Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2009, … de Pesquisa e …
RESUMO A bioética privilegia o altruísmo em detrimento dos deveres que o homem tem para consigo mesmo, os desafios maiores esperam a nova disciplina na esfera da ética aplicada de viés descritivo. Essa lida com valores sociais, o uso cotidiano de princípios do bem-viver, interessa-se pelos hábitos do agir moralmente correto em relação ao semelhante e busca assegurar critérios mínimos de razoabilidade nos dia-a-dias éticos das pessoas. Representa uma resposta do Homem ao apelo que lhe está inerente de ser cocriador do Mundo. Conhecer, investigar, interrogar-se sobre a origem das coisas e de si próprio faz parte do exercício da liberdade que integra a essência da humanidade. Palavras-Chaves: Bioética, Moral e Cultura INTRODUÇÃO O que se convenciona chamar de "bioética" possui moldura conceitual de longa tradição no pensamento ocidental. Enquanto disciplina, a bioética faz parte de uma tradição acadêmica de linguajares, argumentos, termos e conceitos organizados em ética geral e ética aplicada. A bioética privilegia o altruísmo em detrimento dos deveres que o homem tem para consigo mesmo. Lida assim, com evidências fatuais que têm por objeto um próximo existente e/ou próximos ausentes. A disciplina trata de temas específicos como nascer/não nascer (aborto), morrer/não morrer (eutanásia), saúde/doença (ética biomédica), bem-estar/mal-estar (ética biopsicológicas) e se ocupa de novos campos de atuação do conhecimento, como clonagem (ética genética), irresponsabilidade perante os pósteros (ética de gerações), depredação da natureza extrahumana circundante e agressões ao equilíbrio sistêmico das espécies (ecoética), e assim por diante. Dentre as diversas práticas da bioética destacam-se atividades terapêuticas em sentido amplo. Todo e qualquer exercício das relações profissionais de médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos, biólogos, fisioterapeutas e demais técnicos especializados em saúde e doença, bem como os usuários das novas técnicas biomédicas e farmacológicas tornam-se destinatários do discurso bioético e ficam, também na condição de pacientes, devendo respostas à bioética.
Revista Ágora Filosófica, 2018
O presente trabalho apresenta uma visão da necessidade da inserção da ética dentro do desenvolvimento tecnológico e da inovação. Tal visão surge do imperativo sobre as consequências do vertiginoso papel da tecnologia na vida das sociedades humanas e no seu papel transformador e determinante no ser e no fazer, implicando em modificações de ordem social, política, econômica e ambiental. Os aspectos éticos/bioéticos são suscitados como forma de resgatar uma profunda reflexão sobre o uso das tecnologias atuais e sua inserção em uma sociedade cheia de incertezas, conflitos sociais e econômicos. Apresenta-se os princípios fundamentais relevantes na busca da sociedade pela qualidade de vida atrelada ao desenvolvimento tecnológico e inovação a partir da premissa fundamental da sustentabilidade e do desenvolvimento sustentável.
A indústria farmacêutica necessita de processos biotecnológicos para obtenção de vários produtos importantes para a saúde humana e animal. A história da biotecnologia moderna começa inclusive com o desenvolvimento de um medicamento, a penicilina, na primeira metade do século XX. A partir de então, processos biotecnológicos são utilizados na produ ção de vitaminas, hormônios, antibióticos, vacinas e enzimas. Este trabalho apresenta as características gerais desses processos.
2015
A diversidade biológica é constantemente referida como uma das possíveis fontes de vantagem competitiva para o Brasil, sendo a indústria farmacêutica um dos setores com maior potencial para seu aproveitamento. Entretanto, na última década, a ascensão dessa indústria no país passou ao largo do patrimônio genético, o que pode ser atribuído à complexa regulação de acesso a esses recursos e ao redirecionamento das metodologias de descoberta de medicamentos no mundo. Esse cenário está se modificando com a redescoberta dos produtos naturais pela ciência moderna, o amadurecimento das estratégias de inovação das empresas farmacêuticas nacionais e, principalmente, a fixação de um novo marco regulatório, que pretende incentivar a geração de valor sustentável a partir da biodiversidade brasileira.
