no "grupo de Investigação em energia" do Centro de Investigação em Alterações globais, energia, Ambiente e bioengenharia-CIAgeb da Universidade Fernando Pessoa. PalaVraS-CHaVe Dióxido de carbono; sequestração geológica; alterações climáticas; inquérito; energia; ambiente.
Revista Brasileira de Cartografia, 2019
Esse estudo analisou a concentração e o fl uxo de dióxido de carbono das torres micrometeorológicas pelo modelo de sequestro fl orestal de carbono denominado de CO2fl ux, validando essa modelagem pelo índice ICO2, em diferentes paisagens na Amazônia. No estudo foram utilizadas 21 imagens hiperespectrais, obtidas pelo sensor Hyperion/EO-1 que opera com 242 bandas espectrais nos comprimentos de onda de 0,4 a 2,5 µm, com uma resolução espacial de 30 metros. O CO 2fl ux mede a efi ciência do processo de sequestro de carbono pela vegetação. Para sua determinação, a integração de dois índices de vegetação, i.e., o NDVI com o sPRI. O ICO2 é determinado pela intensidade da feição de absorção do gás centrada em 2,0 µm. Os resultados fazem referência as relações estatísticas entre as informações obtidas com a aplicação do modelo CO2fl ux e as informações de campo da concentração (ppm) e fl uxo (mol.m-2.s-1) de CO2 e indicam que o CO2fl ux pode ser utilizado tanto com dados de concentração, qu...
13th International Congress of the Brazilian Geophysical Society & EXPOGEF, Rio de Janeiro, Brazil, 26–29 August 2013, 2013
Contents of this paper were reviewed by the T echnic al Commit tee of the 13 th International Congress of the Brazilian G eophysical Soci et y and do not nec essaril y represent any position of the SBG f, its officers or members. Electronic reproduction or storage of any part of this paper f or commercial purpos es without the written consent of the Brazilian G eophysical Soci et y is pr ohibit ed.
Revista Brasileira de Recursos Hídricos, 2015
As questões ambientais associadas à emissão de gases de efeito estufa, notadamente Metano, Dióxido de Carbono e Óxido Nitroso, em reservatórios ganharam uma dimensão peculiar a partir de estudos publicados na década de 90, pois destacaram potencial impacto negativo de geração de energia renovável através de grandes hidrelétricas. Os estudos que se seguiram a estas premissas de caráter ambiental apresentam foco na medição dos fluxos desses gases, sem, no entanto, qualificarem modelos matemáticos para a estimativa precisa destes fluxos. Dentro deste contexto, este artigo apresenta um modelo matemático zero dimensional capaz de estimar os fluxos difusivos e ebulitivos do dióxido de carbono (CO 2 ) e metano (CH 4 ). O modelo incorpora a dinâmica do carbono orgânico e inorgânico em frações dissolvidas e particuladas, suas interações com o sedimento em conjunto com a influência dos forçantes meteorológicos e hidrológicos. O modelo foi calibrado com base em dados medidos no Reservatório do Capivari (Paraná) e aplicado para um período de 43 anos. Os resultados são promissores em função da coerência com a natureza física do sistema, apresentando diminuição do fluxo ao longo do tempo e acúmulo de carbono no sedimento.
Anais do XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2015
ENERGIA NA AGRICULTURA, 2011
The methodology used to characterize the spatial variability of soil CO2 emissions can significantly affect the accuracy of the estimate obtained. The aim of this study was to compare the predictions of soil CO 2 emission under cultivation of sugar cane as estimated by the methods of ordinary kriging and sequential Gaussian simulation. In the study area was installed a sampling grid with 141 points where the emission was measured over a seven-day trial. Spherical and Gaussian models were fitted to describe the spatial variability. The technique of ordinary kriging produced in all the days considered a representation closer to the observed data field, an increase of accuracy ranging from 7.4 to 34.8% over the sequential gaussian simulation.
