Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2002, Psicologia: Reflexão e Crítica
Resumo Este artigo trata do relato de uma experiência de intervenção focal com crianças na cidade de Fortaleza, na qual se procurou, através de discussões em grupo, possibilitar a construção e a re-construção das experiências destes sujeitos na cidade. Partiu-se da premissa que viver hoje na cidade contemporânea requer do sujeito orientação crítica para que ele se situe frente às demandas do viver coletivo. Três momentos de discussão foram focalizados: a reflexão sobre a experiência vivida na cidade; a imaginação sobre as possibilidades deste viver; e a discussão sobre o vivido e o desejado, visando a uma re-construção possível da cidade. As crianças mostraram capacidade de analisar criticamente sua experiência na cidade, apontando os aspectos que, do seu ponto de vista, tornam o viver na cidade particularmente difícil para elas. Mostraram, também, capacidade de indicar caminhos coletivos que suavizariam a tarefa de viver na cidade grande, principalmente quando não se é adulto, e sim criança. Palavras-chave: Cidade; criança; participação social.
Muiraquitã - Revista Letras e Humanidades, 2013
O artigo procura cartografar movimentos e sentidos empreendidos por habitantes do es-paço rural e florestal melgacense, que se fizeram trabalhadores de carro-de-mão na cidade de Melgaço, situada no Arquipélago de Marajó, no Pará. Para alcançar esse objetivo, interagimos com memórias orais captadas em entre-vistas com esses trabalhadores mi-grantes, à luz da história oral, social e da cultura. Com isso, colocamos em evidência experiências de trabalho, negociações e lutas políticas que, na última década do século XX, ressignificaram modos de vida nessa cidade-floresta. PALAVRAS-CHAVE: Cartografia. Memória. Experiência. Trabalho. Cidade-Floresta. Mapeando a cidade-floresta
2011
Teniendo en cuenta la importancia de la Region Metropolitana de Fortaleza en el espacio de lo Ceara, con lo que se refiere a las transformaciones en la estructura productiva y espacial en marcha en las ultimas decadas se intento evaluar los impactos del proceso de reestructuracion en el area metropolitana de Fortaleza y sus consecuencias para la mano de obra y la movilidad espacial, a partir de 1980. Asi que tratamos de vincular el objeto de estudio al proceso mas amplio de la reestructuracion capitalista, ya que los impactos en el ambito laboral y en el espacio es una de sus muchas facetas y no puede ser condicionada, entonces la estructura industrial y el espacio, que nos ha enviado a los cambios operados en el espacio metropolitano. Esta investigacion se organiza en torno a los documentos de investigacion, estadisticas y sobre el terreno y demostrar su voluntad: la geografia del trabajo, la movilidad espacial de los trabajadores del sector formal y el efecto sobre la dinamica de ...
2000
Esta tese é resultado de quatro anos de muita pesquisa, trabalho árduo e dedicação. Nesse percurso, foram muitas as pessoas e instituições que colaboraram para sua realização, às quais expresso meus agradecimentos. Em primeiro lugar, agradeço a Deus, que me deu forças para prosseguir, sempre. E aos meus pais, por terem me incentivado no caminho do saber e na disciplina do fazer. Ao professor Nestor Goulart Reis, orientador desta tese, meus agradecimentos sinceros por sua atenção, por suas intervenções precisas, pela oportunidade e privilégio de compartilhar -em nossas incontáveis conversas -de seu vasto conhecimento e experiência no que diz respeito à história da urbanização brasileira. Ao professor José Liberal de Castro, que me acompanhou de perto em mais essa etapa da minha trajetória acadêmica, com seus comentários criteriosos e leituras atentas dos capítulos da tese. A ele, que me transmitiu o interesse pela pesquisa e pela reflexão crítica, a minha estima e admiração.
2017
Este artigo tem como discussao central o trabalho informal. Trazemos para o debate discussoes fundamentais que nos permitirao compreender algumas das particularidades que envolvem o cotidiano desses trabalhadores, assim como as motivacoes que os levaram a ingressar e permanecer no trabalho informal. A pesquisa foi de natureza qualitativa com uso de dados quantitativos, realizada com trabalhadores informais do centro da cidade de Fortaleza, Ceara, especificamente os da Rua General Sampaio.