Cadernos de História da Ciência, 2009
Este artigo descreve como, nos últimos 50 anos, evoluíram os paradigmas científicos que originaram o desenvolvimento racional de novos medicamentos para terapia do câncer, até chegar aos atuais monoclonais. Além disso, o artigo mostra sumariamente como nasceu e foi implantado o Projeto CAT/CEPID, cuja experiência ajuda na resposta à questão: pode o Instituto Butantan seguir com sucesso o caminho biotecnológico de toxinas naturais a novos fármacos? O texto foi preparado com base na apresentação realizada no Seminário – Práticas e Políticas de Inovação Tecnológica para a Consolidação do SUS, realizado em 22 de setembro de 2009 no Instituto Butantan, em São Paulo.
Revista de Administração, Sociedade e Inovação, 2021
O artigo analisa de forma pioneira o grau de incerteza dos projetos do setor farmacêutico que receberam recursos de subvenção econômica da FINEP entre 2007 e 2014. Foram analisados 87 projetos de 60 empresas contemplados em 8 editais de subvenção. Os dados indicam um aumento do valor médio por projeto, bem como oscilações ao longo do período no aporte de recursos para projetos deste setor, ainda que seja um setor sistematicamente contemplado pelas recentes políticas industriais. A partir da taxonomia de incerteza e tipos de inovação de Freeman e Soete,52 projetos do setor farmacêutico foram classificados, caracterizando-se como um estudo multicaso. Esta análise permitiu inferir que, na média, os projetos apoiados envolvem incerteza moderada, apontando para a importância de políticas industriais sistêmicas que incentivem que as empresas brasileiras farmacêuticas avancem no desenvolvimento de atividades de inovação com maior grau de incerteza.
Revista Fitos, 2018
RedesFito é um sistema nacional de redes do conhecimento voltado para a inovação em medicamentos da biodiversidade. Ele representa um novo caminho para realizar projetos de inovação farmacêutica na perspectiva do desenvolvimento sustentável. Há mais de oito anos este sistema foi elaborado como uma contribuição para a implantação do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos . Desde então, o sistema passou por várias mudanças organizacionais, fundamentadas por molduras conceituais que o insere no contexto de mudança paradigmática que o mundo vivencia. Durante este período, fez-se uma atualização da sua missão, originalmente "inovação em fitomedicamentos" e, a partir de 2013 passando a "inovação em medicamentos da biodiversidade". A apresentação da RedesFito neste "1º Seminário Internacional da RedesFito: inovação e biodiversidade na perspectiva da sustentabilidade" expõe uma narrativa de sua trajetória. Para apresentar o Sistema RedesFito, voltado para a inovação em medicamentos da biodiversidade, suas características e sua importância, a perspectiva da complexidade foi assumida para constatar que o mundo vive uma época de transição acelerada, sinalizando uma grande mudança de paradigma . É o que nos revela uma análise das inter-relações subjetivas das dimensões histórica, política e econômica, que envolvem os fenômenos da Globalização e das Mudanças Climáticas. O pensamento contemporâneo passa a considerar que nos dias atuais a grande pressão de transformação é exercida pelas Mudanças Climáticas, e que estas foram aceleradas a partir da metade do século passado pela chamada Globalização. Se até o início do terceiro milênio eram as tecnologias de ponta que exerciam a pressão de transformação, indicando os caminhos para a inovação baseados num crescimento contínuo, perpetuando o regime de acumulação capitalista, após 2007 , entende-se que esta pressão seja exercida pelas Mudanças Climáticas, uma vez que as mesmas constituem uma ameaça à vida no planeta, requerendo uma outra visão de economia, do modo de produção, bem como uma nova definição para a inovação e do seu papel no desenvolvimento sustentável. Três momentos históricos são identificados com o debate e instalação de modelos de desenvolvimento econômico:
Cadernos de Saúde Pública, 2000
A vigência simultânea do paradigma biotecnocientífico (que incentiva a incorporação tecnológica) e da cultura dos limites (que seleciona as tecnologias) constitui um grande desafio aos sistemas sanitários atuais, suscitando debates éticos e políticos sobre as escolhas a serem feitas. A avaliação tecnológica em saúde diz respeito à análise das conseqüências dos cuidados em saúde e das políticas de saúde, e apresenta pontos de interseção com a bioética, apesar de serem campos distintos. A importância das implicações éticas e sociais da avaliação tecnológica é cada vez mais reconhecida, mas a maioria das publicações tem enfatizado apenas os aspectos metodológicos e científicos. Existem vários tipos de interesses envolvidos na incorporação tecnológica, fontes de conflitos de valores. As implicações éticas incluem aquelas relativas aos ensaios clínicos para aferir sua eficácia; à avaliação da boa ou má prática médica; à forma de incorporar as novas tecnologias e à sua efetividade; ao ace...