2007
Ao Professor João Mielniczuk, co-autor e testemunha-chave de grandes mudanças no manejo do solo ocorridas no Rio Grande do Sul e, por conseqüência, decano do carbono do solo gaúcho, pela orientação exemplar, pela paciência e estímulo a persistir em um projeto que, mesmo tendo rumo, não seguiu a linha reta, a qual até poderia indicar o caminho mais rápido, mas com certeza não o mais gratificante. Ao Professor Élvio Giasson, pelo incentivo em realizar o curso de doutorado, pela introdução ao mundo do geoprocessamento, pela constante disponibilidade para troca de idéias e informações e apoio na resolução das dificuldades encontradas na construção deste projeto; A todos os colegas engenheiro agrônomos e técnicos de Ibirubá, tanto da EMATER (Chefe do Escritório Lori Baloch) quanto da COTRIBÁ (Coordenador do Dep. Técnico João Henrich), que apoiaram o trabalho de campo e levantamentos na região. A todos os produtores visitados, por permitirem a coleta de amostras nas propriedades e por fornecerem informações históricas sobre as áreas. Em especial, à colega do PPG-Solos, Margarete Nicolodi, bem como o produtor Neri Nicolodi, seu pai, e seus irmãos, pela acolhida e por sempre estarem disponíveis para auxiliar nas amostragens de solo na região de estudo. A Phillip Gassman do CARD (Center for Agricultural and Rural Development , Iowa State University) pela supervisão e acolhida em Ames durante o "estágio doutoral". A Todd Campbell pelas inúmeras versões do iCentury produzidas e programação realizada; À Anette Norgaard (Institute of Geography, University of Copenhagen) pelas sugestões e informações fornecidas sobre a integração do Century com SIG. À Cindy Keough (Natural Recources Ecology Laboratory, Colorado State University), quem sempre atendeu prontamente as questões relativas à aplicação e parametrização do modelo Century. Da mesma forma, aos Dr. Bill Parton, Dr. K. Paustian e Dr. D. Ojima, pela atenção durante a breve visita ao NREL em setembro de 2006. Aos Dr. Carlos E. P. Cerri e Martial Bernoux (Centro de Energia Nuclear na Agricultura/ESALQ/USP), pelas sugestões e dados fornecidos referentes ao iv Inventário Nacional de Gases Efeito Estufa e para a aplicação do modelo Century; Ao Dr. Egon Klamt pelos comentários a cerca do levantamento de solos de Ibirubá, de sua co-autoria.
iag.usp.br
This paper presents the results of a Lagrangian tridimensional dispersion pollution model (RDM, Yamada and Bunker, 1987). applied to the Candiota Power Station, Brazil. In this simulations the wind pattern was provided by the tridimensional TVM model . The domain area is 120x120 km 2 with the source in the center. The 24 hour-averaged SO2 surface level concentration vary between 60 and 80 µg/m 3 and are located near to the source, less than 5 kilometers downwind.
BIOFIX Scientific Journal
As mudanças climáticas causadas pela era antropogênica têm gerado alterações no planeta Terra. O principal gás responsável por essas mudanças é o gás carbônico. A restauração ecológica pode minimizar impactos das mudanças climáticas, visto que há acúmulo de carbono nas plantas durante o seu crescimento, com sequestro do carbono atmosférico. O Instituto Água e Terra, órgão ambiental do Paraná, busca o desenvolvimento sustentável nas suas atividades. Assim, a quantificação e neutralização das emissões são compatíveis com a missão e visão da autarquia. O objetivo deste trabalho foi quantificar a emissão de gás carbônico da sede do IAT e propor a compensação dessa emissão, pela recuperação de áreas degradadas. Para isso, foram obtidas informações quanto aos gastos de energia e água, número de recargas de ar condicionado e de voos, separação de lixo e meios de transporte dos funcionários. Com esses dados, foi calculada a emissão de carbono da sede do IAT no sítio eletrônico . Para a prop...
Pantanal: O Espaço Geográfi co e as Tecnologias em Análise, 2019
O conteúdo dos artigos e seus dados em sua forma, correção e confiabilidade são de responsabilidade exclusiva dos autores. 2019 Permitido o download da obra e o compartilhamento desde que sejam atribuídos créditos aos autores, mas sem a possibilidade de alterá-la de nenhuma forma ou utilizá-la para fins comerciais. www.atenaeditora.com.br APRESENTAÇÃO A obra "Pantanal O Espaço Geográfico e as Tecnologias em Análises" aborda uma série de capítulos de publicação da Atena Editora, apresenta, em seus 16 capítulos, conhecimentos tecnológicos do pantanal e suas especificidades. As Ciências estão globalizadas, englobam, atualmente, diversos campos em termos de pesquisas tecnológicas, dentre eles, o bioma pantanal. Tal bioma, tem característica peculiares, alimentares, culturais, edafoclimáticas, étnicos, entre outros. O bioma pantanal por ser rico em diversidades biológicas, a preservação é necessária para o equilíbrio do meio ambiente. Vários são os desafios para a conservação do bioma pantanal, entre eles, destacam-se as queimadas e incêndios florestais, o monitoramento da qualidade das águas, o levantamento da distribuição das espécies arbóreas, dentre outras. Portanto, o conhecimento do espaço geográfico e as tecnologias de análise são importantes para garantir a conservação do bioma pantanal. Este livro traz artigos alinhados com o bioma pantanal e suas especificidades. As transformações tecnológicas desse bioma são possíveis devido o aprimoramento constante, com base em novos conhecimentos científicos. Aos autores dos diversos capítulos, pela dedicação e esforços sem limites, que viabilizaram esta obra que retrata os recentes avanços científicos e tecnológicos, os agradecimentos do Organizador e da Atena Editora. Por fim, esperamos que este livro possa colaborar e instigar mais estudantes e pesquisadores na constante busca de novas tecnologias para o bioma do pantanal, assim, garantir perspectivas de solução para o desenvolvimento local e regional para as futuras gerações de forma sustentável.
