Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2018, Habitar o Centro de Fortaleza: vazios urbanos, habitação de interesse social e direito à cidade
O presente artigo incita o debate sobre habitação social no centro de Fortaleza, em um contexto de déficit habitacional sem precedentes, da produção pública de grandes conjuntos habitacionais em áreas periféricas sem acesso à infraestrutura urbana e equipamentos sociais, bem como da instauração de um processo de financeirização do desenvolvimento urbano e supressão de políticas públicas. Pretende também reavivar as discussões acerca do crescente processo de esvaziamento dos centros urbanos – pela construção de novas centralidades – e das possibilidades de utilização do centro como espaço de moradia e resgate cultural. Metodologicamente, os debates foram construídos coletivamente entre graduação e pós-graduação no decorrer da disciplina de Projeto Urbanístico 3 do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará, por meio da articulação entre o ensino e as atividades da iniciação à docência e do estágio docência.
2017
XXVI ENANPUR - Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional Título: Cidade do Capital, Espaço Público e Tempos Privados. Lugares Controlados: privatização e financeirização do espaço da cidade neoliberal.
XII ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL, 2007
O artigo trata do processo histórico de expansão do centro tradicional de Fortaleza. Tivemos a pretensão de fazer uma leitura do centro fortalezense a partir da alteração do seu estoque construído (verticalização), da expansão do espaço produtivo (setor terciário) e fluxos viários decorrentes (intensificação do trafego de veículos e pedestres). O método contemplou um levantamento de campo inicial, sobre as condições tipológicas e funcionais das edificações, o que depois ajudou na consolidação do estudo ora apresentado.
MONTEIRO, Yara Nogueira & CARNEIRO, Maria Luiza Tucci (orgs). As doenças e os medos sociais. São Paulo: Editora Fap-Unifesp, 2012
O trabalho a seguir baseia-se na elaboração de um Centro de Lazer e Espaço de Vivência para o município de Itaara, o qual venha a qualificar a identidade da cidade por meio de um projeto arquitetônico, urbanístico e paisagístico focado na criação de um local público destinado ao lazer e vivência aliado a utilização de métodos construtivos sustentáveis e eficientes. Para isso, o Centro contará com equipamentos voltados ao lazer e contemplação, a ambientes destinados a prática de exercícios físicos e a um pavilhão que será utilizado tanto durante eventos locais como também nos demais dias para ocupação pública, integrando todo o Centro em um único local destinado ao lazer público de maneira integral.
RESUMO Atualmente, a maior parte da energia elétrica gerada no Brasil é consumida pelo setor industrial. A alta demanda do setor traz consigo a responsabilidade do consumo de forma eficiente, de modo a evitar desperdícios e, consequentemente, contribuir para um desenvolvimento sustentável. Os sistemas industriais conseguem mensurar seu desperdício de energia elétrica por meio de uma grandeza adimensional: o fator de potência. Um elevado fator de potência indica uma alta eficiência do sistema, já o baixo fator de potência indica que uma considerável parte da potência elétrica consumida está sendo convertida em outro tipo de energia, denominada energia reativa. A energia reativa não é considerada energia útil e, por isso, deve ter seu consumo controlado. Portanto, este trabalho tem por objetivo projetar um sistema para correção do fator de potência em uma unidade industrial que se encontra operando com um fator de potência abaixo do desejado, considerando a atual necessidade da indústria e o plano de expansão que a mesma possui. Além disso, o sistema para compensação de reativos, utilizando banco de capacitores, será instalado na indústria de modo que seja possível observar os inúmeros benefícios advindos da correção, sejam eles econômicos, operacionais ou sustentáveis.
Planejamento didático para um curso sobre cor, sua compreensão e reprodução através das tecnologias digitais
Risco: Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo (Online), 2010
... Pedro Paulo de Mello Saraiva, Djalma de Macedo Soares, Telésforo Cristófani, Paulo Mendes da Rocha, Alfredo Paesani, entre outros - que iriam futuramente compor a base da "Escola Paulista". ~~4José Ribeiro, Aldo Calvo, Ringo Kubota, Rosa Kliass, Luiz A. Vallandro ...
Raega - O Espaço Geográfico em Análise, 2015
O presente artigo discute a redefinição da centralidade urbana na escala da cidade. Tomando a cidade de Juazeiro do Norte como objeto de análise empírica, são abordadas questões conceituais sobre o centro da cidade e o surgimento de novos espaços de concentração de comércio e serviços para além do centro tradicional/principal a partir de três atividades econômicas específicas: lojas de eletrodomésticos, super e hipermercados associados ou não a shopping centers, e serviços bancários. Estes novos espaços expressam centralidades diferentes e mantêm “relações” diversas com o centro da cidade, relações estas que são apreendidas a partir das práticas espaciais dos citadinos referentes ao consumo, que acabam por hierarquizar e articular os diferentes espaços de acordo com as suas necessidades. A pesquisa revelou que as novas lógicas locacionais dos empreendimentos comerciais e de serviços na cidade de Juazeiro do Norte seguem a mesma lógica de muitas das cidades médias brasileiras, com a ...