Escola Superior de Guerra - Trabalho de Conclusão de Curso, 2011
Esta monografia é uma análise crítica do aparato legal regulatório para acesso à biodiversidade e para o patenteamento de invenções geradas a partir deste acesso. O Brasil é um país megadiverso, com estimativas indicando que cerca de 20% da diversidade biológica mundial está sob soberania brasileira. O imenso potencial da biodiversidade para a biotecnologia gerou inquietações acerca de biopirataria, que culminaram com a Convenção sobre a Diversidade Biológica das Nações Unidas, assinada no Rio, durante a Cúpula da Terra, em 1992. Desde então, o Brasil criou um aparato legal para regular o acesso ao nosso patrimônio genético e ao nosso conhecimento tradicional associado para fins de pesquisa científica, bioprospecção e desenvolvimento industrial. Contudo, tal marco regulatório é considerado muito controverso, com alegações de que é ineficiente no combate à biopirataria e, também, que impede o desenvolvimento científico e tecnológico nacionais. O objetivo deste trabalho é, portanto, um estudo acerca da legislação que deve ser observada pelos interessados no desenvolvimento tecnológico baseado na biodiversidade brasileira e analisar se
Os Cadernos IHU ideias apresentam artigos produzidos pelos convidados-palestrantes dos eventos promovidos pelo IHU. A diversidade dos temas, abrangendo as mais diferentes áreas do conhecimento, é um dado a ser destacado nesta publicação, além de seu caráter científico e de agradável leitura.
Revista Fitos, 2016
Principal articulador da Fundação Oswaldo Cruz/Ministério da Saúde. Membro do Grupo de pesquisa sobre "políticas e gestão do desenvolvimento de fitomedicamentos" do Conselho Nacional de Pesquisa do Brasil/CNPq. Christiane Gilon-Doutora em Sociologia. Socianalista do Centro de Análise das Práticas Profissionais/CAPP. Especialista em Pesquisa-ação e em redes de inovação. Professora pesquisadora do Laboratório Experice-Educação ao longo da vida/ETLV do Departamento de Ciência da Educação,
2023
O artigo aborda a importância da integração entre a bioética e o compliance na área da saúde. O compliance é necessário para cumprir com as leis e regulamentações aplicáveis e evitar consequências negativas, enquanto a bioética é fundamental para considerar os princípios éticos relevantes para as práticas diárias na área da saúde. O artigo discute as conexões entre essas duas ferramentas e como elas podem ser integradas para melhorar a integridade e proteção do setor. O texto também explora as limitações e desafios na aplicação dessas ferramentas e os benefícios dessa integração para as organizações de saúde.