Holos Environment, 2015
A Floresta Ombrófila Mista é uma tipologia florestal típica do sul do Brasil, amplamente devastada e atualmente com área muito inferior a sua extensão original. Assim, projetos REDD (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal) podem ser uma alternativa para sua conservação. O presente estudo teve por objetivo avaliar o estoque de carbono na tipologia e simular um cenário de REDD. O incremento da floresta foi obtido utilizando dados de inventário florestal contínuo em General Carneiro, Paraná, Brasil, do período de 1999 a 2013. As espécies foram divididas em três grupos: araucárias, brancas e canelas. O carbono estimado na área variou de 81,53 Mg.ha-1 em 1999 a 88,44 Mg.ha-1 em 2013, sendo o grupo das brancas com maior participação em carbono fixado no período. A simulação do cenário em REDD resultou em 198.850,03 Mg CO2 eq. que deixaram de ser emitidos, pois segundo a linha de base adotada acredita-se que cerca de 600 hectares de floresta tendem a ser desmatados na ...
Aos meus orientadores, professor Arthur Braga e professor Sérgio Fontoura por terem incentivado o desenvolvimento do tema e pelo suporte acadêmico prestado. Ao Grupo de Tecnologia e Engenharia de Petróleo (GTEP), especialmente ao Nelson, Guilherme e Carlos Emmanuel, sem a ajuda dos quais a conclusão deste trabalho não teria sido possível À Petrobras, por todo o suporte fornecido e por ter disponibilizado parte dos dados utilizados nesta Dissertação. À Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e à PUC-Rio, pelos auxílios concedidos. Aos meus chefes José Adilson Tenório Gomes e Luiz Otávio Schmall, por terem acreditado em meu trabalho e pela confiança depositada. A todos meus amigos da Petrobras, em especial, Igor Henriques, Tiago Leviski e João Henrique, que foram entusiastas deste trabalho e com quem sempre pude contar. A todos os colegas da área de geomecânica de reservatórios da Petrobras, principalmente, Flávia Falcão, Luis Carlos, Laquini, Ricardo Amaral e Ricardo Chaves, cuja seriedade e qualidade dos trabalhos muito tem me incentivado. Aos meus pais, Sandra e Maurício e ao meu irmão Augusto, por todo amor e carinho. Aos meus avós, Serrão, Maria José, Nelson e Iracy, quem sempre carrego como fonte de inspiração. A toda minha família, por sempre acreditar em meus sonhos. À Livia, pelo companheirismo e por sempre me incentivar. Aos meus amigos da mecânica da PUC-Rio, em especial, Léo, Martha e Cris, que fizeram o período de créditos passar de forma mais amena. Aos meus grandes amigos de sempre, notadamente, Caio, João Paulo, Rodrigo Risso, Yuri e Rodrigo Cariello, que nunca deixaram de me apoiar. A Deus, por todas as oportunidades que sempre me foram dadas e por ter colocado sempre ótimas pessoas em meu caminho. Palavras-chave Geomecânica de reservatórios; simulação de reservatórios; acoplamento hidromecânico.
2016
Resumo – O trabalho apresenta uma proposta para valorar o custo para redução da concentração de CO2 na atmosfera utilizando-se os métodos disponíveis de seqüestro de carbono para a litosfera. Inicialmente foi realizado um levantamento sistemático dos principais métodos disponíveis e confiáveis para seqüestro de carbono na biosfera, litosfera e hidrosfera, de modo a produzir o arcabouço de alternativas disponíveis. Percebeu-se então que vários estudos já haviam sido realizados para avaliar e mensurar os métodos de seqüestro na biosfera, sendo esta a via mais simples e tradicional até então utilizada. Por outro lado verificou-se que as tecnologias para sequestro para a hidrosfera, que têm o princípio a aceleração dos processos naturais de desenvolvimento de algas que utilizam o gás carbônico para a fotossíntese ainda carecem de estudos para confirmar a sua viabilidade técnica e econômica. Por estes motivos, selecionou-se então como objeto de estudo o sequestro para a litosfera, mais e...