6º Seminário Ibero-americano Arquitetura e Documentação, 2019
Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades
RESUMO Estudo descritivo e transversal, com objetivo de apontar as centralidades da cidade de Fortaleza-CE, Brasil, através do âmbito e segregação socioespacial, partindo do conceito que a centralidade é um local geográfico dentro da cidade que concentra os melhores investimentos de infraestrutura e equipamentos. Para a coleta de dados utilizou-se um roteiro estruturado, constituído por questões para caracterização da centralidade e de equipamentos urbanos. Após esta etapa, foi elaborado a edição de um mapa para melhor visualização das centralizardes. Conclui-se que as referidas centralidades, além do centro tradicional, estão nos bairros Aldeota, Meireles, Montese, Antônio Bezerra, Parangaba e Messejana e nas redondezas da Av. Washington Soares e margens da Av. Bezerra de Menezes. Essas regiões possuem grandes equipamentos, como shoppings centers, hospitais, infraestrutura viária e muitos espaços de consumo, que atraem populações de áreas vizinhas e distantes para usufruir das oportunidades que esses espaços podem oferecer.
Revista Práticas de Linguagem
O objetivo do presente trabalho é refletir sobre o modo pelo qual uma professora/pesquisadora, das questões que dizem respeito à história da educação pública brasileira e norte americana do século XIX, exerce o seu ofício. Divido-o em três momentos: no primeiro narro o meu encontro com Maria Firmina e a aproximo da construção de minha vida profissional, ou seja, um encontro com outra Maria. Em seguida apresento as escolhas dos objetos de pesquisa para em seguida narrar os meus encontros com os teóricos aos quais estabeleci interlocução. Por fim, as indagações sobre o oficio de historiadora da educação, as questões sobre o sentido da escola de hoje e de outros tempos, a intuição de que trajetórias individuais sempre oferecem a possibilidade de relacionar história e vidas (MIGNON, 2010) foram pouco a pouco preparando o caminho para o meu encontro com você, leitor e leitora.
Educação em Revista, 2020
Trata-se de uma revisão bibliográfica sobre oficinas enquanto modalidade educativa. Foram analisados 256 artigos científicos oriundos de periódicos contidos na área de avaliação Educação na Plataforma Sucupira do CNPq que possuíam o termo oficina, seja no título, nas palavras-chave ou no resumo. As oficinas foram categorizadas e descritas de acordo com seus objetivos e modos de execução: oficina de trabalho, oficina didática, oficina pedagógica, oficina de leitura e escrita, oficina artística e oficina terapêutica. Dos artigos levantados, somente seis tinham como foco de análise a prática de oficinas enquanto modalidade educativa; os restantes empregaram as oficinas enquanto meio para o desenvolvimento de temas diversos. Por fim, argumentamos que a prática de oficinas no campo da Educação pode se revelar um instrumento profícuo para a produção de conhecimentos, processos de subjetivação e emancipação. Palavras-chave: processos educacionais, metodologia de ensino, educação não formal.
2022
Florianópolis se desenvolveu, dentro do quadro de capitalismo periférico patrimonialista próprio do Brasil, reproduzindo a dominação de elites locais, que controlaram os rumos da produção do espaço urbano da cidade. A operação urbana consorciada é um dos instrumentos legislativos de controle da produção urbana presente no Estatuto da Cidade que, na teoria, tem potencial de fazer frente à potente mercadorização da cidade própria dessas dinâmicas. Florianópolis teve um processo conflituoso e polêmico de discussão e aprovação de seu novo Plano Diretor, incorporando esse instrumento urbanístico. O objetivo principal desta dissertação é de, compreendendo esse processo de forma geral, compreender nos casos das operações urbanas consorciadas de Florianópolis, como essas disputas entre os agentes urbanos e seus interesses tiveram peso no que diz respeito aos ganhos imobiliários ligados ao instrumento e suas áreas de influência. Há também, com isso, objetivos específicos de entender esses agentes urbanos e suas pautas, suas estratégias de disputa oficiais ou não, e que papéis cumpriram as comunidades socialmente vulneráveis nessas regiões de operações. A metodologia empregada foi um estudo de casos múltiplos, com utilização de entrevistas semiestruturadas, levantamento e revisão bibliográfica e análise documental. Os principais resultados obtidos foram as constatações de que as disputas em torno da formulação do plano diretor abarcaram diferentes instâncias de decisão, oficiais e extraoficiais. Elas tiveram como principal fator de influência, os interesses fragmentários de uma diversidade de agentes, mas preponderantemente daqueles portadores de uma lógica mercadológica de fazer cidade, aprofundadora dos mecanismos de empresariamento urbano ao qual o município é submetido. As operações urbanas consorciadas, absorvendo essas lógicas, foram oficialmente trazidas pelas mãos dos técnicos, que não compreenderam o funcionamento do instrumento e não o submeteram a nenhum processo participativo, minando sua viabilidade. Palavras-chave: Operação urbana consorciada. Participação popular. Planejamento urbano.
