Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
Revista Turismo em Análise, 2019
Este artigo trata da construção do Tesauro Brasileiro de Turismo a partir de um estudo explicativo, com base na análise documental das teses de doutorado sobre turismo produzidas de 1975 a 2015, na bibliografia especializada publicada no país até 2016 e na visão de especialistas coletada em 2017. O Tesauro Brasileiro de Turismo tem sua estrutura composta por 17 categorias, cujos termos específicos estabelecem entre si relações conceituais no campo do turismo. O tesauro foi implantado em plataforma online mediante o software TemaTres. Adotou-se a noção de turismo como um campo científico sob uma abordagem multirreferencial, sem limitações de fronteiras disciplinares, e considerando também a prática turística. O processo de estruturação dos termos do tesauro revelou a amplitude e a complexidade desse campo em suas variadas interfaces disciplinares e sua potencialidade enquanto instrumento de apoio às pesquisas em turismo.
Este trabalho tem por objetivo verificar os impactos que a Internet, como inovadora do comércio eletrônico poderá estar provocando nas agências de viagens enquanto intermediadora no processo de venda dos produtos e serviços turísticos. Partiu-se do princípio de que a utilização cada vez mais freqüente e ampla da Internet poderá promover a diminuição das funções tradicionais das agências de viagens como ponto de ligação entre o consumidor de produtos e serviços turísticos com as grandes empresas produtoras, sobretudo com as localizadas à distância. Num primeiro estágio, foi feito um levantamento da bibliografia existente sobre o assunto e sua revisão concomitantemente, procedeu-se a exploração e analise dos dados estatísticos constantes das fontes de informação como IBGE, EMBRATUR, SINDETUR de Jornais e Revistas especializadas como também troca de idéias com pessoas que atuam de longa data no setor de viagens e turismo. Num segundo estágio, elaborou-se um pequeno questionário que foi enviado a um conjunto amostral de agências de viagens da Região de Rio Claro, conforme delimitada pelos critérios da Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo (AVIESP).Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa que pode ser caracterizada como estudo de caso, com abordagem exploratória .Após a análise das respostas e do cotejo das mesmas com a bibliografia e dados consultados acredita-se que tenha sido possível identificar traços marcantes de alguns impactos da Internet na função tradicional de intermediação no turismo.
Turismo e Desenvolvimento Sustentavel
RESUMO -Este trabalho tem por objetivo verificar os impactos que a Internet, como inovadora do comércio eletrônico poderá estar provocando nas agências de viagens enquanto intermediadora no processo de venda dos produtos e serviços turísticos. Partiu-se do princípio de que a utilização cada vez mais freqüente e ampla da Internet poderá promover a diminuição das funções tradicionais das agências de viagens como ponto de ligação entre o consumidor de produtos e serviços turísticos com as grandes empresas produtoras, sobretudo com as localizadas à distância. Num primeiro estágio, foi feito um levantamento da bibliografia existente sobre o assunto e sua revisão concomitantemente, procedeu-se a exploração e analise dos dados estatísticos constantes das fontes de informação como IBGE, EMBRATUR, SINDETUR de Jornais e Revistas especializadas como também troca de idéias com pessoas que atuam de longa data no setor de viagens e turismo. Num segundo estágio, elaborou-se um pequeno questionário que foi enviado a um conjunto amostral de agências de viagens da Região de Rio Claro, conforme delimitada pelos critérios da Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo (AVIESP).Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa que pode ser caracterizada como estudo de caso, com abordagem exploratória .Após a análise das respostas e do cotejo das mesmas com a bibliografia e dados consultados acredita-se que tenha sido possível identificar traços marcantes de alguns impactos da Internet na função tradicional de intermediação no turismo.
Convergência Lusíada
Livro resenhado: VALA, João Pedro. Grande Turismo. Lisboa: Quetzal Editores, 2022.