Revista De Estudos Ambientais, 2012
Resumo: O processo produtivo do cimento, principal componente da mistura para construção de estruturas de concreto, é responsável por cerca de 7% do CO2 (dióxido de carbono) emitido na atmosfera, contribuindo significativamente para o aquecimento global. Todavia, ao cimento utilizado na produção destes concretos, são adicionados materiais suplementares, como a cinza volante, face à importância técnica na redução do calor de hidratação, o que também apresenta importância ambiental, uma vez que a cinza volante é um rejeito de usinas termoelétricas e quando incorporadas ao cimento reduzem o passivo ambiental desta fonte de geração de energia. Ainda, durante o ciclo de vida, o concreto, empregado na construção de barragens e outras estruturas de concreto, pode capturar CO2 por meio da carbonatação, compensando em partes o impacto de sua produção. Face o exposto, a presente pesquisa objetiva apresentar os resultados do estudo da potencialidade de captura de CO2 pela barragem de Itaipu Binacional devido à carbonatação do concreto. Os resultados preliminares mostram que há carbonatação em toda extensão da barragem de concreto indicando a potencialidade de captura de CO2. Como a carbonatação do concreto é um processo reverso ao da produção do cimento, se comprovada sua eficácia na captura de CO2, poderá ser futuramente considerada uma medida compensatória no projeto de edificações. Palavras-chave: Captura de CO2. Efeito estufa. Medida compensatória. Carbonatação do concreto. _______________________________________________________________________________
A simple gas emission module was introduced in the Regional Atmospheric Modeling System (RAMS) with the goal of perform Carbon Monoxide (CO) Concentration forecast for the Metropolitan Area of São Paulo (MASP). This module take into account industrial and vehicular emissions and it considers the rush hours by representing the vehicular emissions as a double Gaussian distribution. The turbulent transport and advection processes of pollutants are made by RAMS' own parameterizations. Comparisons between simulated and observed concentrations, provided from CETESB automated network, show that correlation coefficients superior to 0.7 were found in most of the locations analyzed. Simulations show that sea-breeze circulation plays an important role on pollution dispersion. The results also show that the model has a great potential for its use in operational forecast of this pollutant and also that it can be used for the understanding of the pollution dispersion process. RESUMO Um módulo simples de emissão de gases foi introduzido no Regional Atmospheric Modeling System (RAMS) com a finalidade de realizar previsões operacionais da concentração de Monóxido de Carbono (CO) para a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). O módulo considera emissões industriais e veiculares e as horas de maior circulação de veículos através da representação das emissões veiculares por uma dupla distribuição Gaussiana. Os processos de transporte turbulento e adveção são feitos pelas próprias parametrizações do RAMS. Comparações entre as concentrações simuladas e observadas, fornecidas pela rede automática da CETESB, mostram coeficientes de correlação superiores a 0,7 na maior parte das estações utilizadas na análise. As simulações realizadas mostram que a circulação de brisa marítima/terrestre desempenha um papel importante sobre a dispersão de poluentes. Os resultados também mostram que o modelo tem um grande potencial para uso operacional deste poluente e também a possibilidade de seu uso no entendimento do processo de dispersão de poluentes.
Quando depleções acentuadas são esperadas na explotação de um reservatório, torna-se fundamental avaliar o efeito das grandes variações de poro-pressão no comportamento mecânico das rochas do reservatório e do entorno. Através de um programa desenvolvido na Petrobras em parceria com a PUC-Tecgraf, GERESIM®, que utiliza o método dos elementos finitos (MEF) e técnicas para otimizar o tempo de simulação, como o processamento paralelo e a geração automática de malha, realizou-se uma modelagem 3D de um reservatório carbonático offshore. O modelo resultou em mais de 2 milhões de células, construído a partir do modelo de fluxo do campo. Este artigo mostra como foram obtidas as propriedades mecânicas e de resistência das rochas, o estado de tensão inicial, descreve sucintamente as equações do modelo numérico e, por fim, apresenta os principais resultados da simulação: a compactação no reservatório, a subsidência no leito marinho, a susceptibilidade das falhas serem reativadas, o efeito da d...
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.