Revista Instante, 2023
RESUMO: O nascimento da bioética como ética aplicada tem na dimensão da saúde o seu elemento de destaque. O conceito de saúde, por sua vez, não mais estaria limitado à saúde humana, mas sim à saúde da biosfera, uma vez que se reconheceu que o adoecimento de uma das partes provocaria o adoecimento da outra parte. Nesse propósito de ampliar a dimensão ética para assegurar a totalidade da vida da biosfera, diferentes pensadores deram a sua contribuição. Nessa reflexão, queremos destacar dois deles: o bioquímico norte-americano Van Rensselaer Potter, conhecido como um dos pais da bioética, e o filósofo alemão Hans Jonas. Nesse sentido, o problema a ser enfrentado nesse artigo pode assim ser expresso: como a bioética enquanto ética aplicada, com destaque à saúde, está presente no pensamento de Jonas e de Potter? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter analítico-reflexivo. Conclui-se que tanto Jonas quanto Potter reconhecem as ameaças à vida humana e da biosfera, e a partir desses perigos propõem uma ampliação dos parâmetros éticos em busca de uma nova sabedoria
2013
DAngelis pelas imensa contribuição na correção da tese e pelo apóio na realização deste trabalho. CAPÍTULO I RESUMO A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa crônica causada principalmente pelo bacilo aeróbico Mycobacterium tuberculosis. Ela provoca problemas de saúde entre milhões de pessoas a cada ano, sendo classificada como a segunda causa de morte por uma doença infecciosa em todo o mundo. Assim, o objetivo desse estudo foi analisar a epidemiologia clássica e molecular da tuberculose pulmonar, em pacientes do Norte de Minas Gerais. Foi realizado um levantamento epidemiológico, de caráter observacional, longitudinal, retrospectivo e de delineamento quantitativo. A população foi composta por pacientes com suspeita de TB pulmonar, residentes na
2012
Como qualquer outra industria privada, nao podemos condenar o fato de a farmaceutica desejar auferir lucros com seus prudutos, o principio economico do livre mercado reina nas atividades que envolvem dinheiro, e nao poderia ser diferente no setor de medicamentos, porem, o diferencial reside em outros principios bioeticos que norteiam a saude publica que servem para impor limites ao principio economico quando a conduta adotada pela industria esbarra na etica. Para tal, explicaremos a questao da responsabilidade de um individuo para com a sociedade, em especial, a do Estado e traremos dois enfoques bioeticos sobre a problematica: o enfoque estadunidense da bioetica principialista, que demonstra que nem sempre a propaganda de medicamentos respeita preceitos eticos e o enfoque brasileiro da bioetica de intervencao, que sugere uma postura ativa do Estado para a protecao dos mais vulneraveis.
2019
Reflexões bioéticas acerca da inovação em Nanomedicamentos Bioethical Reflections on Innovation in Nanomedicines Reflexiones bioéticas acerca de la innovación en Nanomedicamentos Reflexions bioètiques sobre la innovació en nanomedicaments
A organização da Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) na área de biotecnologia aplicada à saúde humana dá-se, predominantemente, através de estabelecimento de redes. Estudos que incorporam essa abordagem têm proliferado na literatura, que trabalha na perspectiva de explicar a dinâmica de inovação da indústria farmacêutica. No esforço de contribuir para a compreensão das abordagens e aplicações dessa natureza na indústria farmacêutica, este artigo faz um levantamento da literatura com foco em trabalhos representativos que envolvem uma análise longitudinal. Buscou-se destacar as contribuições empíricas baseadas em distintas abordagens de cunho predominantemente econômico, muitas vezes complementares. A maioria dos estudos selecionados cobriu um período temporal que permitiu uma análise da evolução do padrão de colaboração nas redes. Os resultados permitiram concluir-se que há uma estreita relação entre a ampliação de colaborações em P&D e o desempenho inovador, bem como que aumentou o papel central das grandes firmas farmacêuticas nas redes de P&D. Palavras-Chave: Redes. Inovação. Biotecnologia. Saúde humana. Indústria farmacêutica.
2005
Cl Clearance C max Concentração máxima CME Concentração mínima eficaz CMT Concentração máxima tolerada CONEP Conselho Nacional de Ética em Pesquisa CPMP "Committee for Proprietary Medicinal Products"-comitê da agência européia de avaliação de medicamentos CYP Citocromo P450 CYP3A Citocromo P4503A CYP3A4 Citocromo P4503A4 DCB Denominação Comum Brasileira DICOP Divisão de produtos cosméticos DIMED Divisão de medicamentos Palavras-chaves: Biodisponibilidade. Bioequivalência. Biofarmacotécnica.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.