This article focuses on the relationship between tourism and ethics, discussing the idea that these issues cannot be reduced to the controversy about ecotourism and be concentrated in the contradiction between mass tourism and ecotourism. In its framework, the paper exposes the philosophical sources adopted by supporters of the ecotourism thesis and those ethical’s perspectives, but also introduces the new paradigm of environmental philosophy. Then it analyzes the relevance of the “motivation” and “taste” categories in the development of the tourism market and the contributions of the United Nations’ environmental conferences to the tourism reform, announced by the Global Code of Ethics for Tourism. The article makes a more rigorous characterization of philosophical concepts applied to tourism. By establishing the relevance of the relationship between the development of tourism and Environmental Philosophy, this paper tries to enunciate some of the fundamental concepts of its epistemology and hermeneutics. It concludes that the tourist activity has evolved qualitatively, leading to the coexistence of different paradigms, with the growing of cultural tourism and nature tourism (ecotourism). Keywords: Philosophy. Ethics. Taste. Environment. Paradigm
2 Mercado turístico: a oferta e a demanda turísticas
Este trabalho objetiva descrever as atividades de recepção e monitoria desenvolvidas no período de estágio na Casa de Cláudio de Souza, subunidade do Museu Imperial, Petrópolis/RJ. Para finalidade deste relatório de estágio, cabe refletir acerca das possibilidades de melhora na receptividade e no conhecimento do público visitante e de sua satisfação com o Museu. Portanto, esta pesquisa desenvolveu um questionário que visou analisar a estrutura do Museu, criado a partir do espaço cultural, quali-quantificando o público visitante e comparando os dados adquiridos entre visitação do museu e eventos. Fundamentar-se-á por meio de conceitos da Museologia e de Turismo, associando estes aos conhecimentos adquiridos ao longo do curso superior de Tecnologia em Gestão de Turismo. A partir da experiência do estágio buscou-se entender como o profissional de Turismo pode melhor contribuir como parte da equipe multidisciplinar de um museu. Palavras-chave: museu-casa, análise de público, turismo cultural. ************************************************************************** This paper has its aims on describing the reception and monitoring activities developed during the trainee program in Casa de Cláudio de Souza, subunit of the Imperial Museum, in Petrópolis/RJ. For the ends of this trainee report, it is up reflecting on the possibilities of enhancing receptivity and acknowledgement of the visitors and of their satisfaction with the Museum. Therefore, this research conceived a questionnaire that intended to analyse the structure of the Museum, created upon the cultural place, quali-quantifying its public and coming up with a comparison between the visitors of the museum and the public from the events. The paper will be grounded by concepts of Museology and Tourism, in association to the expertise acquired over the course of Technologies on Tourism Management. From the trainee experience, it looked after understanding how a Tourism professional can better contribute as a part of a multidisciplined team of a museum. Keywords: house museum, public analysis, cultural tourism.
Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo
O presente artigo organiza-se em torno das produções sobre epistemologia em turismo no contexto ibero-americano. O fio condutor desta reflexão está fundado em dois pilares teórico-metodológicos: a produção de autores que identificam correntes ou escolas teóricas para a epistemologia do turismo – e mais especificamente o trabalho de Panosso Netto e Castillho Nechar (2014) – e o dispositivo teórico, analítico e metodológico da Análise de Discurso pecheutiana, em especial no conceito de arquivo. Esses aspectos direcionaram a busca de textos de epistemologia do turismo no site Publicações de Turismo, tido aqui como objeto de análise, resultando na formulação do objetivo do presente artigo: observar quais são as correntes teóricas predominantes sobre epistemologia do turismo em um arquivo elaborado a partir do site Publicações de Turismo. Na etapa de análise, recorreu-se ao levantamento quantitativo e à filtragem dos artigos que tratam do tema epistemologia no referido site, resultando e...
2020
2 Graduado em História (UFT), Pedagogia (Unitins) e Enfermagem (Faculdade Guaraí-FAG). Professor do Município de Pedro Afonso-TO. Ativista cultural em Pedro Afonso-TO, fundador das praças ecológicas, referência para o estado do Tocantins.
Rev. Tur. Anál, 2011
Apresentação de parâmetros e requisitos para a elaboração de um Tesauro Brasileiro de Turismo, instrumento terminológico para padronizar, por meio de um vocabulário controlado sistêmico, as formas de representar os conteúdos de trabalhos acadêmicos. Caracteriza-se, inicialmente, a natureza, estrutura e funções de um tesauro e sua importância e papel no campo dos estudos do Turismo. A estruturação categórica preliminar do campo do Turismo, aqui proposta, foi feita com base: nos estudos de Rejowski sobre as teses brasileiras em Turismo; em tesauros da OMT e do Instituto de Estudos Turísticos do Ministério da Economia da Espanha; em conceitos sistematizados por Lohmann e Panosso Netto; em índices de assuntos do Annals of Tourism Research e Estudios y Perspectivas en Turismo e consultas a pesquisadores da área. Palavras-chave: turismo; tesauro; classificação de termos turísticos; Brasil.