The research sets a compilation of reference material and registers the production of office buildings in the city of São Paulo, from the first ones dated from the beginning of the 20 th century, to those recently built. Among the discussed issues are: legislative implications; the relations between plot dimensions, legislation and economical feasibility; the identification of a spatial distribution in the city according to specific moments of the production; the most common spatial configurations and the influence of technological innovations in the projects' development. In its content there is an overview on the history of the office tower, identifying its origins and fundamental aspects of its evolution and it analyses aspects of urbanism related to the city's verticalization. From this context, it presents in a chronological line the pioneer constructions, then the ones developed from the 1940's under the influence of the modern movement and, finally, the production after 1972, when the Arthur Saboya Building Code was substituted by the Zoning Law. Besides this general background with approximately 200 buildings registered, the research presents a detailed survey of 100 buildings, aiming the identification the different typologies developed in the city and the diversity of possible configurations and combinations derived from the options on architectural conception, structural system, legislation issues, geographic situation, building system and use type. These case studies are organized in 5 itineraries-Center, Paulista, Faria Lima, Berrini and Itaim-that sets a geographical organization and shows the spatial distribution of the city's different growth phases. In addition to this, there is another group formed by 11 isolated buildings that become meaningful as a sample of the diversity of solutions obtained from the physical occupation of the city. In its conclusion, the research deals with the decisive influence of the legislation over the buildings' configuration and its viability, the location of investments within the city, its relation with the setting of growth vectors, its influence on the alteration of urban infrastructures, as well as the use and influence of technological components in the buildings projects. Finally, it identifies the tendency of choice for flexible constructions, the search for maximum use of floor area rates and the valuation of the concept of intelligent buildings. As a complement, there are three appendixes: the first one presents a timeline as a visual summary of the office tower's evolution, establishing a counterpoint between the international experience and the most important buildings in the city; the second one is a comparative diagram of the analyzed building's mass also in chronological order; the third one comprehends indexes organized per time, author and building, in order to make the data search easier.
III ENANPARQ. Anais Eletrônicos do 3o. Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (ANPARQ).
Relations between urban configuration and the spatial distribution of income layers, are explored in Fortaleza, Brazil. In recent decades, the development of the Capital of the State of Ceará came with the displacement of the domestic spaces for the better off towards East, and this has attracted more sophisticated shops and services to the area. The historic centre has become increasingly popular: people now talk about a “centre of the poor” (the historic centre) and a “centre of the rich” (to the East of the former one). This process came with intense verticalization, in an urban grid that is unprepared to absorb the respective vehicular flows. Even so, the areas of higher income layers still locate in privileged areas of the city as far as accessibility to the whole system is concerned, here included the historic centre. In a systemic approach, this paper shows the relations between income, demography and spatial organization, applying spatial configuration specialist software and Geographic Information Systems.
Recomendaciones de la Conferencia Internacional de Fortaleza (Ceará-Brasil) de 2010 titulada "Los siete saberes necesarios para la Educación del presente"
2012
O objetivo do estudo era de reconhecer os locais de ocupacao preterita em area no Municipio de Caxias do sul, no sentido de possibilitar a ocupacao da area para um condominio (Alfaville) e o estudo efetivamente cumpriu seus objetivos. A area foi trabalhada em sua totalidade e no momento de deslocamento para o interior da mesma foi possivel identificar um sitio oficina litica que deve receber a devida protecao. Para este sitio sugerimos e conservacao in loco do mesmo, pois sao blocos de basalto vermelho que estao compondo no terreno uma area que nao afetara a ocupacao total da area do empreendimento. PALAVRAS-CHAVE: Litico, Caxias do Sul, Oficina. ABSTRACT: The objective was to recognize the local area in bygone occupation in the city of Caxias do Sul, in order to allow the occupation of the area for a condominium (Alfaville) of study effectively fulfill their goals. The area was worked out in its entirety and at the time of transfer to the inside of it was possible to identify a...