2017
Este artigo tem como discussao central o trabalho informal. Trazemos para o debate discussoes fundamentais que nos permitirao compreender algumas das particularidades que envolvem o cotidiano desses trabalhadores, assim como as motivacoes que os levaram a ingressar e permanecer no trabalho informal. A pesquisa foi de natureza qualitativa com uso de dados quantitativos, realizada com trabalhadores informais do centro da cidade de Fortaleza, Ceara, especificamente os da Rua General Sampaio.
Revista Amazônia Moderna, 2019
Boa Vista's centre is home to history and architectural, social and cultural origins of the urban field. It has gone from luxurious to trashy due to the enlargement of the urban stripe, the establishment of malls and the growth that the place carries in its name: it is central. In big cities, too often centres have been maintaining exclusively their economical function. On one hand, they have been marked by processes of degradation and social exclusion, so its land is losing its worth and becoming obsolete. But on the other hand, going against the urban space occupation process moved by its own interests and in the need to give new life to spaces like the centre, which already have a nice infrastructure and strategic location, there are revitalization and requalification programs in central urban areas. This article talks about the conditions at the centre of Boa Vista, considering the city's urban evolution, changing uninterruptedly by the dynamics of capital which transforms space, the abandoning regarding authorities and the neglect towards the social, historical and cultural functions. Thus, this work offers a base theory looking to upgrade conditions of understanding Boa Vista's Centre, in the capital city of the State of Roraima, Brazil.
CIDADES, Comunidades e Territórios, 2019
A economia política do pós-guerra não tem, de um modo geral, atribuído um papel importante ao tema da "habitação". A habitação enquanto política tem sido um exclusivo da análise das políticas sociais e do domínio crescente dos estudos da habitação. A habitação enquanto mercado tem estado confinada à economia ortodoxa. Este artigo insiste no facto de a análise da economia política não poder permanecer relativamente indiferente à questão da habitação, já que esta está envolvida na economia política capitalista contemporânea através de uma série de aspectos críticos, interligados e muitas vezes contraditórios. O artigo conceptualiza esta implicação, identificando os múltiplos papéis da habitação quando o "capital"-a "matéria-prima" essencial da economia política-é considerado a partir da perspectiva de cada uma das suas formas primárias e mutuamente constitutivas: como processo de circulação, como relação social e como ideologia. Ao mobilizar estas três ópticas com vista a facultar uma perspectiva geral crítica da habitação-na-economia-política (mais do que uma economia política da habitação), reunimos e conjugamos os vários contributos fundamentais da pesquisa sobre a habitação para o nosso entendimento progressivo do capitalismo. Palavras-chave: habitação, economia política, capital, circulação, ideologia, relações sociais, substituição do capital. 1 [email protected] 2 [email protected] 3 Este artigo foi publicado originalmente em 2014, na revista Housing, Theory and Society, com a. A revista CIDADES, Comunidades e Territórios reserva os direitos sobre a tradução para português, a cargo de Mariana Leite Braga (DINÂMIA'CET-IUL, [email protected]).
RESUMO: Partindo de uma pesquisa em arte intitulada Chão de Estrelas, na qual foram realizadas filmagens de cantores de videokê no centro da cidade de Fortaleza, é investigada a relação travada a partir do dispositivo videokê e alguns cantores que conseguem dobrar a relação de forças do dispositivo para criar performances intensas. São analisados dois modos de produção de subjetividades que emergiram, um exemplificando as linhas de sedimentação, na qual a subjetividade é uma emulação do espetáculo midiático, e outro exemplificando as linhas de fratura, em que a subjetividade produz um momento de intensa qualidade estética, de autoafecção.
O trabalho a seguir baseia-se na elaboração de um Centro de Lazer e Espaço de Vivência para o município de Itaara, o qual venha a qualificar a identidade da cidade por meio de um projeto arquitetônico, urbanístico e paisagístico focado na criação de um local público destinado ao lazer e vivência aliado a utilização de métodos construtivos sustentáveis e eficientes. Para isso, o Centro contará com equipamentos voltados ao lazer e contemplação, a ambientes destinados a prática de exercícios físicos e a um pavilhão que será utilizado tanto durante eventos locais como também nos demais dias para ocupação pública, integrando todo o Centro em um único local destinado ao lazer público de maneira integral.
Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2018
Evidências demonstram o aumento da expectativa de vida em pessoas acima dos 60 anos. O lazer, aliado a outros determinantes, pode ser decisivo para a qualidade de vida da pessoa idosa. Este estudo analisou o direcionamento das atividades de lazer desenvolvidas nos Centros de Convivência de Idosos (CCI) nos Municípios da Região Norte do Paraná e a importância do gosto do idoso na seleção das atividades dos Centros de Convivência. Essa é uma pesquisa descritiva, de caráter quantitativo realizada com uma amostra composta por 200 idosos de 10 Municípios, os quais responderam a um questionário composto por questões abertas, fechadas e mistas respaldadas pelos objetivos propostos. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva, frequência e porcentagem. As atividades desenvolvidas pelos centros de convivência analisados não estão em consonância com o gosto dos indivíduos e se repetem no decorrer do tempo, não respeitando as mudanças culturais e sociais de cada geração. Concl...