2023
Este livro é antes de qualquer coisa um dos resultados possíveis dos encontros acadêmicos. O primeiro encontro, entre os organizadores, data do início dos anos 2000, quando se estabeleceu uma relação de orientação no campo da história e depois de parceria para se observar, investigar, sentir e viver o Rio de Janeiro. Depois, em função das voltas que o mundo dá, calhou de pouco a pouco a aproximação entre campos, história e turismo, ir se delineando. Os encontros promovidos pelo Histur, coordenado por Valéria Guimarães, também contribuíram para a produção de trocas férteis com uma série de colegas que se encontram reunidos neste livro. De forma parecida, a aproximação com o Lacon, coordenado por Ricardo Freitas, também viabilizou uma série de pontos de contato com pesquisadores de Rio de Janeiro. Partilhamos todos o olhar curioso – e carinhoso – pela cidade do Rio de Janeiro. Nosso interesse principal é o de, juntos, perseguirmos algumas pistas que dão em múltiplas histórias do turismo no Rio; ou, ainda, se cabe outra imagem, girar o caleidoscópio para compor, descompor, recompor sinais das histórias do turismo nesta cidade. Obra organizadas pelos historiadores Amanda Danelli e Antonio Edmilson Rodrigues. Disponível gratuitamente no site da editora Milfontes. SBN: 978-65-5389-076-3
Exposição e debate do conceito de Autenticidade.
2013
A concentração da população em áreas urbanas no Brasil acelerou-se, principalmente a partir dos anos setenta do século passado. Ao mesmo tempo, nas décadas finais deste século, as cidades passaram a atrair muitos turistas, antes orientados apenas para destinos de sole mar. Este processo acarreta o surgimento de novas funções e de novos equipamentos no espaço urbano destinados às práticas turísticas. Criam-se relações muitas vezes tensas e desafiantes tanto para teóricos como para gestores locais. Dentro dessa perspectiva, a Revista Rosa dos Ventos reuniu na presente edição, doze textos que realizam importantes reflexões sobre a relação Turismo-Cidade, assim como são apresentados alguns cases específicos.
ÉPOCA CLÁSSICA Generalização das estradas construídas com mais cuidado. Os romanos e gregos viajavam para visitar os templos e as sete maravilhas do mundo da área do Mediterrâneo em particular as pirâmides e os monumentos do Egipto. Os Jogos Olímpicos atraíam também muitos visitantes. Eram também organizadas viagens pelo Rio Nilo para visitar os templos egípcios e, É com o desenvolvimento das instalações termais, em 25 a.C. que nascem os verdadeiros centros de turismo. Destaca-se nesta época a obra Periegesis Hellados, "A Descrição da Grécia", uma espécie de guia turístico do espaço grego antigo. Composta por dez (10) livros onde, cada livro correspondia a uma determinada região. Foi redigida entre 165 e 180, por Pausânias, que foi um geógrafo e viajante grego que, visitou toda a Grécia, Ásia Menor, a Síria, a Palestina e a Macedónia. A obra compreendia: Sinopse da história da cidade, seguida da enumeração dos seus monumentos, Quotidiano, cerimónias, rituais, lendas e folclore, Apenas referia em pormenor, os monumentos que considerava merecerem ser visitados, Obra muito importante, pois permite-nos ver a descrição de muitos monumentos que, com o passar da História desapareceram.
Revista Jurídica Luso brasileira, 2019
Resumo: O artigo analisa aspectos do dano de viagem frustrada, expressão comumente utilizada para caracterizar o dano que ad-vém da má prestação de serviços relacionados ao turismo. Para tanto, discute-se a proteção do consumidor na atividade turística, a fim de contextualizar a finalidade da sua realização com o componente finalístico que motiva o consumidor dentro do mer-cado. No primeiro momento, este artigo elucida os conceitos re-lacionados ao turismo, indicando sua estreita ligação com a prá-tica do lazer. Na sequência, analisa as nuances da relação de con-sumo que se estabelece a partir do contrato, que tem como objeto a realização do turismo, no intuito de demonstrar que o dano de viagem frustrada resulta dos danos morais advindos da violação de um componente do direito de personalidade: o direito ao la-zer. Palavras-Chave: Agência de turismo. Direito do Consumidor. A primeira versão deste artigo foi publicada na obra Direito do Consumidor: Temas práticos para a advocacia. Editora Lumen Juris (2018) sob o título Dano de viagem frustrada: breves considerações sobre o reconhecimento dos direitos ao sossego e ao lazer do consumidor turista. O acréscimo de substanciais modificações no texto original justifica a sua republicação e alteração do título.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.