2021
O presente artigo traz um relato de experiência de uma oficina de frações, aplicadacom os alunos do 1º ano. A oficina foi desenvolvida por bolsistas do PIBID, a fim derecuperar conceitos primordiais da matemática fundamental. As atividades foramdesenvolvidas junto aos orientadores do projeto e ocorreram nos horários demonitoria. Concluímos que abordamos as dificuldades dos alunos na matemáticaelementar, tirando dúvidas básicas porém tão fundamentais, que talvez eles levariamconsigo durante todo percurso do Ensino Médio.
2019
O aumento da população idosa torna relevante a discussão acerca dos direitos destes cidadãos. A pesquisa teve o objetivo de compreender quais são as principais leis que concernem aos idosos, entender como são feitas as políticas públicas e identificar se o design tem contribuições a fazer. Utilizou-se de uma revisão da literatura e de uma oficina com base no método duplo diamante, realizada com representes do poder público e da sociedade civil idosa de uma regional de Belo Horizonte-MG. Concluiu-se que o design pode contribuir tanto na organização das ideias surgidas em reuniões quanto em torná-las possíveis e mais eficientes.
2016
Primeiramente, agradecer aos meus pais e a minha familia, em especial aos meus pais Expedito Pereira da Silva e Maria Analibia Peixoto de Morais e ao meu tio José Célio Peixoto de Morais, aos quais devo o que sou hoje, a oportunidade que me deram de estudar e ao grande apoio em todas as minhas ações durante a minha vida. Agradeço ao professor Ascânio Dias Araújo pela dedicação, confiança e paciência para com minha pessoa ao longo desses dois anos que tive oportunidade de ser seu orientando nesse trabalho. Gostaria de agradecer também ao meu co-orientador Humberto Carmona de Andrade pela colaboração, conselhos e por diversas discussões que me ajudaram a concluir esse trabalho. Sobre minha formação, agradeço as discussões e diversos ensinamentos a todos os professores do departamento de Física da UFC, em especial Raimundo Nogueira, Eduardo Bedê, Renan Landim, Andrey Chaves, José Ramos, Murilo Pereira, André Auto, por contribuirem diretamente ao meu progresso acadêmico. Devo parte das minhas conquistas a todos os meus amigos, sem a ajuda e apoio deles com certeza eu não teria conseguido, em especial: Emanuel "Nena"Fonteles, Nathanaell Bandeira e William Mesquita, pelo apoio, amizade e ajuda nas dificuldades em programação, além deles: Nícolas Carvalho,
Manuscrítica – Revista de Crítica Genética, 2022
By following women from Poço da Draga – a neighbourhood located in the city of Fortaleza, Ceará State – Brazil, we have noticed that the threads of their trajectories and of the very territory are spun together and woven into the fabric of the telling of stories about the city. We approach this territory through photographs that these women keep in their homes and the narratives they tell about them. Starting from the ideas of Gagnebin, Assmann, Certeau and Didi-Huberman we aim to reflect about photographs can reveal not only individual biographies but also the biography of a city. These women are the guardians and artisans of life, as if They wore carefully handling a loom. Braving the dryness of circumstance, they continue to weave the fabric of the stories they have inherited and keep them safely stored in their invisible trunks. Not unlike the trees that stand rooted in the soil, their feet are rooted on the land, where they build the foundations of their homes and families: it is the daily labour of renewing their relation to the land and the stories that they experience and recount from memory. Their photo albums also safekeep and evoke their invisible territories: the life created inside their homes, their kitchen tables, their backyards, and the passage of time on their sidewalks, these pieces of paper, woven by light, reveal each image as an extension of their bodies, in which they archive their biographies and the biographies of the city.
2002
Este documento foi criado de forma automática no dia 5 Maio 2019. Foi obtido por via da digitalização por reconhecimento ótico de caracteres.
Imprensa Universitária, 2020
A orla da cidade: praia, espaço público e lazer em Fortaleza
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.