RESUMO O objetivo deste artigo é contribuir para o conhecimento da técnica construtiva em pedra nas fachadas do século XIX através do estudo de obras do paisagista e artista plástico Roberto Burle Marx no local de sua moradia em Barra de Guaratiba/RJ. Na década de 1980, parte da fachada original de um sobrado neoclássico foi trasladada do centro da cidade do Rio de Janeiro para o Sítio Roberto Burle Marx e, após dez anos, acrescida de uma construção moderna utilizada como Ateliê de Pintura. Pesquisas em antigos documentos, entrevistas com amigos e funcionários, além dos levantamentos métrico e fotográfico foram os meios utilizados para compor este trabalho. Trata-se se um trabalho de observação e análise da remontagem da fachada sob a ótica da preservação do patrimônio cultural edificado. PALAVRAS-CHAVE: arquitetura, cantaria, técnica construtiva, patrimônio cultural, Sítio Roberto Burle Marx. ABSTRACT The aim of this paper is to contribute to the knowledge of construction techniques in stone on the facades of the nineteenth century through the study of works of the artist and landscape architect Roberto Burle Marx at the site of his house in Barra de Guaratiba / RJ. In the 1980s part of the original façade of a neoclassical mansion was moved from the city center of Rio de Janeiro for Sítio Roberto Burle Marx and after ten years, plus a modern building used as a studio for painting. Research in old documents, interviews with friends and officials, besides the metric and photographic surveys were the means used to compose this work. It is a work of observation and analysis of refitting from the viewpoint of preservation of cultural heritage buildings. KEY-WORDS: architecture, stonework, construction technique, cultural heritage, Sítio Roberto Burle Marx. RESUMEN: El objetivo de este artículo es contribuir al conocimiento de la técnica constructiva en piedra en las fachadas del siglo XIX a través del estudio de las obras de lo paisajista y artista plástico Roberto Burle Marx en el sitio de su casa en Barra de Guaratiba/RJ. En la década de 1980, parte de la fachada original de una casa de dos pisos de estilo neoclásico fue trasladada del centro de la ciudad del Rio de Janeiro para el Sítio Roberto Burle Marx, después diez años, aumentada de una construcción moderna utilizada como un Atelier de Pintura. La investigación en antiguos documentos, entrevistas con amigos y funcionarios, además de los levantamientos métricos y fotográficos fueron los medios utilizados para componer esta obra. Es un trabajo de observación y análisis de la re montaje desde el punto de vista de preservación del los edificios del patrimonio cultura. PALABRAS-CLAVE: arquitectura, piedra de sillería, técnica constructiva, patrimonio cultural, Sítio Roberto Burle Marx.
Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades
RESUMO Estudo descritivo e transversal, com objetivo de apontar as centralidades da cidade de Fortaleza-CE, Brasil, através do âmbito e segregação socioespacial, partindo do conceito que a centralidade é um local geográfico dentro da cidade que concentra os melhores investimentos de infraestrutura e equipamentos. Para a coleta de dados utilizou-se um roteiro estruturado, constituído por questões para caracterização da centralidade e de equipamentos urbanos. Após esta etapa, foi elaborado a edição de um mapa para melhor visualização das centralizardes. Conclui-se que as referidas centralidades, além do centro tradicional, estão nos bairros Aldeota, Meireles, Montese, Antônio Bezerra, Parangaba e Messejana e nas redondezas da Av. Washington Soares e margens da Av. Bezerra de Menezes. Essas regiões possuem grandes equipamentos, como shoppings centers, hospitais, infraestrutura viária e muitos espaços de consumo, que atraem populações de áreas vizinhas e distantes para usufruir das oportunidades que esses espaços podem oferecer.
2023
Imagens à direita: A personagem Maria do curta 'contornando Criciúma' e alguns dos monumentos, reconhecidos, tombados ou afetivos da cidade. Fonte: Frames do filme. 'Quer saber os contornos que Maria vai fazer? Embarque com ela nessa viagem. Bem vindos à bordo, apertem os cintos!' E a importante dimensão lúdica do ato de ensinar, especialmente quando se trata de crianças, revestiu a condução do processo ensino-aprendizagem na sala de aula: a personagem Maria tornou-se parceira dos alunos no percurso educativo. Nas palavras da autora Deise Pessi, "Maria é seu nome, sonhadora, gosta de viajar, fotografar, beber café, de vento no rosto, de meias coloridas, pássaros e gatos. Mostra-se um tanto atrapalhada. Pega uma condução e segue dando asas à imaginação (2011, sinopse)." E foi o que fizemos com as turmas: embarcamos rumo ao nosso 'contorno pela cidade'. No trajeto, negociado com o motorista que gentilmente nos conduziu rumo ao MI, os alunos foram reconhecendo alguns dos patrimônios vistos no curta-metragem. Outros monumentos, prédios e referências no espaço urbano foram apontadas
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.